UMBERTO COSTA É O LIDER DO PT NO SENADO

PAULO MELO CORUJA NEWS

BLOG DO ESMAEL

Rossoni não consegue emplacar nome na Paraná Ambiental

Rossoni perde musculatura.
O deputado Valdir Rossoni (PSDB) começou colecionar as primeiras derrotas deste ano. O galalau tucano não conseguiu fazer o presidente da Paraná Ambiental. O governador Beto Richa (PSDB) vetou o nome apresentado pelo faminto Rossoni por questões óbvias.
Empresário do setor madeireiro, Rossoni e os sócios no empreendimento Guararapes, no município de Palmas, estão tiriricas da vida com Beto.
Aliás, esse foi o segundo veto a gente ligada ao presidente do PSDB. Na semana passada, o governador havia brecado Paulinho Dalmaz na diretoria-geral do Departamento de Estrada e rodagem (DER). Teve que se contentar com uma diretoria do Porto de Paranaguá.

Bancada do PT escolhe Humberto Costa para líder no Senado

do G1
Líder Humberto Costa.
Depois de quase três horas de reunião, a bancada do PT no Senado anunciou nesta terça-feira (11) que o senador pernambucano Humberto Costa será o novo líder do partido na Casa. Ex-ministro da Saúde na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Costa passará a ocupar as funções a partir de fevereiro, quando a casa retomará os trabalhos e os novos senadores tomarão posse.
Os integrantes da bancada decidiram marcar uma nova reunião, para o próximo dia 27, a fim de discutir as indicações para os demais cargos da mesa do Senado.
A razão para os senadores do PT se reunirem em pleno recesso parlamentar é decorrência da estratégia do partido de iniciar o quanto antes as negociações pelos demais cargos da Mesa e das comissões permanentes da Casa.

Bertoldi só está magoado com Beto

Osmar Bertoldi.
A assessoria do deputado estadual Osmar Bertoldi (DEM) entrou em contato com o blog para jurar que, diferente do que foi publicado hoje, ele mantém apoio à candidatura de Valdir Rossoni (PSDB) à presidência da Assembleia. No entanto, a assessoria não contestou a informação segunda qual o parlamentar estaria “de mal” com Beto Richa (PSDB) porque não foi convocado para um cargo no governo do estado.
De acordo com informações colhidas na Assembleia, Bertoldi estaria propenso a pedir licença do mandato para abrir a vaga ao primeiro suplente Bernardo Carli (PSDB), o Bê, um dos mais novos desafetos do governador tucano.

Cunhado de Geraldo Alckmin acusado de tráfico de influência

da Agência Estado
Ações do cunhado podem complicar Alckmin. Foto: Epitácio Pessoa/AE.
Depoimentos colhidos pelo Ministério Público de São Paulo e obtidos com exclusividade pelo estadão.com.br revelam os passos e a influência do empresário e lobista Paulo César Ribeiro, cunhado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), junto a administrações municipais, inclusive a de Pindamonhangaba, Vale do Paraíba. O Ministério Público investiga Ribeiro, irmão de Lu Alckmin, mulher do governador, por suspeita de tráfico de influência.
O nome Paulo Ribeiro aparece em planilha de propinas apreendida pela promotoria.
Genivaldo Marques dos Santos, ex-diretor da empresa Verdurama, contratada pela administração João Ribeiro (PPS), prefeito de Pindamonhangaba, afirma ter sido ameaçado de morte. Ele está colaborando com a investigação do Ministério Público.
Paulo Ribeiro foi alvo de buscas da promotoria na manhã de 27 de dezembro. Oficiais da Polícia Militar, que trabalham no gabinete militar da Procuradoria Geral de Justiça, vasculharam a residência e um escritório do lobista.

PT e PMDB se reúnem para tentar minimizar crise e adotam discurso de paz

da Folha.com
Lideranças do PT e PMDB se reuniram nesta terça-feira para tentar mudar a imagem de crise entre as duas legendas.
Depois de encontro com os ministros Luiz Sérgio (Relações Institucionais) e Antônio Palocci (Casa Civil), o vice-presidente da República, Michel Temer, e o líder do partido, Henrique Eduardo Alves (RN), seguiram para um almoço com Marco Maia (PT-RS), atual presidente da Câmara, com o líder Paulo Teixeira (PT-SP) e com o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
O discurso agora é de “paz”. “O objetivo desse almoço foi revigorar as relações entre PT e PMDB. Acabar de uma vez por todas com a impressão que há uma crise. Fazemos parte do mesmo governo, por isso temos que nos acertar, para a família não ficar em crise”, disse Odair Cunha (PT-MG), um dos coordenadores da campanha de Maia para a presidência da Câmara

Paulo Bernardo pede planilha de custos de provedores de internet

da Agência Brasil
O ministro Paulo Bernardo.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pediu hoje (11) na reunião com provedores de internet banda larga que apresentem as planilhas de custos e as reivindicações do setor para que sejam inseridos na discussão em torno da implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). O objetivo traçado pela presidenta Dilma Rousseff é que o plano ofereça internet de alta velocidade em todo o país com o menor custo possível, segundo destacou o secretário de Telecomunicações do ministério, Nelson Fujimoto. Depois da primeira reunião com os provedores, o ministro Paulo Bernardo disse que “o governo não tem poder para interferir em todos os setores envolvidos”, mas “vai fazer ponderações” para garantir o sucesso do PNBL. Entre as reclamações levadas ao governo, os provedores citaram diferenças de preços cobrados pelas companhias de energia elétrica para uso dos postes da rede de distribuição. Segundo Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), enquanto algumas empresas cobram R$ 2 pelo uso de cada poste, para passagem dos cabos de internet, outras chegam a cobrar até R$ 9 reais.
O preço dos boletos bancários também foi apontado como um custo elevado para a prestação do serviço. Segundo o presidente Anid, as tarifas bancárias podem representar até 10% a mais no preço da mensalidade paga pelos usuários. Os custos de interconexão também foram apontados como altos pelos provedores.
O ministro disse ainda que a oferta de crédito foi outra necessidade apresentada pelos provedores de internet. O segmento pode contar com linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para capital de giro, que não podem ser usadas para investimentos. A ideia é criar um fundo garantidor de investimentos voltado para o setor. A Telebrás deverá ajudar na viabilização da oferta de internet banda larga, ampliando o uso da própria rede de fibras óticas da estatal.
O ministro das Comunicações prevê que o PNBL “comece a andar” em um ano. A linha de trabalho deverá estar definida entre maio e junho. Estão cadastrados na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) 2,3 mil provedores de serviços de multimídia que oferecem internet por banda larga. O PNBL pretende conectar à rede de computadores 1.173 cidades que ainda não contam com esses serviços.

