PESSUTÃO CHEGOU....

PAULO MELO CORUJA NEWS...........
Política
Pessutão marcou,
com forte emoção, a sua chegada

Discurso de posse do governador Orlando Pessuti

“O governo administrado por Roberto Requião, junto com sua equipe, gerencia com determinação e coragem esse novo tempo que é de reconstrução e recuperação do maior programa de obras da história do Paraná.

Vocês paranaenses tenham certeza absoluta que o desenvolvimento do Estado irá seguir em frente na busca do amanhã, com todos os projetos e realizações tanto almejados pelo nosso povo e que estão sendo desenvolvidos e incrementados.

O Paraná é dirigido por mãos competentes e os resultados estão aí, nos colocando no ranking dos melhores Estados da Federação.

Estamos juntos num Governo com direção, com estratégias de desenvolvimento bem definidas, com prioridades na justiça social e o olhar sempre voltado para o investigativo, visando o contínuo e acelerado processo de crescimento e mudança no estado do Paraná.

Os resultados obtidos, nesses sete anos, por si só, revelam a valorização das nossas realizações.

Em quaisquer das áreas de atuação chegamos a ser no País, o modelo para práticas semelhantes.

Tudo isso é de pleno conhecimento dessa nobre Casa e de todos os paranaenses, que não se deixam levar pelo discurso leviano da desconstrução. Tudo o que fizemos até agora representa a base fundamental para quem vai governar a partir de agora o Estado do Paraná, um Estado com a importância e a dimensão econômica e social que ocupa no Brasil.

O nosso Governo mostrou a todos uma mudança corajosa, na inversão do modelo de administração pública, que imperava no Estado do Paraná.

Isto é o novo, que teve início quando começamos nossa jornada em 2003; quebrando o paradigma do Estado mínimo, incapaz e insuficiente; trazendo a todos um Estado grandioso, forte e suficiente; resgatando e preservando nossas empresas públicas, que estavam ameaçadas pelas privatizações obscuras e pelos negócios escusos.

Os senhores bem sabem; os resultados estão aí.

Com força e objetividade nos mantivemos firmes e coerentes ao que nos propusemos: acolher os pequenos produtores do campo, priorizar as políticas públicas de saúde, estabelecer tarifas básicas diferenciadas, criar programas de inclusão social e combater a miséria.

Também elaboramos leis de isenção de impostos e flexibilização da carga tributária, favorecendo a geração de empregos, o aumento da renda familiar e a criação de novas oportunidades no mercado de trabalho.

Caminharei como sempre, pautado pelo que reconheço essencial: o diálogo, a aproximação, a compreensão e o bom senso.

Trilhamos juntos durante anos por este chão paranaense, sentindo em cada um o anseio por melhores tempos, conhecendo demandas urbanas e rurais de cada classe trabalhadora, de cada cidadão, de cada cidade, de cada vilarejo.

Tenho raízes no meio rural, mas assumo para ser o Governador do Campo e da Cidade, de todos os paranaenses, porque, hoje, é essencialmente nas cidades onde residem os maiores desafios da administração pública. As principais demandas e aspirações.

É imperioso compreender que, hoje, nas regiões metropolitanas do Estado mais de 60% da população vieram do interior em busca de oportunidades.

Existe apenas um Paraná, o Paraná de todos nós.

Conheço cada deputado, prefeito e vice-prefeito, nossos vereadores, nossos produtores rurais, nosso agronegócio, nossa indústria, nosso comércio, nossos sindicatos, nossas associações de classe, nossos trabalhadores de todas as áreas, a nossa imprensa, os nossos professores, os nossos agentes públicos, nossos jovens estudantes, nossa família, todos enfim, que também me conhecem e me concederam o direito de dirigir e administrar os sonhos e destinos do nosso Paraná.

Mas tão importante quanto conhecer é estar em sintonia com o ritmo, o ideal, a filosofia e as diretrizes de governo que juntos nós construímos.

Muito já se fez, mas muito ainda faremos juntos.

Temos bandeiras do Estado para continuarmos defendendo, como por exemplo:

1 – A instalação do Tribunal Regional Federal.

2 – As parcelas de royalties do ICMS.

3 – O resgate do que nos foi tirado nas negociações de venda do Banestado.

4 – Os desafios da Copa do Mundo de 2014, com todas as exigências do Comitê Executivo da Fifa.

Aqui no Estado temos ainda muitos desafios a vencer.

Na Saúde realizamos uma verdadeira transformação. São 44 hospitais regionais – sendo 13 novos e 31 totalmente reformados e ampliados. Ou seja, colocamos em operação a melhor rede pública estadual de Saúde do País.

Reformulamos o modus operandi com a regionalização, o que garante atendimento de qualidade de várias complexidades próximo da residência daqueles que necessitam. Acabamos com a velha prática de que o melhor hospital da região é uma ambulância com destino à Capital.

Além disso, estamos estruturando o Estado com mais de 340 Clínicas da Mulher e da Criança, com padrão de qualidade dos melhores estabelecimentos especializados à disposição nos grandes centros. As clínicas são construídas nos menores municípios, para garantir o atendimento adequado e especializado à mulher, à gestante e à criança.

Com atitudes como esta, reduziremos drasticamente os índices de mortalidade das mães e filhos em nosso Estado.

Na agricultura vamos prosseguir com nosso olhar voltado a esta que é uma das riquezas do nosso Paraná. E falo desta riqueza porque conheço... Pois a roça é minha origem e já comandei a Secretaria de Agricultura.

