PARANÁ: DOCUMENTO RESERVADO/PEDRO RIBEIRO

PAUTANDOSEMPREPM3.BLOGSPOT.COM................


AL pode abrir concurso depois do reenquadramento de funcionários
O deputado Nelson Justus (DEM), presidente da Assembleia Legislativa, disse ontem, em entrevista à rádio BandNews, que o  projeto de recadastramento e reenquadramento dos funcionários da Casa resultará na redução de cargos. E que também há a possibilidade de se realizar concurso público para o preenchimento de vagas. Segundo ele, uma comissão especial foi criada para recadastrar cada funcionário, que deverá apresentar documento pessoal e preencher formulários relativos às vedações constitucionais. O prazo para conclusão do trabalho é de 120 dias. “Depois da conclusão do levantamento, poderemos nos deparar com carências em determinadas áreas”, disse, ao comentar sobre a possibilidade da Casa realizar um concurso público para preencher as vagas que podem surgir após o reenquadramento. O presidente garantiu que todo o processo será feito com transparência, sem prejuízos aos funcionários e sem apadrinhamentos. “Trabalhamos com equilíbrio para não provocar pânico”, assegurou, ao lembrar
que o projeto de recadastramento foi definido em conjunto com a Mesa Executiva, deputados e o Ministério Público (MP).
Efeito prático
O recadastramento, segundo Nelson Justus, é o primeiro efeito prático da lei que foi votada e aprovada em plenário, em dezembro do ano passado, e  sancionada pelo governador Roberto Requião (PMDB) no mês passado. “Todos sabemos que vivemos outro tempo, de modernidade e transparência. Hoje, nenhuma assembleia legislativa do Brasil vive o mesmo processo de transparência da Assembleia do Paraná”, disse, citando como exemplo, a implantação do Portal da Transparência, a adoção do painel eletrônico, a redução do recesso parlamentar e a criação da TV Sinal. Ele disse, ainda, que no próximo dia 30, a Casa divulgará a nova lista de funcionários, anunciando que a relação trará mudanças em relação à antiga, em função de dispensas e nomeações de funcionários feitas nos últimos 12 meses. Para Justus, a saída e chegada de novos trabalhadores resultam, principalmente, da dança de cadeiras ocorridas com a cassação do deputado Carlos Simões (PTB), com a renúncia do ex-deputado Luiz Fernando Carli Filho (PSB) e do retorno do deputado Ênio Verri (PT), que provocou a saída do professor José Lemos (PT).

 
Professores da rede estadual param hoje
  Paralisação será de um dia e em defesa da campanha salarial
Os professores da rede estadual do Paraná promovem hoje (16) um dia de paralisação. A manifestação é organizada pela APP/Sindicato em defesa da campanha salarial. A data da greve foi definida por indicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A concentração será na Praça Santos Andrade, a partir das 9 horas, com caminhada até o Palácio das Araucárias. De acordo com a APP/Sindicato, a mobilização se dará por vários motivos, dentre eles
o fato de o prazo de negociação com o governo ser reduzido neste ano, devido à legislação eleitoral
dificultar a concessão de aumentos salariais seis meses antes das eleições. A categoria também intensificará as mobilizações até abril. A equiparação salarial é a principal reivindicação da categoria. Os educadores querem um aumento de 25,97%, mais a reposição inflacionária do ano, de 5%. A paralisação servirá também para alertar o governo quanto aos aprovados no último concurso de professores e funcionários, que já estão aptos a iniciarem os serviços nas escolas. No dia 27 a categoria se reúne novamente em assembleia para avaliar a evolução das negociações.

Suspeito de matar cartunista
é preso em Foz do Iguaçu
Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, suspeito de ter assassinado o cartunista Glauco Villas Boas e seu filho, Raoni, foi preso às 23 horas deste domingo
(14), quando tentava fugir do Brasil pela Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai. Ele estava foragido desde sexta-feira (12). Segundo a Polícia Federal (PF) de Foz do Iguaçu, Nunes dirigia um Fiesta Preto roubado, com placa de São Paulo. Ao ser abordado para procedimentos de rotina, ele saiu do carro e atirou, baleando no braço um agente da PF, que não corre risco de vida. Em seguida houve troca de tiros e Nunes foi preso em flagrante por tentativa de homicídio e resistência à prisão. “Ele é muito falante e continua dizendo que é Jesus”, disse Ocimar Moura, agente da PF. Nunes estava com uma pistola usada igual à do crime, uma semi-automática oxidada 7,65 mm, e ficará preso na delegacia da PF até segunda ordem da Justiça Federal de Foz do Iguaçu. Ele deve ser indiciado por cinco crimes: duplo homicídio de Glauco e Raoni, roubo de veículo, resistência à prisão, porte ilegal de arma e tentativa de homicídio do agente da PF.