Beto presidente do Brasil; Fernanda senadora

Tucanos paranaenses sonham alto: a presidência da República.
Tucanos de boa plumagem no Paraná começaram o ano alto. Nem bem o governador Beto Richa assumiu o governo eles já pensam no projeto de fazer o moço presidente do Brasil em 2018. Na posse do dia 1o de janeiro uma faixa estendida nas cercas da Assembleia Legislativa dava o recado sobre o tamanho da ambição dos tucanos paranaenses: “Beto Richa presidente do Brasil!”.
A engenharia, segundo uma fonte no Palácio das Araucárias, seria fazer da primeira-dama, Fernanda Richa, senadora da República já em 2014. Tudo para abrir-lhe o caminho rumo a Brasília.
O diabo é que a vaga para disputar o Senado daqui a 4 anos também é prometida ao deputado Gustavo Fruet (PSDB), que tende a ser preterido na disputa pela prefeitura de Curitiba.

Petistas avaliam nomes para ocupar cargos na Mesa e nas comissões do Senado

da Agência Brasil
Os senadores eleitos pelo PT passaram a manhã de hoje (11) avaliando os nomes que vão compor a liderança do partido, a partir de fevereiro, e os que ficarão com a 1ª vice-presidência do Senado e a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Segundo o deputado Humberto Costa (PE), eleito em outubro para o Senado, não está descartado o adiamento da escolha do 1º vice-presidente e dos representantes do PT nas comissões permanentes.
Costa informou à Agência Brasil que, na reunião da bancada, prevista para as 15h, colocará seu nome para avaliação dos colegas, mas ressaltou que as “conversas preliminares” entre os senadores eleitos é que definirão se as escolhas serão adiadas.
“O ideal seria que escolhêssemos hoje o nome do novo líder da bancada para que ele pudesse, a partir daí, conversar e buscar o entendimento para as indicações dos cargos. Mas vamos ver como será o encaminhamento na reunião”, disse Costa. Para ele, se for preciso, o ideal seria marcar a próxima reunião para o dia 24 próximo. 

João Elísio nega rompimento com Beto Richa

João Elísio continua amigo.
O ex-governador João Elísio Ferraz de Campos negou nesta terça-feira (11) que tenha rompido com o governador Beto Richa (PSDB). O blog registrou ontem (10) que havia um ruído entre o tucano e seu ex-coordenador-geral de campanha por causa de cargos na Copel (Companhia Paranaense de Energia).
Segundo João Elísio, a relação entre ele e o governador Beto Richa continua tudo mil maravilhas.

Joel Benin: Quem tem boca vai a Roma

Joel Benin faz apresentação na Itália. Foto: Marcel Rizzo/IG.
O paranaense Joel Benin, assessor especial do Ministério do Esporte, embarca no próximo sábado (16) para Roma, na Itália, onde faz palestra no seminário: “O Brasil e os grandes eventos esportivos – Copa Mundial de Futebol de 2014 e Olimpíadas de 2016″. O evento será promovido pelo Instituto Italiano para o Comércio Exterior – Departamento para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália.
Fluente no italiano, Benin brinca com a convocação para representar o ministro Orlando Silva na exterior: quem tem boca vai a Roma.
O assessor do Ministério do Esporte abordará os seguintes eixos na apresentação da semana que vem:
1- Ações e Investimentos do Governo Brasileiro para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016;
2- Modelo de Governança – Gestão; e
3- Legados da Copa 2014 e Olimpíadas 2016.

Deputados indignados com privilégios de Rossoni e Traiano no governo

* Parlamentares contrários à dupla reforçam 3ª via
Nomeações de Rossoni e Traiano vitaminam terceia via na ALEP.
É grande a indignação dos deputados estaduais com os colegas tucanos Ademar Traiano e Valdir Rossoni. Rossoni, que é presidente estadual do PSDB, e Traiano, líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, estão tendo liberdade para abocanhar quase todos os 3,5 mil cargos comissionados disponíveis no governo.
Na mesma proporção que aumenta o apetite da dupla pelos cargos também aumenta a resistência ao nome de Rossoni na disputa pela presidência na Assembleia.
“Só o Rossoni e Traiano estão indicando nomeações no governo”, indignou-se um parlamentar, que não quis se identificar porque também ainda luta por um quinhão.
“Vamos dar o troco na eleição da mesa”, contenta-se outro ouvido pelo blog.
A revolta é maior dentro do PMDB cuja legenda aderiu ao governo tucano mesmo depois de, formalmente, apoiar a candidatura de Osmar Dias (PDT) nas eleições passadas.

Zezinho do Sabará é o novo vereador de Curitiba

Tomará posse hoje à tarde, na Câmara Municipal de Curitiba, o primeiro suplente Zezinho do Sabará (PSB). Ele assumirá a cadeira deixada pelo vereador Mário Celso Cunha (PSB), que foi alçado à Secretaria da Copa no governo de Beto Richa (PSDB).

Lula receberá novamente o título de presidente de honra do PT

via Portal Vermelho
Lula reassume presidência de honra do PT.
O Partido dos Trabalhadores informou nesta terça-feira (11) que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, receberá novamente o título de presidente de honra do partido. A entrega do título honorífico será realizada durante a celebração do 31º aniversário de fundação do partido, segundo informou o PT em comunicado. O ato político acontecerá em Brasília no próximo dia 10 de fevereiro.
O presidente da legenda, José Eduardo Dutra, informou na nota que “é provável” que a presidente Dilma Rousseff também participe do evento.
Lula foi um dos fundadores da legenda em 1980 e ocupou a presidência do partido até 1994.
Com informações das agências

Osmar Bertoldi vai pedir licença na Assembleia; assumirá Bernardo Carli

Bernardo deverá assumir na ALEP.
O deputado estadual Osmar Bertoldi (DEM), um dos descontentes com o governador Beto Richa (PSDB), reafirmou nesta terça-feira (11) a disposição de licenciar-se na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) depois da eleição da mesa, que acontecerá no próximo dia 1º de fevereiro. Bertoldi, ex-aliado do tucano, está revoltadíssimo porque não foi convocado por Beto para o governo.
Um dos 30 eleitores de Nelson Garcia (PSDB) em contraposição à candidatura de Valdir Rossoni (PSDB) na disputa pela presidência da ALEP, Bertoldi abrirá a cadeira para o primeiro suplente Bernardo Carli (PSDB), o Bê, outro desafeto de Beto Richa.
Bê caiu em desgraça com o governador porque teria apoiado Osmar Dias (PDT) na corrida pelo Palácio Iguaçu.

