VEJA O QUE OS ASTROS RESERVAM PARA VOCÊ EM 2012

PAULO MELO CORUJA NEWS

Veja o que os astros reservam para você

O astrólogo João Bidu afirma que o novo ano será cheio de emoções
Veja o que os astros reservam para você em 2012 / Photosani/Shutterstock Veja o que os astros reservam para você em 2012 Photosani/Shutterstock
    Para quem gosta de viver fortes emoções, 2012 promete ser um grande ano segundo as previsões do astrólogo João Bidu.

    Isso porque os próximos 365 dias serão regidos pela Lua, o que indica grande influência sobre o lado emocional das pessoas. As mulheres que sonham em deixar o time das solteiras, por exemplo, podem se dar muito bem com isso. “O lar, a família, o passado e as tradições estarão em evidência. Como Saturno continuará em Libra, também serão mais comuns as relações amorosas de casais com grande diferença de idade”, afirma.

    Além disso, será um ano favorável para o Brasil. “Quem oferece produtos e serviços para as classes C, D e E, terão maiores chances de sucesso. A realização de grandes desejos de alguns clubes, associações de classe e empresas também vai se sobressair”, garante Bidu.

    Então, já que as notícias são positivas, o band.com.br pediu ao astrólogo que listasse detalhes do que cada signo pode esperar deste novo ciclo; confira:

    Áries (20/03 a 20/04)

    Com a força da Lua, que representa sua 4ª Casa Astral, os assuntos do lar vão concentrar suas atenções. É bem possível que consiga controlar a agressividade, facilitando o relacionamento com as pessoas e familiares. Não medirá esforços para alcançar a segurança que deseja, inclusive no aspecto financeiro. Bom ano para negócios contatos com o público feminino.

    No trabalho: aproveite o primeiro semestre para lutar pelo o  que você pretende realizar e fazer acontecer.

    Na saúde: Entre março e abril, dobre suas preocupações com a saúde, pois a resistência pode não estar das melhores.

    No amor: contará com o apoio dos astros para encontrar alguém com vontade de te fazer feliz. No primeiro semestre, grandes emoções podem rolar, principalmente com colega de trabalho.

    Touro (21/04 a 20/05)

    Os assuntos da 3ª Casa Astral estarão em evidência. Assim, espere um ano movimentado no relacionamento com irmãos, primos e colegas. Ano favorável para mudança, seja de cidade, residência ou trabalho. Ideias não faltarão para buscar os seus objetivos. Terá motivação de sobra para buscar novos conhecimentos, principalmente através dos estudos. A sua fé vai ser muito importante para atingir suas metas.

    No trabalho: sorte com negócios e dinheiro, principalmente entre 3 de abril e 6 de agosto e a partir de 12 de junho.

    Na saúde: tudo bem com a saúde, desde que tenha cuidados especiais com as vias urinárias entre 8 de fevereiro e 25 de junho.

    No amor: sua sensualidade estará vibrante e a vida íntima promete ser bastante quente e movimentada. Com a força da Lua, 2012 promete ser bastante favorável para buscar um novo amor, que pode ser alguém com quem você já mantém contato.

    Gêmeos (21/05 a 20/06)

    Aproveite a influência da Lua na sua 2ª Casa Astral para focar naquilo que realmente é relevante e também para se dedicar um pouco mais aos assuntos financeiros, seja no sentido de aumentar os seus ganhos ou para resolver dívidas e pendências que se arrastam há bom tempo. Controlando a possessividade, com certeza vai melhorar muito a relação com as pessoas que estima.

    No trabalho: se tem o sonho de conquistar um lugar de destaque na vida profissional, não fique apenas assistindo às oportunidades, corra atrás delas.

    Na saúde: os fatores emocionais serão importantíssimos para você manter a saúde. Mais atenção com problemas bucais ou irritações da pele.

    No amor: pela influência da Lua, você estará mais sentimental este ano, o que pode favorecer a vida a dois. Cuidado com falsidades entre 16 de maio e 27 de junho. Depois desse período, os astros vão mandar boas energias para você encantar uma pessoa especial.

    Câncer (21/06 a 21/07)

    Seu lado emotivo estará muito mais sensível o que pode até atrapalhar em certos momentos, principalmente no trabalho. Ano favorável para aumentar o seu prestígio pessoal e profissional. Atração por assuntos misteriosos e fatos ligados ao passado. Como a Lua governa a sua 1ª Casa Astral, a sua preocupação com a aparência deve aumentar muito. Use e abuse de sua sensibilidade e de sua simpatia e aprenda a ouvir a intuição e a expressar seus sentimentos para ser mais feliz.

    No trabalho: invista firme nos seus talentos. Aproveite os primeiros meses para fazer novos contatos e conte também, com as dicas profissionais de amigos.

    Na saúde: terá bastante resistência física e sua mente estará equilibrada durante o primeiro semestre.

    No amor: a convivência terá harmonia e cumplicidade. Evite que problemas de outras pessoas interfiram na sua relação. No segundo semestre, não deixe que as preocupações atrapalhem a sua vida sexual.

    Leão (22/07 a 22/08)

    Como a Lua representa a sua 12ª Casa Astral será preciso ter humildade e astúcia para enfrentar situações desafiadoras, inclusive na vida familiar. Cautela especial no relacionamento com quem não conhece bem, principalmente mulheres. Invista um pouco mais no seu romantismo e na sua generosidade para atrair o apoio de pessoas importantes. Muitos dos seus sonhos podem ser conseguidos neste ano.  Acredite mais na sua força e sorte, Leão...

    No trabalho: entre janeiro e junho seu setor profissional tem tudo para ganhar novos rumos. Aja com segurança, respeito e humildade.

    Na saúde: coloque o seu organismo e o bem-estar como prioridades. Adote medidas preventivas e pratique exercícios.

    No amor: a paquera vai acontecer com mais intensidade, já que os primeiros meses do ano estarão bem agitados para você. 2012 promete altos e baixos no relacionamento. Para evitar desentendimentos graves, deixe seu orgulho em segundo plano.

    Virgem (23/08 a 22/09)

    Com temperamento mais carinhoso sua popularidade deve crescer bastante, e as amizades (especialmente as femininas) terão papel importante em suas conquistas. A Lua estimula os assuntos da sua 11ª Casa Astral, que prevê harmonia e realização de esperanças envolvendo filhos, crianças ou família. Não tenha medo de agarrar uma ótima oportunidade profissional.

    No trabalho: astral dos mais positivos no campo profissional. Você já tem disciplina e essa qualidade será muito importante para suas finanças, mas entre 8 de fevereiro e 25 de junho controle melhor seus gastos.

