PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Lula fatura mais uma palestra no Recife
O ex-presidente Lula viaja amanhã (8) para o Recife, onde realizará uma palestra à tarde na 31ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, promovida pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores. O tema da palestra de Lula é o momento econômico do país. Também participarão da solenidade o governador de Pernambuco, Eduardo Campos e o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento), além de parlamentares, empresários e outras autoridades.
-
DF: governo anterior pagou e não usou sistema de relacionamento na internet
Um sistema de informática comprado em 29 de outubro de 2010, por meio de ata de adesão a um pregão eletrônico do Ministério da Saúde, nunca foi utilizado. A descoberta foi da Secretaria de Transparência do governo do Distrito Federal. Saíram dos cofres públicos R$ 3,235 milhões para a compra deste sistema. O sistema deveria promover o relacionamento da secretaria de Saúde com a população do DF. Funcionaria como uma rede social (Orkut ou Facebook, por exemplo) específico para colocar o trabalhador desempregado em contato com outros trabalhadores, por meio de grupos de discussão, e com empresas cadastradas e interessadas em contratá-los. Assim, cada usuário teria um perfil profissional. Apesar do investimento feito, essa rede não entrou em funcionamento. O produto foi entregue e pago no ano passado.
-
Chagas: a omissão do estado
A indagação vem de tempos imemoriais: podem as minorias prejudicar as maiorias, impondo-lhes sua vontade e seus interesses? Estes, por mais do que justos, sendo corporativos, justificam-se? A ética e a lógica respondem que não. Mesmo assim, é o que prevalece no Brasil, hoje. Aqui na capital federal, os transportes coletivos vem parando por etapas. Anuncia-se para segunda-feira a paralização geral, por iniciativa de motoristas e trocadores. Quem perde?
-
Acusado de corrupção por lobista agressor, nº 2 da Agricultura se demite
Mais uma baixa no governo Dilma, e por suspeita de corrupção: o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Milton Ortolan, pediu demissão na tarde deste sábado. Ele disse ter entregue a carta de demissão ao ministro Wagner Rossi em caráter "irrevogável" após a revelação, pela revista Veja, de que o lobista Júlio Fróes teria uma gravação em que ele exigia propina de 10% sobre contrato com o ministério. Após entrevistar o lobista, o jornalista Rodrigo Rangel foi por ele agredido covardemente no restaurante Beirute, de Brasília, e ainda roubou o bloco de anotações do repórter, conforme revelou este site em primeira mão, nesta sexta-feira. Segundo Veja, Ortolan foi responsável por levar Fróes à primeira reunião na comissão de licitação do ministério, onde o lobista teria até sala própria. Lá, ele elabora editais e escolhe as empresas prestadoras de serviço da Agricultura. Na carta de despedida, Ortolan negou as acusações e disse que terá como provar inocência. "Repudio as informações publicadas de que sou conivente com irregularidades e desvios de recursos no Ministério da Agricultura", disse, em nota.
-
Ajufe ameaça convocar greve
A Associação dos Juízes Federais do Brasil manifestou por meio de nota, o descontentamento com a posição do governo de não autorizar, este ano, reajuste dos salários dos magistrados. De acordo com o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), a Casa não irá votar o aumento de 14,79% encaminhado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso. “A posição do governo pode, lamentavelmente, precipitar uma nova paralisação ou greve geral da categoria”, alertou o presidente da Ajufe, Gabirel Wedy. A entidade fará assembleia no dia 17 de agosto para decidir o que fazer diante da posição da liderança do governo.
- Fotografia é históriaMar de nuvens
-
A fonte luminosa que fica no gramado em frente à Torre de Tevê é um dos lugares mais procurados pelas famílias para o lazer nos fins-de-semana em Brasília. Além de ajudar a amenizar os efeitos da baixa umidade do ar nessa época do ano, é lugar garantido para o lazer da criançada. Uma curiosidade: desse ponto aí até a praia do Atlântico mais próxima da capital do país, a distância é de 1.100 quilômetros. Como foi – Um fotógrafo tem de transformar em imagem aquilo que outras pessoas dizem com palavras. Doutor Lúcio Costa, parceiro de Oscar Niemeyer na concepção urbanística de Brasília, dizia que detestava perder tempo com palavras inúteis. Gostava de trabalhar com a objetividade que a imagem propicia. Era homem de pouca conversa. Ouvia e ouvia, mas na hora de falar, economizava na voz. Seu principal meio de comunicação era mesmo a imagem. Não é por outra razão que abraçou desde menino o urbanismo e a arquitetura, atividades intrinsecamente ligadas ao visual. Ainda assim, era tido como bom frasista. Por exemplo, afirmava que o problema do planejamento é que as coisas nunca ocorrem como foram planejadas. Mas sua maior jóia é “o mar de Brasília é o céu”. Ele – que morava no último andar de um prédio na Praia do Leblon, com a imensidão do Atlântico diante de seus olhos – usou as palavras para converter as nuvens do Planalto Central em águas do oceano. Morador de Brasília desde 1957, eu sempre quis traduzir para a fotografia essa afirmação. Observando os gramados do Plano Piloto projetado por doutor Lúcio, reparei que o spray da Fonte Luminosa se fundia com as nuvens que sempre cobrem a capital do Brasil. Ficou parecido com a palavra do doutor Lúcio Costa? Orlando Brito.
