WEBBER VENCE NA ESPANHA

PAULO MELO CORUJA NEWS........
Sergio Perez / Reuters
Sergio Perez / Reuters / Mark Webber comandou a corrida de 
Barcelona de ponta a ponta, sem ser incomodado Mark Webber comandou a corrida de Barcelona de ponta a ponta, sem ser incomodado
 
Espanha

Sem chuva, Webber vence em Barcelona; Hamilton dá azar no fim

Inglês estoura pneu na penúltima volta e vê escapar liderança da temporada; Massa chega em sexto e perde mais um duelo interno para Alonso, segundo
   
Globoesporte.globo.com

A chuva não deu as caras em Barcelona e, sem ela, a monotonia voltou à Fórmula 1. Com pista seca e raras ultrapassagens, Mark Webber agradeceu à meteorologia e manteve uma tradição no GP da Espanha: pela 16ª vez nos 20 anos em que a prova é disputada no circuito catalão, o pole position foi ao lugar mais alto do pódio. O australiano da RBR liderou de ponta a ponta, sem sofrer uma ameaça sequer durante toda a corrida. A única dose de emoção da corrida ficou por conta de Lewis Hamilton, da McLaren, que chegaria em segundo e seria o novo líder da temporada, mas estourou o pneu na penúltima volta e abandonou. Melhor para Fernando Alonso e Sebastian Vettel, que completaram o pódio.
O espanhol da Ferrari ganhou mais um duelo interno com Felipe Massa, que chegou em sexto. Rubens Barrichello, da Williams, terminou a corrida em nono. Lucas di Grassi, da VRT, foi o último a completar a prova, em 19º; e Bruno Senna, da Hispania, abandonou.
Michael Schumacher, da Mercedes, deu os primeiros sinais de reação na temporada após as atualizações em seu carro. O alemão conseguiu uma ótima quarta posição, após resistir aos ataques de Jenson Button durante quase toda a prova. O inglês da McLaren terminou em quinto.
A corrida
Apesar das previsões de chuva para o fim de semana, o domingo em Barcelona começou com pista seca, para alegria dos pilotos da RBR. E a largada não teve grandes surpresas. Webber segurou os ataques de Vettel e Hamilton, manteve a ponta e não olhou mais para trás. Alonso ainda tentou o bote sobre o inglês da McLaren, mas teve de se contentar com a quarta posição.
Nono colocado no grid, Massa conseguiu uma boa largada e ganhou duas posições, subindo para sétimo. Quem teve o maior avanço, contudo, foi Barrichello, que pulou de 17º para 12º ao fim da primeira volta. Por coincidência, os dois brasileiros ficaram presos atrás dos carros da Mercedes: Schumacher, em oitavo, segurava Massa, e Rosberg, o 11º, se manteve à frente de Rubinho. Bruno Senna, na problemática Hispania, passou reto logo após o primeiro setor do circuito e abandonou. Di Grassi se manteve na 20ª posição.
A vantagem de Webber na ponta não era tão grande quando a dos treinos, mas lhe garantia o conforto no início da corrida. Pouco depois, o australiano engrenou uma sequência de voltas mais rápidas e, na décima passagem, já abria uma diferença de dois segundos para os rivais. Vettel não mantinha o mesmo ritmo e não conseguia se distanciar de Hamilton.
Quando os carros começaram a parar nos boxes, Nico Rosberg sofreu com um erro de Mercedes: o mecânico responsável pela roda dianteira esquerda não apertou a porca corretamente. Liberado antes da hora, Nico parou o carro e foi empurrado de volta para completar o trabalho. Perdeu duas posições e caiu para 13º.
O companheiro de Rosberg teve mais sorte. Na 16ª volta, Schumacher aproveitou a demora de Button nos boxes para ganhar a quinta posição. O inglês voltou atrás do alemão e deu início a uma briga que, por alguns momentos, injetou um pouco de emoção na corrida. Ainda assim, ficaram evidentes os problemas de ultrapassagem no circuito de Barcelona. Mesmo com o duto aerodinâmico, que aumenta a velocidade nas retas, Button não conseguiu emplacar a manobra. Durante várias voltas, o heptacampeão sempre ficava na linha de dentro, atrapalhando o rival. A disputa acabou permitindo a aproximação de Massa, que vinha em sétimo.
Quem também se deu mal na parada nos boxes foi Vettel. O alemão perdeu a segunda posição para Hamilton. Enquanto isso, Webber continuava absoluto na ponta. Na 36ª volta, o australiano já estava 12 segundos à frente da concorrência. Atrás dele, a procissão. Vettel tentava chegar perto de Hamilton, mas o inglês conseguia manter uma margem confortável acima de um segundo. Os dois, contudo, tiveram problemas com os pneus. O alemão estourou o seu na 54ª volta e caiu para a quarta posição. O inglês assumiria a ponta do campeonato, mas também sofreu um estouro de pneu na penúltima passagem. Melhor para Alonso, que herdou a segunda posição.
Confira o resultado final do GP da Espanha:
1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 66 voltas em 1h35m44s101
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 24s065
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 51s338
4 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1m02s195
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1m03s728
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1m05s767
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1m12s941
8 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 1m13s677
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
10 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
11 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
14 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 2 voltas/acidente
15 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 2 voltas
16 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 2 voltas
17 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 3 voltas
18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 3 voltas
19 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 4 voltas
Não completaram:
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 24 voltas/mecânico
Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 39 voltas/mecânico
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 48 voltas/mecânico
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 66 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 66 voltas/não largou
Melhor volta:
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s357, na 59ª volta