Brasileirão
Conmebol volta atrás, e G-3 do Brasileirão passa a ser outra vez G-4
Pedido da CBF é atendido, e quarto lugar do Campeonato Brasileiro volta a valer uma vaga na Libertadores
GloboEsporte.com / Globo.com
A Conmebol resolveu em reunião nesta segunda-feira (18) devolver uma vaga brasileira na Taça Libertadores. Com isso, o quarto colocado do Brasileirão passa novamente a ter direito a uma vaga na principal competição do continente. A decisão foi tomada depois que a CBF reclamou a perda de um lugar no torneio e teve a requisição avaliada nesta segunda.
O imbróglio começou quando a Conmebol anunciou, há cerca de um mês, que o país do campeão da Libertadores teria uma vaga a menos na edição seguinte, por conta de o próprio campeão ser o ocupante deste posto. O que estava previamente acordado é que o país do vencedor da Copa Sul-Americana teria uma vaga a menos (dada a este campeão).
Como o Internacional é o atual detentor do título da Libertadores, o Brasil perderia uma de suas vagas, mais especificamente a do quarto colocado do campeonato nacional. Isto, entretanto, poderá voltar a acontecer caso algum clube brasileiro seja campeão da Copa Sul-Americana (Palmeiras, Atlético-MG, Goiás e Avaí seguem vivos na disputa).
Como o Santos (campeão da Copa do Brasil) é o quarto colocado e o Internacional (campeão da Libertadores) é o quinto, o Atlético Paranaense, na sexta colocação, atualmente estaria classificado para a competição continental.