Assaltantes invadem Armazém da Família e atiram em Guarda Municipal

por Rodrigo Bialli e Tiago Silva, via Portal Banda B
Uma unidade do Armazém da Família, que vende produtos a preços mais acessíveis para famílias de menor renda, no bairro Pinheirinho, em Curitiba, foi invadida por uma dupla de assaltantes fortemente armados no início da manhã de hoje (11). Depois de entrar em luta corporal e balear um agente da Guarda Municipal (GM) que fazia a guarda do estabelecimento, os criminosos roubaram um Fiat Siena e fugiram sem deixar pistas.
Segundo informações repassadas à Banda B pelo cabo Jeferson de Lima, que atendeu a ocorrência, os dois jovens chegaram ao local por volta das 8h45 em posse de duas pistolas e renderam o GM João Rildol (44) que reagiu a abordagem e foi atingido com um tiro nas costas.
Depois de balearem o agente, os criminosos deixaram o armazém levando a arma de Rildol, um revólver calibre 38, e ainda roubaram o Siena de um representante comercial que trafegava pelas ruas no entrono do comércio. O carro foi abandonado a algumas quadras do local. 

Fórum Social Mundial 2011 já está com inscrições abertas

via Portal Vermelho
Estão abertas as inscrições para a 11º edição do Fórum Social Mundial 2011 (FSM). O evento, que ocorre entre os dias 6 e 11 de fevereiro, será em Dacar (Senegal), no campus da Universidade Cheikh Anta Diop. O FSM 2011 vem sendo pensado como um espaço privilegiado para onde deverão convergir experiências acumuladas a partir da edição de 2009, que ocorreu no Brasil, com vistas à superação da crise econômica global iniciada em 2008.
No primeiro dia do evento (6), ocorrerá a Marcha de Abertura. No dia 7 está prevista uma programação especial denominada “Dia da África”. No terceiro e no quarto dia do encontro serão realizadas as oficinas, seminários e palestras. No quinto dia, serão realizadas assembleias preparatórias para o fechamento do Fórum, que ocorrerá no dia 11 de fevereiro com uma grande assembleia geral.
O Comitê Organizador do FSM 2011 faz um chamado especial para pessoas que desejam ser voluntárias no evento. Além do Senegal, serão selecionadas pessoas de países vizinhos (Gâmbia, Guiné, Guiné-Conacri, Mali, Mauritânia), mas também são esperados grupos que venham da Europa, Américas e Ásia. Os interessados serão chamados prioritariamente se tiverem fluência em francês e/ou inglês. Para aqueles que não residem em Dacar, o Comitê não poderá arcar com despesas de passagem e hospedagem. 

Cadê a escolinha de Beto?

O primeiro retrato oficial da nova equipe. Foto: Ricardo Almeida.
Na terça-feira passada, dia 4, o governador Beto Richa (PSDB) convocou a primeira reunião com o secretariado às 7 horas da manhã no Palácio das Araucárias. O encontro serviu para apresentar a equipe com direito à foto oficial em frente ao prédio no Centro Cívico.
Uma semana depois, hoje, não se sabe o que estão fazendo os secretários de Beto.
Ao que consta, o governador ainda está confirmando os nomes para o segundo e o terceiro escalões. Sabe-se, porém, que há uma agenda de posse na Copel (Companhia Paranaense de Energia) neste momento.
Fato concreto é que falta uma escolinha para o tucano mostrar a que veio, bem como à equipe que assumiu o governo.
Pode-se dizer de tudo, inclusive que a finada escolinha de Roberto Requião (PMDB) era uma chatice, mas era um mecanismo importante de transparência administrativa.
Teatro ou não, as reuniões televisionadas nas terças aproximava a equipe aos paranaenses, aos profissionais da imprensa e promovia certa sinergia entre os membros do governo.
Para não parecer que foi apenas um lampejo a realização daquela reunião às 7 horas da manhã, na semana passada, Beto precisará inventar um novo formato de escolinha para comunicar-se com a sociedade.
Mais do que um estilo, é uma exigência em nome da transparência.

Gleisi, uma senadora binacional

por Raymundo Costa, no Valor Econômico
Senadora Gleisi Hoffmann.
Num país governado por uma mulher, a representação feminina do novo Congresso não chega a 10% na Câmara e chega à metade do patamar de 30%, a cota de candidaturas de mulheres exigida aos partidos, no Senado – 8,77% e 14,8%, respectivamente. Mas consagra um outro perfil parlamentar, entre as mulheres, mantendo uma tendência verificada nas últimas eleições. São 45 deputadas e 12 senadoras que devem assumir suas cadeiras, em fevereiro, com interesses, em boa parte, que vão além daqueles que costumavam caracterizar os mandatos das mulheres, como os problemas da infância e da adolescência, para ficar apenas num exemplo. O perfil dessa nova parlamentar é parecido com o da presidente Dilma Rousseff.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) é, sem dúvida, um exemplo bem acabado. Ela é um fenômeno eleitoral, anunciado em 2006, quando esta advogada de 45 anos, sem nunca ter disputado antes uma eleição por pouco não ganha a vaga do senador Álvaro Dias, candidato à reeleição, com uma passagem bem avaliada pelo governo estadual.
Ano passado, Gleisi atropelou os adversários, superando a marca dos 3 milhões de votos, enquanto o ex-governador Roberto Requião (PMDB) suava a camisa para ganhar a segunda vaga, com cerca de 100 mil votos à frente do terceiro colocado, mas quase meio milhão de votos atrás da candidata do PT.
Com a eleição de Gleisi, o Paraná ganhou uma senadora e o Paraguai ganhou uma aliada no Congresso brasileiro. É que os interesses dessa ex-diretora de finanças de Itaipu, mulher do ministro Paulo Bernardo (Comunicações) e desde já virtual candidata ao governo do Estado vai além das linhas que demarcam a tríplice fronteira no extremo Oeste paranaense.
Gleisi Hoffmann veste o figurino da nova congressista

Virada na Assembleia: Rossoni 24 x 30 Garcia

Candidatura de Rossoni na Assembleia deu Proagro.
O blog teve acesso a um mapa com as posições dos deputados estaduais acerca da disputa pela mesa da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Segundo o levantamento, Nelson Garcia (PSDB) teria virado o jogo. Se a eleição fosse hoje ele contabilizaria 30 votos contra 24 do colega Valdir Rossoni (PSDB). A ALEP tem 54 cadeiras.
Para confirmar a veracidade do levantamento, o blog confirmou os números com as principais lideranças da Casa.
A briga dos tucanos promete se acirrar nos próximos dias, pois a disputa pela presidência da Casa ocorrerá somente no dia 1º de fevereiro.

