PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Crivella defende Comando do Exército
O senador Marcelo Crivella criticou nesta quarta (3)matéria publicada pela Folha de SP no último domingo (31), informando que o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, e mais sete generais estariam sendo investigados pela Procuradoria-Geral de Justiça Militar, por suposta participação em fraudes em obras executadas pelo Exército. No pronunciamento, Crivella questionou a falta de provas para justificar a publicação. "O leitor constata, após o impacto tectônico do título, que segue uma matéria cujo conteúdo não corresponde, não justifica, não é proporcional, não lastreia nem sequer explica o tom gravíssimo que a chamada relampeja", acusou. A reportagem coloca sob suspeita obras resultantes de convênios entre o Exército e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Para Crivella, o texto traz meros indícios de uma “trama mirabolante” envolvendo os militares. O senador relatou ter recebido, na noite de ontem (2) nota da Procuradoria-Geral da Justiça Militar que esclarece que o comandante do Exército não é alvo de investigação no Ministério Público Militar e que as informações publicadas não poderiam ser creditadas ao órgão.
-
Brasil e Argentina se enfrentam no Pará
A cidade Belém (PA) sediará um amistoso entre a seleção brasileira e a Argentina, no dia 28 de setembro. A informação foi publicada pelo senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB), em seu perfil no Twitter, e já foi confirmada pela assessoria de comunicação da CBF. "Acabo de receber a ligação. Confirmado! BrasilxArgentina no Mangueirão. 28/09! Será 'desafio': Um jogo lá na Argentina e outro aqui", escreveu. Segundo o senador, o pedido para a partida em Belém foi feito em março, durante visita do governador do Pará, Simão Jatene, ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, no Rio.
- 03/08/2011 | 17:53
-
Serra critica gasto fiscal de R$25 bilhões
O ex-governador de São Paulo José Serra alertou há pouco, em sua página no Twitter, para as medidas adotadas pelo governo suíço para valorizar sua moeda. O tucano ressaltou que a diminuição de juros foi a fórmula encontrada pelo governo de lá. Enquanto isso, aqui no Brasil, critica Serra, o governo preferiu "subsidiar com gasto fiscal de R$ 25 bilhões a moeda supervalorizada. Ou seja, vamos gastar muito dinheiro para aliviar a dor das distorções da política econômica, não para combatê-las", critica Serra.
-
Sarney derruba CPI dos Transportes por falta de assinatura e Dias lamenta
Com apenas 25 das 27 assinaturas necessárias, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anunciou nesta quarta (3) a derrubada do requerimento que pedia a instalação da CPI dos Transportes, para investigar as supostas irregularidades na pasta, atualmente comandada pelo ministro Paulo Sérgio Passos (PR). Articulador da coleta de assinaturas, o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PSDB-PR), lamentou. "Lamento a operação empreendida na calada da noite para a retirada de assinaturas. Lamento profundamente porque desnuda, revela a existência de uma farsa. Quando se propaga que há da parte da presidente da República a iniciativa de promover limpeza e quem sabe mudar o modelo faz-se um jogo de cena. Isso não é verdadeiro. Fica explicito que não há o desejo do governo em promover mudança no modelo de promiscuidade", disse. Dias ainda afirmou que voltará a recolher assinaturas.
-
ONU: alto comissário elogia o Brasil
O alto comissário das Nações Unidas para Refugiados, Antônio Manuel de Oliveira Guterres, disse nesta quarta (3), que o Brasil é líder em ações que facilitam o acolhimento de refugiados. “Neste momento, há no Congresso [brasileiro] uma série de matérias de grande importância, relacionadas com o Estatuto do Estrangeiro e com a Convenção das Nações Unidas sobre Direitos dos Trabalhadores Migrantes e de suas famílias. Espero ver logo um projeto que virá do Ministério da Justiça, que reconhece os direitos dos apátridas, aqueles que não têm nacionalidade”, afirmou. Segundo ele, a atuação do país nesta área é exemplar, mas é importante que o Conselho Regional para Refugiados dê maior apoio à integração dos refugiados à população brasileira.
-
CCJ aprova recondução de Gurgel à procuradoria-geral da República
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou há pouco a recondução de Roberto Gurgel, indicado pela presidenta Dilma Rousseff, ao cargo de procurador-geral da República. A decisão foi tomada durante a sabatina, que durou quase duas horas, e obteve 21 votos a favor da recondução e 1 contra. Na ocasião, o procurador-geral falou sobre ética e seus motivos para arquivar as denúncias contra o ex-ministro Antônio Palocci. “Não há como conceber a atividade política sem a observância dos princípios éticos. Poucos males serão tão terríveis para a República como a corrupção” disse. O próximo passo para a efetivação de Gurgel no posto é a votação no Plenário da Casa.