 
Candidatos juntos
A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) realiza na quinta-feira (18), dois importantes seminários para o setor agropecuário brasileiro. A partir 12h30, no Teatro Positivo, começa o Seminário “Paraná: livre de aftosa sem vacinação”. O evento contará com a presença do vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), que assumirá o governo estadual a partir de abril, e dos pré-candidatos ao Palácio Iguaçu, senador Osmar Dias (PDT) e o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB). O presidente do Sistema Faep,
 
Ágide Meneguette, fará a abertura, que terá palestra técnica do diretor do Defis, Silmar Bürer e do secretário nacional da Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz. São esperados dois mil produtores rurais, além de lideranças políticas e empresariais.
 
Futuro da agricultura
Ainda pela manhã, serão apresentadas as propostas elaboradas por representantes das federações de agricultura dos três estados da região Sul, durante o seminário “O que esperamos do próximo presidente?”. Os principais temas se referem ao agronegócio brasileiro: alimento saudável, insegurança jurídica, logística, meio ambiente, política agrícola, processo tecnológico, qualificação profissional e responsabilidade, que  social serão debatidos por grupos de trabalho. O objetivo é levantar subsídios para a construção de uma proposta do setor agropecuário nacional, que deverá ser entregue aos candidatos à Presidência da República e aos presidentes dos partidos políticos.
 
Debate quente
O governador Roberto Requião (PMDB) está amando usar o Twitter. Todos os dias deixa vários posts e por vezes troca ideias com seus parceiros políticos. O escolhido de ontem foi o deputado estadual, Luís Claudio Romanelli. O diálogo começou com Romanelli: “então conte pra todos através do twitter como é que foi a conversa com o Lula e a Dilma”. Requião prontamente respondeu: “Esclareci a barbaridade proposta pelo Paulo Bernardo e os informei que Pessuti ganhara as próximas eleições” e logo após soltou essa: “Romanelli seria um bom vice para o Pessuti”. Romanelli parece ter gostado do comentário e devolveu: “a chance de eu ser vice governador é a mesma da sua escolha pelo PMDB como candidato à presidência da república”. Requião incansável disparou: “Deixe de modéstia Roma. O Pessutão e nossas bases te amam. Você não sabe o quanto é querido”. Tempo quente no mundo virtual.
 
Cortina de fumaça
Há quem diga que a “homenagem” do governador Roberto Requião (PMDB) ao deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), dizendo que o líder governista na Assembleia Legislativa seria “um bom nome para vice de Orlando Pessuti”, está fazendo cortina de fumaça, para desestabilizar os defensores da candidatura de Beto Richa (PSDB) ao Governo do Estado. De sua parte, Romanelli resumiu a questão, pondo um ponto final no assunto: “Tenho a mesma chance de ser vice do Pessuti, quanto Requião tem de ser candidato à Presidência da República”. Ou seja, nenhuma!
 
PMDB e PSDB
Também via Twitter, o governador admitiu ontem que o partido está próximo de uma aliança com o PSDB nas eleições deste ano. “Os tucanos indicam a candidatura de Beto Richa”. A afirmação foi postada por Requião no Twitter. "Pessuti terá apoio de Lula, ou o PMDB do Paraná apoiará (José) Serra (PSDB). Gostemos ou não, esta é a realidade do Paraná", escreveu.
 