    Na saúde: desacelere para não prejudicar seu organismo. Dê mais atenção à sua alimentação.

    No amor: Plutão amplia seu poder de sedução. Para quem está só, é uma excelente chance de buscar uma nova paixão. Se já encontrou sua cara metade, invista na intimidade de vocês e esquente a chama dessa relação.

    Libra (23/09 a 22/10)

    2012 será uma ótima oportunidade para você se livrar do medo de enfrentar grandes mudanças e desafios, pois como a Lua simboliza a sua 10ª Casa Astral, suas ambições estarão ativadas... E novas e importantes conquistas podem ser alcançadas tanto na vida profissional como na familiar. A ajuda de pessoa do sexo feminino pode ser fundamental, inclusive para você resolver problema pessoal.

    No trabalho: se estava aguardando a tão sonhada independência profissional, a hora chegou! A partir de fevereiro, seus talentos estarão em evidência. Segure as rédeas das finanças no segundo semestre.

    Na saúde: saiba lidar com questões sentimentais, pois elas podem causar impacto negativo na sua saúde. Redobre atenção entre os meses de junho e novembro.

    No amor: apesar da facilidade em superar atritos e conciliar situações, o primeiro semestre pode trazer certa dificuldade no relacionamento amoroso. Aguarde uma fase animada e cheia de paquera, principalmente entre abril e junho.

    Escorpião (23/10 a 21/11)

    Como a Lua representa sua 9ª Casa Astral pode esperar um ano propício para expandir seus conhecimentos, reforçar suas crenças e fazer mudanças que considera vitais para o seu futuro. Convém se ligar em parentes da pessoa amada: uns podem ser decisivos em suas vitórias, mas outros podem atrapalhar os seus planos. Ano propício para viagem internacional e para atrair o apoio de mulheres de idade madura.

    No trabalho: se tem algum projeto profissional que deseja colocar em prática, aproveite para fazer isso no primeiro semestre. Depois do dia 12 de junho, vale a pena redobrar cuidados com contratos e documentações.

    Na saúde: probleminhas podem surgir durante o ano, mas você conseguirá superá-los facilmente.

    No amor: se não controlar seu ciúme as coisas podem desandar. Apesar disso, o clima estará mais romântico entre 3 de abril e 6 de agosto. Nos meses de fevereiro, abril e julho, sua sensualidade estará mais forte ainda.

    Sagitário (22/11 a 21/12)

    A Lua coloca em destaque a sua 8ª Casa Astral, por isso, convém ficar muito alerta com o setor financeiro, principalmente em transações envolvendo mulheres. Experiências espirituais podem te levar a vivenciar situações surpreendentes. Ano favorável para se livrar de vícios e hábitos prejudiciais à saúde. 2012 pode ser um ano de grandes transformações, desafios e superações em sua vida.

    No trabalho: hora de ampliar horizontes e apostar na sua capacidade empreendedora, inclusive em área diferente da que atua. Mas, de fevereiro a junho, a dica é cuidar dos sonhos muito altos e só gastar o necessário.

    Na saúde: sua saúde estará protegida e a vitalidade física também. Atenção com as vias respiratórias entre maio e junho.

    No amor: uma pegada de romantismo vai deixar a vida a dois mais gostosa. Já para paquerar, aproveite o primeiro semestre, quando seu poder de sedução estará altíssimo.

    Capricórnio (22/12 a 21/01)

    A Lua ilumina a sua 7.a Casa Astral, o que faz prever um ano rico em assuntos amorosos e conjugais e para quem já mantém ou pretende iniciar sociedade comercial. Pode contar com sucesso na vida doméstica, nas questões legais e nas atividades sociais. Tendência muito forte de se apaixonar ou casar com pessoa de idade bem diferente da sua. A família, de alguma forma, exercerá influência em sua vida sentimental.

    No trabalho: aguarde ótimos acontecimentos na vida profissional. Aplique suas habilidades, mostre seus talentos e terá o reconhecimento merecido. Contudo, imprevistos podem surgir entre 16 de maio e 27 de junho.

    Na saúde: os primeiros meses pedem atenção com problemas hereditários ou constantes, mas nada que cause grandes preocupações.

    No amor: neste ano, o amor será um assunto muito presente nos seus dias. Com muito afeto saberá lidar com a pessoa amada da melhor maneira possível. Ótimo ano para quem está a fim de definir sua vida sentimental.

    Aquário (21/01 a 18/02)

    A Lua vai ativar a sua 6ª Casa Astral, por isso, os assuntos relacionados com trabalho e saúde devem ganhar destaque especial. As pessoas que exercem profissões modestas ou que tenham relação direta com o universo feminino terão chances excepcionais de crescimento. Como a sua vontade de ajudar aos outros estará em alta, pode esperar apoio e lealdade de colegas e pessoas queridas.

    No trabalho: mais competição no setor profissional. Prepare-se para isso com determinação e conhecimento de novas técnicas. Cuidado em janeiro, pois o consumismo pode falar mais alto.

    Na saúde: o principal cuidado que deverá ter durante este ano diz respeito à sua alimentação, principalmente para evitar problemas digestivos.

    No amor: em 2012 , a Lua vai deixar você muito mais sensível e pode surpreender a pessoa amada com doses de romantismo que raramente o seu signo oferece. Marte promete um pique sexual invejável.

    Peixes (19/02 a 19/03)

    A Lua coloca em cena os aspectos da sua 5ª Casa Astral e um dos principais é o seu poder de sedução que estará mais alto do que nunca. Saber usá-lo na hora certa, com a pessoa certa e no lugar certo será fundamental para alcançar os seus objetivos, sejam amorosos, profissionais ou financeiros. O ano promete boas oportunidades com artigos femininos e em empreendimentos ligados a crianças, jogos e diversões.

    No trabalho: prosperidade profissional, se usar melhor sua criatividade e não tiver medo de colocar suas ideias em prática. Atividades relacionadas com lazer ou entretenimento podem gerar bons lucros.

    Na saúde: com pouca instabilidade e um alto-astral contagiante, seu organismo ficará muito mais fortalecido. Mas não menospreze sintomas inexplicáveis.

    No amor: neste ano, seus planos incluirão viver seu relacionamento plenamente. Se sua lista de desejos inclui aumentar a família, poderá concretizar esse sonho. Porém, no primeiro semestre, poderá enfrentar alguns obstáculos.

