Fifa vai suspender cartões após as quartas de final
por José Antonio Lima |
O Comitê Executivo da Fifa decidiu nesta sexta-feira (19) que os cartões amarelos serão anulados uma única vez durante a Copa do Mundo de 2010, logo depois das quartas de final. Isso significa que o jogador advertido com apenas um cartão amarelo estará livre para disputar as semifinais sem se preocupar com uma possível suspensão para a decisão do mundial. Quem levar o segundo cartão amarelo no jogo das quartas, no entanto, não poderá disputar a semifinal.
A intenção da Fifa com a medida é evitar que as seleções finalistas tenham desfalques na decisão da Copa do Mundo. Isso ocorreu em 2002, com o capitão da Alemanha, o meia Michael Ballack (foto), que hoje defende o Chelsea.
Naquele ano, a Fifa anulava os cartões da primeira fase, o que beneficiou Ballack. Ele levou um cartão amarelo na vitória por 2 a 0 sobre Camarões, ainda na primeira fase, e não foi suspenso quando advertido pela segunda vez, nas oitavas de final contra o Paraguai.
Isso permitiu que o alemão disputasse as quartas de final contra os Estados Unidos – partida que a Alemanha venceu com um gol do próprio Ballack. Na semifinal diante da Coreia do Sul, veio o castigo. Ballack levou outro cartão amarelo e acabou suspenso da final, vencida pelo Brasil por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo.
Foto: Tom Hevezi/AP