LIDER DO PTB RETIRA CANDIDATURA AO TCU

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Desembargadora é homenageada por estudantes durante palestra

Faculdade Projeção Foto DESEMBARGADORA MARIA BERENICE
A desembargadora Maria Berenice Dias foi homenageada ontem (12) durante a semana “Grandes Juristas”, na Faculdade Projeção. Ela foi a primeira mulher a ingressar na magistratura gaúcha e se especializou em Processo Civil. Maria Berenice foi escolhida como uma grande jurista por alunos e professores de Direito, veio para a cidade receber a homenagem e aproveitou para palestrar no auditório da instituição. Uma das salas da Faculdade de direito foi batizada com o nome da desembargadora, além de uma obra de arte produzida pelo artista plástico Omar Franco em sua homenagem. "Vocês não tem idéia do quanto isso que está acontecendo aqui, nesta noite, é importante para mim. É uma honra poder ser escolhida junto de nomes tão importantes da história do Direito", disse a jurista durante o evento.

TV angolana transmitiu Miss Universo

Band Foto LEILA LOPES NO MOMENTO EM QUE ERA COROADA: FESTA EM ANGOLA...
Foto ...E WILLIAN, DA TV ZIMBO
A eleição da angolana Leila Lopes, 25, como Miss Universo praticamente coincidiu com a estreia, com pé-direito, do jornalista brasileiro Willian Corrêa na direção da TV Zimbo, a primeira emissora privada daquele país africano. Ele tomou a decisão de adquirir os direitos exclusivos de transmissão para Angola do Miss Universo, exatamente quando o concurso consagraria a angolana como vencedora. Curiosamente, o Miss Universo desperta nos angolanos paixão semelhante a uma copa do mundo para os brasileiros. Willian Corrêa era o diretor de jornalismo da Band em Brasília e frequentemente apresentava o "Jornal da Band", quando foi convidado a assumir esse novo desafio. A TV Zimbo transmite para Angola e países vizinhos, como a República Democrática do Congo, Zâmbia, Moçambique e Namíbia, entre outros. Leila Lopes, que tem 25 anos de idade, nasceu em Benguela e estuda gestão de empresas na Inglaterra.

Câmara divulga temas mais populares

A Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados divulgou nesta terça (13) os principais assuntos abordados nas 4.017 mensagens recebidas pela Casa no 1º semestre de 2011. Segundo o relatório, a maioria das mensagens foi de iniciativa dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia e Rio Grande do Sul. A região menos participativa foi a do Norte, que encaminhou apenas 112 mensagens. As declarações do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), a PEC 300, o aumento do subsídio dos parlamentares, o Código Florestal, o fim do Fator Previdenciário e ampliação da licença gestante para 180 dias foram as questões mais comentadas. De acordo com o deputado Miguel Corrêa, ouvidor da Câmara, a participação da população ainda é tímida, porém, a Ouvidoria vem alcançando uma maior participação popular por meio do projeto “A Câmara que te Ouvir”, que vai até as pessoas para escutar a opinião delas e fazer com que o resultado influencie nas decisões do Congresso. “Esse projeto tem percorrido os estados brasileiros, ouvindo a população e encaminhado as sugestões da sociedade para as Comissões Permanente da Casa”, explica o Ouvidor.

Brasil banca festa em hotel 5 estrelas de Paris a pretexto de 'divulgar cultura'

Cortes de gastos? “Mais non”: foi por nossa conta o baile de gala, segunda-feira (12), do Festival Brasileiro no hotel Meurice, cinco estrelas para Maluf nenhum botar defeito. O Itamaraty deu € 35 mil para o evento até domingo (25), e o pretexto para a festança é "divulgar a cultura brasileira". Terá comidinhas típicas da chef Samantha Aquim e do estrelado francês Yannick Alléno. A brasileira Sonia Sahão, representante do hotel no Brasil, supervisionou tudo. O jogador Nenê, Raí, seu ex-colega no Paris St. Germain, e Régine, a francesa ex-dona de boate no Rio, eram os mais ilustres na festa. O objetivo de “divulgar o Brasil” na França escorreu junto com o champagne: os brasileiros nunca viajaram tanto ao exterior.