    AUSTRÁLIA, SAMOA E NOVA ZELÂNDIA JÁ COMEMORAM 2012

    PAULO MELO CORUJA NEWSDaniel Munoz/Reuters / Fogos de artifício explodem sobre o porto em Sydney, na Austrália: país já comemora o ano novo Fogos de artifício explodem sobre o porto em Sydney, na Austrália: país já comemora o ano novo Ano Novo

    Austrália, Samoa e Nova Zelândia comemoram chegada de 2012

    Os australianos assistiram a uma longa queima de fogos multicoloridos, que marcou a chegada do ano novo em Sydney
    Agência Estado
      A Austrália, a ilha de Samoa e Nova Zelândia foram alguns dos primeiros países a comemorarem a entrada de 2012.
      Na Austrália, uma longa queima de fogos multicoloridos marcou a chegada do ano novo em Sydney.
      Em Samoa, que na sexta-feira (3)) fez uma manobra para pular do dia 29 para o dia 31 sem passar por 30 de dezembro para chegar ao outro lado da linha imaginária que marca a mudança da data, a celebração do Ano Novo começou às 8h (de Brasília).
      Com o "salto no tempo", a ilha tem como objetivo se aproximar da realidade e horários que operam na emergente China, e não nos Estados Unidos como era o caso até então.

      ANO DO DRAGÃO

      PAULO MELO CORUJA NEWS
        Dragão do Templo de Sanyuong, em Taipei, que será o signo do horóscopo chinês para 2012 e representa a vitalidade e o movimento contínuo Francisco Luis Pérez/EFE

      NA AUSTRÁLIA JÁ É 2012

      PAULO MELO CORUJA NEWS
       Fogos de artifício explodem sobre a ponte Sydney Harbour e a Opera House durante o show pirotécnico para comemorar o Ano-Novo em Sydney, na Austrália -- onde já é dia 1º de janeiro de 2012 Mais Daniel Munoz/Reuters

      NEYMAR MELHOR DO PAULISTA, DO BRASILEIRÃO E MELHOR DAS AMÉRICAS

      PAULO MELO CORUJA NEWS
      Rei da América, Neymar foi o melhor da Libertadores, do Paulista e do Brasileirão
      Rei da América, Neymar foi o melhor da Libertadores, do Paulista e do Brasileirão
      Neymar vence disputa com chileno e é eleito o Rei da América; Ganso fica em 3º
      AFP
      Em Montevidéu
        O jovem craque brasileiro Neymar, estrela do Santos, foi eleito o Rei da América, isto é, o melhor jogador do continente sul-americano, na pesquisa anual do jornal uruguaio El País, que também apontou o uruguaio Oscar Tabárez, treinador da seleção de seu país, como o melhor técnico do continente.

        SANTISTAS TAMBÉM NA SELEÇÃO IDEAL DAS AMÉRICAS

        Além de escolher o Rei da América e o melhor técnico do continente, o El País também divulgou a seleção ideal do ano na América do Sul, e apesar de ter vencido a Libertadores, o Santos colocou apenas dois jogadores na lista, justamente Ganso e Neymar. Campeã da Copa Sul-Americana, a Universidad de Chile foi o time mais citado na seleção, com três jogadores, mesmo número do Boca Juniors. A LDU teve duas menções. Confira abaixo o time completo:
        Goleiro: Johnny Herrera (Universidad de Chile)
        Lateral direito: Reasco (LDU-EQU)
        Zagueiros: Marcos González (Universidad de Chile) e Rolando Schiavi (Boca Juniors-ARG)
        Lateral esquerdo: Clemente Rodriguez (Boca Juniors-ARG)
        Volante: Arévalo Rios (Botafogo-BRA e Tijuana-MEX)
        Meias: Ganso (Santos-BRA) e Juan Román Riquelme (Boca Juniors-ARG)
        Atacantes: Neymar (Santos-BRA), Hernán Barcos (LDU-EQU) e Eduardo Vargas (Universidad de Chile)
        No total, 247 jornalistas de 19 países participaram da eleição entre os meses de novembro e dezembro, e Neymar superou o chileno Eduardo Vargas (Universidad de Chile) na sondagem por 60 votos de diferença. Com 130 votos, o brasileiro bateu o recorde que era do argentino Juan Sebastián Verón, campeão em 2009 com 109. Outro santista, Paulo Henrique Ganso, ficou em terceiro lugar com 33.
        Oscar Tabárez, que comandou o Uruguai no título da Copa América, derrotou o argentino Jorge Sampaoli, técnico campeão da Copa Sul-Americana com a Universidad de Chile.

        "Neymar teve um ano brilhante, conquistando a Copa Libertadores com o Santos e jogando um futebol que assombrou o mundo e que lhe abriu as portas das melhores equipes, que se matam para contratá-lo", afirma o site do jornal.
        O atacante de 19 anos conquistou a Libertadores e o Campeonato Paulista, dos quais foi eleito o melhor jogador, e ainda venceu o Sul-Americano sub-20 com a seleção brasileira. Ele foi o quinto brasileiro a ficar com o título de Rei da América, depois de Bebeto (1989), Raí (1992), Cafu (1994) e Romário (2000).

        Na pesquisa entre jogadores que atuam no futebol europeu, o argentino Lionel Messi (Barcelona) venceu pela terceira vez seguida. O técnico do Barça, Josep Guardiola, foi escolhido o melhor treinador.

        2011 O ANO DE NEYMAR

        PAULO MELO CORUJA NEWS

        O ano de Neymar

        Campeão da Libertadores, autor de um dos gols mais bonitos no ano e eleição de melhor do mundo foram alguns dos feitos do jovem santista que se firmou no cenário mundial

        Image.net
        Neymar foi o grande nome do futebol brasileiro em 2011
         
         2011 foi dele. Neymar monopolizou como poucos os olhares do futebol brasileiro. O jogador de 19 anos deixou de ser uma aposta e se tornou realidade, foi elevado a status de principal jogador do país, levou sua equipe a um título que o clube não via a 48 anos, e não suficiente, cravou seu nome no cenário internacional mesmo sem ter disputado uma partida por uma liga europeia.
        Nem mesmo a goleada e a aula de futebol (admitida pelo próprio jovem santista) dada pelo Barcelona na final do Mundial Interclubes foi suficiente para ofuscar o jogador, que mais um vez se vê envolvido em intermináveis boatos de transferências, justamente para o time catalão.
        A permanência de Neymar no Santos, inclusive, foi um marco no mercado brasileiro. Pela primeira vez um clube resistiu ao assédio dos clubes da Europa, e os rumores de que Barcelona e Real Madrid teriam firmado contratos milionários foram suficientes e a joia santista firmou um novo vínculo com o time paulista, até 2014.
        Em campo, Neymar justificou toda a agitação em torno dele. Foi campeão paulista, do sul-americano sub-20, foi seguidamente convocado para a seleção principal, levou o Santos ao título da Copa Libertadores da América. Na seleção, não conseguiu livrar o time de Mano Menezes do fracasso na Copa América,
        No Brasileirão, o camisa 11 do Santos, com a cabeça no Mundial, pouco jogou, mas o suficiente para comprovar seu talento. O gol na vitória sobre o Flamengo na Vila Belmiro, fez com que ele fosse indicado ao prêmio de gol mais bonito do ano pela Fifa.
        O reconhecimento internacional, aliás, foi outro feito de Neymar. Pela primeira vez um jogador brasileiro que não atua na Europa figurou entre os 23 concorrente ao prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa e France Football. O atacante não sobreviveu ao segundo corte da eleição, que escolheu Xavi, Messi e Cristiano Ronaldo como finalistas, mas foi o suficiente para colocá-lo de vez no cenário mundial.

