NASCIMENTO SE LICENCIA DO SENADO DEPOIS DE CAIR DO MINISTÉRIO

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Nascimento se licencia após sair do Ministério e voltar para o Senado

Uol Foto SEN. ALFREDO NASCIMENTO
O ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM), pediu licença do Senado nesta sexta (8), apenas dois dias após reassumir sua cadeira na Casa. Sob a alegação de que cuidaria de “interesses pessoais”, Nascimento deverá se afastar, mas sem que seu suplente João Pedro (PT-AM) assuma a vaga. A volta do ex-ministro está prevista para acontecer em agosto, quando o recesso do Congresso terminar. Alfredo Nascimento deixou a pasta dos Transportes após denúncias de que teria instituído o pagamento de propina para firmar contratos de obras sob a responsabilidade do órgão.

 

 

Orlando Silva faz alerta às cidades que vão sediar jogos da Copa de 2014

Foto MINISTRO ORLANDO SILVA
O ministro Orlando Silva (Esporte) disse ontem (7), que os representantes das cidades-sede deverão respeitar o cronograma de execução das obras ca Copa do Mundo de 2014. Silva reforçou que as obras de mobilidade urbana que não estiverem com seus contratos assinados até dezembro de 2011 não farão parte do documento com os compromissos para a realização do Mundial, que é assinado pela União, estados, municípios e o Distrito Federal. “O prazo é muito curto. Dezembro de 2011 é o limite para assinatura dos contratos das obras de mobilidade urbana. Aquelas que não tiverem o contrato assinado nessa data vão entrar apenas no PAC da Mobilidade Urbana”, explicou o ministro.

Paim pede agilidade na instalação do Plano Nacional de Banda Larga

ABr Foto SENADOR PAULO PAIM
O senador Paulo Paim (PT-RS) disse nesta sexta (8), que o acesso à internet banda larga deve ser tratado como uma questão de direitos fundamentais, por causa da importância da rede de computadores na sociedade. Segundo ele, ao fazer uso da internet, as pessoas podem dispor de serviços de educação e lazer. “Não temos como pensar em inclusão digital sem democratizar a internet, mas a exclusão ainda é grande, sobretudo nos estados do Norte e Nordeste”, afirmou Paim. O senador disse ainda, que a diminuição na cobrança dos tributos para o serviço é extremamente importante e pediu agilidade ao Ministério das Comunicações na instalação do Plano Nacional de Banda Larga.
Enviar por e-mail Imprimir Twitter
08/07/2011 | 14:08

Deputado critica ausência de colegas às reuniões para apreciação da LDO

CNC Foto DEPUTADO MÁRCIO REINALDO MOREIRA
O relator da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias, deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), disse nesta sexta (8), que o texto corre o risco de não ser votado antes do recesso parlamentar do meio do ano, por causa das ausências de seus colegas às reuniões da Comissão de Orçamento. Moreira afirmou também, que os parlamentares do PR têm participado menos das atividades do Congresso após as denúncias de cobrança de propina envolvendo a alta cúpula do partido. “Estou vendo parlamentar da comissão marcar viagem de férias para o exterior com as suas famílias. Agora, cabe ao presidente do Congresso falar com eles”, disse.

Manifestantes pedem regularização de veículos em cidade boliviana

EFE Foto MANIFESTANTES PEDEM LEGALIZAÇÃO DE CARROS
Motoristas bolivianos bloquearam a estrada que liga o Brasil à cidade de Porto Suarez, nesta sexta (8). Os manifestantes querem que os veículos da região que não possuem documentos também sejam regularizados, como no restante do país. Cerca de 120 carros que circulam de forma irregular serão legalizados pelo governo boliviano. Segundo os dirigentes sociais responsáveis pelo ato, a cidade não foi levada em conta no processo de concessão dos documentos, mesmo possuindo escritórios da Alfândega Nacional da Bolívia e da Direção de Prevenção de Roubo de Veículos, órgãos responsáveis pelo processo.

Gastos sociais do governo aumentaram mesmo com crise econômica, diz Ipea

Os gastos sociais do governo federal tiveram um aumento de 146% entre 1995 e 2009, informou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, nesta sexta (8). Segundo os números, em 1995, os gastos em políticas públicas do governo correspondiam a 11,24% do Produto Interno Bruto, já em 2009, o índice subiu para 15,8%, o maior em 15 anos. De acordo com o Ipea, o estudo considera gastos com Previdência Social, saúde, educação, emprego, defesa do trabalhador, assistência social, alimentação, cultura, desenvolvimento agrário, habitação e saneamento. O Instituto afirma ainda, que mesmo com a crise econômica enfrentada pelo Brasil em 2009, os investimentos públicos continuaram a crescer.
Fotografia é história
Pura delicadeza

