CURITIBA OPÇÃO PARA SEDIAR COPA DAS CONFEDERAÇÕES

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

Curitiba vira opção para sediar Copa das Confederações

Da Agência Estado
O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse nesta sexta-feira em Curitiba, que, se os prazos estabelecidos pelo comitê organizador da Copa do Mundo no Estado forem respeitados, a cidade pode se colocar “à frente de outras” para ser uma das cinco sedes da Copa das Confederações, em 2013.
“Cumprir o cronograma significa entregar, ainda em 2012, a infraestrutura e o estádio”, ressaltou, se referindo à Arena da Baixada, do Atlético Paranaense. “É um belo desafio a ser perseguido”. Inicialmente, somente os estádios de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília eram cotados para sediar jogos da Copa das Confederações.

Escorpiões assustam moradores de Goioerê

Só nos primeiros meses do ano, 40 escorpiões foram capturados na cidade de Goioerê, região noroeste do Paraná. A espécie que tem preocupado muitos os moradores é conhecida como “escorpião amarelo”. Quatro pessoas já foram picadas e tiveram que ser internadas. Eles costumam ficar em lugares úmidos e nas frestas de muros. De acordo com o veterinário da Vigilância Sanitária do Município, André Sakata, o aracnídeo apareceu depois que empresas se instalaram na cidade. Sakata explica que, em alguns casos, a picada do escorpião amarelo pode levar até a morte. A orientação para evitar a infestação de escorpião é manter o quintal de casa sempre limpo.

MP pede esclarecimentos sobre ameaça de descredenciamento de médicos

O Ministério Público do Paraná abriu um inquérito civil para apurar a ameaça de descredenciamento em massa de médicos de planos de saúde. No município de Ivaiporã, no norte do estado, todos os médicos já pediram o cancelamento dos convênios com os planos.
Os profissionais alegam que estão há 11 anos sem reajuste. Médicos de outros municípios do estado podem tomar a mesma atitude, mas em Curitiba o movimento deve ter uma adesão pontual.
A Associação Médica do Paraná, responsável pelo anúncio coletivo, Associação Brasileira de Medicina de Grupo (ABRAMGE) e Confederação Nacional das Cooperativas Médicas – Unimed do Brasil, têm o prazo de dez dias para prestar esclarecimentos ao MP.

Movimento das estradas deve ser intenso neste fim de semana

Cerca de 50 mil veículos devem passar pela BR-277 neste final de semana, segundo a previsão da concessionária que administra a rodovia. Só hoje, por volta de 10 mil carros devem deixar Curitiba em direção às praias. Amanhã o movimento também deve ser grande, por conta do fim de semana pré-carnaval.
Segundo a Ecovia, a PR-508 terá pista interditada no sentido Matinhos, entre os quilômetros 24 e 29, na manhã de domingo. A pista Matinhos/Alexandra vai fluir em mão dupla, por causa da realização de um evento esportivo. Agentes da Polícia Rodoviária Estadual e das concessionárias, vão fazer a orientação dos motoristas.

Orlando Silva elogia projeto paranaense para a Copa

O ministro dos esportes, Orlando Silva, esteve em Curitiba hoje. Ele se encontrou pela manhã com o governador do Paraná, Beto Richa, e com o prefeito Luciano Ducci. Foram discutidos os preparativos para a Copa do Mundo 2014 no estado. A visita à capital paranaense faz parte de uma caravana que percorre as 12 cidades-sedes do mundial. Depois de cada visita é elaborado um relatório sobre o andamento do cronograma de obras, e esse documento deve ser entregue à presidente Dilma Roussef no próximo mês, quando deve ocorrer uma reunião sobre o tema. Após o encontro de hoje, o ministro seguiu para o estádio do Atlético Paranaense, a Arena da Baixada, onde já começou a primeira etapa das obras, com a colocação de 5 mil novas cadeiras. A reforma completa no estádio deve ficar pronta até o dia 31 de dezembro do ano que vem, e está orçada em aproximadamente 130 milhões de reais. De acordo com o governador Beto Richa, o prazo está dentro do estipulado pela CBF. Apesar de estar adiantada no cronograma, Curitiba ainda conta com alguns gargalos, em especial no setor de infraestrutura. O principal deles, de acordo com o prefeito Luciano Ducci, envolve o aeroporto Afonso Pena.

