JUAN AGUILAR É O 29º RESGATADO NO CHILE...OPERAÇÃO JÁ DURA 21 HORAS

PAULO MELO CORUJA NEWS

Juan Aguilar é 29º resgatado no Chile; operação de içamento já dura 21 horas

Do UOL Notícias*
Em São Paulo
Marina Motomura
Enviada especial do UOL Notícias à mina San José (Chile)
O supervisor Juan Aguilar foi o 29º mineiro resgatado pela cápsula "Fênix", cerca de 21 horas depois do início das operação de içamento dos trabalhadores presos na mina San José.
Ele tem 49 anos de idade e tem dois filhos. Aquilar trabalha há 19 anos como mineiro.
  • AP
Antes dele, foram resgatados outros 28 mineiros, em uma sequência de subidas e descidas da cápsula "Fênix" que começou na noite desta terça-feira (12). Faltam agora 4 trabalhadores, que ainda estão na mina.
28º: O técnico em mecânica Richard Villarroel foi o 28º mineiro a deixar a galeria subterrânea. Villarroel, 26, deixou a casa dos pais no sul do país há dois anos em busca de oportunidades, e nunca contou para a mãe que trabalhava em uma mina. Sua namorada está esperando um filho, que deverá nascer em meados de novembro.
27º: O ex-jogador de futebol Franklin Lobos foi o 27º trabalhador içado da mina San José. Lobos, 53, que recebeu o apelido de "mortero mágico" no futebol, já jogou pelos times La Serena, Cobresal, Deportes Iquique, Santiago Wanderers e Regional Atacama. Com breve passagem pela seleção do Chile na década de 1980, ele abandonou o esporte profissional em 1996. Na mina San José, ele trabalhava como motorista de caminhão havia cinco meses.
26º: O mineiro Claudio Acuña, que fez aniversário dentro da mina, foi o 26º a ser resgatado, por volta das 18h50. O mais novo de oito irmãos, Acuña trabalhava na mina San José havia apenas três dias quando o acidente de 5 de agosto prendeu o grupo de 33 trabalhadores em uma das galerias subterrâneas. No último dia 9 de setembro, o trabalhador comemorou seu 35º aniversário com os 32 colegas dentro da mina. Como presente, sua namorada Fabiola Araya lhe enviou uma camiseta autografada do time Colo Colo. Acuña também antecipou os planos e pediu Araya em casamento por carta enviada desde a mina. Os dois são namorados há seis anos.