Dinamite roubada por quadrilha em SP é
capaz de explodir três estádios de futebol
Carga foi roubada de caminhão em rodovia na última terça-feira (31) e preocupa polícia
Do Domingo Espetacular
As 2,5 toneladas de dinamite que foram roubadas de um caminhão, na rodovia Fernão Dias – que liga São Paulo a Belo Horizonte -, na última terça-feira (31) são suficientes para explodir o equivalente a três estádios da Fonte Nova, em Salvador (BA).
O engenheiro Manuel Jorge Dias trabalha há 30 anos com material explosivo. Ele participou de dezenas de implosões, entre elas a do Carandiru, em 2002, e a do estádio da Fonte Nova na semana passada. Ele alerta que o arsenal roubado tem uma imensa capacidade de destruição
- Nós teríamos aí a possibilidade de trabalhar com três implosões, ou um pouco mais que isso, de um estádio desse porte [Fonte Nova]. Sem dúvida nenhuma é uma quantidade muito grande que permite associar a um atentado.
De acordo com a polícia, cinco homens que estavam em dois carros conseguiram render o motorista e levar o caminhão para um lugar desconhecido. O motorista e os outros três suspeitos seguiram para o centro de São Miguel Paulista, onde a vítima foi deixada por volta das 8h.
Até o momento, nada foi recuperado. A polícia e o exército se preocupam com o estrago que explosivos desse tipo podem fazer.
A carga pertencia a uma fabricante de explosivos. Entre o material roubado, estão 850 kg quilos de dinamite. Além de centenas de espoletas e cordéis - que são usados como detonadores.
Os investigadores da polícia trabalham com a hipótese de o crime organizado usar o material em outros roubos ou até na fuga de presos.
Esse tipo de explosivo foi utilizado num assalto a uma transportadora de valores em São Paulo há três anos. A mesma tática é frequentemente usada em roubos a caixas eletrônicos por todo o país.