17 MIL VOOS CANCELADOS NA EUROPA...

PAULO MELO CORUJA NEWS.................

Fumaça vulcânica cancela 17 mil voos na Europa; Reino Unido não terá voos até as 21h

Publicidade

da Reportagem Local

A nuvem de cinza gerada pela erupção de um vulcão na Islândia causou nesta sexta-feira o cancelamento de 17 mil voos em toda a Europa, segundo a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol). O Reino Unido, país mais afetado pela nuvem vulcânica, estendeu o fechamento de seu espaço aéreo até, ao menos a 1h deste sábado (21h desta sexta-feira no horário de Brasília).
Entenda a erupção que paralisa os voos na Europa
Entenda os perigos de voar em nuvens de cinzas vulcânicas
Segundo as últimas informações da própria entidade, cerca de 1,36 milhão de passageiros serão afetados nesta sexta-feira pelos cancelamentos de voos na Europa.

Arni Saeberg/Reuters
Fumaça 
vinda de vulcão na Islândia afeta tráfego aéreo em vários países da 
Europa
Fumaça vinda de vulcão na Islândia afeta tráfego aéreo em países da Europa e força cancelamento de voos
A Eurocontrol informou que uma média de 28 mil aviões circulariam nesta sexta-feira pelo espaço aéreo europeu, mas diante dos riscos impostos pela fumaça às turbinas dos aviões, apenas 11 mil voos serão realizados.
A agência diz ainda que os aeroportos de Londres, no Reino Unido, e Amsterdã, na Holanda, são os mais afetados até o momento. Destes aeroportos viriam quatro voos cancelados com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
O espaço aéreo permanece completamente fechado na Irlanda, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Estônia, e na Eslováquia.
Já os aeroportos foram fechados no norte da França, incluindo todos os aeroportos de Paris, em algumas zonas da Alemanha (Düsseldorf, Colônia, Hamburgo, Berlim e Frankfurt) e da Polônia (incluído o aeroporto de Varsóvia e da Cracóvia, onde chagarão os líderes para o funeral do presidente).
O responsável de imprensa da Eurocontrol, Kayla Evans, indicou que vários especialistas vigiam a evolução da nuvem que sai do centro do vulcão e que por enquanto se dirige rumo ao leste, para ver quando é seguro reabrir o espaço aéreo, mas "os dados mudam minuto a minuto".

Arte/Folha
Reino Unido
O Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Nacional do Reino Unido (Nats, na sigla em inglês) anunciou que o espaço aéreo britânico estará fechado até à 1h deste sábado já que a fumaça de cinzas vulcânicas continua a cobrir o país.
Os voos da Irlanda do Norte e das ilhas do oeste da Escócia para e de Glasgow e Prestwick serão mantidos até às 19h desta sexta-feira (14h no horário de Brasília). Segundo o Nats, os voos com destino e procedência em Glasgow, Prestwick e Belfast para e do Atlântico Norte também serão mantidos no mesmo período.
O Nats diz ainda que as previsões meteorológicas indicam que o espaço aéreo escocês poderá receber voos domésticos.
Bélgica
Na Bélgica, o espaço aéreo foi fechado às 16h30 desta quinta-feira (11h30 no horário de Brasília) até, inicialmente, às 10h de sábado (5h no horário de Brasília), segundo o site do aeroporto de Bruxelas.
Noruega
Na Noruega, todos os voos continuam suspensos até, ao menos a manhã desta sexta-feira. As companhias escandinavas SAS informaram que não farão nenhuma conexão com a Noruega até a tarde desta sexta-feira.
Dinamarca
O país mantém seu espaço aéreo fechado durante todo o dia.
Finlândia
A companhia aérea Finnair informou que o aeroporto de Helsinki permanecerá fechado até a tarde desta sexta-feira e seus voos não devem ser retomados até este sábado.
Áustria
O país deve fechar seu espaço aéreo nesta tarde, mas por enquanto cancelou 50 partidas e 41 chegadas do Aeroporto de Viena.
Eslováquia
A Eslováquia anunciou nesta sexta-feira que também fechou seu espaço aéreo devido à fumaça vulcânica oriunda da Islândia.
A porta-voz dos Serviços de Navegação Aérea, Aniko Fodorova, diz que o espaço aéreo ficará fechado a partir das 15h desta sexta-feira (10h no horário de Brasília).
Fodorova disse que o fechamento deve ser mantido até a noite de domingo (18).
O presidente eslovaco, Ivan Gasparovic, planeja viajar para a Cracóvia, na Polônia, no domingo para o funeral do presidente polonês, Lech Kaczynski.
França
Na França, os aeroportos de Paris --incluindo Charles de Gaulle e Orly-- permanecerão fechados até as 20h (15h de Brasília).
A medida adotada pela Direção Geral de Aviação Civil (DGCA) diz respeito aos aeroportos do norte e leste do país.
No entanto, os pousos serão autorizados nos dois aeroportos parisienses entre 12h (7h no horário de Brasília) e 16h (11h no horário de Brasília).
Espanha
Na Espanha, os aeroportos preveem o cancelamento de entre 453 e 617 voos com destino ao norte da Europa. Destes, segundo o jornal espanhol "El Pais", 311 são voos que saem do país e 306 chegam.
Os cancelamentos afetaram os aeroportos de Barajas (Madri), Palma de Mallorca, Lanzarote, Málaga, Valencia, Alicante e Reus.
A maioria dos cancelamentos são, segundo o jornal, voos com destino ao Reino Unido, França, Alemanha, Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Holanda, Irlanda e Bélgica.
Alemanha
Com a nuvem se movendo a leste, os voos foram interrompidos também no aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, o terceiro maior da Europa, e dez outros aeroportos alemães, incluindo Duesseldorf, Berlim, Hamburgo e Colônia --até, ao menos às 14h desta sexta-feira (11h no horário de Brasília).
Holanda
Na Holanda, o aeroporto de Amsterdam-Schiphol suspendeu todo o tráfego aéreo.
"Durante as próximas horas, nenhum avião aterrissará ou decolará de Schipol", disse o aeroporto, que não deu previsão para a retomada das atividades.
Polônia
A Polônia também expandiu sua área de proibição de voos para a maior parte do país, excluindo a cidade de Rzeszow, no sul, a partir das 20h desta quinta-feira e sem previsão de retomada.
A medida inclui o aeroporto na Cracóvia, onde devem chegar aos autoridades que vão assistir ao funeral de Kaczynski.
Os analistas afirmam que a direção do vento poderia fazer com que nas próximas horas a nuvem siga para o sul da Polônia.
Ásia
A situação também prejudica os voos para a Europa na região Ásia-Pacífico, com o cancelamento de várias conexões.
Milhares de passageiros em Wellington, Tóquio, Hong Kong e Cingapura, entre outros, esperavam por informações.
A companhia aérea australiana Qantas cancelou nesta sexta-feira vários voos para Londres e Frankfurt, assim como a Air New Zealand e a Japan Airlines (JAL).