PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Projeto prevê identidade para crianças
O Projeto de Lei 278/11, em tamitação na Câmara, determina que toda criança tenha documento de identidade civil, com foto e impressão digital, a partir dos 6 anos. A proposta, da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), estabelece ainda que a certidão de nascimento da criança deverá conter, além dos dados de filiação e do local de nascimento, sua impressão plantar e a impressão digital dos pais. Trata-se de projeto idêntico ao PL 7995/10, de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar as causas de desaparecimento de crianças e adolescentes no período de 2005 a 2007. Andreia Zito foi relatora da CPI, encerrada em novembro do ano passado. A matéria proposta pela comissão foi arquivada ao final da legislatura passada.
-
Brasil participa da III Cúpula do Brics
A presidenta Dilma Rousseff participará, no dia 14 de abril, na cidade chinesa de Sanya, da III Cúpula do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), juntamente com o Presidente da China, Hu Jintao, com o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, com o Primeiro-Ministro da Índia, Manmohan Singh, e com o Presidente da África do Sul, Jacob Zuma. A Cúpula marcará o ingresso da África do Sul no agrupamento, o que ampliará a representatividade geográfica do mecanismo em momento em que se busca, no plano internacional, a reforma do sistema financeiro e, de modo geral, maior democratização da governança global. Os cinco líderes manterão diálogo sobre temas econômicos, financeiros e comerciais, sobre questões relacionadas ao desenvolvimento.
-
'IstoÉ' e a ministra que foi doméstica
Antes de tornar-se advogada, a nova ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Arantes, precisou lavar muita louça e usar o escovão de aço para conseguir pagar os estudos, segundo revela reportagem de Hugo Marques, publicada na edição desta semana da revista IstoÉ, que dedica sua capa ao massacra de crianças e adolescentes na escola de Realengo, no Rio de Janeiro. A revista também reflete sobre a intromissão indevida de uma comissão da Organização dos Estados Americanos (OEA), que, baseada em premissas falsas, mentiras e preconceito contra o Brasil, pediu a suspensão das obras da hidrelétrica de Belo Monte.
-
Dilma inicia visita a Pequim no dia 12
A presidenta Dilma Rousseff realizará visita de Estado à República Popular da China, nos dias 12 e 13 de abril. Em Pequim, no dia 12 de abril, ela manterá reunião com o Presidente Hu Jintao, na qual será discutido o aprofundamento da Parceria Estratégica sino-brasileira, com foco na ampla agenda bilateral, em particular comércio, investimentos e ciência e tecnologia e em temas da agenda multilateral. Dilma manterá, também, encontros com o Presidente do Comitê Permanente da Assembléia Nacional Popular, Wu Bangguo, e com o Primeiro-Ministro Wen Jiabao, no dia 13 de abril. Ela abrirá seminários que devem ter a presença de numerosos representantes empresariais brasileiros e da República Popular da China.
-
Deputado solicita auditoria na Celpe
O deputado Eduardo da Fonte (PP/PE) protocolou esta semana na Câmara dos Deputados, um pedido para que o Tribunal de Contas da União faça auditoria na Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), contra o aumento anunciado nas contas de luz do estado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidirá no próximo dia 26 qual será o reajuste autorizado para Pernambuco, com base nas informações repassadas pela maior interessada no aumento – a própria Celpe, uma empresa privada, que tem a concessão pública para executar o serviço de fornecimento de energia no estado. “Antes de aumentar o preço da energia, a ANEEL e a Celpe deveriam descontar no reajuste o crédito que os consumidores de Pernambuco têm, disse o deputado. Em 2007, Fonte pediu ao TCU uma auditoria nas contas de luz do Estado. Foi descoberto um erro na metodologia do reajuste. Com a revisão, a tarifa de energia ficou mais barata para todos os pernambucanos.
- Fotografia é históriaGaiola do Velho Chico
-
Pirapora, Minas Gerais, 1987. Capitão do lendário vapor “Benjamin Guimarães” faz pose no comando do mais famoso navio-gaiola do Rio São Francisco. Como foi – Pensei numa foto que mostrasse razoável quantidade de referências sobre o tema: o tripulante, a casa de máquinas e a maquete do navio. Desde que foram trazidos dos Estados Unidos para Brasil, por volta de 1870, até serem desativados há cerca de duas décadas, as embarcações movidas a vapor tiveram papel importante na região do Rio São Francisco. Transportavam a produção dos pequenos agricultores ribeirinhos e passageiros, atracando nas cidades situadas entre Pirapora até a foz do Atlântico. nasortavam suos agricultores das regiCom o progresso do país a partir de 1960 – a construção de rodovias e o funcionamento de linhas aéreas – foram aos poucos sendo substituídos pelos automóveis e os aviões. Hoje reformados, alguns “gaiolas” voltaram à ativa. Porém, não percorrem mais os 1.370 quilômetros de antes. Agora levam turistas para um passeio de quatro horas pelas cercanias de Pirapora. Mesmo no trajeto tão curto, dá para perceber a poluição provocada pelas as indústrias instaladas nas duas margens do rio. Mas também faz relembrar os tempos em que o “Benjamin Guimarães” encantava a todos quando passava girando as rodas de propulsão movidas por caldeira de lenha. O Benjamin é um dos 30 vapores que compunham a frota do São Francisco. Chegou a navegar no Mississipi e na Amazônia. Mas sua história está mesmo é nas águas do Velho Chico. Orlando Brito.