IPVA ENTREGUE EM CASA

PAULO MELO CORUJA NEWS

JOICE HASSELMANN

Famílias deixam de receber Bolsa Família em Maringá

Cerca de 1600 famílias deixaram de receber o benefício do Bolsa Família no ano de 2010, em Maringá, na região noroeste do estado. A redução aconteceu porque em metade dos casos, as famílias tiveram uma melhoria na renda familiar. A outra metade parou de receber o dinheiro porque não fez o recadastramento ou porque não cumpriu algum dos requisitos básicos do programa. Para receber o benefício, além da baixa renda, a família necessita ter as crianças matriculadas na escola e comprovar a frequência nas aulas. Os meninos com até sete anos e as meninas com até 12 anos também devem fazer consultas nos Postos de Saúde a cada três meses. No total 5868 famílias participam do programa em Maringá.

Taxas indevidas continuam a ser cobradas em financiamentos

Comprar um carro financiado está cada vez mais fácil, mas os consumidores precisam ficar atentos às cobranças de algumas tarifas que não são mais permitidas. A Taxa de Abertura de Crédito, a famosa TAC, e a Taxa de Emissão de Carnê, a TEC, por exemplo, não podem ser cobradas. Entretanto muitas concessionárias insistem em realizar a cobrança. O ouvinte da Band News Felipe, que não quer ter o sobrenome revelado, comprou recentemente um automóvel e foi obrigado a pagar a TAC. Segundo o Banco Central essas tarifas não podem mais ser cobradas pelas financeiras. A advogada do Procon, Claudia Silvano, explica que se o consumidor já tiver pago a tarifa, ele tem direito a recebê-la em dobro. O recebimento do dobro da tarifa vale para quem financiou um carro entre 2007 e o ano passado. Para isso é preciso que o consumidor entre com uma ação de repetição de indébito.

IPVA volta a ser enviado para a casa dos contribuintes

Começa no dia 14 de fevereiro o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. Diferente de 2010, neste ano os contribuintes voltam a receber em casa os talões do imposto e não precisam mais retirar o boleto pela internet. A mudança é por causa da redução em 20% na quitação adiantada dos contribuintes que imprimiram o boleto pelo site da secretaria Estadual da Fazenda. O proprietário pode pagar o imposto à vista, com desconto de 5% ou parcelar em até cinco vezes. De acordo com o assessor do departamento de arrecadação da Secretaria Estadual da Fazenda, Marlon Libel, neste ano o valor do imposto pode cair até 3%. 01.11 – IPVA 01 Libel explica que a inadimplência é pequena no Paraná. Ele orienta que além de receber o boleto em casa, o contribuinte ainda consegue fazer impressão pela internet ou em qualquer Banco do Brasil. 01.11 – IPVA 02 O valor do IPVA já pode ser consultado no site www.fazenda.pr.gov.br.

Projeto prevê aumentar altura da Ponte Preta

Para diminuir os acidentes na Ponte Preta, na rua João Negrão, no centro de Curitiba, um projeto prevê aumentar a altura da estrutura, para evitar que os caminhões batam ou fiquem presos no local. Hoje, mais um caminhão não conseguiu passar pela ponte e atrapalhou o trânsito por cerca de uma hora. Os motoristas se confundem porque a maioria das estruturas urbanas possui altura maior que a da Ponte Preta, onde só passam veículos com até 3,6 metros. Segundo o vereador e autor do projeto, Jair Cézar, acidentes como este são bastante frequentes no local. A Ponte Preta é tombada pelo patrimônio histórico. O vereador explica que é possível restaurar e ao mesmo tempo manter as características do local. Ele afirma que elevar em 80 cm a ponte já é suficiente para evitar acidentes.

Prefeitura contesta estudo sobre morte de peixes em Paranaguá

A prefeitura de Paranaguá contesta o resultado divulgado pelo Centro de Estudos do Mar de que os peixes que apareceram mortos na Baía foram despejados no mar. O motivo da divergência tem relação com a hipótese de vazamento químico que foi descartada, de acordo com a nota técnica divulgada ontem pelos órgãos ambientais. Segundo o vice-prefeito do município, Fabiano Elias, alguns agentes químicos foram encontrados na baía e também podem ter relação com as mortes. O vice-prefeito afirma que as duas suspeitas são fortes. Ele explica que outras análises devem ser feitas, com o auxilio da Polícia Federal, para apurar a causa exata das mortes. De acordo com os órgãos ambientais o total de peixes mortos encontrados é de 5 toneladas, mas a prefeitura acredita que são mais de 18 toneladas. Nos próximos 10 dias deve sair uma análise paralela ao Centro de Estudos do Mar, encomendada pela Prefeitura de Paranaguá.

Comitê municipal para a Copa avalia positivamente vistoria da Fifa

Terminou de forma satisfatória a vistoria dos técnicos da Fifa aos campos curitibanos que devem receber os treinos de seleções estrangeiras, durante a Copa do Mundo de 2014. A afirmação é do coordenador do comitê municipal para o mundial, Luis de Carvalho. Segundo ele, apesar de os integrantes da Fifa não darem pistas sobre as decisões, ao que parece há uma boa impressão. Foram vistoriados o estádio Couto Pereira e o CT da Graciosa, ambos do Coritiba Football Club; o CT do Trieste; o Eco-Estádio Janguito Malucelli, do Corinthians Paranaense; o CT do Barcelos, na Cidade Industrial de Curitiba; o CT do Caju, do clube Atlético Paranaense; o CT da Gralha Azul e o estádio Durival de Brito e Silva, ambos do Paraná Clube. Para o coordenador, todos devem ser indicados pela Fifa para uso das seleções. O CT do Barcelos foi indicado de última hora para receber a comissão da Fifa. Mas foi uma escolha do próprio comitê para a visita. Entre os itens analisados, estavam as condições do gramado, a estrutura da sala de musculação e dos vestiários. Ainda não há previsão de quando deve sair um resultado preliminar ou final da vistoria. Curitiba foi a segunda cidade a ser visitada.

Líder de quadrilha ligado ao PCC no Paraná está foragido

Continuam as buscas ao líder de uma quadrilha que agia na região do norte pioneiro do Paraná. Lindomar Fabiano, conhecido como Jipinho, conseguiu fugir de um cerco da polícia de São João da Boa Vista, hoje, de madrugada. A operação é realizada desde ontem, de manhã, e há indícios de que o grupo tinha ligação com o PCC, o Primeiro Comando da Capital, que age dentro e fora dos presídios de São Paulo. Segundo o soldado Valente, da Polícia Civil da cidade, integrantes da quadrilha foram mortos hoje, de madrugada, em um confronto na PR-151. O homem preso, Ismael de Oliveira, estava armado e tentou embarcar em um ônibus para Arapoti, também no norte pioneiro. O líder do bando conseguiu se embrenhar nos campos da região, e, segundo o policial, está cercado. Ainda não se sabe há quanto tempo a quadrilha agia na região. Mas era um grupo extremamente violento. A operação deve se estender por toda a madrugada, já que há indícios que Jipinho deve tentar fugir no meio da noite.

