Câmara do DF realiza eleição indireta
para
escolher substituto de Arruda
Seis chapas concorrem
na disputa, que pode ser decidida em segundo turno
Lais Lis, do R7, em Brasília
Os 24 deputados da Câmara Legislativa elegem neste sábado (17) o novo governador do Distrito Federal. A eleição indireta foi convocada depois que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) cassou o mandato do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido) por infidelidade partidária. Arruda deixou o DEM após ser citado nas investigações da operação Caixa de Pandora, que investiga um suposto esquema de pagamento de propina no governo do DF.
Caso nenhuma chapa alcance a maioria absoluta, haverá segundo turno de votação com as duas chapas mais votadas, ainda no sábado.
Dos 24 deputados que elegerão o novo governador, sete foram citados no inquérito 650 do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que investiga o suposto esquema de corrupção no DF.
A eleição é alvo de criticas do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que questiona a legitimidade da participação dos deputados investigados no pleito. Gurgel foi quem apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal) o pedido de intervenção federal no DF.
O novo governador do DF tomará posse no plenário da Câmara Legislativa no dia 19 de abril, às 10h, dois dias antes de Brasília comemorar 50 anos em meio à pior crise institucional de sua história.