PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
A revolução de primeiro de abril (1)
O dia é hoje, não ontem, como impuseram com medo da confusão com o dia da mentira. Não foi a 31 de março que os militares tomaram o poder, no longínquo 1964. Nesse dia saíram dos quartéis, mas só a primeiro de abril o presidente João Goulart deixou o palácio Laranjeiras, no Rio, passando por Brasília. Já na madrugada do dia 2 voou para Porto Alegre, de lá tomando o rumo do exílio no Uruguai. A pergunta que se faz é como tudo pôde acontecer sem derramamento de sangue nem respeito às instituições então vigentes.SPONHOLZ
-
Radioatividade se espalha pela China
O governo da China anunciou nesta quinta (31), que quase todo o vasto território chinês registra níveis de radioatividade procedentes da central nuclear de Fukushima (nordeste do Japão), mas em níveis extremamente baixos que não representam risco para a saúde. Segundo o ministério do Meio Ambiente foram registrados níveis reduzidos de iodo 131 e de césio 137 e 134, procedentes da central nuclear japonesa em diversas províncias do país.
-
Brasileiros criticam violência nos EUA
Uma brasileira que não quis se identificar contou ao jornal The Brazilian Voice, que deparou com um ladrão ao entrar em sua casa em Nova Jersey, nos Estados Unidos. A baiana, que é empregada doméstica no país, se feriu ao rolar escada abaixo, após o susto que levou ao ver um desconhecido levando embora seus pertences. A mulher, que quis se manter anônima pelo medo de represálias, diz estar em choque com toda a situação. A polícia fez somente um boletim de ocorrência.
-
ONU: presidente do Haiti deve ter contato com comunidade internacional
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, recomendou nesta quinta (31), que o futuro presidente do Haiti se mantenha em constante contato com a comunidade internacional, pois dependerá da ajuda estrangeira para garantir paz e prosperidade no país. Um novo presidente será anunciado no próximo dia 16, e o escolhido irá substituir o atual, René Preval, no poder desde 2006.
-
Presidente de Portugal quer eleições
O presidente de Portugal, Anibal Cavaco Silva, marcou eleições para 5 de junho, após a renúncia do primeiro-ministro José Sócrates, do governo minoritário Socialista. "Depois da renúncia do primeiro-ministro, decidi dissolver o Parlamento e convocar eleições gerais para 5 de junho", disse Cavaco Silva em declaração transmitida pela televisão. Ele acrescentou que a administração de Sócrates permanecerá como governo interino até as eleições. Informações do Terra.
- Fotografia é históriaO sumiço das cocadas
-
O presidente João Figueiredo e a primeira-dama, dona Dulce. Como foi – Esta foto não se refere intrinsecamente ao fato. Mas a história é imperdível. Conta-se que certo dia, o então governador Antônio Carlos Magalhães, da Bahia, mandou entregar pela manhã no terceiro andar do Palácio Planalto uma caixa com cocadas. Eram as melhores de sua terra, feitas especialmente por Dinha do Rio Vermelho. O destinatário era o casal presidencial, ou seja, João Figueiredo e a esposa dona Dulce. Acontece que o pessoal do gabinete sabia que o general não era apreciador de guloseimas. Como fizeram em outras ocasiões, comeram os doces. À tarde ACM ligou para dona Dulce na Granja do Torto conferindo se ela havia gostado do presente. Mesmo sem ter saboreado as delicias, a primeira-dama agradeceu. Mas intrigada por não haver recebido os doces, Interessada no destino da encomenda, ela telefonou para um dos assessores do marido cobrando o presente de ACM. Para encurtar a história: mandou-se vir às pressas de Salvador carga idêntica, antes que o Figueiredo rodasse a baiana pelo sumiço das cocadas enviadas pelo cordial amigo. Orlando Brito.
-
Otan vai investigar ataques na Líbia
A Organização do Tratado do Atlântico Norte informou nesta quinta (31), que irá investigar as denúncias de que civis foram atingidos durante os bombardeios à cidade de Trípoli, na Líbia. De acordo com o bispo da igreja católica no país, Giovanni Martinelli, pelo menos 40 pessoas morreram após ataques aéreos feitos pelas forças de coalizão dos Estados Unidos, França e Grã-Bretanha.
-
Vaccarezza condena declarações preconceituosas feitas por Bolsonaro
O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, condenou nesta quinta (31) as declarações do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que afirmou em um programa de televisão que seus filhos não correm o risco de namorar uma mulher negra ou virarem gays, pois "foram muito bem-educados". “Acho a declaração condenável. Mostra a estupidez do que é o pensamento político e ideológico dele”, disse. “Mas, um dos pilares da democracia é a liberdade e a imunidade do parlamentar. As posições dele são conhecidas antes das eleições. E quem votou nele sabe disso”, acrescentou. Vaccarezza deixou claro que essa é uma opinião pessoal dele e não como líder do governo.
-
Corpo de Alencar é cremado em MG
O corpo do ex-vice-presidente José Alencar foi cremado na tarde desta quinta (31) em uma capela em Contagem, na Região Metropolitana de Minas Gerais. A cerimônia durou cerca de 15 minutos e foi restrita a amigos próximos e familiares. As cinzas devem ser entregues à família até o fim da semana e serão levadas para uma capela em um distrito de Muriaé, em Minas, onde Alencar foi batizado. Irmãos de Alencar afirmaram que a família só tem que agradecer ao apoio dos brasileiros e informaram que o ex-vice estava ciente de que estava morrendo. Informações do O Dia.
-
Projeto define critérios para municípios
Tramita na Câmara o Projeto de Lei Complementar do deputado Vitor Penido (DEM-MG), que define critérios para a criação de municípios. O projeto estabelece, por exemplo, que o desmembramento de municípios só ocorrerá se a sede possuir mais de 500 mil habitantes. A criação de um município também dependerá de estudo de viabilidade e da aprovação em plebiscito, requisitos já previstos na Constituição. A proposta também proíbe a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de município quando implicar inviabilidade econômico-financeira de qualquer município envolvido. Atualmente, a criação de municípios está suspensa até que seja aprovada uma lei complementar federal sobre o assunto.
-
Pacto Republicano
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) afirmou nesta quinta (31), que o Pacto Republicano deverá sair até o próximo dia 30 de maio. O anúncio foi feito durante encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, que idealizou a proposta em fevereiro. O ministro defendeu o Pacto e reforçou a importãncia de que seja adotado com agilidade para facilitar o acesso à Justiça e a luta contra o crime organizado. "Nós vamos fechar nesse pacto um conjunto de situações adequadas neste momento para que os Três Poderes possam pactuar".
-
Ricardo Gama tem alta após ser baleado
O Hospital Copa D'Or acaba de anunciar que o blogueiro Ricardo Gama teve alta médica nesta quinta (31). Gama estava internado desde o último dia 23, quando foi baleado enquanto caminhava em Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele foi atingido por quatro tiros. Três atingiram a região da cabeça e um, o tórax.