        FINAL DE ANO COM TRAGÉDIA EM PONTA GROSSA

        PAULO MELO CORUJA NEWS

        Acidente entre ônibus e moto mata duas pessoas


         
        Acidente mata duas pessoas hoje cedo em Ponta Grossa. Um ônibus e uma moto colidiram na esquina das ruas Francisco Ribas e Saldanha Marinho às 5h50. João Paulo Hryniewicz de Almeida, de 23 anos, e Marcos Tabaca Krasnhak, de 22 anos, estavam na moto e morreram no local. Nenhum passageiro do ônibus ficou ferido, segundo informações do Corpo de Bombeiros.
        Confira as imagens do acidente. A  foto é do Sassá.
        >

         

        ADEUS 2011

        PAULO MELO CORUJA NEWS
        DC

        Retrospectiva

        Edilene Santos 
        Incêndios destruíram 600 hectares de Vila Velha
         Os vários incêndios ocorridos neste ano no Parque Estadual de Vila Velha podem ter sido criminosos. Desde julho, segundo o IAP, 600 hectares da vegetação foram consumidos pelo fogo. O Parque tem pouco mais de três mil hectares de área. Há muitos anos a unidade de conservação não sofria tanto com os incêndios e diversos desses focos se concentravam no meio do parque, o que reforça a suspeita de ação humana. Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) defende a privatização de Vila Velha.

        Crescem os assassinatos de mulheres

         

        Dez mulheres foram assassinadas em Ponta Grossa até o dia 30 de dezembro, duas a mais que em 2010. O caso que mais gerou repercussão foi o da modelo Agda Fátima Rocha, 21 anos. O acusado, Jean Carlos Oliveira Pinto, 23, aguarda pelo julgamento na cadeia. A moça foi encontrada morta dentro de casa, no Núcleo Pimentel, no dia 19 de setembro. Segundo a perícia, ela foi abusada sexualmente, espancada e sufocada. O suspeito nega a autoria e defende que Agda morreu afogada com o vômito.

        Desvio de crack provoca escândalo na Polícia Civil

        O desvio de 15 quilos de crack de dentro da 13ª SDP foi um dos maiores escândalos do setor de segurança do Paraná, em 2011. O furto da droga foi descoberto em abril e, após meses de investigação, sete pessoas – incluindo quatro policiais civis e um ex-policial militar – foram denunciadas pelo Ministério Público. Três investigadores foram presos em outubro, mas um deles foi solto e absolvido. Segundo a Corregedoria da Polícia Civil, o desvio ocorreu em agosto de 2010 e a informação veio à tona para tentar “derrubar” a atual administração da delegacia.

        Comando Regional da PM atende 70 municípios

        Com o objetivo de descentralizar as ações da PM, foi criado em fevereiro e inaugurado oficialmente em agosto o 4º Comando Regional. A unidade, comandada pelo coronel Marco Aurélio Czerwonka, planeja atividades administrativas, orçamentárias e estratégicas de dois Batalhões e seis Companhias Independentes, que atuam em 70 municípios. O 4º CRPM abrange o 1º Batalhão de Polícia Militar (Ponta Grossa), 16º Batalhão de Polícia Militar (Guarapuava), 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (Lapa), 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (União da Vitória), 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (Telêmaco Borba) e 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (Irati).


        Denarc fica apenas na promessa

        Uma das vezes em que esteve em Ponta Grossa, em junho, o governador Beto Richa assinou o decreto que cria a 8ª Delegacia Regional da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). O anúncio da unidade foi feito já no início do ano, que chega ao fim sem ver a Denarc funcionando. Dois delegados foram designados durante o período para tratar de sua implantação, que ainda não saiu do papel. Segundo o governo, a delegacia atenderá 24 municípios dos Campos Gerais – região com cerca de 850 mil habitantes. Inicialmente, foi anunciado que a Denarc funcionaria na 13ª SDP até que um prédio que atendesse às necessidades fosse alugado, mas não ocorreu nem uma coisa, nem outra.


        Em dez anos, maior operação no Paraguaizinho



        No dia 23 de novembro, a Receita Federal, em parceria com a Polícia Federal e Guarda Municipal, realizou a maior operação de combate à ilegalidade no Shopping Popular, o Paraguaizinho, dos últimos dez anos. Com mandados judiciais, os lojistas de todos os 130 boxes tiveram de abrir as portas para a fiscalização. Resultado: apenas uma das bancas estava completamente regular. Ao todo, foram apreendidos 1.134 volumes de mercadorias, um valor total de R$ 1,2 milhão, e apenas 184 caixas foram ressarcidas, num valor de R$ 80 mil.


        Interdição não reduz superlotação na cadeia de PG

        A interdição parcial da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, determinada pelo juiz corregedor dos presídios Antônio Acir Hrycyna, no dia 11 de maio, não acabou com a superlotação na unidade. O decreto estabelecia prazos para a redução gradativa do número de presos que, em seis meses, deveria chegar a 350. Na semana passada, esse número estava em torno de 410. O descumprimento da interdição previa multas diárias, mas o Estado não foi multado. Para tentar esvaziar a cadeia, o governo determinou várias transferências de presos. O presídio chegou a ter 536 detentos, entre homens e mulheres.


        Reinaldo vai completar um ano na Secretaria de Segurança



        A expectativa em torno do secretário de Estado da Segurança, Reinaldo de Almeida César, nomeado em janeiro pelo governador Beto Richa, foi muito grande. Por ser ponta-grossense e ter visitado a cidade por algumas vezes durante o ano, a comunidade esperava muitas melhorias no setor. No entanto, de prático, a cidade foi contemplada apenas com novas viaturas para a Polícia Militar e para o Instituto Médico Legal. Além disso, discursos com muitas promessas, incluindo a Denarc, a transferência de responsabilidade da Cadeia Hildebrando de Souza para a Secretaria de Justiça, criação de Núcleo de Proteção à Criança e Delegacia Cidadã que seguem sem definição.

