CINZAS DE VULCÃO FECHAM ESPAÇO AÉREO NOVAMENTE

PAULO MELO CORUJA NEWS....

Cinzas de vulcão da Islândia fecham espaço aéreo irlandês

Agência Estado

Todos os voos que partiriam ou pousariam da Irlanda na manhã de terça-feira foram cancelados por causa do risco representado pela nuvem de cinzas de um vulcão no sul da Islândia, informou a Autoridade de Aviação da Irlanda nesta segunda-feira.

Mas especialistas disseram que não têm como dizer se a mudança da direção dos ventos pode provocar o fechamento de outros espaços aéreos europeus e repetir a crise ocorrida em abril, quando mais de 100 mil voos foram cancelados e as companhias aéreas estimam perdas de mais de US$ 2 bilhões.

"Nós não podemos realmente dizer o que vai acontecer", disse Pall Einarsson, geofísico da Universidade da Islândia.

Os gestores do espaço aéreo da Irlanda disseram que os voos entre 7h e 13 de terça-feira (horário local, entre 3h e 9h em Brasília) tiveram de ser cancelados por causa "do risco de segurança para tripulantes e passageiros como resultado da mudança da direção da nuvem de cinzas por causa de ventos na direção nordeste".

O fechamento afeta tanto a República da Irlanda quanto o território britânico da Irlanda do Norte, o que vai deixar a ilha dependente temporariamente de balsas que fazem a ligação com a Grã-Bretanha e a França.

A Autoridade de Aviação Civil britânica também anunciou o fechamento de seus serviços aéreos sobre as ilha Hébridas, na Escócia, na noite desta segunda-feira por causa do risco de que a nuvem de cinzas afete as turbinas dos aviões. Os fechamentos são os primeiros na Grã-Bretanha e na Irlanda desde 22 de abril, uma semana depois de o vulcão Eyjafjallajokull ter entrado em erupção na Islândia.

Mas as restrições não vão afetar aviões que normalmente usam os espaços aéreos britânico e irlandês para chegar a outros destinos, porque a ameaça das cinzas está em altitudes mais baixas do que as altitudes de cruzeiro de voos internacionais.

As duas principais companhias aéreas irlandesas, a Ryanair e a Aer Lingus, anunciaram que mais de 200 voos foram cancelados e que não acreditam que os serviços na Irlanda sejam retomados antes das 14h (10h em Brasília). Mas a Aer Lingus disse apenas um de seus voos transatlânticos para os Estados Unidos não será realizado na noite de terça-feira, mas pode haver atrasos.

O serviço de meteorologia da Islândia atribuiu a nova ameaça ao espaço aéreo irlandês a uma mudança na direção dos ventos e não a um aumento substancial das emissões de cinzas.

O meteorologista Ole Arneson disse que o vulcão Eyjafjallajokull estava emitindo um pouco mais de cinzas nesta segunda-feira por causa de um aumento de gelo derretido, que gera as cinzas. "Parece haver um pouco mais de cinzas, mas a atividade sísmica está mais ou menos inalterada", disse ele.

No mês passado, o vulcão expeliu grandes nuvens de cinzas que deixaram a maior parte do espaço aéreo europeu inseguro por uma semana.

Autoridades da União Europeia trabalhando em conjunto com fabricantes de turbinas estabeleceram medidas novas e mais precisas para determinar se um avião pode voar seguramente em espaços aéreos afetados por cinzas, o que pode limitar o número de fechamentos no futuro.

As informações são da Associated Press.