Vamos continuar incentivando a agropecuária, principalmente a familiar, que é geradora do alimento posto em nossas mesas. Eu sei a diferença de se ter um trator para auxiliar no dia-a-dia da lida da roça, da melhoria que representa uma irrigação e de vários outros programas que iremos incrementar.

Na segurança pública vou trabalhar duro. Não vou fugir a este desafio. Embora tenhamos evoluído muito nesta área em todos os sentidos nestes últimos anos, temos que continuar avançando, pois as drogas e a delinquência se espalharam por todo o mundo de forma avassaladora.

Mas a Nação tem que mudar o enfoque deste problema social e a solução disto só será possível quando conseguirmos envolver, de forma comprometida, a sociedade e a família.

Volto a dizer, vou trabalhar duro nesta área, não vou fugir a este desafio.

No saneamento básico somos modelo nacional. Os senhores bem sabem, que os investimentos em saneamento básico representam investimentos na saúde. O dinheiro empregado na coleta e tratamento de esgoto, no fornecimento de água potável, reduz os custos lá no posto de saúde e nos leitos dos hospitais.

Nas maiores cidades do Paraná, nós temos índices de tratamento de esgoto iguais ou melhores do que as cidades do Primeiro Mundo.

Agora vou buscar recursos para dar este atendimento aos municípios com menos de 50 mil habitantes.

No meio ambiente, vamos continuar com nossas políticas, trabalhando nos princípios da sustentabilidade, da proatividade e tranversalidade, proporcionando o desenvolvimento, a preservação e a conservação do Estado, de forma que esta seja uma garantia para as nossas futuras gerações.

A área de infraestrutura em transportes requer uma visão integrada e a ser consolidada. Respeitando uma estrutura de logística que atenda as necessidades do desenvolvimento da economia do Paraná.

A educação é um dos setores com que mais nos preocupamos. Demonstração clara disso foi a nossa disposição em aumentar o percentual de investimento mínimo, os senhores lembram-se disso. Recursos estes que investimos pesado para devolver a dignidade aos professores e profissionais da educação, com o plano de cargos, salários, capacitações e uma estrutura adequada para que no futuro os jovens tenham boa condição de instrução.

Em período anterior, a Educação estava esquecida e sucateada, refém de uma futura terceirização, mas mudamos esta realidade e hoje temos um dos melhores ensinos públicos do País. E a prova disso são os resultados que temos obtido nas avaliações do MEC e nos vestibulares.

Nós, o Paraná, temos ainda uma estrutura singular de universidades e faculdades estaduais. Temos ainda espaço e vigor, para consolidar nossos atendimentos nas regiões que ainda necessitam, seja do ensino superior, do ensino técnico, do ensino fundamental em dois períodos que as famílias paranaenses tanto almejam.

Senhoras e senhores.

Recebo a missão legal de governar o Paraná, iniciando um novo ciclo de transformação, onde pretendo deixar a marca desse simples homem do campo que hoje torna-se governador de fato e de direito.

O Paraná não para, voltar atrás nunca mais. Não nas nossas mãos.

Nada até agora foi fácil; tudo teve sua dose de sacrifícios desde o início de minha carreira política, quando vim para Curitiba e me tornei presidente da Casa do Estudante Universitário, onde defendi, com o vigor da minha juventude, a bandeira estudantil.

Logo depois, já formado médico veterinário, no ano de 1982 disputei minha primeira eleição de deputado, e graças ao Povo do Paraná, me elegi e tive a honra de por 20 anos servir a esta Casa de Leis.

Na minha vida pública sempre fui um homem de princípios, desde o combate à repressão, as lutas heróicas das Diretas Já e da Constituinte, que mudaram a história do País, à nossa permanência coerente e resistente sempre no mesmo partido político há 44 anos no Velho MDB.

A história sempre nos colocou ao lado do povo do Paraná. Lembro-me, e não poderia deixar de fazê-lo agora, que houve um tempo em que me questionei: saio como candidato a vice-governador na chapa de Roberto Requião, ou assumo uma vaga a que já tinha direito junto ao Tribunal de Contas do Estado, a qual me daria segurança e tranqüilidade. Nesse momento meus filhos, Moisés, Bruno, Felipe e minha esposa Regina, chamaram-me para a responsabilidade familiar. Nessa hora, abri meu coração e disse: Filhos, Regina, eu os amo muito, mas também tenho um projeto de vida, de trabalho, de amor para o Estado do Paraná, para o nosso povo. E eles me disseram: Vá meu pai, siga o caminho do seu coração, estamos aqui para apóia-lo em tudo.

E com isso quero lhes dizer: Me preparei estes anos todos para assumir o Governo do Estado do Paraná.

Sinto na pele e na alma o desejo de servi-los, com toda minha força e meu coração, sempre dialogando e ouvindo o meu povo do Paraná.

E não será o exercício do poder maior do meu Estado que me fará distanciar dos valores e princípios de humildade, simplicidade, honestidade, religiosidade e amizade, valores estes que aprendi no seio familiar, com minha mãe Idalina e meu pai Natal Pessuti.

Na lida do dia-a-dia, fosse no cabo da enxada e do enxadão ajudando minha família, ou na estrada de chão batido, onde eu ia a pé com meu “emborná” para aprender as primeiras letras na escola da roça, lá no Jardim Alegre.

Me lembro que quando jovem, brincando no terreiro de casa com os meu amigos eu dizia: “Serei um dia governador do Paraná”. E se hoje estou aqui, para segurar a caneta de governador, é porque Deus me abençoou. Fiz das pedras o caminho, das dificuldades, a alavanca e o desafio; do amor da crença cristã e da temperança, o motivo para servir meus semelhantes.

Se não for para governar para o povo, para mim não teria o menor sentido.”