        Temporal deixa rastro de destruição



        Um forte temporal que atingiu Ponta Grossa no fim de julho deixou um rastro de destruição pelos bairros. Alguns prejuízos são visíveis até hoje, como o desmoronamento da Rua Humberto de Campos, na Vila Coronel Cláudio. O deslizamento atingiu várias casas e deixaram famílias desabrigadas. O desmoronamento abriu uma cratera de sete metros de profundidade, engolindo quase toda a rua, e a terra percorreu 120 metros. Em outro local da cidade, na Vila Hilgemberg, uma casa deslizou 150 metros com a família dentro.

        ABRIGO PARA CASCAVEL NO OESTE DO PARANÁ

        PAULO MELO CORUJA NEWS

        EM CASCAVEL ABRIGO PARTA COBRAS


        TRÊS PESSOAS MORREM EM ACIDENTE NA BR 369, EM ROLÂNDIA PR

        PAULO MELO CORUJA NEWS

        Três pessoas morrem em batida entre três veículos na BR-369, no PR

        Duas caminhonetes e um carro colidiram na tarde desta sexta (30).
        Acidente foi na altura do km 178, no contorno de Rolândia, norte do estado.

        Do G1 PR

        Três pessoas morreram em um acidente envolvendo três veículos na BR-369, no contorno de Rolândia, norte do Paraná. A batida entre duas caminhonetes e um carro foi na tarde desta sexta-feira (30), na altura do km 178.
        De acordo com um dos envolvidos no acidente, uma das caminhonetes invadiu a pista contrária e bateu contra a outra, o carro vinha atrás e não conseguiu desviar. Os motoristas das caminhonetes morreram, além de um passageiro de uma delas. Um passageiro do carro se feriu levemente e foi liberado na hora.
        A pista ficou trancada no local

        TURISTA É MORTO EM PRAIA DE PALHOÇA SANTA CATARINA

        PAULO MELO CORUJA NEWS

        Turista é morto após tiroteio em praia de Palhoça, em Santa Catarina

        Atirador realizou dez disparos na madrugada do dia 30 e depois fugiu.
        Três pessoas foram baleadas; uma já cumpriu pena por tráfico de drogas.

        Do G1, em São Paulo
         
        Um atirador não identificado matou um turista e feriu outros dois homens na madrugada desta sexta-feira (30) na Guarda do Embau, praia do município de Palhoça (SC). Segundo testemunhas, um homem a pé realizou cerca de dez disparos às 3h em direção ao centro da praia e depois fugiu. Caio Bertomeu Zuidhoss, de 21 anos, turista de Curitiba (PR), não resistiu ao ferimentos e morreu no começo da tarde no Hospital Universitário de Florianópolis. Um outro turista, não identificado, está em estado grave no Hospital Governador Celso Ramos, também da capital catarinense.
        De acordo com a Delegacia Regional de Palhoça, os disparos foram realizados em direção a Tiago Jerônimo de Medeiros, de 24 anos. O jovem foi atingido cinco vezes e foi hospitalizado no Hospital Regional de São José. Ele não corre risco de morte e, segundo a polícia, já cumpriu pena por tráfico de drogas.
        Quem está coordenando o caso é o subdistrito da Praia da Pinheira.

        SEGURO DESEMPREGO VAI AUMENTAR 14%

        PAULO MELO CORUJA NEWS
        CH

        RJ: helicóptero cai com deputado

        Foto
        DEP. MIGUEL JEOVANI
        Um helicóptero modelo Robinson 44 que transportava quatro pessoas caiu na tarde desta sexta (30) em Araruama, na Região dos Lagos, no Rio. O acidente ocorreu por volta das 16h a cerca de 100 metros do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Iguabinha. Os bombeiros já estão no local e, segundo as primeiras informações, não há vítimas em estado grave. Dentre os tripulantes da aeronave estavam o deputado estadual Miguel Jeovani (PR) e o assessor dele, que iriam para uma festa de fim de ano em Iguabinha para distribuir brinquedos. Um dos passageiros estava vestido de Papai-Noel e se feriu levemente no rosto. De acordo com as primeiras informações do Batalhão da Polícia Militar, o helicóptero caiu ao tentar fazer um pouso de emergência. Informação do site Terra Notícias.

        Merkel afirma que América Latina
        tem de ajudar a solucionar crise

        Foto
        CHANCELER ANGELA MERKEL
        Em entrevista ao Grupo de Jornais das Américas, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que a América Latina precisa se tornar parte da solução para a crise econômica e financeira internacional. “O novo peso econômico e internacional da América Latina também trouxe maiores responsabilidades. (A região) terá de se tornar mais envolvida na busca de soluções para questões cruciais para o futuro do mundo”, disse Merkel. “Isso inclui a atual crise de dívida”, acrescentou a chanceler. Merkel disse que, para a Alemanha, isso significa uma maior coordenação com a América Latina e o desenvolvimento de iniciativas conjuntas. Informaçãoes são da Dow Jones.

        Advogado de Agnelo e outros assessores são investigados

        Foto
        EQUIPE É SUSPEITA DE INVESTIMENTO SUSPEITO EM FUTEBOL
        Após uma década do escândalo de corrupção no futebol envolvendo o ex-senador Luiz Estevão, agora é a vez da turma ligada ao governador Agnelo Queiroz, do PT, se lançar injetando dinheiro no combalido futebol candango. De acordo com a resportagem da Revista Veja desta sexta (30), o advogado do governador, Luis Carlos Alcoforado, acaba de comprar para si o Brasília Futebol Clube, recém rebaixado para a segunda divisão do Distrito Federal. Não foi revelado o valor, mas um levantamento preliminar do Ministério Público estima que o negócio tenha girado em torno de 3 milhões de reais. Nas investigações que envolvem Agnelo, Alcoforado é apontado como arrecadador do petista. Ele nega.

        Homem de 99 anos pede divórcio

        Um italiano de 99 anos pediu divórcio da mulher, após 77 anos de casado, ao descobrir que ela o traiu nos anos 1940. Segundo o site Bahia Notícias, Antonio C. encontrou cartas de amor escondida em um gaveteiro antigo e descobriu o caso extraconjugal. Na época, a mulher confessou que escreveu as declarações de amor há mais de 60 anos para um amante. Desta forma, a relação ficou abalada e dez anos depois Antonio decidiu dar entrada no processo de separação. O casal se conheceu em Nápoles, nos anos 30 e se casaram em 1934. Eles tiveram cinco filhos e mais dez netos. De acordo com o jornal britânico Daily Telegraph, trata-se de um recorde por conta da idade de Antonio, que passa a ser o homem mais velho a pedir divórcio.

