Santa Helena
Prefeita deve explicar caso das canecas até quarta-feira
MP-PR estipulou o prazo para que Rita Maria Schimidt dê explicações sobre o processo de compra dos brindes que foram distribuídos como presente de natal para os idosos
Gazeta do Povo
A prefeita de Santa Helena, no Oeste do Paraná, Rita Maria Schimidt (PP), tem até quarta-feira (27) para explicar ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) como foi realizada a compra de duas mil canecas, que foram distribuídas como brinde para os idosos no último Natal. O MP-PR quer cópia dos contratos de licitação, compra e notas fiscais das operações, mas a prefeitura pediu a devolução dos brindes. Segundo o telejornal ParanáTV, da RPCTV, até esta segunda-feira (25), pelo menos 200 canecas já haviam sido recolhidas.
O imbróglio com as canecas começou após uma denúncia feita pela oposição. Cláudio Martinelli, presidente do diretório municipal do PMDB, diz que Rita adquiriu as canecas com dinheiro público e fez a distribuição aos idosos para se promover. Já Edimar Santin (PSDB), vice-prefeito, afirma que essa foi uma forma de demonstrar respeito pela população e que não havia a intenção de promoção pessoal. A prefeitura pagou R$ 33,8 mil por duas mil canecas, o que corresponde a R$ 16,90 por brinde.
Enquanto o caso não se resolve, são os idosos que se incomodam. Muitos acham humilhante devolver o presente um ano depois de recebê-lo. Alguns idosos não querem devolver o brinde e outros ficam preocupados com a situação, já que a caneca se quebrou.
As canecas vão ficar guardadas no Centro do Idoso até sair uma decisão judicial.