Oposição a Rossoni por enquanto é fogo de palha

O deputado Valdir Rossoni (PSDB) está preocupado. Até agora tinha certeza de que a presidência da Assembleia cairia no colo dele, uma vez que apenas a chapa liderada pelo tucano concorreria. Pois bem, desde a semana passada intensificam-se os rumores de que vem aí uma forte oposição, uma virada que poderia derrubar Rossoni da cadeira da presidência e colocar lá Nelson Garcia, também do PSDB, mas da parte descontente do ninho. É o tal do fogo amigo. Entre os descontentes e que têm bala na agulha está Hermas Brandão, que sabe trabalhar nos bastidores e não entra em embate para perder. Mas, nem Hermas sabe se quer de fato entrar nessa briga. Se ele entrar, Nelson Garcia, que de um modo morno está há 20 anos casa, ganha força (como boneco de ventríloco, é verdade, mas ganha). Caso contrário tudo não passará de fogo de palha.
Historicamente os deputados não gostam de votar em chapa única, em especial se ela for enfiada goela abaixo desde tão cedo como aconteceu com a chapa liderada por Rossoni. Eles gostam de votar e claro negociar com as chapas que apóiam. Rossoni tem errado. Peca pelo excesso de confiança e pouco tato com os colegas e cá entre nós não ganha concurso de miss simpatia. Por tudo isso, se houver um bate-chapa pode ser que Rossoni leve a pior, para qualquer um que tenha apoio por trás dos panos. Mas, por enquanto essa possibilidade é remota…porém não inexistente.

Turistas gastam quantia recorde no litoral do PR

Setenta e cinco milhões de reais. Esse foi o total gasto pelos turistas no litoral do Paraná no último final de semana. O levantamento é do Assindilitoral. Segundo o presidente da associação, José Carlos Chicarelli o cálculo dos lucros acumulados foi realizado entre a última sexta-feira e o domingo. A quantia representa o bom momento vivenciado pelos comerciantes do litoral do Paraná que somente entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro faturaram 250 milhões de reais. O faturamento recorde representa quase o dobro do orçamento dos sete municípios do Litoral somados, e foi 20% maior do que o arrecadado no mesmo período do ano passado. O lucro dos comerciantes foi alavancado pelo aumento de 15% no número de visitantes nas praias neste ano.

40% dos brasileiros estão excluídos dos bancos, aponta Ipea

Da Folha
Mesmo com o crescimento da bancarização no país, cerca de 40% da população brasileira ainda não possui conta em banco. É o que aponta estudo divulgado nesta terça-feira pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Entre as regiões, a Nordeste aparece com o maior índice de exclusão –mais de metade (52,6%) dos habitantes não têm conta.
Na região Norte, o índice também é alto e chega a 50%. Nas regiões mais desenvolvidas economicamente, mais de 60% de sua população foi incluída no sistema bancário –no Sudeste, o percentual é de 65,9%.

Governo quer concluir até maio acordo para banda larga no país

Da Agência Estado
O governo quer concluir até maio as negociações para solucionar os gargalos para colocar em prática o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e cumprir a meta de levar internet rápida por preços populares para 1.163 municípios até o fim do ano. “Até maio devemos ter uma definição”, afirmou hoje o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, após reunião com diversos representantes de provedores de internet.
O ministro se referiu às reivindicações trazidas pelos provedores como os principais entraves para ofertar banda larga com velocidade de 512 quilobits por segundo (kbps) por até R$ 35, que é a meta do governo para massificar o acesso à internet no país. Além do preço médio de R$ 60 praticado no mercado, os altos impostos, a falta de crédito e a burocracia para conseguir linhas de financiamento foram apontados, segundo Bernardo, como as principais dificuldades dos pequenos provedores para aderir ao PNBL.

Em Curitiba, cesta básica acumulou alta de 15,6% em 2010

Em 2010 o valor da cesta básica em Curitiba subiu 15,6%. Só em dezembro o aumento foi de 2,05%. O dado é de uma pesquisa nacional divulga hoje pelo Dieese. Além da capital paranaense, outras 13 das 17 capitais pesquisadas registraram alta superior a 10%. Em Curitiba os produtos que registraram a maior variação no preço foram o tomate e o açúcar com pouco mais de 11% e a carne que subiu 3%. Já a maior queda foi registrada no preço da batata: 27,3%. Segundo o Dieese, o custo mínimo da alimentação para uma família composta por um casal e duas crianças seria de R$ 731,91, o que representa quase UM salário mínimo e meio somente para suprir a alimentação.

Resultado da UFPR sai na sexta-feira

O resultado do vestibular da Universidade Federal do Paraná é divulgado nesta sexta-feira. Hoje (terça) a instituição vai receber do Ministério da Educação as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Neste ano, 10% das vagas são destinadas a alunos que se inscreveram pelo Sistema Unificado, que leva em consideração apenas o desempenho do Enem. O teste também tem um peso de 10% no desempenho final dos estudantes que optaram por fazer a prova da UFPR. A universidade tem 5.540 vagas em 95 cursos. 43 mil e 800 candidatos se inscreveram no processo seletivo. A lista com os nomes dos aprovados estará disponível a partir das duas horas da tarde desta sexta-feira no site nc.ufpr.br O resultado também será impresso no mesmo horário no campus Agrárias da UFPR, onde está programada uma festa para os calouros com banho de lama e música. O endereço é a Rua dos Funcionários, 1.540, no bairro Cabral. Os portões abrem a uma hora da tarde da sexta.

Empresa multinacional de engenharia submarina começa a funcionar em Pontal

Uma empresa norueguesa de engenharia submarina começa a funcionar este ano em Pontal do Paraná, no litoral do estado. A organização vai fazer a construção de estruturas como tubulações e roldanas que serão usadas no transporte do petróleo da camada pré-sal, na Baía de Santos. A empresa já atua no Brasil, no estado do Espírito Santo. Serão produzidos 400 quilômetros da tubulação por ano. Segundo o diretor presidente da companhia, Victor Bonfim, a Baía de Paranaguá foi escolhida porque fica em um local estratégico.

Lindolfo Zimmer assume presidência da Copel

A nova diretoria da Copel tomou posse hoje (terça) em uma solenidade organizada na sede da empresa. O novo presidente, o engenheiro Lindolfo Zimmer, explica que uma das prioridades na gestão dele é aumentar a participação da Copel em leilões de energia em outros estados. Segundo um projeto de lei aprovado na Assembléia Legislativa, a empresa pode entrar como sócia minoritária em consórcios que disputam leilões. Outro projeto prevê o funcionamento da rede de transmissão de dados por fibra ótica. A tarifa ainda não foi definida, mas segundo o presidente ela deve ter preços populares.
O governador Beto Richa participou da solenidade e disse que a implementação da rede de fibra ótica neste ano vai servir também para melhorar o ensino em escolas do interior do estado. A Copel tem um orçamento de cerca de dois bilhões reais em 2011.