        Chile: presidente pede ajuda para combater incêndio na Patagônia

        France Presse
        Foto
        TORRES DEL PAINE É UM DOS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DO PAÍS
        O presidente do Chile, Sebastián Piñera, solicitou ajuda internacional para combater o incêndio no Parque Nacional Torres del Paine. No Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), o mandatário disse que será pedida a ajuda de países como Estados Unidos, Austrália e Argentina para fazer frente às linhas de fogo. O presidente chileno afirmou que "o governo tomou e vai continuar tomando todas as medidas para enfrentar a catástrofe das Torres del Paine".

        Seguro-desemprego vai aumentar 14%

        O valor do seguro desemprego terá um reajuste de 14% em 2012. A porcentagem foi estabelecida em resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), publicada nesta sexta (30) no Diário Oficial da União. Trata-se do mesmo reajuste anunciado para o salário mínimo, que também passará a valer a partir do dia 1º de janeiro.
         
        Fotografia é história
        Mitterrand e o Concorde

        Em visita ao Brasil, no governo Sarney, presidente da França, François Mitterrand, desembarca na Base Aérea de Brasília de um avião que voava em velocidade além da barreira do som, o Concorde.
        Como foi Sempre cobri a chegada de presidentes estrangeiros em visita ao Brasil. E uma foto que jamais deixei de fazer é a da descida deles do avião porque sei que os leitores têm curiosidade por ver as máquinas que os transportam. Os americanos Jimmy Carter, Ronald Reagan, Bill Clinton e os Georges Bush vieram nos Boeings exclusivos para servi-los, os famosos Air Force One. Os chefes-de-estado argentinos costumam desembarcar aqui em pequenos jatos de 12 lugares, denominado Tango Uno. O marechal Alfredo Stroessner, do Paraguai, vinha num modesto Electra movido a hélices. Mas Mitterrand chegou a bordo de um dos supersônicos Concorde, hoje postos fora dos céus logo após um acidente no aeroporto Charles De Gaulle, em Paris, que vitimou todos os 109 passageiros, em 25 de julho do ano de 2000. Orlando Brito. 

        Chevron é autuada pela terceira vez

        A Agência Nacional do Petróleo (ANP) autuou, pela terceira vez, a petroleira americana Chevron. O órgão regulador brasileiro constatou que a empresa não cumpriu o plano de desenvolvimento do campo apresentado à reguladora. Antes de perfurar poços, as petroleiras são obrigadas a apresentar planos à agência, com detalhes técnicos sobre operações a serem realizadas, como estudos geológicos e perfurações de poços. A Chevron já havia sido autuada por não ter cumprido o plano de abandono do poço por onde vazou petróleo e também por ter omitido imagens solicitadas pela ANP.

        Deputado do dólar na cueca
        poderá ter uma nova chance

        Ailton de Freitas/O Globo
        Foto
        DEP. JOSÉ GUIMARÃES É COTADO PARA ASSUMIR LIDERANÇA DO PT
        Dois candidatos estão sendo cotados para assumir a liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara nas próximas semanas. São eles: Jilmar Tatto (SP) e José Guimarães (CE), que já estiveram envolvidos em denúncias de corrupção. Guimarães está intimamente ligado ao começo da corrupção que marcou o partido: o carregamento de dólares na cueca. Um assessor do deputado foi preso quando lançava a moda, em 2005. O Ministério Público concluiu que os 100.000 dólares tinham origem em desvios no Banco do Nordeste. Tatto também é apontado em processo de irregularidades em licitações na prefeitura de São Paulo, onde era secretário de Marta Suplicy. Informação da Revista Veja.

        Sérgio Martinolli

        Encontro ao Luar
        33 x 33 cm - OSE
        Ass. CIE e Dat. 1984

        Dilma fez menos MPs que Lula

        A presidenta Dilma Rousseff terminou seu primeiro ano de mandato com 31 medidas provisórias (MPs) editadas. Trata-se de menos da metade que o ex-presidente Lula assinou em 2003, quando assumiu a presidência. Ao todo, Dilma formulou 68 MPs em 2011, que foram enviadas para análise no Congresso. Segundo a Constituição Federal, as MPs só devem ser utilizadas em casos de “urgência” e “relevância”. Por isso, parlamentares costumam criticar o uso desenfreado do mecanismo.

        Ciro Gomes é cotado para
        assumir pasta de Mercadante

        Foto
        CIRO GOMES
        Ciro Gomes está cotado para assumir o lugar de Aloizio Mercadante (PT) no comando do Ministério da Ciência e Tecnologia. Segundo o jornal Correio Braziliense, Mercadante e Ciro conversaram pessoalmente no ministério há aproximadamente duas semanas, encontro que provocou uma tensão no PT. Desta forma, o PSB fica na mão, já que terá de encontrar alguém tão forte quanto o do ex-governador do Ceará. Isso porque, caso Ciro vire ministro, ele será um indicado pessoal da presidenta Dilma Rousseff e não do PSB. “O Ciro é filiado ao partido, mas ele é o Ciro, tem personalidade própria”, disse um integrante da cúpula do partido.

        Araripina: STJ mantém prefeito afastado

        Paulo Elias /Divulgação
        Foto
        PREFEITO DE ARARIPINA LULA SAMPAIO
        O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter o prefeito de Araripina (PE), Lula Sampaio, afastado do cargo. Ele é acusado de fraudar as contas do município. O presidente da Tribunal, ministro Ari Pargendler, negou o pedido de suspensão de uma liminar que determinou o afastamento do prefeito. Segundo o Ministério Público, o prefeito desviava recursos públicos por meio de “mudanças em softwares contábeis”, que justificariam a ausência de informações financeiras da prefeitura aos órgãos de controle estadual e federal. O órgão diz ainda que os saques eram feitos direto das contas do município, sem qualquer tipo de licitação, empenho ou liquidação de despesas. Já a defesa do prefeito sustentou que não há documentos comprovando as acusações. Informações do Conjur.

        BO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO VÃO PODER SER FEITOS PELA INTERNET

        PAULO MELO CORUJA NEWS

        Boletins de ocorrência de acidentes de trânsito vão poder ser feitos pela internet

        Os curitibanos vão poder fazer o registro de boletins de ocorrência em caso de acidentes de trânsito pela internet a partir de março de 2012. Um novo sistema que vai permitir isso é instalado no Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar. A partir de segunda-feira, o BPTran começa a implementar o novo software e por isso quem for até o batalhão para fazer BO pode ter problemas. É o que explica o tenente do batalhão Frisen.
        A orientação é que as pessoas que não precisam fazer o boletim com urgência, devem procurar o batalhão a partir da quinta-feira, quando a situação estiver normalizada. O tenente Frisen explica que o objetivo é oferecer mais comodidade ao usuário que, a partir do novo sistema, poderá emitir o documento com mais tranquilidade, pela internet, sem precisar sair de casa. O serviço dos agentes nos locais das ocorrências não será suspenso a partir de março e a nova ferramenta é apenas uma forma de facilitar a vida do cidadão.