-
CFM recorrerá da decisão que proíbe boicote de médicos a planos de saúde
O Conselho Federal de Medicina informou que tentará reverter a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que derrubou liminar que permitia aos médicos paralisar o atendimento de segurados para boicotar os planos de saúde. Em maio, a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça adotou medida preventiva proibindo as entidades médicas de boicotar os planos de saúde. Na época, os médicos estavam cobrando valores extras dos clientes de planos para fazer o atendimento, paralisando atividades e promovendo campanha de descredenciamento em massa dos médicos conveniados para forçar as operadoras a pagar mais pelos serviços. O CFM recorreu na Justiça contra a decisão e obteve uma liminar anulando a decisão da secretaria, que agora foi derrubada pelo TRF. Na nota, o CFM e os 27 Conselhos Regionais de Medicina afirmam que “utilizarão todos os instrumentos e recursos possíveis no âmbito da Justiça no sentido de reverter a decisão do TRF”.
-
PL aumenta para três anos pena mínima para corrupção de menores
Um projeto de lei de autoria do deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) prevê o aumento da pena mínima para condenados por crimes de corrupção de menores. Segundo o texto, o tempo mínimo de reclusão passaria de um ano para três. A pena máxima se manteria em oito anos de prisão. O projeto altera a redação da lei 8069, que dispõe sobre o Estatuto do Menor e do Adolescente. Para o deputado, a situação atual inviabiliza “a adequada persecução penal, deixando impunes autores de comportamentos gravíssimos, que ameaçam a juventude brasileira”. Para o deputado, é importante que o corruptor de menores sinta que não ficará mais impune: “A pena mínima de um ano, como é hoje, além de permitir a suspensão condicional do processo, o chamando sursis, ainda permite a aplicação de penas alternativas e uma série de institutos que, efetivamente, fazem com que a população se sinta desamparada e desprotegida”, alegou.
-
Presidente do Equador diz que mantém processo contra jornal
O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou que vai dar continuidade ao processo judicial contra o jornal equatoriano El Universo por "injúrias caluniosas". No mês passado, o mandatário ganhou o processo em primeira instância contra o jornal, seus diretores e seu editor de Opinião, Emilio Palácio, por um texto assinado por ele que dizia que o mandatário ordenou "fogo" durante a rebelião policial de setembro de 2010. Os responsáveis foram condenados a três anos de prisão e a uma multa de US$40 milhões por injúria. "Seguramente, deve ter doído até a alma desse juiz ter nos dado toda a razão, mas não tinha outro remédio", comentou o presidente. Durante uma visita de Correa ao Peru para participar da posse do presidente eleito Ollanta Humala, o jornal peruano El Correo publicou a manchete "Repúdio" e chamou o equatoriano de "aprendiz de ditador que persegue a liberdade de expressão".
-
Chagas: Jobim pensa em golpe?
A novela chegou ao capítulo mais previsível com uma frase tão simples quanto contundente: “ou você pede para sair ou eu saio com você”. Durou menos de cinco minutos o diálogo da presidente Dilma com o ministro Nelson Jobim, no palácio do Planalto. Arrogância, presunção e soberba tinham ficado em Tabatinga, na Amazônia, de onde foi tirado às pressas pela presidente, obrigando sua volta rápida para Brasília.
-
PT-SP repudia alianças com PSD
O diretório do PT em São Paulo confirmou nesta sexta (5), que vai vetar qualquer tipo de aliança com o PSD do prefeito Gilberto Kassab. O Partido dos Trabalhadores divulgou uma resolução, na qual reforça as decisões tomadas no 2º Congresso das Direções Zonais da cidade, em abril passado. "Somos oposição à gestão do prefeito Kassab, sobretudo por suas políticas públicas excludentes, higienistas, centralizadoras, antidemocráticas e que beneficiam pequenos setores da sociedade paulistana, em particular a especulação imobiliária", diz o texto. O PT também confirmou que vai lançar candidato próprio para a prefeitura da capital paulista.