MAKITA DO BRASIL MUDA MATRIZ DE SÃO PAULO PARA PONTA GROSSA

PAULO MELO CORUJA NEWS
JMNEWS

Makita do Brasil muda matriz de São Paulo para Ponta Grossa

A multinacional japonesa líder de ferramentas elétricas transferiu de São Paulo para Ponta Grossa a matriz da Makita. Com a mudança, mais impostos passam a ser recolhidos

Credito:Christopher EudesCredito:Christopher Eudes
Em Ponta Grossa a Makita atua desde setembro de 2009. A planta local é a mais moderna do grupo
A Makita do Brasil Ferramentas Elétricas Ltda. – líder no desenvolvimento da mais completa linha de ferramentas elétricas – transferiu de São Paulo para Ponta Grossa a matriz da empresa, que tem unidades em Ponta Grossa e em São Bernardo do Campo (SP).
Entre os impostos recolhidos com a instalação da Makita em Ponta Grossa estavam o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – cobrado pelo Estado -, o Imposto sobre Serviços (ISS) – que é municipal - e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que é federal. Com a transferência da matriz para Ponta Grossa, passam a ser recolhidos outros impostos federais, a exemplo do Imposto de Renda (IR), Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e arrecadação previdenciária. Com isso, há uma alteração nos repasses feitos à cidade, chamado de Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A mudança da matriz para Ponta Grossa pode resultar num reforço na arrecadação de impostos e contribuições federais através da Delegacia da Receita Federal em Ponta Grossa.
Para o prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho, a decisão da Makita em mudar a matriz de São Paulo para o Município é importante.
Leia a matéria na integra no JM impresso.