Manoel, do Atlético-PR, acusa Danilo de tê-lo chamado de 'macaco'
Do UOL Esporte *
Em São Paulo e Curitiba
PALMEIRAS 'GOLEIA' EM CASA POR 1 A 0
O elenco do Palmeiras não se cansou de falar ao longo da semana
que uma vitória por 1 a 0 nesta quinta-feira seria goleada.
E após muito sufoco e nervosismo, a equipe conquistou seu objetivo. Aguerrido, o time alviverde contou com grande apoio da torcida para levar a melhor sobre o Atlético-PR com um triunfo simples e ficar perto da vaga nas quartas de final.
No primeiro tempo, os dois jogadores discutiram e trocaram agressões num lance na área do Palmeiras. Em meio à confusão, Danilo deu uma cusparada no rosto de Manoel após levar uma cabeçada do rival.
“Foi um lance normal de trombada e depois ele falou: ‘levanta macaco’. Todo mundo ali ouviu. O Marcos até pediu para não falar nada, mas estou falando para que isso não aconteça novamente. Agora vamos tomar as atitudes necessárias, porque isso foi racismo. O grupo todo veio falar comigo no vestiário e por isso vou para a delegacia”, completou o zagueiro antes de deixar o estádio.
As provocações seguiram na segunda etapa, e Manoel admitiu que pisou propositalmente em Danilo, quando este se encontrava caído, no campo de defesa palmeirense.
"Realmente pisei nele porque estava muito chateado e faria novamente. Confesso que pisei porque ele me chamou de macaco", disse o zagueiro.
O diretor de futebol do clube paranaense, Ocimar Bolicenho, censurou o camisa 23 do Palmeiras e reiterou que não poderia deixar o episódio passar em branco.
"É uma coisa absurda. Vamos à delegacia fazer uma queixa-crime contra o Danilo, que cuspiu na cara do Manoel e o chamou de macaco. Vamos levar isto à Justiça até o momento final. Ele já foi violento em outros jogos do Atlético", comentou.
Após a queixa, o caso foi enquadrado como injúria racial, que pode render de um a três anos de detenção para o acusado. Apesar disso, a expectativa é que ambas as partes entrem em acordo, mesmo com a promessa da diretoria atleticana de levar a queixa até o fim.
DANILO CHAMA MANOEL DE MACACO NO 1º TEMPO
Em vídeo divulgado pela Espn após a partida, realmente é possível ouvir Danilo berrando "Seu macaco do c...." apesar da negativa do Palmeiras.O jogador alviverde, que saiu do estádio sem falar com a imprensa, ainda será chamado para depor na delegacia e explicar o ocorrido.
“Conversei com o Danilo e ele me garantiu que não falou. Mas é claro que vamos ao tribunal se formos convocados para defendê-lo. A cusparada ele realmente admitiu que aconteceu, mas logo em seguida pediu desculpas. Não temos porque acreditar que o Danilo falou aquilo”.
Questionado sobre o episódio, durante a entrevista coletiva, o técnico do Palmeiras, Antônio Carlos, afirmou que não tinha conhecimento do ocorrido.
"Às vezes, num momento quente da partida, um ou outro jogador toma algumas posições, mas são situações que ocorrem várias vezes no futebol. Eu não vi nada e tenho que me inteirar disso para depois tomar uma posição", comentou o treinador, que foi acusado do mesmo crime quando era jogador.
Danilo foi atleta do time rubro-negro antes de se transferir para o Palmeiras no início de 2008. A saída do zagueiro foi tumultuada. Ele abandonou a concentração antes de um jogo com Fluminense pelo Brasileiro e foi afastado do elenco pelo técnico Geninho. Posteriormente, se transferiu para Palestra Itália.

