O QUE FAZER COM ALIADOS, E A OPOSIÇÃO?

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Walter

Walter

Dutra: gostaria que governo e oposição não tivesse clima de 'Fla x Flu'

Foto JOSÉ EDUARDO DUTRA
O prediente nacional do PT, José Eduardo Dutra, declarou nesta quarta (3) queo governo e a oposição deverão ter uma postura de diálogo no governo Dilma Rousseff. “A oposição é fundamental, mas eu gostaria que tivesse um pouco menos de clima de Fla-Flu: aquele confronto pelo confronto, de que tudo que vem do governo, a oposição bate e tudo que vem da oposição o governo não deixa aprovar”, delcarou. Ele disse ainda esperar que pessoas com o perfil político do senador eleito Aécio Neves (PSDB) adotem ações de diálogo maior com o governo. “O Aécio tem um perfil, e sua própria trajetória política é uma forma de ajuda a evitar esse clima.”

Oposição responde declaração de Lula

Os senadores de oposição responderam nesta quarta (3) às declarações do presidente Lula, que os acusou de terem feito “política do estômago” durante seu governo. Para o líder da oposição no Senado, Álvaro Dias (PSDB), Lula contou com adversários “generosos”. “A oposição que o presidente Lula teve foi a que todo presidente pede a Deus. Foi excessivamente generosa, responsável e construtiva. O que incomoda o presidente, até hoje, foi a única derrota que ele teve: a derrubada da CPMF”, disse o líder. Já o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Demóstenes Torres (DEM), disse que se não fosse pela “benevolência” da oposição, na época dos escândalos do mensalão, o presidente não teria terminado o mandato. “A oposição foi condescendente com Lula, leniente. O presidente não se ressente da qualidade da oposição e, sim, de existir oposição a ele”.

SP: prefeito agredido sai da UTI

Foto ANTONIO VACA
O prefeito de Borebi, em São Paulo, Antonio Carlos Vaca (PSDB), 64, continua internado após ser agredido por dois integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra na noite de domingo (31). Porém, ele deixou a UTI após passar por uma cirurgia na cabeça. Segundo a família, Vaca sofreu um traumatismo craniano, mas já está consciente. O prefeito foi agredido em frente a sua casa por integrantes do MST que comemoravam a vitória de Dilma Rousseff (PT). "A recuperação está melhor do que se esperava. Ele só não lembra o que aconteceu", disse a esposa, Leila Ayub Vaca.

Países assinam acordo sobre extradição

Ministros e representantes do Brasil, Espanha, Portugal e Argentina assinaram nesta quarta (3) um acordo para simplificar e agilizar os procedimentos para a extradição de pessoas e favorecer o controle da criminalidade além da fronteira. O denominado “Tratado de Compostela”, assinado na cidade espanhola de Santiago de Compostela, reduz o tempo de tramitação das extradições entre os países envolvidos. Passa a ser necessário apenas um formulário bilíngue espanhol-português que se enviará por e-mail. O acordo foi assinado pelo consultor jurídico do Ministério da Justiça do Brasil, Rafael Thomaz Favetti, e pelos ministros da Justiça de Portugal, Alberto Martins, e da Espanha, Francisco Caamaño, e pela coordenadora-geral do MJ, Segurança e Direitos Humanos da Argentina, Adriana Alfonso.

Obama: 'fizemos progresso, mas nem todo mundo sentiu'

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta (3), durante coletiva na Casa Branca, que o a derrota do Partido Democrata nas eleições legislativas de ontem (2) mostra que os americanos estão frustrados com o ritmo da recuperação econômica. Os republicanos conseguiram obter o controle da Câmara dos Representantes e diminuir a maioria democrata no Senado. "Fizemos progresso, mas nem todo mundo sentiu. Eu assumo a responsabilidade por isso", disse, se referindo à lenta recuperação da economia americana. Ele pregou ainda a cooperação entre democratas e republicanos. "Não será nada fácil, mas poderemos construir pontes. É a razão de termos dois partidos”.
Fotografia é história
A “linha-dura” toma posse