Ministra divulga carta para pedir criação da Comissão da Verdade

Foto MIN. MARIA DO ROSÁRIO
A ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, enviou nesta terça (13) uma carta aos deputados onde afirma que o país tem de tomar cuidado para não deixar que a memória das vítimas da ditadura militar seja esquecida.  Trata-se de um apoio à lei que cria a Comissão da Verdade e contou com a assinatura de todos os ex-ministros da pasta. "Nosso desafio, hoje, é uma corrida contra o tempo: as memórias ainda vivas não podem ser esquecidas e, somente conhecendo as práticas de violação desse passado recente, evitaremos violações no futuro", dizem os ministros. Na carta, Maria do Rosário reforça que a memória e a verdade do período é um direito conquistado e não pode ser negado. Segundo trecho do manifesto, "o Congresso Nacional tem em suas mãos a oportunidade de aprovar esse projeto seguindo os passos já trilhados para a consolidação do regime democrático em nosso país". O Projeto de Lei que cria a Comissão da Verdade foi enviado à Câmara Deputados em maio deste ano e aguarda análise do plenário.

Líder do PTB retira candidatura ao TCU

Foto DEP. JOVAIR ARANTES
O líder do PTB na Câmara dos Deputados, deputado Jovair Arantes (GO), acaba de retirar sua candidatura à vaga do ministro Ubiratan Aguiar no Tribunal de Contas da União. Ele se reuniu ontem à noite com o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, que lançou a mãe, deputada Ana Arraes (PSB-PE). Ela terá agora o apoio do PTB. Agora, na disputa, estão oito candidatos. A votação na Câmara será dia 21.
 
Fotografia é história
Juarez Machado

O artista plástico Juarez Machado na recepção oferecida pelo presidente Fernando Henrique Cardoso aos brasileiros radicados na França durante uma visita a Paris. 2000. Como foiNa década de 1970, Juarez Machado era um dos rostos mais conhecidos do Brasil, pois diariamente estava na tela da Rede Globo. Ele utilizava a mímica para comentar os acontecimentos do país. Era uma inovação que a tevê punha no ar. Na verdade, uma maneira de abordar sem o artifício da voz alguns temas que, muitas vezes, ia de encontro aos interesses do regime militar. De repente, o público brasileiro não mais pode ver a singular figura de Juarez. Mudou-se para o Exterior, deu novos rumos à sua carreira de artista plástico. Primeiro, foi para Londres. Depois, para Nova Iorque e, finalmente mudou-se para Paris. Pois foi lá que pude, quase trinta anos depois, vê-lo – e fotografá-lo – novamente. Era um dos convidados para o coquetel que FHC ofereceu à comunidade brasileira na França. Até hoje, desde 1986, mora na capital francesa, onde é um respeitado pintor. Orlando Brito

Papa Bento XVI é denunciado por ocultar crimes sexuais contra crianças

Foto PAPA BENTO XVI
Uma associação norte-americana de vítimas de padres pedófilos informou nesta terça (13) que há uma queixa contra o papa Bento XVI no Tribunal Penal Internacional. Ele está sendo acusado de “ter tolerado e ocultado sistematicamente os crimes sexuais contra crianças em todo o mundo”. Outros dirigentes da igreja também foram denunciados de ter  “responsabilidade direta e superior por crimes contra a humanidade por estupro e outras violências sexuais cometidas em todo o mundo”. O documento que traz a queixa tem 10 mil páginas. A advogada da associação, Pamela Spees, declarou que o sofrimento dessas vítimas espalhadas em diversos países foi “escondido pelos líderes nos mais altos níveis do Vaticano”. Segundo informações da Folha de São Paulo, o pontífice ficou envergonhado com a notícia, pediu desculpas e aconselhou todos da igreja a terem “tolerância zero” contra pedófilos.

PSDB quer entrar com representação no MPF contra ministro Pedro Novais

iG Foto DEP. DUARTE NOGUEIRA
O deputado Duarte Nogueira (SP), líder do PSDB na Câmara, disse nesta terça (13) que seu partido deverá entrar com uma representação no Ministério Público do Distrito Federal contra o ministro Pedro Novais (Turismo), por improbidade administrativa. Segundo matéria da Folha de São Paulo, Novais teria pago a governanta de sua casa com salário da Câmara, enquanto era deputado, e após a nomeação de seu patrão como ministro, ela foi contratada como funcionária terceirizada do Ministério do Turismo. "É o claro uso do cargo para benefício pessoal. Isso não tem nada de normal e tem que ser investigado", afirmou Nogueira. O deputado diz estudar também, a possibilidade de ir à Procuradoria-Geral da República contra Pedro Novais por peculato, já que demitiu e recontratou a funcionária através de uma empresa ligada à sua pasta.