Situação do PMDB de Curitiba deve ser definida na semana que vem

A situação do PMDB municipal deve ser definida na próxima segunda-feira, na reunião do diretório estadual do partido. O deputado Reinold Stephanes Júnior pediu a dissolução do diretório de Curitiba e a saída do atual presidente, Doático Santos. Stephanes tem o apoio de outros parlamentares, que alegam falta de representatividade da direção atual. O caso foi discutido na última reunião estadual do partido nesta semana e vai voltar à pauta na semana que vem. Doático Santos disse que pode deixar o cargo caso tenha o apoio do senador Roberto Requião. O presidente estadual do partido, o deputado estadual Waldyr Pugliesi, aposta no diálogo. A mudança no diretório municipal do partido tem relação com as eleições à prefeitura de Curitiba do ano que vem. Com a troca do comando do PMDB, o partido poderia se aproximar do ex-deputado federal Gustavo Fruet, do PSDB, ou então lançar um candidato próprio.

Tarde chuvosa causa transtornos em Curitiba

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Curitiba hoje à tarde causaram uma série de alagamentos e transtornos na capital. Os bairros mais afetados são os da região sul, onde ruas e casas foram invadidas pela água.
Cerca de 60 crianças de uma creche no bairro Xaxim ficaram isoladas, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate. Na mesma região, uma casa desabou agora à tarde e moradores protestaram com queima de pneus, para pedir ações da prefeitura contra enchentes.
No centro da capital, vários semáforos ficaram apagados. Avenidas e ruas importantes como a Marechal Deodoro, André de Barros e Desembargador Westphalen, tiveram complicações no tráfego durante toda à tarde.

Pessuti é apoiado por deputados para ter cargo no BB

Um abaixo-assinado para pedir a nomeação do ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), para a vice-presidência de Agronegócios do Banco do Brasil foi organizado por deputados federais. O documento já está nas mãos do presidente do partido, o vice-presidente da República Michel Temer, e do ministro Antonio Palocci. Cinco parlamentares peemedebistas assinaram o abaixo-assinado que também teve o apoio da senadora do PT, Gleisi Hoffmann. Um dos apoiadores é o deputado federal Osmar Serraglio. Ele disse que a ideia de recolher as assinaturas partiu de Temer.

Obras na Linha Verde e BR-116 serão discutidas na 2ª feira

A duplicação da BR-116 e a extensão da Linha Verde Sul até o município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, serão discutidas na próxima segunda-feira. O Prefeitura de Curitiba, Luciano Ducci vai se encontrar com representantes da Agência Nacional dos Transportes Terrestres, a ANTT, da concessionária OHL e do governo estadual. A senadora Gleisi Hoffmann também deverá participar do encontro. A obra da Linha Verde deve ter ao todo 12 quilômetros e devem contar com canaletas e faixas especiais, para tornar o transporte mais rápido. Com a obra, Fazenda Rio Grande deve receber um pólo de distribuição de cargas.

Festival de Curitiba tem vendas 30% maiores em 2011

A venda de ingressos para o Festival de Curitiba está cerca de 30% maior neste ano em relação à 2010. Os bilhetes começaram a ser vendidos há 10 dias. Entre os espetáculos mais disputados estão o musical “É Com Esse que Eu Vou”, que tem como tema as marchinhas de Carnaval e “DNA, Somos Todos Iguais”, um espetáculo que aborda a origem da humanidade e mistura circo e teatro. Algumas apresentações estão com uma ocupação que já passa dos 50%. O festival começa no dia 29 de março. Neste ano, o público deve chegar a 200 mil espectadores. Ele afirma que neste ano a expectativa é receber muitos turistas que vem a Curitiba para aproveitar as atrações culturais. Os ingressos custam de 25 a 50 reais e são vendidos em três shoppings de Curitiba: Palladuim, Muller e Barigui e também pela internet. Há diversos atrações gratuitas. Outras informações no site: festivaldecuritiba.com.br.