Briga boa
 “Ao contrário do que publicou em alguns blogs, o deputado Stephanes Júnior [PMDB] bateu no prefeito Paulo Furiati [PMDB] e não teria apanhado dele”. A afirmação é do deputado Waldyr Pugliesi, presidente estadual do PMDB, ao contar a verdadeira história sobre a briga entre Furiati e Stephanes, no encontro do partido, no sábado (13), no Jokey Clube de Curitiba. Stephanes disse que não entendeu, até agora, a provocação de Furiati, que cobrou as razões pelas quais o deputado agredia o PT, o que seria ingratidão, já que o seu pai, Reinhold Stephanes, era ministro [Agricultura] do PT. “Respondi que era essa a razão pela qual eu não falava exatamente tudo o que pensava do PT. E sem motivo algum, ele [Furiati] avançou para cima de mim. Eu apenas reagi”, disse, contando que levou um tapa no rosto e, como reação, imobilizou e distribuiu socos no agressor. Só não bateu mais, segundo ele, porque a turma do “deixa disso” entrou em cena e tirou o deputado de cima do prefeito, que já estava machucado. É bom lembrar que Stephanes é campeão de judô. Furiati mexeu com a pessoa errada.
 
PM pode fazer greve
O deputado Mauro Moraes (PSDB) está pedindo coerência aos colegas na Assembleia Legislativa. Disse que o aumento estabelecido pelo Governo do Estado aos PM não está agradando os praças. Ele teme, em represália, uma greve, não ostensiva, mas que pode afetar algum tipo de atendimento. Ele lembrou que, em média,  a cada 45 minutos uma pessoa é morta em Curitiba e Região Metropolitana. “A segurança está caótica. Por isso, precisamos contribuir. Não somos contra que os oficiais – terão 40% de aumento e os praças 7%, conforme projeto do Governo enviado à AL – tenham o aumento devido, mas igualmente, devemos olhar para os praças”, disse ao pedir coerência aos seus colegas na hora de votarem a matéria.
 
“Bolsa marginal”
O deputado Tadeu Veneri (PT) estava indignado, ontem, na Assembleia Legislativa, por conta de um e-mail que está circulando na internet e que fala sobre a “bolsa marginal”. Segundo ele, o INSS paga auxílio reclusão, desde 1991, a segurados que contribuíram com o Instituto, mas que foram presos. “Esse é um direito que é pago à família do apenado. Não sei se quem distribuiu esse e-mail o fez por má fé ou por ignorância. Tem gente que quer que as pessoas sejam presas e que suas famílias também paguem por isso”, disse indignado, lembrando que, no Paraná, são 2.703 beneficiários e, em Curitiba, são 603 pessoas que têm direito ao auxílio, que “vai para a família e não para os presos”. 
 
Propaganda antecipada
Ontem, o deputado Nereu Moura (PMDB) literalmente pediu votos para o número 15, seu partido. Foi logo após deixar a tribuna da Assembleia Legislativa, onde falava com paixão do encontro do PMDB realizada no sábado, em Curitiba.  Isso não é propaganda antecipada?
 
Por que segurança pessoal?
Durante reunião “Mãos Limpas”, ontem, no Palácio das Araucárias, o governador Roberto Requião (PMDB), fez uma revelação surpreendente. Disse que as operações integradas das polícias Militar e Civil conseguiram reduzir em 50% o número de mortes violentas em Curitiba e Região Metropolitana. Sobre essa afirmação, há que se fazer duas perguntas: Em que país, mesmo, vive o governador? Se houve essa queda nas estatísticas, por que, então, Requião quer escolta policial depois que deixar o Governo?
 
Fominha
Faltando pouco mais de quinze dias para assumir o Governo do Paraná, o vice-governador Orlando Pessuti teve sua candidatura ao governo nas eleições deste ano ungida pelo governador Roberto Requião (PMDB), neste final de semana, durante a última das dez reuniões realizadas pela legenda. Na reunião, o tom foi dado por Requião que, não apenas avisou ao PMDB que o candidato é Pessuti “e ponto final”, como também confirmou que vai mesmo é concorrer ao Senado. Além disso, anunciou que o PMDB vai disputar as duas vagas ao Senado.
 
De saída
Lygia Pupatto, atual secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, distribuiu nota informando que esta semana deixa seu cargo, atendendo decisão da executiva estadual do PT, de rompimento com o Governo do Estado. Enquanto isso, o também petista Valter Bianchini, e atual secretário estadual de Agricultura, nada de se manifestar sobre sua saída.
 
