MORREU EM ACIDENTE AUTOMOBILISTICO O DEPUTADO MOACIR MICHELETO

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN


Deputado Moacir Micheletto morre em acidente de carro


Faleceu   deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) em um acidente de carro próximo à Assis Chateaubriand, no oeste do Paraná. Ele voltava sozinho de uma fazenda quando o veículo em que estava bateu de frente com uma caminhonete. O parlamentar morreu na hora. Segundo informações da assessoria de Moacir Micheletto, o acidente foi por volta das quatro e meia da tarde e a polícia faz trabalhos para tentar tirar o corpo do deputado das ferragens.
Nas eleições de 2010, Micheletto recebeu 121 mil votos e foi o décimo mais votado do Paraná. Ele estava no sexto mandato.

Policiais bebendo cerveja são afastados da corporação

Os dois policiais militares que foram flagrados bebendo cerveja durante serviço já foram afastados do corporação. Eles faziam o policiamento de uma competição automotiva ontem à tarde em Araucária. A foto dos dois circula nas redes sociais desde a madrugada de hoje e vem acompanhada da seguinte frase: “Exemplo, vocês estão fazendo isso errado”.
O Major Eudes Camilo da Cruz, que está como responsável pelo 17º Batalhão – corporação da qual fazem parte os policiais, explica que os PMS vão ser indiciados e que também vão responder administrativamente a processos.
O major explicou que nunca tinha visto um caso como esse acontecer com a polícia militar do Paraná.
O major ainda contou que um dos policiais estava na corporação há cerca de 10 anos. Na imagem, um dos PMS está com uma lata da bebida na mão e o outro está consumindo a cerveja.

Homem é presos suspeito de fazer parte da gangue do maçarico

Em operação conjunta com a polícia de Santa Catarina, policias da Delegacia de Furtos e Roubos prenderam um homem identificado como membro da Gangue do Maçarico, que arromba caixas eletrônicos em Curitiba e Região. Bruno Giovani Neves, de 18 anos, foi reconhecido pelas imagens de duas ações criminosas das quais participou. Outro comparsa dele já havia sido preso.
Os dois são de Joinville e vêm para Curitiba para praticar os crimes. Hoje, em entrevista coletiva, o delegado da Furtos e Roubos, Guilherme Rangel, também falou sobre a Gangue da Dinamite, que explode caixas eletrônicos para levar o dinheiro contido nos equipamentos. O delegado contou que ainda ninguém foi preso, mas afirmou que as investigações estão avançadas.
Desde o início deste ano, 16 equipamentos foram arrombados através da explosão da dinamite. Nos últimos dias os casos diminuíram. O delegado acredita que isso seja um reflexo da força tarefa montada pela polícia.
O delegado também parabenizou a iniciativa do Ministério Público de cobrar que os próprios bancos sejam responsáveis pela segurança dos equipamentos.

Pedreira Paulo Leminski pode ser reaberta nas próximas semanas

A Pedreira Paulo Leminski pode, finalmente, reabrir nas próximas semanas. Na segunda-feira que vem, dia 06, será realizada uma nova audiência para definir as determinações que devem ser cumpridas, para que o espaço volte a receber shows. Entre as medidas que devem ser adotadas estão melhorias na segurança, impacto ambiental e limite de horário. Segundo um dos integrantes do movimento “A Pedreira é nossa”, o vereador Jonny Stica, os moradores do bairro se mostraram satisfeitos com as mudanças e por enquanto, não há nenhuma restrição que possa manter o fechamento do local.
Caso não haja pendências, a Pedreira poderá receber shows ainda em fevereiro.
Há mais de três anos a Pedreira Paulo Leminski não recebe um show por causa de reclamações de vizinhos. O último foi em agosto de 2008, quando a banda Inimigos da HP gravou um DVD no local.

