YVAN BONILHA É O NOVO CONSELHEIRO DO TCE

PAULO MELO CORUJA NEWS

Julgamentos das multas de trânsito vão ser mais rápidas

As multas de trânsito serão julgadas mais rapidamente no Paraná. O prazo que antes era de até 120 dias, vai cair para apenas 30 dias. O objetivo é cumprir o código brasileiro de trânsito, que estipula o prazo de um mês para o julgamento dos processos. Para isso, o corpo de conselheiros da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (a Jarí) passará de cinco para sete, em cada um dos seis grupos de deliberação. A Coordenadora Geral da Jarí, Adriane Beatriz da Silva, explica que atualmente os cidadãos são beneficiados por um efeito suspensivo quando o prazo do julgamento ultrapassa os 30 dias.

Curitibanos vão precisar ser criativos para cozinhar

As fortes geadas da semana passada e desta semana fizeram subir os preços de 26 hortifrutigranjeiros na Ceasa. Segundo um levantamento divulgado hoje, pela secretaria do abastecimento, a alta ficou entre 3% a até 81%! Esta foi a alta registrada no preço da couve flor, que ficou a frente da abobrinha verde, com um aumento de 72%; a alface crespa, com 66%; e a vagem macarrão, com 18%. A representante do Ceasa, Ana Maria Guernieri, aconselha os consumidores a substituírem os alimentos mais caros, pelos que estão mais em conta.

Processos ambientais que estavam parados são enviados para execução judicial

Mais de 1200 processos ambientais que estavam parados no Instituto Ambiental do Paraná foram enviados para execução judicial após a realização de um mutirão em conjunto com a procuradoria geral do estado. Tratam-se principalmente de multas por infrações ambientais que tramitavam no IAP e ainda não haviam sido inscritas na divida ativa. A execução desses processos deve render mais de 19 milhões de reais. O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato explica que o mutirão é um alerta os infratores.

Em média, 30 cirurgias são canceladas diariamente no HC

 Mais de 420 cirurgias eletivas foram canceladas no Hospital de Clínicas, desde quando começou a greve dos servidores técnico-administrativos, no mês passado. Antes da paralisação eram realizados 45 procedimentos por dia, mas agora a média tem sido de apenas 15. A preferência é para casos em que o paciente corre risco de morte.
 As cirurgias de hérnia e ortopédica são as mais prejudicadas. Os servidores querem a reabertura dos 130 leitos no HC, fechados por falta de pessoal. Outra reivindicação é o aumento do piso salarial e que o governo federal implante um plano de cargos e salários para a categoria.

Gabão é o novo presidente da AMP

O Prefeito de Piraquara, Gabriel Samaha, o Gabão, foi eleito o novo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em uma eleição realizada hoje, pela entidade em Curitiba.
 Uma das propostas de Samaha é colocar em prática a criação do Conselho Político da AMP, que vai contar com participação dos presidentes de todas as associações regionais dos municípios do Paraná.

Ivan Bonilha é o novo conselheiro do TC




A contagem dos votos da eleição do conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná terminou neste momento. Foram 34 votos para Bonilha. Augustinho Zucchi (PDT), teve 18 votos. Um voto foi branco e outro nulo. Alguns parlamentares levaram o celular para a sala de votação para tirar foto do voto e mostrar para o candidato depois da apuração. O voto foi secreto e feito em uma cédula de papel.