FRANCISCHINI PEDE PRISÃO DO GOVERNADORT DO DF

PAULO MELO CORUJA NEWS
FÁBIO CAMPANA

Deputado pede prisão
do Governador do DF

O Deputado Federal Fernando Francischini do PSDB PR representa, na próxima segunda feira, pela Prisão Preventiva do Governador do DF Agnelo Queiroz e de Ailton Carvalho de Queiroz, bem como pela quebra de sigilo bancário e fiscal da família Queiroz e do casal Glauco Alves e Santos e Juliana Alves e Santos para o Procurador Geral da Republica Roberto Gurgel.
Duas ações distintas demonstram que o Governador do Distrito Federal tem obstruído as investigações que estão sendo realizadas pelo STJ, PGR e PF. Primeiro a consumação do crime corrupção supostamente entregue ao Policial Militar João Dias para que “não continuasse a delatar o esquema” e que acabou preso depois de tentar devolver o dinheiro recebido no Palácio dos Buritis. Segundo, pelas ameaças de morte realizadas diretamente ao jornalista Cláudio Dantas que denuncia crimes de ocultação de patrimônio capitulados na Lei de Lavagem de Dinheiro.

Curitiba e outras cidades-sede da Copa protestam hoje e amanhã


Da Agência Brasil
As cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 terão manifestações neste final de semana e na segunda-feira (12) para marcar o lançamento de um dossiê com dados sobre violações de direitos humanos por causa das obras e transformações urbanas para o Mundial, como a remoção de 160 mil famílias. No caso da cidade do Rio de Janeiro, o documento também inclui denúncias contra as obras para as Olimpíadas de 2016.
Elaborado pela Articulação Nacional de Comitês Populares da Copa, o dossiê Megaeventos e Violações de Direitos Humanos está dividido em seis capítulos. Lista situações específicas de desrespeito à direitos nas áreas de moradia, trabalho, informação, participação e representação popular, meio ambiente, acesso a bens públicos, além de mobilidade. Será protocolado em órgãos municipais, estaduais, federais e em organismos internacionais.

Votação da Lei Orgânica de Curitiba será votada na próxima semana

Da CMC
Será na próxima sexta-feira (16) a votação, em sessão plenária extraordinária, do projeto de reforma da Lei Orgânica Municipal (LOM) em segundo turno. A data obedece as exigências previstas em lei para que haja um intervalo de dez dias entre o primeiro turno, para que possam ser feitas reavaliações. A votação deve iniciar a partir das 9h.

Travesti Andrielly Vogue tentará vaga em cota feminina para eleições


De Elisa Lopes da Gazeta do Povo
A travesti Andrielly Vogue deve tentar, mais uma vez, uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba para as eleições de 2012 dentro da cota feminina do Partido dos Trabalhadores. Ela participou, nesta quinta-feira (8), de uma reunião com pré-candidatos do partido para levantar bandeira de sua decisão.
Ao telefone, ela repetiu um trecho de seu discurso no encontro. “Eu sou Andrielly Vogue, já fui candidata a vereadora pelo PT em 2008, tentei uma vaga como deputada em 2010, mas me iludi com a política e vi muito preconceito”.

Câmara termina ano sem acabar com dupla função de motoristas de ônibus


Do Blog Caixa Zero
Um projeto fundamental para o trânsito e o transporte de coletivo vai terminar o ano fora da pauta da Câmara de Curitiba. A proposta prevê a proibição de motoristas que exerçam simultneamente a função de cobradores nos ônibus.
No meio do ano, a Câmara chegou a fazer a primeira votação do projeto. Logo em seguida, porém, o vereador Algaci Tulio (PMDB) afirmou que havia um problema de redação.
Desde lá, o vereador Denílson Pires (DEM), autor do projeto, vem tentando emendar a proposta para colocá-la em pauta novamente. Não conseguiu.

Cristina Kirchner assume hoje segundo mandato na Argentina


Da Agência Brasil
Primeira mulher eleita e reeleita presidenta da Argentina, Cristina Kirchner assume hoje (10) o seu segundo mandato de quatro anos. Ela conta com o apoio da maioria do Congresso e do eleitorado. Na eleição do dia 23 de outubro, obteve 54% dos votos – mais do que todos os presidentes que governaram nos últimos 28 anos de democracia.
Cristina deve sua vitória ao bom desempenho da economia e à fragmentação da oposição. Ela sucedeu o marido, Nestor Kirchner, que morreu no ano passado. Ele foi eleito em 2003 com apenas 22% dos votos. Na época, a Argentina saía de uma das piores crises econômicas e políticas de sua história, parecida com a crise que hoje atinge a Europa. O país aguentou anos de recessão e de acordos jamais cumpridos com o Fundo Monetário Internacional (FMI), antes de decretar a moratória da dívida externa e desvalorizar o peso.