Caso de leptospirose é confirmado em Curitiba

Um caso de leptospirose foi confirmado em Curitiba. Outras quinze pessoas estão sob suspeita de infecção pela doença. A leptospirose é transmitida principalmente pela urina de ratos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a população de ratos é três vezes maior que o número de habitantes, na capital. A diretora do centro de epidemiologia, Karen Luhm, alerta para a necessidade de que a população contribua para a prevenção.
A pessoa contaminada pode apresentar: Febre alta, mal estar, dores musculares. Normalmente os sintomas regridem em três ou quatro dias. No entanto, é preciso ficar atento!!! Nos casos mais graves a pessoa pode ter hemorragia e insuficiência renal. Karen Luhm afirma também que é preciso procurar o serviço médico logo nos primeiros sintomas e iniciar o quanto antes o tratamento.
Em 2011, foram 407 casos de leptospirose no Paraná e 55 pessoas morreram.

Liberados os candidatos da Cesumar que fraudaram o vestibular

Todos os onze candidatos à uma vaga de medicina da Cesumar, de Maringá, foram liberados após pagar fiança, da tentativa de fraudar o vestibular. Eles foram presos ontem, durante a aplicação da prova, com equipamentos eletrônicos que transmitiriam o gabarito das questões. De acordo com o delegado Leandro Roque Munin, uma pessoa começaria a fazer a prova e passaria os dados para os outros.
A polícia ainda não sabe quem teria organizado a fraude. Mas, o que se sabe em conversas antes dos depoimentos, é que os candidatos pagariam entre 10 mil e 30 mil reais pelos gabaritos.
Este vestibular é o primeiro de medicina da Cesumar, e não será cancelado, de acordo com a instituição. O delegado afirma que os candidatos não conseguiram terminar a fraude.
Ao todo, mais de 2.400 pessoas fizeram a prova. Já os candidatos detidos vão responder por crime de fraude em concurso, com pena de um a quatro anos de prisão.

Carlos Simões revoltado manda recado para Alep

O ex-deputado estadual Carlos Simões, que está preso porque não ao foi encontrado pela Justiça para falar da ação de peculato em que é acusado de desvio de verba da Assembleia, está mandando recado para os atuais comandantes da Casa e para os antigos manda-chuvas. Simões está muito bravo porque outros 70 parlamentares e ex-parlamentares são acusados de fazer parte do mesmo esquema, mas nenhum deles foi preso. Aliás, advogados do ex-deputado consideram estranho o fato de que a Justiça aqui de Curitiba tenha mandado prender o moço uma vez que o caso, segundo determinou o Supremo, deve ser julgado pelo próprio STF em Brasília.
Enquanto não consegue habeas corpus, Carlos Simões manda recado para pelo menos tentar infernizar os colegas que cometeram abusos e que continuam cometendo. O fato é que, cá entre nós, cara santo nessa história nenhum serve, nem Simões nem os outros 70 envolvidos no caso.

Policiais são flagrados bebendo cerveja em horário de trabalho

Dois policiais militares foram flagrados enquanto bebiam cerveja durante uma competição automotiva ontem à tarde, em Araucária. A foto circula nas redes sociais desde a madrugada desta segunda-feira, acompanhada da seguinte frase: “Exemplo, vocês estão fazendo isso muito errado”. Na imagem, os agentes aparecem fardados, um deles com uma lata da bebida na mão e o outro em pleno consumo. Em nota, a Polícia Militar informou que vai abrir processo administrativo para apurar o caso. Os PMs fazem parte do 17º Batalhão, mas ainda não foram identificados.