Sem almoço
Revoltados com a demora dos demais colegas da Câmara Curitiba em chegar à reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, marcada para as 13h30 de ontem, os vereadores Algaci Tulio (PMDB), Pedro Paulo (PT), Robeto Aciolli (PV) e Roberto Hinça (PDT) se retiraram da sala das comissões às 14h. Eles reclamaram da falta de compromisso dos demais colegas. “Eu saio da Educativa (TV Paraná Educativa) às 13h, onde começo a apresentar o meu programa às 12h30, deixo de almoçar para cumprir com o meu dever, e a reunião não acontece por falta de quorum”, disse indignado Tulio. Na reunião, seriam analisados 31 projetos de lei (PLs), que foram automaticamente adiados para a próxima reunião. Os demais vereadores que fazem parte da comissão são Jair Cézar (presidente), Julieta Reis, Renata Bueno, Serginho do Posto e Valdemir Soares
 

Seminário discute criação
de Polo de Logística em Curitiba
Hoje e amanhã (17), a Prefeitura de Curitiba promove um Seminário de Logística Urbana, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com especialistas no assunto do renomado Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT). O encontro, que será realizado  no Estação Business School, visa debater a proposta para o Polo Logístico de Curitiba junto com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Urbanização de Curitiba (Urbs). “Desde 2009, estamos tratando com o banco a elaboração de um estudo de viabilidade econômica para implantar um plano de logística regional”, explica Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, responsável pela organização do evento. “Curitiba é referência em várias coisas. Queremos que seja também em logística, para atrair novos investimentos e empresas”, completou. A implantação do Polo Logístico de Curitiba é uma das metas do plano de Governo 2009/2012 prevista nos contratos de gestão, implantados pelo prefeito Beto Richa (PSDB), em 2009. O objetivo é organizar o setor e incentivar a ocupação de uma área específica da cidade pelo segmento de logística, a fim de viabilizar a formação de condomínios logísticos estratégicos. Entre os participantes; técnicos das prefeituras vizinhas, instituições como a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o Instituto de Engenharia (IEP), o Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura (Crea-PR), a Câmara de Comércio Americana (Amcham) e empresas do segmento.

Setor de material de construção
registra alta de 4,9%
 
Previsão é que este ano setor cresça mais de 10%
A Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), entidade que representa as 138 mil lojas de material de construção no país, divulgou ontem pesquisa que indica que o varejo do setor apresentou um crescimento de 4,9% em fevereiro na comparação com janeiro de 2010. Já na relação fevereiro de 2010 sobre fevereiro de 2009, o desempenho foi de 12%. O setor iniciou janeiro com um crescimento de 4% sobre dezembro do ano passado e de 11,2% sobre o janeiro de 2009. “Iniciamos o ano com um cenário completamente diferente do ano passado. O consumidor está mais confiante e dispõe de mais recursos”, explica Cláudio Conz, presidente da entidade, que prevê para este ano crescimento superior a 10%. “Temos uma conjuntura favorável com a combinação de diversos fatores, como o início das obras visando à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016, o Programa de Aceleração do Crescimento e o “Minha Casa Minha Vida”, que deve liberar 700 mil casas até junho deste ano”, disse.  
O melhor fevereiro em empregos
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, previu ontem que o mês passado "será o melhor fevereiro da história" do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), superando os 204 mil empregos gerados em fevereiro de 2008. Apesar de ainda não ter os números fechados, e que serão divulgados nos próximos dias, o ministro do Trabalho assegurou que “este ano vai ser maior ainda". A expectativa de Lupi é que a taxa média de desemprego para este ano fique entre 7,4% e 7,5%. Disse ainda que "o melhor indicador de que a economia vai bem é o emprego", concluindo que as empresas não contratam se não estiverem com boas perspectivas para a atividade. E não escondeu que considerou precipitadas as demissões ocorridas no final de 2008 e no ano passado, devido à crise internacional, além de avaliar que a desoneração tributária promovida pelo governo para bens como os automóveis ajudou a melhorar as condições da economia nacional. Segundo o Caged, em janeiro foram contratados 181.419 trabalhadores com carteira assinada no país, o que também é recorde para o mês ao longo dos 22 anos do levantamento.
BB amplia oferta de crédito
Com a meta de atender 1,4 milhão de clientes por meio do incremento ou da reativação dos limites de crédito, o Banco do Brasil (BB) anunciou ontem o aumento da oferta de crédito para pessoa física em cerca de R$ 8,2 bilhões. Segundo o banco, o acréscimo de dinheiro é consequência da melhoria da metodologia de gestão do cadastro. De acordo com o anúncio da instituição, a “estratégia de expansão da oferta de crédito que vem sendo adotada pelo BB está amparada em uma base de dados cadastrais que subsidia as análises de crédito, garantindo menor risco nas operações e o estabelecimento de um relacionamento mais próximo com os clientes”. O BB fechou 2009 com carteira de crédito total de R$ 321,7 bilhões, com crescimento de 28,4% em 12 meses, incluídos avais e garantias.

