Fabio Campana
Em Paranavaí, Osmar Dias coloca DEM e PT na mesma mesa
“O meu compromisso é do tamanho do Paraná”, afirmou Osmar Dias, neste sábado, 20, em Paranavaí, durante visita à 40ª. Feira Agropecuária, Industrial e 13ª Internacional. Segundo o líder pedetista, o desenvolvimento do Estado é prioridade.
“Quando vejo líderes do DEM e do PT paranaense sentados na mesma mesa e falando com o mesmo objetivo, penso que é uma prova de que o bem do nosso Estado está acima de qualquer questão ideológica e pessoal. Quando enxergamos que o Paraná é o que mais importa para nós todos, qualquer divergência fica diminuída. É assim que trabalho no Senado, defendendo o fim da multa que o Estado paga a União, mesmo tento sido adversário do atual governador nas últimas eleições”, completou o senador no encontro na Sociedade Rural do Noroeste Paranaense, que teve como anfitrião o presidente Gilberto Pratinha e que reuniu os presidentes do DEM do Paraná, Abelardo Lupion, do PT paranaense, Ênio Verri, os deputados estaduais Teruo Kato (PMDB) e Fernando Scanavaca (PDT), o prefeito da cidade, Rogério Lorenzetti (PMDB); o vice-prefeito Alziro Lopes (PDT), os ex-prefeitos Deusdete Ferreira de Cerqueira e José Augusto Felippe, entre outras lideranças locais.
Marina critica o PAC e garante que política econômica será mantida
A pré-candidata à Presidência pelo PV e senadora pelo Acre, Marina Silva, disse hoje que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) “é uma colagem de demandas, sem levar em conta um planejamento estratégico”.
Durante encontro com empresários na Federação das Indústrias de Mato Grosso, ela disse que algumas obras são necessárias, mas questionou a falta de uma visão integrada das regiões envolvidas e a ênfase no transporte rodoviário.
Ontem, no Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico, em Cuiabá, Marina reiterou ontem que, se eleita, preservará a política econômica dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, em relação ao controle da inflação e à autonomia do Banco Central.
Lula pensa em comandar ONU, diz jornal britânico
Da BBC Brasil:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria considerando a possibilidade de suceder Ban Ki-moon no cargo de secretário-geral da ONU, segundo afirma reportagem publicada neste sábado pelo diário britânico The Times.
Segundo o diário, “diplomatas dizem que Lula da Silva, que deixa o cargo em janeiro, pode buscar o posto mais alto da diplomacia mundial quando o primeiro mandato de Ban Ki-moon expirar, no fim de 2011″.
O desespero de
Osmar Dias
Artigo de Valdir Izidoro Silveira (*)
O truculento Osmar Dias já está mostrando as garras; é o desespero de quem vai ser derrotado por Orlando Pessutti que vai manda-lo para casa. Pessutão vai para o segundo turno no lugar de Osmar. Por isso ele já partiu para o ataque ao Pessutão; não está preocupado com o Beto porque sabe que o seu grande adversário é o Pessutão que vai nocauteá-lo!
No blog do Campana ele ataca o Pessutão sobre o problema da febre aftosa; Osmar mente, mente descaradamente. É o contumaz destempero de um autoritário que no exercício do cargo público persegue seus adversários; Arnaldo Bandeira da Emater e o Secretario Walter Bianchini que o digam. Quero vê-los, com cara de tacho, no mesmo palanque, no chapão PT/PDT.
Leia Mais »
Burko perde no Supremo e terá que deixar o IAP
O diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Victor Hugo Burko, terá que deixar o cargo, como determinou a Segunda Vara Criminal de Guarapuava ao governador do Estado do Paraná, Roberto Requião.
Nesta sexta-feira, a ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal, disse não ao pedido de suspensão da condenação feito por Burko. Na tentativa de se livrar da sentença que o inabilitou para o exercício de cargo público.
Burko teve o pedido de Habeas Corpus (HC) 102582 arquivado pela ministra Ellen Gracie.
Alvaro Dias comemora anúncio da candidatura de José Serra
De Adriana Vasconcelos e Cristiane Jungblut, de O Globo:
A confirmação feita pelo governador de São Paulo, José Serra, de que será mesmo candidato à sucessão presidencial , foi comemorada pela oposição.
O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse que o gesto já era esperado e vai ajudar a mobilizar as bases do partido para o lançamento oficial da candidatura de Serra, prevista inicialmente para 10 de abril, um sábado.
Na opinião do vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), a confirmação da candidatura de Serra não poderia ter vindo num dia melhor (ontem, dia 19 de março):
— É o dia do aniversário dele, o dia de São José. Tudo está a favor desse anúncio. Agora só falta a pré-convenção para oficializar a candidatura, e darmos os primeiros passos.
A notícia também repercutiu bem entre os aliados do DEM.
