EUA X JAPÃO FINAL FEMININA DE FUTEBOL

PAULO MELO CORUJA NEWS

EUA x Japão disputam a taça na Copa Feminina

Partida em Frankfurt tem início às 15h45, com transmissão ao vivo da Band e também narração lance a lance do Band.com.br
Duelo entre EUA e Japão terá a bela goleira Hope Solo contra a experiente meia Homare Sawa / Odd Anderson/AFP Duelo entre EUA e Japão terá a bela goleira Hope Solo contra a experiente meia Homare Sawa Odd Anderson/AFP A favorita seleção feminina dos Estados Unidos tentará frear a empolgação da sensação japonesa na final da Copa do Mundo de Futebol neste domingo, na Alemanha. A partida em Frankfurt, às 15h45, tem transmissão ao vivo da Band e narração lance a lance do Band.com.br, onde você poderá participar com comentários via Facebook.

De um lado, as norte-americanas tentarão o tricampeonato, enquanto as nipônicas sonham com a conquista da taça logo em sua primeira final de uma Copa do Mundo Feminina. As duas seleções chegaram à decisão após superarem rivais pelo placar de 3 a 1 nas semifinais — sobre a Suécia, no caso das japonesas, e contra a França, no das americanas.

No time japonês, um dos destaques da equipe é Homare Sawa, de 32 anos, apontada como a alma e o cérebro da sua seleção. No caminho rumo à final, as japonesas tropeçaram apenas diante da Inglaterra, ainda na fase de grupos, quando já estavam classificadas. Na sequência, eliminaram as anfitriãs alemãs e as suecas.

As norte-americanas também sofreram um revés na fase de grupos. Foram derrotadas pelas suecas, resultado que custou a primeira colocação no grupo e forçou um confronto com o Brasil. No duelo, elas bateram as brasileiras em uma emocionante decisão nos pênaltis. Na sequência, foi a vez da França cair diante da eficiência dos Estados Unidos.

No retrospecto entre as finalistas, os números apontam para uma grande vantagem das norte-americanas. Nos 25 encontros anteriores, elas nunca foram derrotadas, sofrendo, no máximo, três empates. Além disso, em finais de Mundial, os EUA têm 100% de aproveitamento. Mesmo, com os números, Norio Sasaki, técnico do Japão, disse que o time vai para cima, sem pensar no favoritismo do seu oponente:

"Vamos fazer nosso melhor para aproveitar a partida, como sempre fazemos. Temos de ir para o jogo sentindo seu clima e sem medo de cometer erros", disse, ao site da Fifa.

Pelo lado das norte-americanas, o time sabe da força das japonesas, mas a confiança está em alta para a conquista da taça:

"O Japão entrou com muita força e ofensividade contra a Alemanha e a Suécia. Acho que a mensagem que temos de passar é de que queremos ter a posse de bola. É o que a Pia [a técnica Pia Sundhage]vem nos dizendo. Queremos dominar a partida e ganhar jogando bonito. Acredito plenamente que somos capazes disso", afirmou a jogadora Carli Lloyd.