Sete mil detentos serão transferidos de delegacias para presídios no PR

Sete mil detentos que estão em delegacias do estado do Paraná serão transferidos emergencialmente para presídios do estado, segundo o governador Beto Richa. Nesta semana foram registradas fugas em delegacias de Umuarama, Araucária e Campina Grande do Sul. Segundo o governador, já há espaço para a transferência de presos condenados de delegacias que estão superlotadas para os presídios.
Na madrugada desta terça-feira, 11 presos escaparam da delegacia de Umuarama. Na segunda, 12 fugiram da DP de Araucária, na Região Metropolitana.

FIFA inspeciona praças esportivas em Curitiba

Quatro estádios de futebol são vistoriados hoje em Curitiba por técnicos da FIFA. Outros quatro centros de treinamento foram visitados ontem. Depois da fiscalização, a equipe técnica vai elaborar um relatório com as condições de cada local. Os campos são cotados para abrigar seleções na preparação para a Copa do Mundo de 2014. Os atletas devem fazer treinos nos locais selecionados antes das partidas oficiais do mundial, que serão realizadas na Arena da Baixada. Ao longo desta terça estão sendo vistoriados o CT Barcelos, na Cidade Industrial, que foi incluído na lista de última hora a pedido da própria FIFA, o CT do Caju, que pertence ao Atlético Paranaense, o CT da Graciosa, que é do Coritiba, além do Ninho da Gralha Azul e do estádio Durival Britto e Silva do Paraná Clube. Entre os itens analisados estão as condições do gramado, a estrutura da sala de musculação e dos vestiários.

Um ano sem Zilda Arns

Amanhã, dia 12, completa um ano da morte da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. A médica pediatra e sanitarista foi uma das vítimas do terremoto que devastou o Haiti, em janeiro do ano passado. Para marcar a data foram programadas homenagens em várias partes do País. Em Forquilhinha, Santa Catarina, que é a cidade natal de Zilda, será feita uma missa amanhã, com a participação da família dela. Também na cidade serão inaugurados quatro memoriais: um em frente à Casa Mãe Helena, sede da Pastoral em Forquilhinha, e os outros três posicionados nas entradas do município. Por causa dessas comemorações na cidade natal da médica, a Pastoral da Criança não marcou missas em Curitiba. No Piauí haverá uma celebração eucarística e em São Paulo será realizada missa, amanhã. Após a morte da médica, a coordenação da Pastoral da Criança passou para as mãos do filho dela, o médico Nelson Arns Neumann. Você ouve agora depoimento dele à BandNews FM, logo após o falecimento da mãe, sobre a continuidade do trabalho na Pastoral.
A reportagem resgatou também o depoimento de Maria da Conceição Oliveira Hamester, a Maria Ceiça, braço direito da Zilda, com quem trabalhou por 22 anos. Maria Ceiça fala sobre o que aprendeu com a médica.
Zilda Arns foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz em 2006. Morreu aos 75 anos, deixando como legado mais de 260 mil voluntários e o trabalho realizado pela Pastoral da Criança.

Aparelho de ar condicionado causa susto no centro de Curitiba

Um fato inusitado parou o centro de Curitiba hoje (terça) pela manhã. Um ar-condicionado, com aproximadamente 250 quilos, quase despencou do 15º andar de um prédio comercial no cruzamento das ruas Avenida Marechal Deodoro e Monsenhor Celso. De acordo com o Coordenador da Comissão de Segurança em Edificações (Cosedi), Hermes Peyerl, a má instalação da base de sustentação é a causa do incidente.
O coordenador diz que os síndicos de condomínios devem exigir que os instaladores tenham um alto grau de capacidade para executar o serviço. Ele acredita que assim a quantidade de acidentes pode ser diminuída.
A calçada e parte do trânsito na Avenida Marechal Deodoro ficaram fechados por quase duas horas. Algumas lojas, que ficam embaixo do prédio, também baixaram as portas durante o trabalho dos bombeiros.

Movimento do Passe Livre denuncia agressões

Do Blog Política em Debate
Militantes do Movimento Passe Livre de Curitiba alegam terem sido agredidos durante reunião do movimento no último sábado, na praça XIX de Dezembro, no Centro Cívico. Segundo a denúncia, por volta das 15 horas, quando discutiam as ações do movimento contra o aumento da tarifa de ônibus na Capital, os militantes teriam sido abordados por um grupo de cerca de seis homens aparentando 15 a 25 anos, a maioria com a cabeça raspada. O grupo teria tentado provocar os integrantes do MPL “com discurso típico de radicais extremistas de direita”. Como não houve resposta, sinalizaram deixar o local, mas um deles teria voltado e acertado um chute em um dos militantes do MPL. “Com a força do golpe, o militante entrou em convulsão e foi agarrado por seu agressor, que continuou a esmurrá-lo. Uma das companheiras foi para cima do agressor para tentar detê-lo e foi esmurrada”, afirma relato de integrantes do MPL. Os dois militantes agredidos foram levados pelo SIATE para o pronto-socorro do Hospital Evangélico. Acionada, a polícia só chegou quando os agressores já haviam fugido.

Reunião vai discutir mudança de horário em jornadas na Repar

Na próxima quinta-feira deve acontecer uma reunião entre a diretoria da refinaria presidente Getúlio Vargas (Repar) e funcionários, e o tema principal será a mudança de horário da jornada de trabalho administrativo na refinaria. Nesta manhã houve uma manifestação envolvendo os funcionários, para pressionar a administração a aceitar a proposta. De acordo com o diretor do sindicato dos petroleiros do Paraná, Anselmo Ruoso Junior, a mudança de horário foi pedida pelos trabalhadores para evitar o trânsito nas imediações da Repar no final do dia. Na reunião da próxima quinta-feira, o sindicato também deve levar à pauta problemas envolvendo o trânsito nas imediações da refinaria. De acordo com Anselmo, os quinze mil trabalhadores correm risco na entrada e saída da Repar, devido ao grande fluxo de veículos.
Na quinta-feira acontece uma votação que deve decidir se a carga horária dos funcionários será realmente alterada, assim como as ações que serão feitas para organizar o trânsito na região.