— Isso foi bom demais. Já vínhamos reclamando há algum tempo por causa da demora do Serra em assumir sua condição de candidato. O Brasil agora deixa de ter uma candidatura única – comemorou o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Serra confirma que é candidato e diz que Lula ‘está terminando bem o governo’
Do G1
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse nesta sexta-feira (19) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “está terminando bem o governo”. PT e PSDB deverão se enfrentar na campanha para a Presidência da República neste ano.
Serra foi questionado pelo jornalista José Luiz Datena, da Band, se os partidos que o apoiarão irão conseguir superar a força política de Lula.
“Eu não comparo uma coisa com a outra. O Lula fez dois mandatos, está terminando bem o governo. O que nós queremos para o Brasil? Que ele continue bem e até melhore. Então aí, não é o partido que vai se comparar. O partido te apóia, você tem que ver quem é que vai ser presidente, quem vai dirigir as coisas, porque o presidente é insubstituível. Ele não governa terceirizado”, disse.
Novos ministros tomam posse em 1º de abril
Do R7, com informações de Christina Lemos e Cláudia Gonçalves, da TV Record
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou para 1º de abril a posse de dez novos ministros que integrarão o governo. Os atuais ocupantes dos cargos sairão para concorrer nas eleições de outubro. O prazo de desincompatibilização se encerra no dia 3 de abril.
A posse dos novos ministros acontecerá durante uma cerimônia no Palácio do Itamaraty. Quase todos os novos chefes das pastas são os atuais secretários-executivos.Dez nomes estão confirmados para deixar o governo: Dilma Rousseff, da Casa Civil, Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, Reinhold Stephanes, da Agricultura, Carlos Minc, do Meio Ambiente, José Pimentel, da Previdência, Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Edison Lobão, de Minas e Energia, Hélio Costa, das Comunicações, Alfredo Nascimento, dos Transportes, e Edson Santos, da Secretaria da Igualdade Racial.
Foto de reunião ministerial: Foto: Ricardo Stuckert/PR
Juiz do Rio bloqueia os bens de Valério e de outros 6
De Josias de Souza na Folha Online
O juiz Roberto Schulman, da 3ª Vara Federal Criminal do Rio, acatou denúncia do Ministério Público Federal contra sete envolvidos no escândalo do mensalão.
Entre os denunciados estão Marcos Valério, provedor das arcas cladestinas do PT; e o ex-procurador da Fazenda Nacional Glênio Sabbad Guedes.
Assina a denúncia o procurador da República Antonio do Passo Cabral. Ele acusou Glênio Guedes de receber verbas do chamado valerioduto.
Em troca, valia-se do cargo de procurador fazendário para favorecer bancos utilizados por Valério no escoamento das verbas que irrigaram o mensalão.
Além de Valério e Glênio, a denúncia que o magistrado Roberto Schulman aceitou acomoda outras cinco pessoas no banco dos réus.
Enfim, Nelson Justus fala
sobre denúncias
De Ivan Santos no Bem Paraná
Depois de passar a semana se negando a falar com a imprensa, o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus, rompeu o silêncio em entrevista levada ao ar agora há pouco pela RPC. Pouco acrescentou àquilo que já tinha falado. Repetiu que todas as denúncias serão investigadas, com a ajuda do Ministério Público.
A única informação nova foi sobre a agricultora Vanilda Leal, apontada como tendo recebido mais de R$ 1,6 milhão junto com a mãe, Jermina, da Assembleia, apesar de nunca ter trabalhado na Casa. Justus admitiu que ela teria sido contratada pelo setor administrativo do parlamento estadual.
Em nova denúncia veiculada na noite desta sexta, a RPC apontou o caso de um vereador da região Norte do Estado que foi nomeado assessor no gabinete do deputado Valdir Rossoni (PSDB). O tucano admitiu a contratação, alegando não ter ficado sabendo que o contratado teria sido eleito.
Maurício Requião perde ação contra jornalista
Do blog do Zé Beto
Mauricio Requião, ex-secretário da Educação, perdeu ação que impetrou contra o jornalista Celso Nascimento, colunista da Gazeta do Povo, em relação a notícia publicada sobre as famosas televisões cor de laranja (“Demonstrações da Televisão Laranja eram uma farsa”, e “Maurício Requião vai Poder Assumir o Mantra de Maluf”).
Agora, o irmão do governador terá de pagar as custas do processo e os honorários advocatícios da parte vencedora.
Segundo dia de paralisação dos servidores do MTE
No segundo dia de paralisação dos servidores do Ministério do
Trabalho e Emprego do Paraná (MTE-PR) mais uma vez teve maior adesão no
interior do estado. A mobilização, que faz parte de um movimento
deflagrado em âmbito nacional, está prevista para durar 48 horas, entre
ontem (18) e hoje (19). Os servidores do MTE reivindicam uma série de
benefícios, com destaque para a criação de um plano de carreira próprio.
Se a categoria não for atendida, uma greve deve ser iniciada a partir
do dia 6 de abril no país inteiro.