Senador quer que Justiça fiscalize inquérito contra Durval por pedofilia

Foto MAGNO MALTA
Indignado com a denúncia de pedofilia contra Durval Barbosa, o delator do mensalão do DEM em Brasília, o senador Magno Malta (PR-ES) foi à tribuna do Senado na tarde desta terça (13) e anunciou que cobrará da Justiça que acompanhe de perto o caso, denunciado em primeira mão por esta coluna. Malta disse que vai pedir que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) investiguem a condução do inquérito. Durval continua livre mas teve prisão decretada pela delegada da Delegacia de Proteção à Criança da capital. A Justiça, no entanto, não expediu o mandado. O senador receia que o fato de Durval ter feito acordo com a Polícia Federal por delação premiada alivie sua situação criminal.

Plebiscito: propagandas sobre divisão do Pará já estão nas ruas

As propagandas do plebiscito sobre a divisão do Pará podem ser feitas a partir desta terça (13). As fretes, contra e a favor, poderão realizar distribuição de material, comícios e, até mesmo, usar alto-falantes em locais públicos do estado e na internet. Já as divulgações em rádios e TV locais só estão autorizadas a começar em outubro. Brindes, showmícios e outdoors são proibidos. As frentes pró-Carajás e pró-Tapajós, assim como as separatistas, já planejaram comício para hoje em Redenção e amanhã em Marabá. As frentes do “não” optaram por iniciar o comício amanhã em Castanhal, onde a população parece ser contra a divisão do estado. Os eleitores responderão se acatam a proposta da criação do Estado de Carajás (sul e sudeste do Pará) e se são a favor da criação de Tapajós (oeste). A votação ainda tem de ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Oposição considera 'Lavage de la Madeleine' inversão de prioridade

Lavage de la Madeleine.com Foto LAVAGE DE LA MADELEINE 2010
Esta Coluna conversou com alguns parlamentares da oposição sobre a realização da Lavage de La Madeleine, evento patrocinado pelo Ministério da Cultura (MinC) através da Lei Rouanet. De hoje (13) a domingo (18) haverá uma série de apresentações musicais, como a do cantor baiano Carlinhos Brown precedendo a cerimônia da lavagem da escadaria da igreja La Madeleine, em Paris, na França. O deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) disse não ter acreditado que o governo brasileiro promoveria tamanho evento fora do Brasil. “É absurdamente inusitado. Vi na TV [a propaganda da lavagem] e custei a acreditar que era em Paris”, afirmou.  Segundo ACM Neto, o ministério da Cultura deveria valorizar mais a cultura brasileira dentro do país e este tipo de gasto é pura “falta de critério no emprego do dinheiro público”. Em um ano em que o governo federal fez um corte de R$ 50 bilhões no Orçamento, o anúncio dessa despesa não foi visto com bons olhos por nenhum dos entrevistados. Para o deputado Rubens Bueno (PPS-PR), o patrocínio do MinC não passa de uma “esculhambação sem limites”. “É a lavagem de dinheiro público no exterior, só que muito mais chique porque é em Paris”, indignou-se. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) considerou o gasto uma inversão de prioridades, já que o governo atravessa uma fase de diversas denúncias de corrupção e não há uma relação custo-benefício que justifique o emprego de verbas públicas em outros países. “É uma escolha infeliz. O governo tem que estimular a produção de cultura dentro do país e não o faz”, concluiu.

Floresta Nacional de Brasília tem 25% de sua área destruída por incêndio

Foto FOGO DESTRÓI 25% DA FLORESTA NACIONAL DE BRASÍLIA
A Floresta Nacional de Brasília teve 3,6 hectares destruídos por incêndio que atinge o local. Segundo o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, esta área corresponde a cerca de 25% de toda a unidade de conservação (UC). O instituto revelou que o incêndio foi criminoso, mas já está sob controle. “Nosso pessoal em campo identificou pessoas colocando fogo na vegetação, chegaram a persegui-los, mas eles conseguiram fugir. Já comunicamos à Polícia Federal para que faça a investigação”, disse Mello. Além da Floresta Nacional de Brasília, há ainda dez UCs federais com registro de incêndios. Até o momento, 322 mil hectares dessas unidades foram queimadas em 2011. “Comparativamente ao ano passado, os dados são muito melhores nas unidades de conservação. [...] Brasília tem a situação mais crítica. O Distrito Federal está exposto a uma seca extremamente intensa, e as UCs ficam expostas a incêndios de grandes magnitudes”, explicou a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente).