AOS POUCOS PMDB, PT E PDT VÃO SE ALIANDO PELO BRASIL

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Jornal coreano fala sobre concorrência fracassada do trem-bala brasileiro

O jornal coreano Korea JoongAng Daily publicou nesta terça (12), uma matéria sobre a mal-sucedida concorrência aberta para as empresas interessadas em desenvolver o projeto do trem-bala brasileiro. Segundo a publicação, o sonho coreano de exportar a primeira unidade da linha de alta velocidade sofreu um baque após nenhuma empresa ter se apresentado para no processo, devido às dúvidas sobre a rentabilidade do projeto depois de concretizado e entregue. De acordo com o Ministério dos Transportes Terrestres e Relações Marítimas da Coréia, o projeto para a construção de uma linha para o trem-bala entre São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas não chamou a atenção de nenhum dos países que haviam, como ele mesmo, demonstrado interesse anteriormente como a França, Japão e Espanha . “As condições do projeto da maneira como o governo brasileiro queria não mostram nenhuma rentabilidade. Nós faremos uma oferta depois, caso o Brasil altere alguns dos termos”, diz o comunicado do governo coreano.

Hillary Clinton elogia transparência em gastos do governo brasileiro

BBC Foto PATRIOTA E HILLARY DURANTE O OGP
A secretária de Estado americana Hillary Clinton elogiou as ações de transparência adotadas nos gastos do governo brasileiro, nesta terça (12) em Washington, nos Estados Unidos. "O Portal da Transparência, que dá a cada cidadão a oportunidade de ver como o dinheiro de seu governo está sendo gasto, é uma inovação extraordinária, que nós admiramos", disse. A declaração foi feita durante uma reunião da Parceria para o Governo Aberto, evento que conta com a participação do ministro Antônio Patriota (Relações Exteriores), do ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, além de líderes de outros 60 países.

PT e PMDB festejam aliança com bolo e declaração de 'amor à primeira vista'

Foto BOLO DA ALIANÇA POLÍTICA
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), divulgou em seu perfil no Twitter a foto de um almoço oferecido pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP) à ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e outros aliados do governo, nesta terça (12) em Brasília. Na ocasião foi comemorada, com um bolo, a bem sucedida aliança entre PT e PMDB. O mimo tinha em seu topo dois bonecos em referência à presidenta Dilma Rousseff e seu vice, Michel Temer, além dos dizeres “amor à primeira vista”.

Dilma cria programa para o setor têxtil

ABr Foto PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF
A presidenta Dilma Rousseff disse nesta terça (12), que o governo vai lançar um conjunto de medidas para aumentar a competitividade no setor têxtil brasileiro. Dentre as iniciativas, estão a redução dos impostos e o aumento da oferta de crédito. “No caso da indústria têxtil, estamos muito interessados em que o Brasil tenha maior competitividade, principalmente em relação ao mundo asiático, que é quem hoje entra no mercado brasileiro com preços mínimos, quase abaixo de qualquer política de custo. Sabemos que há uma concorrência desleal com os produtos têxteis brasileiros”, afirmou. O programa está a cargo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e será responsável também, pelas exigências a serem impostas para a importação de produtos têxteis para o mercado nacional, tendo em vista diminuir a vantangem dos produtos das tecelagens asiáticas sobre os das brasileiras.

ONU critica burocracia norte-americana

ONU Foto JUAN MENDEZ RECLAMA DE BUROCRACIA
O relator especial da Organização das Nações Unidas, Juan Mendez, afirmou nesta terça (12), que o governo dos Estados Unidos restringiu seu trabalho no território do país, para onde foi enviado para apurar denúncias de tortura. "Os Estados Unidos, como líder mundial, é um defensor firme do sistema internacional de direitos humanos. Portanto, suas ações deveriam dar o exemplo garantindo o acesso sem restrições aos detidos”, disse Mendez. Dentre as reclamações do relator, está a burocracia enfrentada para entrevistar o soldado Bradley Manning, acusado pelo país de colaborar com o site Wikileaks, fato que segundo ele só seria possível mediante gravação das conversas.

Base consegue rejeição em votação da convocação de Ideli no Senado

Foto MIN. IDELI SALVATTI
A base governista derrubou nesta terça (12), o requerimento do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) que pedia a convocação da ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) para falar sobre o "escândalo dos aloprados" na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A polêmica envolvendo a ministra ocorreu em 2006, quando um grupo do PT teria encomendado dossiês para prejudicar o então candidato ao governo de São Paulo, José Serra. Outros dois requerimentos que convidavam a ex-senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) e o ex-diretor de gestão de riscos do Banco do Brasil, Expedito Veloso, para prestar esclarecimentos sobre o mesmo assunto também foram rejeitados.
Fotografia é história
A primeira Agrovila

