LIDER DE RICHA DIZ QUE PESSUTY QUER ENTREGAR O PORTO

PAULO MELO CORUJA NEWS

Transição

Líder de Richa acusa Pessuti de querer entregar o Porto

Deputado tucano afirma que governo tenta devolver concessão à União em troca do uso de recursos da autarquia
  Ivan Santos

Traiano: tucano quer movimento para barrar “federalização” (foto: Valquir Aureliano)
O futuro líder do governo Beto Richa na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), acusou ontem o governador Orlando Pessuti (PMDB) de querer entregar a concessão do Porto de Paranaguá à União, em troca do uso de parte dos recursos da autarquia para obras e projetos da atual administração nesse final de mandato. A denúncia é mais uma de uma série de divergências que vêm emperrando a transição para o novo governo.

Os portos brasileiros são controlados pelo governo federal. Em alguns casos, como no Paraná, eles são administrados pelos estados em regime de concessão. Segundo informações oficiais, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), autarquia estadual que gere os portos paranaenses, teria em caixa atualmente cerca de R$ 450 milhões.

O governador Orlando Pessuti já confirmou que pretende usar parte desses recursos para obras e projetos da atual administração. Entre eles, a construção de uma rodovia interportos, com 145 quilômetros ligando os Portos de Paranaguá e Antonina e também entre os futuros terminais de Imbuguaçu e Pontal do Sul.