QUASE DOBRAM CASOS DE DENGUE NO PAÍS

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Sponholz

Sponholz

Confaz autoriza SP e DF a parcelarem dívidas de ICMS

O Conselho Nacional de Política Fazendária autorizou que o estado de São Paulo e o Distrito Federal parcelem dívidas relacionadas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. As unidades da Federação poderão conceder parcelamentos em até 100 meses de débitos fiscais decorrentes dos dois tributos, cujos fatos geradores tenham ocorrido até o dia 31 de dezembro do ano passado.

Brasileiros se preocupam com compras on-line e internet banking

Segundo o Índice Unisys de Segurança, mais da metade dos brasileiros é seriamente preocupada com a segurança em relação às compras on-line ou internet banking. Enquanto 31% dos brasileiros se dizem “muito preocupados”, outros 20% declaram ser “extremamente preocupados” quanto ao assunto. A pesquisa mostrou ainda que 26% dos brasileiros são pouco preocupados enquanto 20% se declaram despreocupados com a segurança em shopping on-line ou internet banking. Os números retratam a alta preocupação também com a segurança dos computadores em relação a vírus e spams, com 60% dos brasileiros se dizendo extremamente ou muito preocupados com isso.

Casos de dengue quase dobram no País

O número de casos de dengue no Brasil, até o dia 16 de outubro deste ano, chegou a 936,2 mil, acima dos 489,8 mil contabilizados pelo Ministério da Saúde no mesmo período do ano passado. Neste ano, 14,3 mil foram considerados graves, enquanto no ano passado foram 8,7 mil nesta condição. As mortes provocadas pela doença atingiram 592 em 2010, contra 312 óbitos registrados em 2009, até meados de outubro. Um dos principais motivos apontados pelo ministério para o aumento do número de casos foi a volta da dengue tipo 1, que havia predominado no País até o final da década de 90. Outros problemas são as condições precárias de saneamento básico e coleta de lixo e falta de abastecimento de água em alguns municípios.

Votação sobre royalties do pré-sal deve ser em 2011

Foto MINISTRO ALEXANDRE PADILHA
O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) informou na última semana, que seu objetivo é fazer com que a Câmara dos Deputados conclua a votação dos projetos que tratam do novo marco regulatório do pré-sal ainda este ano. Porém, ele ressaltou que a emenda que trata da partilha dos royalties deve ser deixada para a próxima legislatura. "O mais adequado é que essas questões sejam tratadas de forma separada, que a gente garanta o que é prioridade, que é o modelo de partilha do pré-sal, para que se inicie o processo de licitação dos poços do pré-sal, para que essa riqueza venha para a União, venha para o Estado brasileiro", afirmou.

14 de novembro, MEC: 80 anos!

Nelson Valente fala em seu artigo sobre a história a história do MEC, que teve início no dia 14 de novembro de 1930, quando nasceu o Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública. “O MEC tem sido marcado por uma intensa descontinuidade. Houve ministros, como é o caso do professor Gama e Silva, com apenas nove dias no cargo. Em compensação, Gustavo Capanema ficou 11 anos, o que pode ser explicado pelo fato de ter pertencido ao governo Vargas, caracterizado por um período de 15 anos (somente no período republicano, passaram pelo Ministério da Educação aproximadamente 40 ministros, o que é inaceitável)”.
Fotografia é história
Leveza e candura

Aula de balé em uma escola de artes na capital da Sicília, na Itália. 1977. Como foiCerta vez, um colega jornalista argentino, revoltado com uma malandragem que lhe fizeram, mandou-me um e-mail dizendo-se desiludido com a humanidade: - a melhor coisa do mundo não são as pessoas. São os animais e a natureza, por exemplo. Discordei, ponderando que a figura humana é que ponteia o planeta de sentimento e emoções, de leveza e candura. E para colocar por terra a teoria dele e evidenciar a minha, enviei-lhe essa foto aí, que fiz em Palermo, de crianças numa aula de dança clássica. O “hermano”  devolveu-me a mensagem dizendo que a beleza não estava incluída em sua afirmação. Orlando Brito.