Arns diz que governo deve substituir contratações do PSS por professores aprovados em concurso

Em entrevista à rádio Band News FM, o vice-governador e Secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns, comentou a situação dos professores do estado que estão sendo demitidos para a contratação de novos professores temporários este mês. Segundo ele, a intenção do governo é substituir as contratações do PSS – Processo de Seleção Simplificado por professores que foram aprovados em concurso.
Flávio Arns negou que o governo esteja demitindo professores que estão em férias. Segundo ele, esse não será o critério a ser adotado.
O Secretário garante que todas as contratações serão feitas antes do início do ano letivo, em fevereiro. Ele criticou a postura do governo anterior de deixar para janeiro o processo de contratação.
Arns também garante que todos os professores que tiveram os contratos temporários encerrados irão receber as verbas rescisórias.


Raio-X em escolas da rede estadual

Está marcada para quinta-feira a segunda reunião para organizar o raio-x das duas mil e duzentas escolas da rede estadual. O levantamento foi solicitado pelo Ministério da Educação. O objetivo é identificar quais prédios estão em situação precária e precisam de reformas ou ampliações.  De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Educacional, Jaime Sunye Neto, uma das escolas que precisa de melhorias está em Maringá. É um colégio que foi incendiado, no dia 27 de dezembro. Outra escola na área rural de Laranjeiras do Sul sofreu um incêndio no laboratório de informática. Segundo ele, a Secretaria da Educação pediu o apoio de órgãos de engenharia do Estado.
A reunião de quinta feira será no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná, o Crea. Além de representantes da Secretaria da Educação e engenheiros, Corpo de Bombeiros, Sanepar e Copel também participam. O levantamento precisa ficar pronto até junho.

Professores dispensados contestam critérios governo

Professores que trabalhavam há 8 anos na secretaria de estado da educação foram dispensados na semana passada, e contestam os critérios utilizados pela nova equipe de governo. De acordo com alguns profissionais que entraram em contato com a reportagem da Band News FM, eles não teriam sido avisados sobre as demissões. Outra reclamação é sobre os critérios do descarte. Profissionais que estivessem em férias seriam dispensados por primeiro, seguidos dos professores que cumpriam 20 ou 30 horas e não poderiam se dedicar em tempo integral à secretaria. Em terceiro lugar, seriam descartados os professores que faziam parte do PDE, que é uma espécie de mestrado oferecido pela própria secretaria. Uma professora que trabalhava na Seéd desde o ano de 2002 e prefere não ser identificada conta que a nova chefe do setor afirmou que a razão para a demissão seria o baixo número de inscritos no processo de seleção simplificada, conhecido como PSS, o que causaria a falta de docentes nas salas de aula neste ano letivo. A profissional contesta o argumento usado pela secretaria.
Tânia Mara Cabral também foi dispensada da secretaria, enquanto estava de férias. Ela reclama que não foi avisada pela nova equipe.
De acordo com Tânia, apenas no setor de educação básica foram dispensados 60 profissionais. A outra professora, que prefere não se identificada, diz que se sentiu desvalorizada com a atitude da nova equipe.
De acordo com a presidente da APP sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, a argumentação de que falta inscritos no processo do PSS não é válida.
Os professores dispensados dos trabalhos na secretaria devem agora voltar para a sala de aula.

Gaeco investiga esquema de fraude em carteiras de habilitação

Quarenta e cinco pessoas foram denunciadas ontem (segunda-feira) pelo Gaeco acusadas de participarem de um esquema de fraude em carteiras de habilitação na região de Maringá, noroeste do estado. O ministério Público acusa os envolvidos de alterarem dados oficiais do Detran e cancelarem multas pendentes para evitar a suspensão das CNHs. Ontem (segunda-feira), o MP divulgou conversas gravadas que comprovam a participação de funcionários do Ciretran no esquema. De acordo com o promotor do Gaeco, Laércio Januário de Almeida, as investigações começaram em março do ano passado, e a equipe demorou seis meses para desvendar alguns códigos que eram usados pelos funcionários nas gravações.
O principal acusado é conhecido por Daco, e parte dele as negociações para agilizar o processo de renovação. Para isso, ele entrava no arquivo de dados do Detran e apagava pendências judiciais que pudessem impedir a renovação da carteira. Ele também agilizava agendamento de consultas e testes, mediante propina. De acordo com o promotor, o Gaeco espera agora que os responsáveis sejam condenados pela justiça.
Os acusados são denunciados por corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informações.

Umuarama registra fugas nesta madrugada

Onze detentos fugiram da Cadeia Pública de Umuarama nesta madrugada após cerrar as grades de uma das celas e escapar pelo teto, por volta das 5 horas da manhã. A delegacia está superlotada, de acordo com o delegado de homicídios da cidade, Edgar Dias Santana. Segundo ele, a capacidade é de 60 presos, mas atualmente abriga duzentos e setenta. Apenas três policiais trabalhavam no momento da fuga e nenhum deles percebeu a ação. Até agora nenhum homem foi recapturado.

13 MORTOS NOS DESABAMENTOS EM SP

PAULO MELO CORUJA NEWS

Sobe para 13 o número de mortos por chuva no Estado de SP

Em São José dos Campos, interior, foram confirmadas 5 vítimas. No Jaçanã, zona norte da capital, mãe e filha foram soterradas

iG São Paulo

Já chegam a 13 os mortos pela forte chuva que atingiu o Estado de São Paulo entre a madrugada de segunda-feira e a manhã desta terça, segundo as últimas informações do Corpo de Bombeiros. A corporação afirma que duas vítimas morreram afogadas e outras 11 foram soterradas. O número ainda pode aumentar já que há desaparecidos.

Imagem aérea mostra o Campo de Marte, que está fechado para pousos e decolagens desde as 6h desta manhã
Foto: AE
Imagem aérea mostra o Campo de Marte, que está fechado para pousos e decolagens desde as 6h desta manhã

Em menos de 24h, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) afirma que a capital paulista foi atingida por 68,8mm de chuva, o equivalente a 29% do esperado para janeiro. Se considerado desde o início do ano, o acumulado representa 93% do previsto.
Na madrugada, foram registrados 76 pontos alagamentos e, nesta manhã, outros 49. Por volta das 14h30, a situação já estava melhor e restava apenas um alagamento ativo (veja aqui). Por conta da chuva, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu o rodízio municipal de veículos durante todo o dia.


Vítimas
A pior situação é a verificada em São José dos Campos, interior paulista, onde, por volta das 23h de segunda-feira, um deslizamento de terra matou 5 pessoas. Segundo informações da Defesa Civil Estadual, casas localizadas no alto do morro, no bairro de Rio Comprido, cederam e foram levando as residências de baixo, em um efeito dominó.
Mais de 20 bombeiros foram ao local. Entre as vítimas, estariam uma criança de 3 anos e dois adolescentes. Há a informação de que duas pessoas sobreviveram e foram resgatadas com múltiplas fraturas pelo corpo.