        DILMA DOMINUIU AS MEDIDAS PROVISÓRIAS NESTE ANO

        PAULO MELO CORUJA NEWS

        Dilma conclui primeiro ano com menos medidas provisórias que Lula

        Do G1
        A presidente Dilma Rousseff termina o primeiro ano de mandato com 31 medidas provisórias assinadas, menos da metade do que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou em seu ano de estreia no governo. Em 2003, Lula terminou o primeiro ano de mandato com 68 MPs assinadas.
        As medidas provisórias entram em vigor assim que são editadas e somente depois é que são votadas pelo Congresso. O uso desse instrumento é motivo de críticas por parte de parlamentares. Pela Constituição, o mecanismo só pode ser utilizado em situações de urgência e relevância. No entanto, segundo deputados e senadores, os presidentes da República não observam a regra

        UM ANO DE DILMA!

        PAULO MELO CORUJA NEWS
        R7.COM

        DECISÃO SOBRE PODERES DO CNJ RACHA SUPREMO

        PAULO MELO CORUJA NEWS

        Decisão sobre poderes do CNJ racha Supremo

        Corte deve analisar no primeiro semestre se conselho pode ou não investigar juízes e servidores suspeitos de desvio de conduta

        Fred Raposo e Adriano Ceolin, iG Brasília 

        Foto: Divulgação/STF 
        Plenário do Supremo julgará se CNJ pode ou não investigar juízes e servidores de tribunais
        O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir no primeiro semestre do ano que vem se o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), criado há seis anos para realizar o controle externo do Judiciário, tem ou não poderes disciplinares sobre membros da magistratura e servidores de tribunais.
        O tema abriu uma crise no Judiciário. De um lado, membros do conselho questionam a falta de transparência na magistratura. De outro, juízes e tribunais acusam o órgão de cometer ilegalidades durante as investigações, como quebra de sigilo bancário de servidores e magistrados.
        Marco Aurélio Mello: "Só falta um voto para diminuir poder do CNJ"
        OAB-RJ: "Punir juiz no Brasil é muito difícil"

        VIRADA..CEM POSTOS DE SALVA VIDAS SERÃO MONTADOS NO LITORAL DO PARANÁ

        PAULO MELO CORUJA NEWS

        Cem postos de guarda-vidas serão montados nas praias do PR na virada

        Estimativa é de que dois milhões de pessoas passem o réveillon no litoral.
        Corpo de Bombeiros dá dicas para os veranistas.

        Do G1 PR
         
        Corpo de Bombeiros intensifica atendimento na virada do ano no litoral (Foto: Divulgação/ Agência Estado)Bombeiros intensificam atendimento a veranistas na virada do ano no litoral (Foto: Divulgação/ Agência Estado)
        Na virada do ano, o Corpo de Bombeiros vai intensificar o atendimento aos veranistas nos balneários e praias do Paraná. A estimativa é de que dois milhões de pessoas passem o réveillon na região.
        Desde a manhã de sábado (31) até as 20h de domingo (1º), 100 postos de guarda-vidas serão instalados na faixa de areia.
        A equipe da Operação Verão conta com 14 quadrículos, 14 embarcações (moto-aquáticas e bote infláveis), pick-ups de Auto Busca e Salvamento (ABS) e helicóptero de resgate para facilitar as ações no litoral.
        O Corpo de Bombeiros orienta que os veranistas fiquem perto dos postos de guarda-vidas.
        Fique atento à outras dicas dos bombeiros para a virada do ano na praia:
        – Sempre procure estar próximo ao posto de guarda-vidas.
        – Mantenha a linha da água na cintura.
        – Tenha atenção redobrada com as crianças, por conta do grande fluxo de pessoas na areia. Procure os postos de guarda-vidas para colocar a pulseira de identificação.
        – Evite entrar no mar quando ingerir bebida alcoólica.
        – Evite banhos noturnos, pela falta de luminosidade no mar.

        MULHER SEQUESTRADA NO PARANÁ: "EU PEDI PELA NOSSA FILHA"

        PAULO MELO CORUJA NEWS

        'Eu pedi pela nossa filha', diz mulher que foi refém do ex-marido no Paraná

        Ela passou 25 horas trancada na casa do sequestrador em Paranavaí.
        Suspeito se entregou após ter as exigências atendidas pela polícia.

        Do G1 PR, com informações da RPC TV
         
        A jovem que passou 25 horas como refém do ex-marido em Paranavaí (PR) concedeu entrevista à RPC TV, na qual contou detalhes sobre o que se passou dentro da casa. Jéssica Soares, de 20 anos, diz que não foi ameaçada em nenhum momento, e que ambos chegaram a dormir quando o suspeito pediu uma hora de intervalo nas negociações com os policiais.


        Na terça-feira (27), às 16h, a mulher foi sequestrada em um ônibus pelo ex-marido e levada até a casa dele. As negociações para que o homem se rendesse e soltasse a vítima duraram até as 17h de quarta (28), quando ele deixou o local rumo à delegacia em um carro descaracterizado, que havia sido uma das exigências.
        O motivo alegado para o crime foi a vontade do homem de ver a filha mais vezes, de acordo com a polícia, mas Jéssica disse que ele estava inconformado com o fim do casamento há três meses: “Ele nunca aceitou a separação”.
        Jéssica contou que em determinado momento da madrugada o ex-marido autorizou a saída dela, que optou por ficar com medo da reação. “Vai que eu se eu saísse, ele se visse sozinho, eu não sei qual seria a reação dele. Ele podia tanto atirar em mim me vendo sair, ou atirar nele mesmo”, explicou.
        Durante o sequestro os dois envolvidos conversaram bastante, e Jéssica diz ter tentado convencer o ex-marido de diversas formas. “Eu pedi a ele pela nossa filha, que ele se entregasse e entregasse a arma. Para que ele não viesse a fazer algo que depois fosse trazer sofrimento para a nossa filha”, lembrou a vítima.
        Desfecho
        Quando o suspeito finalmente decidiu se entregar, Jéssica diz que experimentou uma sensação ambígua. “Quando eu saí de lá, ao mesmo tempo que foi um alívio, foi abalador, porque eu não imaginava como estava ali fora”, afirmou, em referência à presença da imprensa e do reforço policial.
        Ela confessou que a reação do ex-marido foi surpreendente, e que os momentos vividos dentro da casa dele foram desespero. “A gente nunca imagina passar por isso, pensa que só vai acontecer com os outros. Parecia que eu não ia sair dali”, relatou.
        Passado o susto, Jéssica afirma que pretende esquecer o choque, que imagina que irá afetar sua vida no trabalho e na comunidade. “Eu quero seguir a minha vida, e que ele venha a aprender que as coisas não são da maneira de que a gente quer que aconteça”, finalizou.
        O homem continua preso na delegacia de Paranavaí.