Esta é a imagem de um dos momentos menos democráticos da história do Brasil: a posse do general Emílio Médici na Presidência da República, somente possível por uma seqüencia de golpes contra a legalidade. 30 de outubro de 1969. Como foiAinda me recordo da cerimônia de clima denso e tenso realizada do segundo andar do Palácio do Planalto na manhã. Médici recebia a faixa presidencial dos membros da Junta Militar que tomou o comando do país em 31 de agosto daquele ano, em decorrência do afastamento do então presidente, marechal Arthur da Costa e Silva, vitimado por uma trombose cerebral. Para impedir que um civil ocupasse a chefia da Nação, decretou-se a extinção do mandato do presidente e do vice Pedro Aleixo, deputado por Minas Gerais. Com os dois cargos declarados vagos, assumiu o poder a Junta Militar composta pelo almirante Augusto Rademaker, o brigadeiro Márcio de Sousa Melo e o general Lira Tavares, ministros da Marinha, da Aeronáutica e do Exército. O Congresso Nacional, fechado há dez meses pelo Ato InstitucionaI Número 5 – mudança na Constituição que permitia a Costa e Silva qualquer ação para manter-se no poder – foi reaberto para eleger Garrastazú Médici, um dos líderes da chamada “linha dura” e que apoiara o golpe militar que depôs João Goulart, em 1964. Orlando Brito.

Primeiro suplente deve assumir hoje vaga de Romeu Tuma no Senado

Foto ALFREDO COTAIT
Com a morte do senador Romeu Tuma (PTB), o seu primeiro suplente, Alfredo Cotait (DEM-SP), assume nesta quarta (3) sua vaga no Senado. Ao assumir, Cotait deixou a secretaria de Relações Internacionais do município de São Paulo. Ele ficará no cargo até o dia 31 de dezembro, quando acabaria o mandato de Tuma.

SP: Alckmin pretende criar secretaria para tratar de questões metropolitanas

Foto GERALDO ALCKMIN
O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quarta(3) que pretende criar uma secretaria para tratar de questões metropolitanas. Ao lado do atual governador, Alberto Goldman (PSDB), Alckmin disse que três modelos estão sendo estudados: a criação de uma nova secretaria, a fusão de várias pastas ou a formação de um comitê intersecretarial que centralize questões relacionadas ao desenvolvimento e ao transporte público nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

Anatel: audiência pública não atrai

A Agência Nacional de Telecomunicações não conseguiu atrair os cidadãos para o debate sobre os índices de reajustes nos telefones fixos e móveis. Das cerca de 40 pessoas que participaram da audiência pública nesta quarta (3), na sede da Anatel, em Brasília, alguns eram funcionários da própria agência, e os outros representavam operadoras de telefonia ou empresas de consultorias e sindicados do setor. A proposta da Anatel é criar um novo fator de produtividade para que as ligações entre telefones fixos e móveis tenham suas tarifas reduzidas. A população pode conhecer a proposta e fazer sugestões no site da agência. A consulta pública estará disponível até o dia 12 de novembro.

Dirceu: estarei 'à disposição' do PT

Foto JOSÉ DIRCEU
O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), afirmou nesta quarta (3), durante entrevista na Rádio Bandeirantes, que  o presidente Lula  deve se recolher quando deixar o governo. "Ele vai se recolher. Ele tem um papel no mundo, ele vai continuar viajando, ajudando os partidos de centro-esquerda no mundo a crescer", afirmou. Quando questionado sobre quem seria o "José Dirceu de Dilma" no próximo governo, ele respondeu: "Arrisco dizer que não haverá outro Zé Dirceu". Ele afirmou ainda que estará "à disposição" do PT ou do governo no que for solicitado.

Foi celebrada em São Paulo, missa de 7º dia de Romeu Tuma

A missa de sétimo dia do senador Romeu Tuma foi realizada nesta quarta (3) no santuário São Judas Tadeu, em São Paulo. O corpo de Tuma foi enterrado na última quarta (27) no cemitério São Paulo, na zona oeste da capital paulista.

Câmara e Senado tentam reiniciar votações interrompidas pela campanha

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal tentam reiniciar agora à tarde as votações, interrompidas no mês passado devido à campanha eleitoral. Pela manhã, por falta de quórum, foram canceladas todas as reuniões que estavam marcadas nas comissões das duas Casas. À tarde, porém, além das sessões plenárias, há reuniões marcadas em comissões como a Mista de Orçamento e a de Constituição e Justiça do Senado.