O PT NO ESTADO E SUAS MANOBRAS

PAULO MELO CORUJA NEWS...............

BLOG FABIO CAMPANA

PT vacila

O estilo adotado pelo deputado Enio Verri para comandar o PT, que mistura vacilação e arrogância, tem sido apontado como um dos responsáveis pela paralisia do partido no Paraná. O comando do PT do Estado, na visão de sua militância, não demonstra capacidade de fazer alianças e não libera o partido para trabalhar a candidatura própria. Essa paralisia começa a assustar o PT. Enio Verri é apontado como responsável pelo fracasso das negociações com o PDT do senador Osmar Dias. Agora Verri não consegue avançar nas negociações com o PMDB de Orlando Pessuti porque estaria intimidado com a oposição a essa aliança por parte do ex-governador Roberto Requião, de quem foi secretário. Petistas acusam Verri de ser vacilante na condução das negociações com o PMDB, subserviente aos interesses familiares do ministro Paulo Bernardo, mas arrogante e centralizador no trato com a militância. “As dificuldades na definição de alianças paralisaram o partido, que não se reúne e não define um caminho, desde o final de 2009”, reclama Florisvaldo Souza, ex-secretário do PT, que se tornou um crítico da falta de rumos do partido. Ele avalia que a pior coisa que o PT pode fazer é não fazer nada. “Se não é mais possível essa construção de aliança, o PT estará livre para construir a sua estratégia, que pode ser a da candidatura própria”. Visão parecida, mas ainda mais severa, é expressa por Lygia Pupatto, que chegou a colocar seu nome a disposição do partido para uma eventual candidatura própria. A perplexidade do PT do Paraná com a paralisia do partido aumenta quando o governador Orlando Pessuti dá repetidos sinais que está disposto a se aliar ao PT e dar um palanque para Dilma Rousseff sem impor condições. Nem mesmo a determinação de setores do PT de ter Gleisi Hoffmann disputando o Senado é um empecilho para a aliança com Pessuti. O problema é que o PT não se define de vez como e com quem vai.

Troca

O governador Orlando Pessuti(PMDB) deve concluir na próxima semana a reforma do secretariado desencadeada após a renúncia do antecessor, Roberto Requião (PMDB). O alvo dessa vez deve ser a Rádio e TV Educativa (RTVE) e seu diretor, Marcos Batista.

Inserções

Começaram a ser veiculadas ontem, nas emissoras de rádio e de televisão, as inserções nacionais produzidas pelo Partido dos Trabalhadores, de acordo com a legislação eleitoral. No dia 13 de maio irá ao ar o programa nacional do PT, com 10 minutos de duração.

Entrevista

O pré-candidato do PDT ao governo do Paraná, Osmar Dias, está hoje em Ponta Grossa, onde concede entrevista coletiva às 10h para falar da vitória pelo fim da multa que o Paraná pagava à União por conta dos precatórios oriundos da venda do Banestado.

Crack

O número de usuários de crack hoje no Brasil está em torno de 1,2 milhão e a idade média para início do uso da droga é 13 anos.

Dados

Os dados foram apresentados ontem pelo psiquiatra Pablo Roig, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Consumo


O consumo de crack no País é comparado a uma epidemia. De longe, é a droga que mais se alastra, atingindo atualmente todas as camadas da sociedade.

Livre

O município de São Manoel do Paraná foi declarado Território Livre do Analfabetismo na quarta-feira. É a oitava cidade que recebe o título no Paraná.

Radar

Desde a 0h de ontem, mais seis pontos da cidade começam a ser monitorados por radares, equipamentos de fiscalização eletrônica para garantir maior segurança do trânsito.

Um ano

O acidente de trânsito provocado pelo ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho que acabou matando os jovens Gilmar Rafael Yared, 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, 19 anos, completa um ano hoje. Mesmo com várias provas apontando a culpa de Carli Filho, ele não passou nenhum dia preso e não compareceu às duas audiências do processo.