Os perigos dos brinquedos piratas
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançou, ontem, no Dia do Consumidor, uma cartilha educativa para ajudar os pais a escolher produtos adequados aos filhos, com foco especial aos brinquedos pirateadas, que podem causar uma série de acidentes. Em forma de gibi, a publicação alerta sobre os riscos de brinquedos falsificados, que podem conter componentes tóxicos ou inseguros. E alerta os pais para comprar produtos adequados para cada idade,
obedecendo às recomendações das embalagens.
O chefe de Orientação e Incentivo à Qualidade do Inmetro e responsável pela cartilha, Luiz Carlos Monteiro, disse que muitas instruções são conhecidas dos pais, mas que é importante relembrá-las. Além do respeito à faixa etária recomendada, destaca cuidados com a rede de energia e a necessidade de sempre se checar as condições dos brinquedos. "É preciso estar atento. Brinquedos voltados para crianças de 6 anos nas mãos de crianças de 6 meses são perigosos. Podem conter peças que possam ser engolidas, além de o brinquedo não ser atrativo para as pequenas", afirmou. Disse ainda que é imprescindível observar se o produto tem o selo do Inmetro, que testa a qualidade e a segurança de produtos. No entanto, a melhor forma de evitar problemas é sempre supervisionar a brincadeira. "O pai tem que estar ao lado. Não se pode usar o brinquedo como uma babá", reforçou. A cartilha do Inmetro é distribuída gratuitamente e pode ser acessada pela internet.

Brasil vai ampliar a retaliação aos EUA
Nova lista de produtos para a possível retaliação cruzada do Brasil aos Estados Unidos (EUA), por subsídios ilegais dados aos produtores norte-americanos de algodão, será submetida à consulta pública. Resolução neste sentido foi publicada  na edição de ontem do Diário Oficial da União (DOU). Na relação constam medidas de suspensão de concessões ou obrigações do país referentes aos direitos de propriedade intelectual, por exemplo, em relação aos Estados Unidos. Há uma semana a Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou uma primeira lista de retaliação, da qual constavam peras, cerejas, batatas, trigo, automóveis e até um tipo de peixe conhecido como arenque. O item mais polêmico foi a elevação do imposto de importação para o trigo que poderia afetar a população de menor poder aquisitivo. As sugestões para a nova lista deverão ser apresentadas, no máximo, em 20 dias na Secretaria Executiva da Camex, por meio de um roteiro a ser preenchido no Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, ou pelo e-mail contenciosoalgodao@mdic.gov.br. Esta relação cita, por exemplo, a subtração, por tempo determinado, do prazo de proteção de direitos sobre patentes de produtos ou processos relativos a medicamentos, inclusive veterinários e produtos ou processos relativos a produtos químicos agrícolas, biotecnológicos agrícolas, cultivares e execução pública musical. O valor total da retaliação da primeira lista chegou a US$ 591 milhões. Outros US$ 238 milhões estavam previstos para serem anunciados só no dia 23 com a lista de retaliações aos setores de propriedade intelectual e serviços, mas foi antecipada. A medida terá vigência de um ano. A Organização Mundial do Comércio (OMC), no ano passado, autorizou o governo brasileiro a retaliar os Estados Unidos em até US$ 829 milhões depois de uma ação do Brasil contra subsídios proibidos pelas regras da organização, mas concedidos pelos Estados Unidos a seus produtores de algodão.