Justiça manda soltar cúmplice de execução de Paolicchi em Maringá


De Roberto Silva de odiario.com
O juiz da 4ª Vara Criminal de Maringá, Givanildo Nogueira Constantinov, assinou na tarde desta sexta-feira (9) o alvará de soltura do encarregado de pátio Valdir Ferreira Pio, 46 anos, acusado de participar da execução do ex-secretário de Fazenda de Maringá Luiz Antônio Paolicchi.
O juiz acatou um ofício encaminhado pelo delegado responsável pelas investigações, Nagib Nassif Palma, que informou que o acusado havia colaborado com as investigações confirmando sua participação no crime e que não havia mais interesse, no momento, em sua prisão.

Rubens defende candidatura própria do partido à presidência


A abertura do XVII Nacional do PPS nesta sexta-feira (09), em São Paulo, mostrou que a oposição no Brasil está ativa, com força, e preparada para enfrentar o PT e seus aliados na eleição de 2014. Maior exemplo disso foi a presença de três ex-candidatos a presidente da República na mesa de abertura do evento: Roberto Freire (PPS), José Serra (PSDB) e Geraldo Alckmin (PSDB). Os três fizeram duras críticas ao esquema de corrupção instalado no governo e a incompetência dos petistas para administrar o país. O congresso do PPS, que acontece no hotel Bourbon Convention Ibirapuera, discute nesta sábado uma resolução política que vai marcar a atuação da legenda nos próximos dois anos. Também vai discutir o lançamento de candidatura própria à Presidência da República em 2014. No domingo, os 328 delegados de todo o país elegem a nova direção do partido.

Em carta, Pimentel pede cautela e critica “falsas suposições”


De Reuters
O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, divulgou carta nesta sexta-feira(09) em que pede cautela com as suspeitas levantadas sobre sua atividade de consultoria antes de assumir a pasta, as quais ele classifica de “falsas suposições”.
Desde o fim de semana, reportagens publicadas na imprensa têm tratado das atividades de consultoria exercidas pelo ministro entre 2009 e 2010 – período após sua saída do cargo de prefeito de Belo Horizonte – por meio da empresa P-21.

Procurador diz que mais estudantes foram beneficiados com vazamento do Enem

Da Agência Brasil
O procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho disse nesta sexta-feira (9) que mais estudantes foram beneficiados com o vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além dos 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, que tiveram parte da nota anulada pelo Ministério da Educação (MEC).
Pelo menos mais 300 estudantes tiveram acesso às questões do pré-teste do Enem antes da aplicação da prova, segundo o procurador. Os beneficiados são alunos matriculados no cursinho pré-vestibular ligado ao Colégio Christus. “O colégio tem um curso pré-vestibular e o MEC não tem como identificar esses estudantes, que também podem ter tido acesso as questões”, disse.

Curitiba e RMC discutem controle social


Promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública foi o foco principal da 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social – Curitiba e Região Metropolitana (Consocial), que aconteceu nesta sexta-feira (9), no Centro de Eventos da (Fiep).
A conferência foi promovida pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). A abertura do encontro foi na quinta-feira (8) à noite, no Salão de Atos do parque Barigui. Esta é a etapa preparatória para a 1ªConferência Nacional sobre Transparencia e Controle Social, que acontecerá em 2012.

Richa tem aprovação de 74% dos eleitores; Dilma, fica com 64%


Após quase um ano de gestão, a maioria dos paranaenses aprova o governador Beto Richa (PSDB) e a presidente da República Dilma Rousseff (PT). Segundo levantamento da Paraná Pesquisas feito com exclusividade para a Gazeta do Povo, 74% da população aprova Richa e 64% aprova Dilma.

Proibição de emagrecedores imposta pela Anvisa passa a valer

Do G1
Entrou em vigor ontem (9) a proibição da venda de três inibidores de apetite feitos a base de anfetamina: a anfepramona, o femproporex e o mazindol. A decisão tinha sido publicada em outubro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela passa a valer agora porque foi dado um prazo de 60 dias para a adaptação, e só agora terminou esse prazo.
Também passam a valer as restrições à venda de outra substância usada como emagrecedor: a sibutramina. Medicamentos ou fórmulas que a contenham não poderão ser receitados com dose diária acima de 15 mg/dia (quinze miligramas por dia). A Anvisa apresentou um modelo do termo de responsabilidade que deve ser preenchido pelo médico que recomendar o uso da substância.

Vereador flagrado recebendo salário de assessor sai da cadeia

Ex-presidente da Câmara de Guarapuava (PR) foi preso em outubro. Admir Strechar também é investigado por contratações irregulares.
Do G1 PR, com informações da RPC TV
O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava (PR), Admir Strechar (PMDB), deixou a cadeia na sexta-feira (9). Os advogados de defesa conseguiram a concessão de um Habeas Corpus na quinta (8), mas apenas na tarde de ontem um juiz do município assinou o alvará de soltura.
Strechar estava preso desde o dia 25 de outubro, quando foi flagrado recebendo metade do salário de um assessor. Ele também é investigado pelo Ministério Público por contratações irregulares de funcionários no Legislativo de Guarapuava. Em novembro, ele foi afastado do cargo pela Justiça até o julgamento.
Durante o período em que ficou preso, Strechar foi flagrado utilizando um tablet com suposto acesso à internet dentro da cela. Os bens do ex-vereador estão bloqueados pela Justiça.