- Fotografia é históriaTrês imortais
-
Os escritores da Academia Brasileira de Letras Josué Montello, Jorge Amado e Herberto Salles, hoje já falecidos. Lisboa, maio de 1986 Como foi – José Sarney escolheu Portugal para sua primeira viagem à Europa, depois de assumir a Presidência da República. Foi recebido pelo presidente Mário Soares com todas as honras e até mereceu sessão solene na célebre Academia das Ciências de Lisboa, que reúne a fina flor da cultura lusitana. Faziam parte da comitiva os colegas imortais Josué Montello, Jorge Amado e Herberto Salles. Garoava e fazia frio, mas Josué e Jorge estavam preparados para isto vestindo capas sobre os ternos. Já Herberto, não deu bola à recomendação dos dois amigos antes de ir para a festa. Foi na saída da cerimônia que pude fazer essa foto inusitada: o maranhense, o baiano e o carioca lado a lado resmungando contra a baixa temperatura enquanto aguardavam o automóvel que os levaria de volta ao hotel. Orlando Brito
-
Incêndio destrói restaurante em Brasília
Um incêndio destruiu nesta quarta (3) o restaurante Oca da Tribo, no Lago Sul, em Brasília. O local foi visitado pela primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, durante visita do marido, o presidente Barack Obama, ao Brasil, em março. Na ocasião, Michelle e as filhas, Sasha e Malia, assistiram a apresentações de grupos de capoeira e de percussão. O incêndio começou por volta das 12h30. Testemunhas afirmam que o fogo começou numa área de cerrado na Avenida das Nações e se espalhou até atingir o restaurante, onde cerca de 120 pessoas almoçavam e outras 20 trabalhavam. Ninguém ficou ferido. O restaurante era construído com madeira e palha. Um laudo com as causas do acidente deve sair em 20 dias.
-
Câmara aprova convite a ministros
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou nesta quarta (3) o requerimento de autoria do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), que convida os ministros Paulo Passos (Transportes), Mário Negromonte (Cidades), Paulo Bernardo (Comunicações), Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) para prestar esclarecimentos sobre denúncias de irregularidades em suas pastas. Quem também será convidado a comparecer à Casa será o presidente da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, que deverá falar sobre supostas fraudes e desvios de dinheiro no órgão.
-
Secretário critica mudanças na ECT
O secretário-geral da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, José Rivaldo da Silva, que participa de audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público sobre a estrutura organizacional da ECT, disse há pouco que os funcionários da Empresa defendem que a companhia seja uma estatal forte, 100% pública. Ele revelou preocupação com as mudanças estabelecidas pela Medida Provisória 532/11, que, entre outros dispositivos, define que a ECT permanece como empresa pública, mas com gestão similar à de sociedades anônimas. Segundo José Rivaldo, o governo está promovendo mudanças estruturais nos Correios sem discutir com os funcionários.“Queremos uma empresa moderna e lucrativa, mas não concordamos com o modelo adotado, que não ouve os trabalhadores”, afirmou.
-
FAO quer erradicar a fome até 2025
O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, José Graziano, disse nesta quarta (3), que a meta do órgão é erradicar a fome na América Latina até 2025. “A meta para o milênio [meta proposta pela Organização das Nações Unidas] é reduzir pela metade o número de famintos até 2015. Será muito difícil alcançar essa meta para boa parte dos países, sobretudo os mais pobres. A América Latina tem meta de erradicar a fome em 2025, o que acho perfeitamente viável”, afirmou. Segundo Graziano, em alguns países, sobretudo nos que não são regidos pela democracia, não há interesse dos governantes em acabar com a fome, pois ela é uma forma de manter o domínio sobre a população.
-
Infraero: ao disponibilizar tomadas elétricas, empresa esquece um detalhe
A infraero disponibilizou várias tomadas elétricas no Aeroporto Internacional de Brasília, para que os passageiros possam recarregar os seus celulares, notebooks e outros aparelhos eletrônicos, nas longas esperas dos voos. Porém, os "gênios" da infraero esqueceram de disponibilizar mesinhas para evitar que os passageiros sejam obrigados a colocar os seus aparelhos no chão.
-
Proposta prevê ajuda a dependentes químicos com recursos do tráfico
Está em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos o Projeto de Lei de autoria do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) que torna exclusivo e imediato a aplicação de recursos obtidos pela venda de bens apreendidos nas ações de combate ao tráfico de drogas, em serviços públicos de saúde e de assistência social para usuários ou dependentes químicos. Em sua proposta, o senador argumenta que apesar do Fundo Nacional Antidrogas já existir há 25 anos e sua aplicação ser definida pela Política Nacional sobre Drogas, a aplicação continua a ser pouco efetiva. Ainda conforme o texto, os órgãos receptores dos recursos ficam obrigados anualmente a fazer a prestação de contas discriminada e pública sobre sua aplicação.