Chuvas deixam Almirante Tamandaré em estado de emergência

A cidade de Almirante Tamandaré, na Grande Curitiba, decretou ontem estado de emergência, por causa das fortes chuvas que caem desde a semana passada. A situação na região ainda é bastante complicada, com muitos estragos por toda a cidade. Seis famílias continuam desalojadas.
A cidade foi a mais atingida de toda a região metropolitana, com mais de 2.000 pessoas afetadas. Dessas, pelo menos 1.800 ficaram desalojadas.
Hoje, a chuva voltou mais fraca à Almirante Tamandaré. Com isso, as equipes conseguiram continuar a limpeza das ruas.

Aeroviários protestam no Afonso Pena

Dezenas de aeroviários fizeram uma manifestação hoje de manhã, em frente ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Grande Curitiba. Os profissionais protestam contra o fechamento do escritório regional da Anac, no terminal paranaense. Há mais manifestações programadas para o aeroporto do Bacacheri, e também em Londrina e Foz do Iguaçu.

Óleo vaza no Rio Atuba

Trezentos litros de óleo lubrificante vazaram no rio Atuba, que fica entre as cidades de Colombo e Pinhais, na Grande Curitiba. O derramamento ocorreu na madrugada de hoje, e foi denunciado por moradores, que desconfiaram da cor e do cheiro da água. No entanto, um laudo do Instituto Ambiental do Paraná não confirmou a contaminação da água. A reportagem da BandNews procurou a empresa de onde o óleo vazou, que não quis gravar entrevista, mas afirmou que todo o óleo foi retido por uma bacia de contenção, sem que atingisse o leito do rio. O derramamento não prejudica o fornecimento de água na região, já que o Rio Atuba não é utilizado para a captação de recursos hídricos. As causas do vazamento ainda não foram apuradas.

Comissão provisória do PSDB

Do Blog Política em Debate
Em reunião com os dois parlamentares tucanos mais votados em Curitiba, Mauro Moraes e Fernando Francischini, o presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, confirmou a formação de uma comissão provisória na capital, descartando, portanto, a realização de eleição em março para a troca da direção.Os dois deputados conversaram com o presidente estadual da sigla sobre os critérios que serão adotados pela atual direção para compor a comissão provisória. “É muito importante que lideranças com grande representatividade participem de todo o processo, evitando assim atropelos e decisões unilaterais”, comentou Moraes. Rossoni confirmou que a composição da provisória contará com a participação de deputados, vereadores e demais lideranças tucanas de prestigio na capital.

Richa, Ducci e Orlando Silva

O governador Beto Richa e o prefeito Luciano Ducci estão agora reunidos com o ministro do Esporte, Orlando Silva, no Palácio das Araucárias. Discutem a preparação paranaense para a Copa. Depois, vão fazer uma visita à Arena da Baixada.
O ministro além de falar de assuntos que lhe interessam como a Copa do mundo, teve que falar sobre o que não interessa a ele, as denúncias envolvendo o Programa Segundo Tempo.

Doático exige que Requião participe de conversa sobre PMDB

Do O Estado do Paraná
Para começar a negociar uma transição no PMDB de Curitiba, o atual presidente do partido, Doático Santos, reivindica a inclusão do senador Roberto Requião na discussão. É o que Doático vai propor na reunião da executiva estadual do PMDB da próxima segunda-feira, 28, quando será retomado o debate sobre a proposta de dissolução do diretório do partido em Curitiba, apresentada pelo deputado estadual Reinhold Stephanes Junior.

Charge: CPMF

Charge do Paixão

Álvaro Dias participa do Olho no Olho da próxima segunda

O entrevistado de Joice Hasselmann no Quadro Olho no Olho da próxima segunda-feira (dia 28) é o senador Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado. Álvaro será sabatinado sobre o cancelamento da aposentaria dele como ex-governador do Paraná, as novas estratégias da oposição ao governo federal, o reajuste do salário mínimo e muito mais.
O BandNews Curitiba Edição da Manhã começa a partir das nove horas. Você pode participar desde já pelo e-mail pauta@bandnews.fm.br, pelo nosso twitter: twitter.com/Bandnewsfmctba e também pelo blogdajoice.com. O telefone da produção é o 3240-3696.