O modelo dos militares para ocupação da Amazônia previa a construção de agrovilas. Eram núcleos residenciais e ao mesmo tempo lotes de terra para produção. Faziam parte do plano de colonização, onde brasileiros idos para lá de várias regiões pudessem se estabelecer com suas famílias e, sobretudo, povoar aquele território praticamente isolado do resto do país. Para garantir razoáveis condições de vida aos novos habitantes, o projeto previa a construção de estrutura urbana usando a madeira das árvores derrubadas nos lotes de plantação. Assim, dotaram-se as agrovilas de residências, escolas, rodoviária, instalações comerciais, centro de lazer e posto médico etc. Órgãos do governo, entre eles o INCRA e o Banco do Brasil, se encarregavam da administração e do financiamento de plantações. O plano não colheu os resultados esperados. Alguns colonos ficaram por lá. A maioria, porém, não se adaptou às condições de vida na selva e deixou a região. Em homenagem ao presidente Garrastazú Médici, que governou de 1969 a 1974, a primeira agrovila ganhou o nome Medicilândia. Situada no quilômetro 90 da Transamazônica, entre as cidades paraenses de Altamira e Itaituba, a primeira agrovila é hoje uma cidade de 23 mil habitantes. Como foi Os presidentes do período revolucionário, do marechal Costa e Silva ao general Figueiredo, viajavam praticamente toda semana para algum canto do Brasil. Iam muito para o Rio Grande do Sul, mas principalmente para a Amazônia. Os jornalistas que fazíamos a cobertura da Presidência, evidentemente, íamos atrás. Muitas vezes juntos, já que em várias ocasiões o avião para autoridades e imprensa era o mesmo. Para mim, particularmente, viajar para a região da Transamazônica, era mais que uma cobertura. Eu me lembrava do mesmo clima que encontrei na construção de Brasília, quando era ainda um menino de calças curtas, no comecinho de 1957: tratores rasgando o chão, caminhões carregados, gente indo e vindo, aviões e helicópteros em permanente sobrevôo, construções subindo, ônibus cheios de forasteiros, barulho, movimentação sem fim. Muito mais emocionante que a cobertura formal do gabinete palaciano. Orlando Brito.
12/07/2011 | 13:15

Comissão Mista adia votação da LDO

CNC Foto DEPUTADO MÁRCIO REINALDO MOREIRA
A Comissão Mista de Orçamento adiou, por falta de quórum, a primeira votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, que deveria ocorrer nesta terça (12). Uma reunião está marcada para esta tarde para a discussão da LDO em Plenário, pois caso o texto não seja apreciado o Congresso não pode entrar em recesso. A oposição já anunciou que vai pedir votação de destaques na proposta. Segundo o relator da LDO, deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), o governo pediu que mesmo com os pontos conflitantes da LDO os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento sejam mantidos. “O DEM não concorda de jeito nenhum, mas recebi apelos muito fortes do Executivo”, disse.

Brics querem mudanças nas leis de patentes para baratear medicamentos

Os ministros da Saúde do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se reuniram nesta terça (12) em Pequim, na China para discutir maneiras de alterar a legislação que trata da patente de medicamentos. A intenção dos ministros dos Brics é baratear tanto os custos de produção quanto de venda dos remédios para a população através da padronização, da definição de diretrizes e modelos de inspeção e fiscalização de fábricas, para assim reduzir as barreiras de patentes e aprovar medicamentos na Agência Mundial de Saúde.

Vendas no varejo apresentam alta

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta terça (12), os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, que apontaram crescimento das vendas no varejo em maio de 2011. O aumento apontado foi de 0,6%, sendo que na comparação com o mesmo período de 2010, a alta foi de 6,2%. De janeiro a maio, o aumento foi de 7,4% e nos últimos 12 meses, o índice marcou 9,2%. Já a receita do setor cresceu 12,3% nos cinco primeiros meses do ano e de 13,4% em 12 meses.

Sponholz

Sponholz

Ministro quer discussão racional e alterações no texto do Código Florestal

Folha Foto MIN. FERNANDO BEZERRA
O ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) disse nesta terça (12), que espera uma abordagem menos emotiva do texto do Código Florestal no Senado. "O debate ganhou um rumo muito passional na Câmara dos Deputados. No Senado temos mais condições de fazer agora um debate racional”, afirmou. Bezerra disse também, que cientistas deverão ser convocados pelos senadores para darem esclarecimentos sobre pontos do projeto. O ministro defendeu que alterações sejam feitas no texto aprovado pela Câmara. "Não podemos tratar grande agricultores da mesma maneira que tratamos população ribeirinha. E também não podemos ter uma mesma legislação florestal para o campo e para as cidades. É preciso ter flexibilidade no diálogo”, disse.

Pagot nega acusações de fraudes em obras do Dnit em audiência no Senado

G1 Foto LUIZ ANTÔNIO PAGOT NEGA ACUSAÇÕES DE FRAUDE
O diretor afastado do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes, Luiz Antônio Pagot, que presta depoimento do Senado desde o início da manhã desta terça (12), negou as denúncias de superfaturamento de obras realizadas sob sua responsabilidade no órgão. “Inicialmente, quero refutar todas as acusações que são feitas a minha pessoa”, disse.  Pagot foi convidado para audiência conjunta das comissões de Serviços de Infraestrutura e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle para prestar esclarecimentos sobre fraudes relacionadas a licitações e superfaturamento de contratos para a realização de obras. Segundo ele, a Controladoria Geral da União, que tem um escritório na sede do Dnit, fiscaliza todas as ações do órgão e costuma abrir mais de 300 processos por ano relacionados ao controle interno.