COMISSÃO APROVOU PROJETO DE YTAMAR 2 DIAS ANTES DA SUA MORTE

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Governador do DF diz só negociar após fim da greve de servidores da saúde

Foto GOV. AGNELO QUEIROZ
Cerca de mil servidores da área de saúde do Distrito Federal, que estão em greve há uma semana, se reuniram nesta segunda (4) em Frente ao Palácio do Buriti para pedir que o governador Agnelo Queiroz recebesse uma comissão de representantes da categoria. Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do DF, Agamenon Torres, o governador não os recebeu e disse só negociar após o fim da greve. “Se o governo radicalizar, os servidores vão radicalizar também”, afirmou. Com a recusa do governo, os servidores decidiram parar na próxima quinta (7) as lavanderias dos hospitais, centros de saúde, prontos-socorros e as divisões de informática, responsáveis pelos portuários dos pacientes.

Universidade Federal da Bahia foi a que mais aprovou no exame da OAB

O último exame realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil revelou que as maiores notas nas provas são obtidas por bacharéis que se formam em universidades públicas. Das sete universidades federais que mais aprovaram no último exame da OAB, quatro são da região nordeste. Entre as melhores colocadas estão, em primeiro lugar, a Universidade Federal da Bahia, com 89,34% de aprovação, seguida da Universidade de Juiz de Fora, com 86,73%, Brasília teve 86,05% de aprovaçao, Pernambuco 83,64%, Minas Gerais 83,24%, Sergipe 83,06% e a Unversidade Federal do Piauí conseguiu 80,49% de aprovação.

DF: Agnelo anistia motoristas da JK

Foto PONTE JK: MULTADOS DURANTE OBRAS TERÃO ANISTIA
O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, José Bezerra, afirmou na última sexta (1) ao deputado distrital Cristiano Araújo (PTB-DF), que os cerca de sete mil motoristas multados durante as obras na Ponte JK serão perdoados, conforme solicitou o parlamentar ao órgão. Bezerra afirmou que, com base no Código Nacional de Trânsito, as multas serão transformadas em advertências, sem pena pecuniária. O assunto será tratado sob sigilo até que consigam espaço na agenda do governador Agnelo Queiroz para que ele mesmo faça o anúncio oficial.

Comissão aprovou projeto de Itamar Franco dois dias antes de sua morte

Ed. Abril Foto ITAMAR FRANCO
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado aprovou a proposta de alteração do Estatuto da Criança e do Adolescente que determina que o termo de guarda judicial tenha a autorização expressa para viagens de menores ao exterior, de autoria do senador Itamar Franco, na última quinta (30), apenas dois dias antes de sua morte. Segundo a justificativa contida no texto, a intenção do projeto é impedir a expatriação de filhos menores de pais separados e impedir que pessoas obtenham a guarda de crianças ou adolescentes e os enviem a outros países com o intuito de praticar atos ilícitos. "Como o Estado tem o dever de velar pela educação, saúde e bem-estar do menor, sobretudo daquele carente de qualquer tipo de assistência, não se justifica que uma falha na legislação possa servir à prática de tráfico de menores", diz trecho da proposta.

Brasília disputa abertura da Copa 2014

São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, que disputam para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014, ganharam mais um motivo para apressar as obras em seus estádios. Na manhã desta segunda (4), o ministro Orlando Silva (Esporte) disse que devido ao estágio avançado das obras no Estádio Nacional de Brasília, a capital federal se credencia para abrir o Mundial do Brasil. A assessoria do consórcio responsável pelas obras na capital brasileira disse que 33% da construção já foram concluídos e a etapa das escavações e das fundações já está quase terminada. A obra está prevista para ser concluída em 31 de dezembro de 2012. As informações são do G1.