Para qual partido vai Gustavo Fruet?

Da coluna do Celso Nascimento
Pode estar se aproximando com rapidez maior do que a esperada o dia em que o ex-deputado Gus­­­tavo Fruet deixará de ser tucano. Único nome eleitoralmente forte do PSDB para disputar a prefeitura de Curitiba, ele está sendo barrado no baile por forças internas e externas do seu partido, favoráveis à reeleição de Luciano Ducci, do PSB.
Até parece que a eleição para a prefeitura de Curitiba será amanhã – tal a pressa com que se movimentam o próprio prefeito e seus partidários tucanos. No presente momento, mais do que enfrentar os problemas urbanos (que não são poucos), interessa é criar todas as condições possíveis para tornar irreversível a sua candidatura – e, por via de consequência, afastar Gustavo Fruet da concorrência. 

Governo confirma correção da tabela do IR em 4,5%

Do Bem Paraná
O ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais) confirmou na tarde de ontem (quinta-feira) que o governo publicará nos próximos dias a MP (medida provisória) que corrige em 4,5% a tabela do Imposto de Renda de 2011.  Na prática, a correção faz com que o trabalhador pague menos imposto. 

Doze funerárias de Curitiba serão mantidas

Da Gazeta do Povo
Doze das 21 funerárias que operam atualmente em Curitiba continuarão prestando serviços na cidade nos próximos dez anos. A prefeitura concluiu a licitação aberta para selecionar as 26 em­­presas que atuarão como permissionárias na capital e o resultado deverá ser divulgado hoje. Entre as funerárias que já têm permissão para trabalhar na capital, 12 continuarão prestando serviços: Bom Jesus, Bonfim (P.J. Pussi), Cruzeiro, Hescke, Mag­nem, Müller, Nossa Senhora Aparecida, Pinheirinho, Pi­­res, Santa Felici­­dade, Stephan e Vaticano. Nove das atuais permissionárias foram eliminadas na concorrência: Amé­rica, Bom Pastor, Luto Para­naense, Medianeira, Me­­morial, Perpétuo Socorro, Santa Paula, São Francisco e Zancan.

Londrina reduz tarifa da passagem de ônibus

Enquanto em Curitiba se estuda um aumento no preço da passagem de ônibus, que pode chegar a R$ 2,70, em Londrina, norte do Estado, a prefeitura conseguiu reduzir a tarifa.
O novo preço começa a valer a partir de domingo. Os usuários vão pagar R$ 2,20 ao invés dos R$ 2,25.

Contratos de restaurante da Alep desrespeitam a Lei de Licitações

Da Gazeta do Povo
O restaurante que funciona na sede da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) não paga aluguel e nem outra contrapartida para ocupar a ampla sala no segundo andar do prédio do plenário da Casa. A concessão do uso do espaço público pela empresa – um dos 14 cujo prazo de vigência já venceu e que está sendo reavaliado pela direção do Legislativo – também foi firmado após uma licitação irregular (veja texto ao lado) realizada em 2008 para começar a valer em 2009.

Descredenciamento de médicos não vai afetar população de Curitiba

O movimento de descredenciamento de médicos de planos de saúde não deve afetar a população de Curitiba. No município de Ivaiporã, no norte do estado, todos os médicos já pediram o cancelamento dos convênios com os planos. Os profissionais alegam que estão há 11 anos sem reajuste. Médicos de outros municípios do estado podem tomar a mesma atitude, mas em Curitiba o movimento deve ter uma adesão pontual.

Mudança na simbologia pode gerar economia de 40% na AL

A mudança na simbologia dos cargos comissionados da Assembléia Legislativa do Paraná pode gerar uma economia até 40% nos gastos. Segundo informações divulgadas ontem pela casa, a alteração da simbologia de “DAS” para “G” unifica todos os cargos, e define os tetos salariais dentro de uma hierarquia mais racional