Greve dos radiologistas cancela 30% das consultas

O sexto dia de greve dos radiologistas do Hospital de Clínicas, em Curitiba, teve 30% das consultas canceladas. Hoje, é dia de exames de ortopedia, e apenas dois funcionários foram trabalhar. Ao todo, tinham sido escalados oito servidores, mas os seis ligados à reitoria faltaram ao trabalho. Os que foram são ligados à Fundação da Universidade Federal do Paraná. Segundo o diretor do sindicato dos servidores, José Carlos de Assis, a greve está seguindo a legislação, com apenas 30% de atendimento.
A direção do HC afirma que não tem como negociar mais, pois depende da correção de um erro no processo, julgado a favor dos radiologistas no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O sindicato dos servidores diz reconhecer esse erro, mas cobra uma solução mais rápida.
Os servidores do setor de raio-X do HC pedem o pagamento integral de adicionais de periculosidade, em torno de 40% do salário. Este pedido seria também uma das promessas feitas pelo Hospital durante a greve do ano passado.

Acidentes com ônibus aumentam em Curitiba

Foto: Anderson Tozato
O número de acidentes com ônibus do transporte coletivo aumentou 6% no ano passado em relação a 2010. De oitocentos e sete casos, passou para oitocentos e cinquenta e quatro. Os dados são do Bptran. Por outro lado, o número de vítimas fatais nesses acidentes diminuiu. No ano passado, treze pessoas morreram e em 2010 foram nove óbitos. As vias onde são registradas a maioria dessas ocorrências são as avenidas Marechal Floriano Peixoto, Sete de Setembro e a República Argentina.

Emater testa redução do uso de agrotóxicos na safra 2011-2012

Cerca de cinquenta unidades demonstrativas para monitorar as pragas e reduzir a quantidade de agrotóxicos nas plantações de soja vão ser instaladas durante a safra 2011/2012 do Paraná. A tecnologia será aplicada pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, o Emater, através do programa Manejo Integrado. Uma pesquisa feita pelo órgão durante a última safra mostrou que no ciclo de desenvolvimento da soja são realizadas mais de quatro aplicações de inseticidas. De acordo com o coordenador do projeto, Nelson Harger, com o uso de táticas de manejo e o monitoramento de pragas é possível reduzir em até 50% o número de aplicações de agrotóxicos, sem comprometer os resultados de produtividade e a rentabilidade.
O programa Manejo Integrado de Pragas está baseado no monitoramento das lavouras e na busca da manutenção do equilíbrio ambiental. Através do monitoramento, o produtor vai identificar a ocorrência ou não de pragas e verificar se há a necessidade de utilizar inseticidas. O coordenador do projeto afirma que a maioria dos produtores aplica os agrotóxicos muito cedo e com isso matam os agentes naturais.
Para realizar o trabalho, a Emater conta com o apoio da Embrapa. Pesquisadores do órgão passaram por um curso no ano passado para aprender a instalar as unidades demonstrativas e orientar os agricultores.

Escola é assaltada no bairro Tingui

Quatro computadores, quatro impressoras e quatro televisões foram roubadas nesse fim de semana em uma escola municipal no bairro Tingui, em Curitiba. Além do roubo, os bandidos arrombaram o portão, quebraram janelas, picharam paredes e levaram o molho de chaves que dá acesso às salas de aula. De acordo com a direção da instituição, a guarda municipal mantinha um posto de segurança há três anos no local, mas a guarita deu lugar a uma pista de skate, e de lá pra cá os casos de arrombamentos aumentaram no local. A direção reclama também da presença constante de pessoas consumindo bebidas alcoólicas na praça em frente à instituição. A escola conta com um sistema de alarmes, mas é possível que o equipamento não tenha funcionado. Agora, a diretoria trabalha para arrumar o local antes do início das aulas, marcado para daqui a duas semanas.