Idoso morre em deslizamento na divisa de Capão Redondo com Embu
No Jaçanã, zona norte da capital paulista, uma casa foi atingida por deslizamento de terra, soterrando uma mulher de 37 anos e uma menina de 8 anos, que seria filha dela. As duas chegaram a ser resgatadas com vida e encaminhadas ao pronto-socorro mais próximo, mas não resistiram aos ferimentos.
Em Mauá, na região metropolitana de SP, o Corpo de Bombeiros confirma três mortes após deslizamento, sendo duas no Jardim Zaíra e uma no Jardim Rosana. A Defesa Civil identificou dois homens, de 47 e 16 anos.
A chuva também causou a morte de um homem de 76 anos na cidade de Embu, segundo o órgão. Um adolescente de 17 anos foi socorrido ao Hospital Municipal do Campo Limpo com fraturas nos braços e pernas.
Conforme os bombeiros, um morador de rua de 27 anos foi encontrado morto na avenida Nove de Julho, região central de São Paulo. Segundo testemunhas, ele teria se afogado após ser arrastado pela enxurrada até bater em um carro.
Outro afogamento ocorreu em Tatuí, no interior paulista, após um motoqueiro de 21 anos ser arrastado pela enxurrada. Além das mortes, pelo menos duas pessoas ficaram feridas na zona sul da capital paulista. Em Brasilândia, na zona norte, uma casa foi completamente destruída, mas ninguém se feriu.
Alagamentos

Foto: Jofre Andrade de Araujo/Minha Notícia
Internauta envia imagem de alagamento na cidade de Franco da Rocha, região metropolitana de SP
A chuva fez transbordar os rios Pinheiros e Tietê, além dos córregos Cabuçu de Baixo, na zona norte, Jaguaré, na zona oeste, e Morro do S, na zona sul. Na Marginal Tietê, o acúmulo de água interrompeu a passagem em diversos trechos em ambos os sentidos, principalmente na altura da ponte do Limão, ponte da Freguesia do Ó, ponte Presidente Jânio Quadros, ponte Tatuapé, ponte Vila Guilherme e na ponte das Bandeiras.
Moradores do Jardim Rochdale, na divisa com Osasco, relatam que a água do Rio Tietê invadiu cerca de 50 casas, destruindo móveis e eletrodomésticos. "Sábado aconteceu isso, hoje de novo. A água subiu tanto que está batendo no pescoço de alguns moradores", disse o motorista Rodrigo Silva, de 38 anos.
Em Perus, zona oeste, houve diversos pontos de alagamento. De acordo com o internauta Antonio Lopes, o problema se repete no local há mais de 30 anos. Já a leitora Andrea Aparecida Bonaldi conta que as proximidades da rua Baronesa de Porto Carneiro, na Barra Funda, também ficaram debaixo da água. “Toda a região – r. Cruzeiro, Cruzeiro, Solimões, dos Americanos, Geraldo Buono, Francisco Hartung - está intransitável. Os moradores estão ilhados dentro de suas casas, muitos já reclamam por perderem mais uma vez seus objetos", disse ela, sobre a situação vivida na noite de segunda-feira.
O internauta Edvaldo Resende escreveu ao iG e disse que a avenida Ordem e Progresso, na zona norte, “se tornou um verdadeiro rio”. Veículos, incluindo ônibus e caminhões, ficaram impedidos de transitar pela via. “Os poucos motoristas que se arriscaram com seus carros acabaram boiando,” diz.
Previsão do tempo

O CGE registrava chuva apenas de forma leve e em pontos isolados da cidade, por volta das 11h30. Contudo, como o solo já está encharcado, há o risco de novos alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Ainda assim, o sol deve aparecer e a máxima pode chegar aos 28ºC. O tempo não muda muito ao longo da semana e segue abafado com sol entre nuvens na capital e pancadas de chuva no fim do dia.

Foto: AE
Morador anda no meio do lixo, nesta terça-feira, na rua Eulálio Costa Carvalho, no bairro do Limão, zona norte de São Paulo

 *Com informações da Agência Estado

DESLIZAMENTO E 6 MORTES EM SÃO PAULO

PAULO MELO CORUJA NEWS

Chuva causa deslizamentos e seis mortes na Grande SP

Mãe e filha morrem soterradas no Tremembé; em Mauá, cinco casas são levadas pela água
Do R7
Leonardo Soares/Agência EstadoLeonardo Soares/Agência Estado
Ponto de alagamento no viaduto Antártica, no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo
A forte chuva que atingiu a Grande São Paulo na madrugada desta terça-feira (11) matou seis pessoas e causou uma série de desabamentos. Na capital, mãe e filha morreram soterradas por volta da meia-noite na região do Tremembé, zona norte. A casa onde moravam desabou por conta da forte chuva. O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou viaturas ao local. Cláudia Barros Fernandes, de 38 anos e Emanuela Barros Fernandes, de 8, chegaram a ser socorridas, mas morreram a caminho do hospital.
Às 6h, a Defesa Civil do Tremembé estava na região e planejava interditar aproximadamente dez residências consideradas em situação de risco.

NASA DESCOBRE PEQUENO PLANETA FORA DO SISTEMA SOLAR

PAULO MELO CORUJA NEWS

Nasa descobre Kepler-10b, pequeno planeta fora do Sistema Solar

Foto: NASA Zoom Nasa descobre Kepler-10b, pequeno planeta fora do Sistema Solar. Nasa descobre Kepler-10b, pequeno planeta fora do Sistema Solar.

Da AFP

tecnologia@eband.com.br

A Nasa descobriu através de seu telescópio espacial Kepler o menor planeta encontrado até agora fora do Sistema Solar, um astro rochoso similar em tamanho à Terra, indicou a agência espacial americana nesta segunda-feira.

O planeta, chamado de Kepler-10b, tem cerca de 1,4 vezes o tamanho da Terra e orbita em torno de sua estrela mais de uma vez por dia, em uma distância muito próxima para que possa haver vida, disse a Nasa em um comunicado.

"Como orbita uma vez a cada 0,84 dia, o Kepler-10b está mais de 20 vezes mais perto de sua estrela que Mercúrio do nosso sol", afirmou. O planeta tem 4,6 vezes a massa da Terra e uma densidade média de 8,8 gramas por cm cúbico. Segundo Douglas Hudgins, cientista do programa Kepler da Nasa, a descoberta é promissora ainda que o planeta não possa, aparentemente, abrigar vida.

"A emocionante descoberta mostra o tipo de achado que esta missão torna possível e promete muito mais", disse Hudgins. O telescópio espacial Kepler é a primeira missão da Nasa dedicada à busca de planetas como a Terra que orbitem estrelas similares ao Sol. Foi lançado em 2009 e seguirá enviando dados até novembro de 2012.

PMPR

PAULO MELO CORUJA NEWS
Últimas Notícias