Ezequiel isenta a produtora Fabrika

Foto EZEQUIEL NASCIMENTO
O presidente do PDT-DF, Ezequiel Nascimento, isentou neste domingo a produtora de tevê Fabrika de qualquer irregularidade na transferência de recursos do PSDB para financiar a campanha presidencial de Cristovam Buarque (PDT), em 2006. Ele esclareceu também que a produtora trabalhou na campanha de Cristovam e não para Alckmin. Segundo o presidente do PDT-DF, a Fábrika apenas emitiu as notas fiscais. O então candidato tucano Geraldo Alckmin investiu na campanha do candidato do PDT a presidente para tentar tirar votos do presidente Lula, que disputava a reeleição. Ezequiel foi quem revelou o financiamento tucano da campanha do PDT. Em nota, hoje, Ezequiel Nascimento afirmou ter feito as revelações em um momento de divergências partidárias internas e sob a "carga emocional" devido a "um pequeno grupo que tenta, de forma antidemocráticao, desqualificar os avanços e conquistas da atual gestão do partido no Distrito Federal". Ele lembrou que o número de filiados cresceu 150% no DF o PDF dobrou o número de votos e elegeu pela primeir vez um deputado federal no DF.

A república proclamada por acaso

Em seu artigo deste domingo (14) Carlos Chagas comenta a proclamação da República comemorada no dia 15 de novembro, e citaHélio Silva, que, segundo ele é um dos maiores historiadores brasileiros, e titulou um de seus vários livros de "A República não viu o amanhecer". Segundo Chagas, o historiador “contou em detalhes, fruto de muita pesquisa, que a República foi proclamada por acaso. As lições daquele episódio não devem ser esquecidas.”

Sponholz

Sponholz

Aos 80 anos, Silvio adia aposentadoria

Luciana Prezia/Contigo Foto SILVIO SANTOS DIZ QUE NOTÍCIA DA FRAUDE FOI UM BAITA SUSTO
O apresentador de tevê Silvio Santos, dono do SBT e controlador do Banco PanAmericano, que protagonizou um escândalo de fraude esta semana, revelou à revista Veja desta semana a sua decisão de adiar a aposentadoria, apesar dos 80 anos de idade. Ele nega que tenha quebrado: "Eu não. Meu banco quebrou. A holding não foi afetada, continua muito saudável, as empresas estão bem administradas e com excelente valor de mercado", garantiu ele ao diretor de redação da revista, Eurípedes Alcântara. Ele conta a própria reação quando soube do problema: "Disseram-me que o Banco Central já estava trabalhando lá dentro fazia três semanas e que tinha sido encontrado um rombo contábil bilionário. Foi um baita susto. Como o Banco Central estava havia três semanas em meu banco e não me informam de nada? E as auditorias que davam tudo como perfeito?"

'IstoÉ' e as sete vidas de José Sarney

IstoÉ Foto JOSÉ SARNEY E SUA ÍMPAR CAPACIDADE DE RENASCER
A revista IstoÉ desta semana publica reportagem de Otavio Costa sobre o fortalecimento político do senador José Sarney, registrado que uma vez mais o ex-presidente mostra sua capacidade ímpar para renascer politicamente e já é cotado para continuar na presidência do Senado - muito embora, a esta coluna, ele tenha declarado que não vai mais concorrer ao cargo. Ainda no campo político, a revista mostra, em reportagem de Luiza Villaméa, um pouco mais sobre a mãe e a tia da presidenta eleita Dilma Rousseff, que se preparam para viver em Brasília e mudar a rotina do Palácio Alvorada.

Mosquito estéril é a nova arma contra a dengue

Cientistas britânicos criaram um mosquito geneticamente modificado que, por transmitir um gene assassino, pode eliminar a população de insetos causadores da dengue. A empresa chamada Oxitec fez um pequeno teste de campo nas ilhas Cayman, no Caribe. Foram liberados na natureza, 3 milhões de mosquitos geneticamente modificados, que reduziram em 80% a população de mosquitos "Aedes aegypti" num prazo de seis meses, numa pequena área. A Oxitec, com sede em Oxford, está negociando com autoridades de vários países, inclusive Brasil, Malásia e Panamá, para realizar testes mais amplos.