Professores do PR promovem manifestações a partir do dia 9

O segundo dia letivo nas escolas estaduais deve ser marcado por manifestações de professores de todo o Paraná. O dia nove de fevereiro será o início de uma série de manifestações que vão pedir a ampliação da hora atividade dentro da jornada de trabalho dos docentes. A APP sindicato reivindica o cumprimento da lei que garante a ampliação de 20% para 33% da hora-atividade na jornada de trabalho. O sindicato do magistério municipal de Curitiba (Sismac) já tem um indicativo de greve para o dia 29 do mês que vem. De acordo com a presidente da APP sindicato, Marley Fernandes de Carvalho, a decisão pela série de protestos foi tomada no dia 17 de dezembro. Ela afirma que as aulas serão reduzidas de cinquenta para trinta minutos.
Hora atividade é o período em que o professor prepara as aulas, corrige as provas e recebe os pais dos alunos. A jornada de trabalho dos docentes é de quarenta horas semanais, e a classe pede que 33% desse tempo seja remunerado como hora-atividade, conforme lei aprovada no ano passado mas ainda não aplicada no Paraná. Segundo Marley, a greve nacional da categoria já pode acontecer em março. No Paraná, uma paralisação está marcada para o dia 15 de março.
Os professores também pedem o aumento salarial. No Paraná, um professor no início da carreira no magistério ganha 622 reais. O piso nacional é fixado em cerca de setecentos e trinta e cinco reais para 20 horas de trabalho.

Secretário de segurança pública não vê crise na polícia civil

O secretário de segurança pública, Reinaldo de Almeida Cesar, falou hoje sobre a ação realizada na semana passada por policiais que descobriram uma casa de luxo onde funcionava um cassino em Curitiba. O secretário disse que não considera que a polícia está em crise com o caso.
Na semana passada quarenta máquinas caça-níqueis foram apreendidas em uma mansão e três pessoas foram presas. A secretaria de segurança pública disse que os policiais agiram sem autorização superior.

Justiça nega habeas corpus ao ex-deputado Carlos Simões

O Tribunal de Justiça do Paraná negou o pedido de habeas corpus do ex-deputado estadual Carlos Simões e com isso o ex-parlamentar vai continuar preso. A decisão é do desembargador Valter Ressel, da Segunda Câmara Criminal, foi tomada na sexta-feira e divulgada hoje.
Carlos Simões está detido desde a última quinta-feira no Centro de Triagem 2, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele responde a um processo na justiça por peculato, que é o desvio de dinheiro público.
Carlos Simões é acusado de integrar o esquema Gafanhoto, na época em que era deputado estadual. A prisão dele foi decretada no ano passado, porque ele não foi localizado nos endereços que constam no processo pelo oficial de justiça e os advogados de Carlos Simões também não foram encontrados.
Como é advogado, o ex-parlamentar está em uma cela especial.

Polícia investiga morte de duas mulheres em Agudos do Sul

A Polícia Civil investiga a morte de duas mulheres, assassinadas a golpes de machado no final de semana, na área rural de Agudos do Sul, região metropolitana de Curitiba. O suspeito, Jurandir dos Santos Cardozo, de 36 anos, é o marido de uma delas e continua foragido desde sábado. A filha da vítima, que era enteada do suspeito, morreu ao tentar proteger a mãe dos golpes. Ela tinha 18 anos. O dono da chácara, Peter Vieira, disse que não consegue imaginar quais seriam os motivos do crime, porque a família se dava bem.
Os corpos delas foram encontrados no sábado de manhã, pelo dono da chácara.

Operação Pagamento coloca mais 1500 policiais nas ruas do PR

Já tem mais polícias militares nas ruas do Paraná a partir desta segunda-feira, 30 de janeiro. Cerca de mil e quinhentos policiais de todas as unidades do Paraná vão atuar na Operação Pagamento. Um reforço da PM para conter a onda de explosões a caixas eletrônicos, roubos de saidinhas de banco e roubos a estabelecimentos em época de pagamentos de salários à população, de acordo com o comandante geral da PM – coronel Roberson Luiz Bondaruk
Os policiais da área administrativa de todo estado deixam os gabinetes na primeira semana de cada mês para estar nas ruas.
Para Curitiba e região metropolitana, que sofreram nos últimos dias a maior parte de furtos e roubos registrados, 400 policias serão colocados a mais no policiamento ostensivo.