        TRÊS LADRÕES MORREM BALEADOS DEPOIS DE ASSALTO A LOTÉRICA EM CURITIBA

        PAULO MELO CORUJA NEWS

        Três ladrões morrem baleados depois de assalto a lotérica em Curitiba

        Ladrões fugiram da lotérica levando cerca de R$ 11 mil.
        Polícia perseguiu os assaltantes, houve troca de tiros e três foram atingidos.

        Do G1 PR, com informações da RPC TV
         
        Uma lotérica do bairro Pinheirinho, em Curitiba, foi assaltada por volta das 11h desta quinta-feira (29). Muitas pessoas estavam no estabelecimento no momento em que um homem armado, e com um capacete na cabeça, rendeu o segurança. Outros três ladrões ficaram do lado de fora, fazendo a cobertura.
        O ladrão armado recolheu todo o dinheiro do cofre e dos caixas. Valor estimado em R$ 11 mil.
        Três dos assaltantes fugiram em um carro e um deles em uma moto. Um policial a paisana estava na fila da lotérica e avisou a Polícia Militar.

        A polícia perseguiu os assaltantes por várias ruas do bairro e houve troca de tiros. Durante a perseguição, eles chegaram a invadir uma casa. Três homens foram baleados e encaminhados para o Hospital do Trabalhador.
        Por volta das 3h20, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) confirmou a morte dos três rapazes, um de 25 anos e outro de 24 anos. A idade da terceira vítima não foi divulgada.

        NO MS: JOVEM DENUNCIA CLÍNICA APÓS QUEIMADURAS EM BRONZEAMENTO

        PAULO MELO CORUJA NEWS

        Em MS, jovem denuncia clínica após queimaduras em bronzeamento

        Bronzeamento natural foi feito em salão de beleza de Campo Grande.
        Vigilância Sanitária diz que estabelecimento oferecia serviço irregularmente.

        Tatiane Queiroz Do G1 MS
         
        Jovem mostra queimaduras na barriga após sessão de bronzeamento em MS (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Jovem mostra queimaduras na barriga após
        sessão de bronzeamento (Foto: Arquivo Pessoal)
        A Vigilância Sanitária mandou suspender os serviços de estética prestados por um salão de beleza no bairro Monte Castelo, em Campo Grande, após denúncia de uma jovem que teve parte do corpo queimado em uma sessão de bronzeamento natural. Uma equipe do órgão esteve no local na manhã de quarta-feira (28). A proprietária foi autuada e parte do estabelecimento foi lacrado.
        A jovem de 25 anos, que não quis ter o seu nome divulgado, ainda tem dificuldades para andar e para se vestir por causa das queimaduras na virilha, barriga e tórax. Em entrevista ao G1, ela relatou que chegou ao salão para a sessão de bronzeamento natural com a irmã, por volta das 11h30 (horário de MS) do dia 24 de dezembro. “Quando chegamos no salão tomamos um banho, depois uma funcionária do salão fez as marcas de biquíni no nosso corpo com as fitas colantes e pediu para que ficássemos deitada em umas macas no quintal dos fundos”, contou.
        Segundo relatos da jovem, a funcionária teria passado diversos produtos no corpo dela e da irmã enquanto estavam expostas ao sol. “Não pude ver muita coisa porque ela pediu que eu cobrisse o meu rosto com uma toalha. Teve uma hora que levantei a toalha e consegui ver ela passando um creme branco em mim. Perguntei o que era e ela respondeu que era um coquetel de vitaminas para a pele”, afirmou a jovem.
         
        Após a sessão de bronzeamento, a jovem afirmou que foi para casa e apresentou sintomas como vômitos e tremores. Após algumas horas desmaiou e foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Coronel Antonino. O diagnóstico feito pelo médico de plantão indicou queimaduras de 1º grau, além de insolação e dermatite (inflamação da pele). Por conta das queimaduras, a jovem passou a noite de Natal internada. A irmã não apresentou qualquer sintoma ou queimadura.
        A jovem registrou um boletim de ocorrência contra o salão de beleza na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo (Decon). A denúncia foi tipificada como lesão corporal. Ela foi encaminhada para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), onde deverá passar por exames periciais.
        Procurada pelo G1, a proprietária do centro de estética afirma que não houve erro nas aplicações de produtos durante a sessão de bronzeamento. "Por enquanto é tudo hipótese. No dia que eu atendi, eu tive várias outras clientes e nenhuma delas teve problema", disse.
        A dona do estabelecimento diz lamentar os ferimentos sofridos pela vítima e diz que a única falha que teve foi permitir a exposição da cliente ao sol de meio dia. A proprietária diz que ainda não há provas suficientes para afirmar que as queimaduras surgiram em função da sessão de bronzeamento. "Quem garante que ela não saiu daqui e se bronzeou em outro lugar?", disse.
        Irregularidades
        O agente fiscal Jefferson Souza informou ao G1 que o salão de beleza prestava serviços de estética de forma irregular, já que não possui licença da Vigilância Sanitária. Ainda segundo informações do órgão, o estabelecimento já havia sido autuado pela Vigilância Sanitária outras vezes.
        No dia 16 de dezembro técnicos do órgão estiveram no local para fazer uma vistoria. “Foram encontradas diversas irregularidades e demos a ela o prazo de um mês para que ela se adequasse às exigências e entrasse com o pedido para obter a licença de funcionamento”, explicou o técnico.
        Cinco dias depois, no dia 21 de dezembro, foram apreendidos no estabelecimento produtos que estavam sendo manipulados irregularmente. Segundo termo de apreensão feito pelo órgão, entre os produtos apreendidos estavam vidros de óleo de bronzeamento sem rótulos e sem nenhuma identificação.
        No local onde era realizado o bronzeamento, área exposta ao sol com uma piscina e diversas macas, os agentes encontraram outros produtos como bronzeadores, esfoliantes e parafina.
        Vigilância Sanitária suspendeu serviços de estética do estabelecimento (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)Vigilância Sanitária suspendeu serviços de estética do estabelecimento (Foto: Tatiane Queiroz/ G1 MS)