Joaquim Rodrigues, aliás, “seu” Lunga, é um dos personagens mais conhecidos de Juazeiro do Norte, no Ceará, terra do Padre Cícero. Vez por outra está nas grandes redes de tevê, como exemplo de quem é impaciente, direto, mal-humorado, irônico e chato. Mas que, ao mesmo tempo, detesta o óbvio e a falta de sinceridade. Como foiMuita gente acha que seu Lunga não existe. Mas existe sim. É esse aí da foto. Em companhia do amigo Evandro Teixeira, aproveitei o intervalo de um trabalho que fomos fazer em Juazeiro para conhecer nosso tão difamado personagem. Ele é proprietário de uma loja de quinquilharias. Vende de tudo: pneu velho, tapete puído, sapato furado, prego torto, parafuso enferrujado, faca cega, chuveiro queimado, rádio quebrado, mala sem alça e, enfim, toda parafernália que alguém possa imaginar. Paramos para um breve conversa e Evandro, educadamente cumprimentou-o perguntando como ele andava. Qual não foi sua resposta: - Ando no chão, meu senhor. Ainda não aprendi a voar. E olha que ele estava num dia de bom humor. Orlando Brito

Hugo Chávez liga para Dilma e agradece mensagem de melhoras

Reuters Foto PRESIDENTE HUGO CHÁVEZ
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, telefonou para a presidenta Dilma Rousseff na manhã desta sexta (8) e disse que está “em franca recuperação”. Chávez, que passou por uma operação para a retirada de um tumor na pélvis, no último mês em Cuba, voltou ao seu país no início desta semana. A ligação foi uma forma de agradecimento à mensagem enviada a ele pelo governo brasileiro, na qual Dilma desejava seu pronto restabelecimento.

Síria: Cruz Vermelha aumenta ações

AFP Foto CRUZ VERMELHA INTENSIFICA AÇÕES NA SÍRIA
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha anunciou nesta sexta (8), a intensificação de suas atividades na Síria. A entidade chegou a um acordo com o governo do país há duas semanas e passou a ter acesso ilimitado  às cidades afetadas pelos conflitos entre civis e militares. A Cruz Vermelha distribuiu 12 mil cestas básicas, 3 mil latas de leite e tratou cerca de 1500 feridos somente na cidade de Deraa. A ONU também pediu ao governo sírio que permita a entrada de mais entidades filantrópicas no país para avaliar as necessidades da população.

Cardozo defende Comissão da Verdade

Ig Foto MINISTRO JOSÉ EDUARDO CARDOZO
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) defendeu ontem (7), que o Congresso aprove a criação da Comissão da Verdade. Segundo ele, tornar documentos sigilosos públicos é um processo complexo, mas todos os países já “viveram dias sombrios em que o Estado agiu com violência contra seus cidadãos, como o Brasil na época da ditadura militar. O projeto, que foi enviado à Casa pelo ex-presidente Lula, diz que  Comissão será responsável pela investigação oficial dos casos de violação dos direitos humanos entre 1946 e 1988.

AP: Camilo Capiberibe diz que prefeito Roberto Góes é 'bronqueiro’

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), acusou o prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT), de antecipar as eleições estaduais de 2012 e o chamou de “bronqueiro”, ao se referir a um suposto desentendimento entre estado e município. "O prefeito faz muita confusão. Ele tem lá os problemas dele administrativos e tem mais que resolvê-los, para isso foi eleito, e não ficar jogando a responsabilidade para cima do governo", disse. Capiberibe tentou amenizar a crise entre seu governo e o do prefeito e garantiu que vai honrar os convênios firmados com todos os municípios que estiverem dispostos a trabalhar em equipe. Os desentendimentos entre os dois começaram após Góes dizer que as parcerias não estavam sendo cumpridas.

Gurgel recomenda absolvição de Luiz Gushiken no processo do Mensalão

ABr Foto PROCURADOR-GERAL ROBERTO GURGEL
O procurador-geral da república, Roberto Gurgel, recomendou ontem (7), a absolvição do ex-ministro da Comunicação Social, Luiz Gushiken, no processo do Mensalão. Gurgel enviou o pedido ao Supremo Tribunal Federal com a sustentação de que não haveriam provas suficientes para que o ex-ministro fosse condenado por peculato. Nestas, que são as últimas alegações a serem remetidas ao STF antes do julgamento, o procurador-geral recomendou que somente Gushiken seja livrado e, para os demais, recomenda condenação por envolvimento no esquema que ocorreu em 2006.

Chagas: após a demissão, nomeação

Deve a presidente Dilma Rousseff estar concluindo que governar o Brasil é participar de uma interminável corrida de  obstáculos. Ultrapassado um, logo vem outro.Não terá sido fácil levar Alfredo Nascimento a exonerar-se do ministério dos Transportes. Ele não entendeu o primeiro recado, que era para sair junto com os quatro assessores flagrados em atos de corrupção e postos para  fora por ato isolado e unilateral da presidente. Ficou. Por conta dos 42 deputados e 6 senadores do PR, ainda arrancou uma nota de apoio e confiança do palácio do Planalto