Sem Bolsa Família
Sexta-feira, 19 de Março de 2010 –
18:55 hs
Paulo Maluf e seu filho são incluídos em lista de procurados da Interpol
Do UOL Notícias
O ex-prefeito, ex-governador e deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) é citado pela Interpol – agência internacional de polícia presente em 181 países – em sua lista de procurados. Tanto Maluf quanto seu filho, o empresário Flávio Maluf, aparecem no site da instituição integrando a “difusão vermelha”, nível máximo de alerta da Interpol, sendo procurados por fraude e roubo. Em março de 2007, a Justiça de Nova York emitiu pedido de prisão de Maluf e de seu filho sob a acusação de envio de recursos desviados da prefeitura de São Paulo a bancos dos Estados Unidos. O ex-governador diz ser inocente.
De acordo com o site Última Instância, a defesa de Maluf afirma que tentará anular a medida da Interpol, que considera uma ofensa ao Congresso brasileiro. Maluf e seu filho não correm riscos de prisão se permanecerem no Brasil, pois a Constituição Federal impede a extradição de brasileiros natos a outro país.
Dilma diz que vai recorrer da multa
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse que o governo vai recorrer da multa aplicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte considerou que ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fizeram campanha antes da hora ao inaugurar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio de Janeiro. “Vimos com muita naturalidade e vamos recorrer”. Dilma participa neste momento da reunião do Conselho de Administração da Petrobras, em Brasília.
Requião “se finge
de leitão”
No encerramento do seminário sobre febre aftosa, no Teatro Positivo, o governador Requião voltou a usar o pensamento que mais o orienta:
– Nois se finge de leitão pra mamá deitado.
De profundidade espantosa para quem fala, deve refletir o quanto ele anda mamando. Ora, pois, basta olhar para a barriga e seios do governador para perceber como foi bom o pasto nestes anos de governo.
Requião diz que problemas na Assembleia são “incorreções”
O governador Roberto Requião (PMDB) voltou a defender o presidente da Assembleia, hoje pela manhã, em entrevista à rádio CBN, afirmando ainda ter sido acertada a saída de Abib Miguel da direção-geral do Legislativo. “A saída é correta. Ele não podia ficar lá com o tipo de acusação que a Assembleia estava sofrendo”, comentou.
“Pisando em ovos” para não desagradar o importante aliado, Requião classificou as irregularidades envolvendo funcionários “fantasmas”, atos secretos e suspeitas de desvio de dinheiro contra a Assembleia com o eufemismo de “incorreções”, e viu na crise uma oportunidade para corrigi-las.
“Confio que o Justus é um sujeito sério. E acho que a Assembleia deve aproveitar a crise para fazer a grande transformação”, afirmou. “As transformações sempre têm resistência das pessoas que se beneficiam com as incorreções. Um momento de crise, com a opinião pública indignada é a oportunidade, e o Justus e os deputados sérios, e tem deputados sérios, têm pra fazera cirurgia profunda”, defendeu.
Rosinha pede investigação da PF
na
Assembleia
Sexta-feira, 19 de Março de 2010 –
14:51 hs
O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) anunciou que vai pedir nesta
sexta-feira que a Polícia Federal (PF) passe a investigar o escândalo da
contratação de funcionários fantasmas e desvios de recursos na
Assembleia Legislativa. Em ofício endereçado à Superintendência Regional
da PF no Estado, Rosinha solicita investigação do órgão sobre as
condutas do presidente da Assembleia, deputado estadual Nelson Justus
(DEM), do diretor-geral Abib Miguel —ex-braço direito do falecido Aníbal
Khury (1924-1999)— e dos demais agentes políticos e pessoas envolvidas.
Um título infeliz, segundo a Ruth Bolognese
Texto da Ruth Bolognese
A família Curi reagiu com indignação por causa do título da nota de anteontem “Tirem o porco daí” e com razão. O título foi infeliz, de fato, e lamentável, mas nada tinha a ver com o ex-diretor geral da Assembléia Legislativa, Abib Miguel, que coincidentemente pediu afastamento no mesmo dia da publicação do comentário. Era sobre a velha piada do homem flagrado roubando um porco e que disfarça, pedindo que lhe tirem o bicho das costas, numa referência ao comportamento dos deputados estaduais, diante das irregularidades denunciadas na semana que passou pelo jornal “Gazeta do Povo”. Também não estou chamando os deputados de “porcos”, mas exemplificando. Meu senso crítico é permanente e conhecido, mas jamais apelo para ofensas pessoais ou de baixo nível, até porque tais atitudes, quando partem de um jornalista, enfraquecem o objetivo final de apontar equívocos e esclarecer os fatos. Acho necessário que todas as denúncias sobre a Assembléia Legislativa sejam investigadas a fundo e isso vou continuar defendendo, sempre. Mas, diante da infelicidade do título só me resta assumir a indelicadeza, mesmo involuntária, e pedir desculpas à família Curi e em especial ao sr. Abib Miguel, a quem sequer conheço pessoalmente.