ISRAEL E A SEGURANÇA DA COPA 2014

PAULO MELO CORUJA NEWS
BLOG DA JOICE

Empresa de Israel apresenta projeto de segurança para a Copa de 2014

Uma empresa de Israel apresentou um projeto ao governo estadual para reforçar a segurança pública em Curitiba durante os jogos da Copa de 2014. A proposta é a implantação de uma unidade de monitoramento com tecnologia de alto nível que inclui radares e sensores que podem, por exemplo, captar o rosto de uma pessoa e o calibre de uma arma a vinte e cinco quilômetros de distância. Segundo o secretário estadual da Copa, Mário Celso Cunha, o projeto será avaliado já que a segurança pública é uma das prioridades durante o Mundial. A empresa israelense vai enviar uma equipe técnica aqui para Curitiba para elaborar um projeto com os custos e a quantidade de equipamentos necessários para a criação da unidade.

 

Casa paroquial é assaltada na região norte do Paraná

Depois da Casa do Papai Noel em Apucarana, no norte-central do Paraná, agora o alvo dos criminosos foi uma casa paroquial em Borrazópolis, município próximo a Apucarana. Além do dinheiro do dízimo coletado nas missas de domingo, os assaltantes levaram um notebook e o telefone celular do padre, que foi trancado no banheiro pelos ladrões. Segundo a Polícia Militar, ele não conseguiu identificar os criminosos, porque os três permaneceram com os rostos cobertos. O valor total roubado não foi informado. Esse não foi o único assalto inusitado nessa região do Estado. Na semana passada, a casa montada para as apresentações do Papai Noel no centro de Apucarana foi assaltada. Levaram luzinhas, enfeites e até os ursinhos de pelúcia.
 

Mais 51 municípios do PR terão apoio financeiro para combater a dengue

Cinquenta e um municípios do Paraná foram incluídos na lista para receber verbas do Ministério da Saúde no combate a dengue. Essas cidades vão se somar as outras oitenta e oito que já foram contempladas com o apoio financeiro do governo federal. No total, a secretaria estadual de saúde terá dois milhões e seiscentos mil reais para contratar agentes de endemias e comprar produtos, veículos e equipamentos para eliminar os criadouros do mosquito transmissor. Os municípios escolhidos são os que apresentam um risco de epidemia da dengue. Para o superintendente de vigilância em saúde do estado, Sezifredo Paz, a destinação correta dos resíduos sólidos é uma das principais medidas que deve ser tomada para controlar o avanço da doença.
As cento e trinta e nove cidades do Paraná vão receber os recursos do Ministério da Saúde até o final deste mês.  No primeiro semestre, mais de vinte e nove mil casos de dengue foram confirmados no estado e quinze pessoas morreram vítimas da doença.
 

16% mais passageiros, aeroportos enfrentarão caos

Da Gazeta do Povo
uem pretende viajar de avião neste fim de ano deve esperar terminais cheios e uma boa dose de estresse. No último balanço divulgado pela Infraero, com dados de operações feitas de janeiro a outubro, o número de passageiros chegou a 148 milhões de pessoas em todo o Brasil, somados voos nacionais e internacionais. No mesmo período de 2010, o movimento foi de 127 milhões, um crescimento de 16%. Caso este ritmo continue, as épocas de Natal, ano-novo e férias de janeiro devem levar os aeroportos a um cenário caótico.
No Aeroporto Affonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o aumento no fluxo de passageiros em relação ao ano passado foi ainda mais expressivo: 23% mais passageiros do que naquele período. Em 2010, 4,7 milhões haviam passado pelo terminal de passageiros até outubro. Já em 2011, foram 5,8 milhões, embora a infraestrutura do local tenha permanecido a mesma ou até mesmo piorado temporariamente: em obras para a ampliação do estacionamento, o aeroporto sofreu restrições relativas aos horários dos voos.


Copa do Mundo deve antecipar aulas e férias escolares em 2014

Da Folha
O início do ano letivo de 2014 e as férias escolares do meio do ano deverão ser antecipadas para que alunos de colégios públicos e privados estejam liberados durante a Copa do Mundo, que começa em 12 de junho, informa reportagem de Filipe Coutinho, publicada na Folha desta terça-feira.  



Crise global afeta crédito e governo pode socorrer empresas brasileiras

Do O Globo
BRASÍLIA — A crise internacional chegou de vez ao Brasil e pelo mesmo caminho que em 2008: a restrição ao crédito para as empresas. Dados do Banco Central (BC) mostram que já em outubro o financiamento de matrizes estrangeiras para filiais brasileiras desacelerou fortemente, para US$ 1,2 bilhão, queda de 60% sobre setembro e metade da média mensal de ingresso de 2011. É o pior número desde maio de 2010. Os exportadores reclamam ainda que os bancos pequenos e médios pararam de conceder financiamento, pois preferem ficar com o dinheiro em caixa a assumir riscos em meio às turbulências. Quando emprestam, estão cobrando mais caro. A redução do financiamento externo foi uma das explicações dos analistas para queda de 0,2% no investimento captado pelas Contas Nacionais, divulgadas semana passada.
Por isso, o governo estuda repetir medida tomada há três anos: usar dinheiro das reservas para suprir o crédito estrangeiro e financiar as vendas de produtos daqui lá fora. Há expectativa também de que o BNDES abra novas linhas para suprir a demanda dos exportadores que recorreram à equipe econômica para se queixar da dificuldade.
— Está mais caro e mais difícil conseguir crédito no exterior e o BC não perdeu com isso (em 2008 e 2009), até lucrou com a medida. Por isso, o governo avalia essa possibilidade até porque já é a hora de começar a atuar — informou uma fonte do governo.  



‘Faxina’ extrapola ministérios e atinge PF, Receita e até a CGU

Do Estadão
O recorde de seis ministros demitidos por suposto envolvimento com malfeitos foi acompanhado por outro placar que também expõe a corrupção governamental. Em tempos de faxina no setor público, a Polícia Federal prendeu este ano 79 policiais em dez operações de combate ao crime organizado realizadas em todos os Estados. O número de prisões é quase cinco vezes maior que em 2010, quando foram detidos 17 policiais em três operações.
Além disso, segundo dados da Controladoria-Geral da União (CGU), órgão responsável pelo controle interno do governo, de janeiro a novembro deste ano 514 servidores federais foram expulsos da administração pública, um recorde para o mesmo período nos últimos oito anos.