 
Benefício aos partidos
Proposta (PLS 222/06) do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) pretende estabelecer que a filiação partidária e a definição de domicílio dos candidatos deverão estar formalizadas pelo menos 30 meses antes das eleições majoritárias e proporcionais. Atualmente a exigência é de um ano. Para Virgílio, é preciso fortalecer o sistema partidário brasileiro, pondo fim às "famigeradas legendas de aluguel". O projeto recebeu duas emendas do relator, senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA). A matéria altera a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096 de 1995) e a Lei das Eleições (Lei 9.504 de 1997) e será votada em caráter terminativo na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), provavelmente na reunião de amanhã (17). O relator concordou com a necessidade de medidas que visem fortalecer os partidos políticos, desestimulando a troca constante de legenda por ocupante de cargo eletivo. A proposição retira dos partidos, como prevê atualmente a Lei dos Partidos Políticos, a faculdade de estabelecer, em seus estatutos, prazo de filiação partidária superior ao legal, com vistas à candidatura a cargos eletivos.
 
Arma anticorrupção
Para 91% dos brasileiros, a imprensa ajuda a combater a corrupção ao divulgar escândalos que envolvem políticos e autoridades, indica pesquisa feita pelo instituto Análise a pedido do jornal O Estado de São Paulo. Nada menos que 97% dos entrevistados se declaram a favor da investigação e divulgação de casos e suspeitas de corrupção pela imprensa. Quando o instituto pergunta quais são os principais canais de denúncias de corrupção, jornalistas e meios de comunicação aparecem em primeiro lugar, com 50%. Para outros 37%, são os próprios políticos os que mais denunciam irregularidades de políticos. A maioria expressiva dos entrevistados vê a imprensa como apartidária (69%) e digna de credibilidade (88%) ao revelar desvios e irregularidades. Nove em cada dez entrevistados defendem que os meios de comunicação não sejam submetidos a nenhum tipo de controle.
 
“Vírus da paz”
Em Israel, o presidente Lula disse em um discurso a empresários que tem o “vírus da paz” e que não se lembra do dia em que brigou com alguém, apesar de fazer parte de um “partido complicado”. “Eu acho que o vírus da paz está comigo desde que estava no útero da minha mãe. Não me lembro do dia em que briguei com alguém”, disse. “Eu já fiz muita disputa política, pertenço a um partido complicado. (...) Temos divergências políticas de causar inveja a qualquer pessoa do mundo”, acrescentou Lula, ao lado do presidente de Israel, Shimon Peres, arrancando risos da plateia. No discurso de improviso, Lula exibiu suas credenciais como uma espécie de especialista no diálogo. Mencionou, por exemplo, um encontro com o ex-presidente George W. Bush, em 2003, em que o presidente brasileiro disse que o Iraque não era um problema do Brasil e que sua prioridade era combater a miséria. DA BBC, em O Globo.
 

 
Bens bloqueados
O juízo da Vara Federal de Francisco Beltrão proferiu decisão liminar em Ação Civil Pública que decreta a indisponibilidade dos bens do prefeito do município de Renascença, entre 2000 e 2004, por ato de improbidade administrativa. José Kresteniuk (PSDB), que teve os bens bloqueados em outra legislatura, é o atual prefeito do município. A aplicação irregular de dinheiro público foi constatada no desvio de recursos federais, no montante de R$ 60 mil, e municipais, de R$ 29.313,81, para a construção do chamado “Mercado do Produtor”. O dinheiro foi utilizado, na realidade, para a construção de um empreendimento turístico no Parque Yara Mãe d´Água, às margens de um lago e distante do centro municipal.  No local, não há nenhuma menção ao dito “Mercado do Produtor”, apenas placas com indicações como um "Mirante" ou "Parque". Cabe recurso da decisão.
 
Desvio de passes
Um funcionário da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), da prefeitura de Maringá, foi afastado de suas funções por irregularidades. O acusado teria desviado cerca de nove mil passes do transporte coletivo da cidade. De acordo com informações divulgadas pela prefeitura ontem, o desvio foi identificado no final do mês passado, em um lote de passes destinados ao atendimento dos beneficiários da rede socioassistencial, adquiridos com recursos dos diversos programas da Sasc. O funcionário afastado é servidor de carreira, com mais de 25 anos de prefeitura. Ele era o responsável pela aquisição e controle dos passes. Uma comissão permanente, formada por funcionários de carreira de diversos setores, vai apurar as possíveis irregularidades e emitir um parecer em aproximadamente 60 dias.