PSDB quer esclarecimentos sobre financiamento do BNDES para fusão

O PSDB deverá solicitar uma audiência pública à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para discutir o possível financiamento da fusão entre o Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Caso o requerimento feito pelo partido seja aprovado, serão convidados para a audiência o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz e um representante do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
Fotografia é história
Chef Menem

Carlos Menem, recém empossado presidente da Argentina, durante uma reunião de presidentes da América Latina. Ica, Peru. 10 de outubro de 1989 Como foiCobri para o Globo e para Veja várias viagens de presidentes brasileiros mundo a fora, especialmente aos países da América Latina. Muitas delas, na época em que o continente era praticamente todo comandado por militares. Mas em 1989, todos os presidentes eram civis. E foi para garantir e expandir a democracia das nações latino-americanas que se reuniram na pequena e acolhedora cidade de Ica. Recepcionados pelo anfitrião Alan Garcia, estavam lá além de José Sarney, o uruguaio Júlio Sanguinetti, o colombiano Virgílio Barco, o venezuelano Andrés Peres, o mexicano Salinas de Gortari e o argentino Carlos Menem. Aliás, foi Menem o mais descontraído dos sete mandatários. Recém eleito com o voto popular, queria demonstrar simpatia. Assim que chegou ao hotel que os recebia, foi direto à cozinha. Foi lá que fiz essa foto aí, de Carlito em animada e risonha performance usando o chapéu de mestre cuca. Orlando Brito

Deputados fazem avaliação positiva do andamento das obras da Copa

Diogenes Santos Foto DEP. FILIPE PEREIRA
Os deputados da subcomissão para fiscalização dos recursos públicos federais destinados à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016 fizeram uma avaliação positiva do andamento das obras para o Mundial e os Jogos. “Os preparativos estão bem encaminhados. O que estamos pedindo é mais rapidez na execução das obras, porque não podemos sofrer o risco do atraso", disse o presidente da subcomissão, deputado Filipe Pereira (PSC-RJ). Os parlamentares visitaram, até agora, o Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Foram vistoriados o aeroporto do Galeão, o porto, o estádio do Maracanã, o estádio Mineirão e o aeroporto internacional de Confins. Os deputados deverão visitar, em breve, as cidades de Fortaleza e Natal.

 

 

Senador diz que escândalo no Dnit dificulta aprovação da MP do sigilo

Lia de Paula/Ag. Senado Foto SENADOR ÁLVARO DIAS
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse nesta segunda (4) que as denúncias de corrupção no Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre que vieram à tona neste fim de semana podem atrapalhar a votação da Medida Provisória que cria o Regime Diferenciado de Contratações para as obras da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. “Esperamos até o último momento que o presidente [do Senado] José Sarney (PMDB-AP) devolva a MP ao Palácio do Planalto. Isso é difícil de acontecer e, se acontecesse, seria uma grata surpresa”, disse. Dias afirmou ainda, que caso a Medida seja aprovada no Senado, o PSDB recorrerá ao Supremo Tribunal Federal.

Câmara mantém pauta mesmo com luto de sete dias por morte de Itamar

Mesmo após a Presidência da República ter decretado luto oficial de sete dias pela morte do ex-presidente Itamar Franco, a Câmara deverá manter as votações desta semana. São ao todo oito Medidas Provisórias e um projeto de lei com urgência constitucional. Dentre as MPs estão a que reajusta a tabela do Imposto de Renda para pessoa física em 4,5% e a que inclui a produção de tablets no país no Programa de Inclusão Digital.

Receita Federal prorroga prazo para negociação de dívidas de pessoa física

Pessoas físicas que possuírem dívidas tributárias vão poder negociá-las entre os dias 10 e 31 de agosto. A iniciativa é fruto de uma resolução da Receita Federal, que criou o Programa de Recuperação Fiscal. O prazo inicial terminou no último dia 30 de junho, mas foi reconsiderado. As empresas que não se utilizarem do novo prazo para renegociar suas dívidas perderão o benefício do parcelamento.

Deve ser moda, por Marli Gonçalves

Lembro sempre do coelho da Alice, aquele que comemora desaniversários todos os dias. Mas no caso falaremos é de deselegâncias, que o povo anda fazendo a torto e direito todos os dias. Tem também umas manias... Encontros marcados e desmarcados em cima da hora, como se não fizéssemos mais nada a não ser sempre estar à disposição, com um tapete vermelho, pronto a ser estendido. Respostas prometidas que nunca chegam. Projetos solicitados para "ontem" que se desintegram no ar junto com quem pediu. Ando notando e anotando que - digamos - a "etiqueta", a mínima, a básica, a da educação, virou mesmo uma coisa fora de moda.

Sponholz

Sponholz