QUEBRA NA SAFRA PODE ELEVAR PREÇOS DE ALGUNS PRODUTOS

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

Quebra na safra de verão deixará alguns produtos mais caros

O óleo de soja, as carnes de frango e de porco devem ficar mais caras por conta da quebra de cerca de 24% na safra de verão, da soja. Segundo o diretor do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura do Estado, Otimar Hubener, apesar da quebra na safra verão, a expectativa é que no ano, a colheita da soja seja a quarta melhor da história do Estado. O Paraná deve passar dos 30 milhões de toneladas do grão.
Inicialmente a previsão para a safra deste primeiro semestre era de 22 milhões de toneladas de grãos, mas o Paraná deve colher pouco mais de 17 milhões de toneladas de soja. Hubener explica que os prejuízos no campo só não foram maiores porque nos últimos anos houve muito investimento em tecnologia no Paraná.
Com o final da colheita da soja, a preferência do produtor paranaense é pelo Milho Safrinha que neste ano deve ocupar quase 2 milhões de hectares e bater o recorde de área plantada neste período do ano.

Aprovado projeto que prevê anistia para pequenos devedores da Receita e o parcelamento de grandes dívidas

Deputados estaduais mantêm a maioria dos vetos do governador Beto Richa e aprovam o projeto que prevê a anistia para pequenos devedores da Receita e o parcelamento de grandes dívidas. O governador vetou 14 itens e destes nove foram mantidos. Entre os vetos mais polêmicos, está o que dá plenos poderes aos procuradores do estado para decidirem que empresas podem negociar as dívidas com a Receita do Paraná. Outro item que causou bastante discussão, e foi rejeitado pela oposição, é o que permite usar precatórios, aqueles créditos garantidos por decisão judicial, para pagar dívidas, mesmo que eles sejam discutidos na justiça. O veto foi mantido pela maioria dos parlamentares. O deputado Tadeu Veneri (PT), defende que o projeto da forma como foi aprovado tem problemas.
O deputado Reni Pereira (PSB) concorda. Para ele, as empresas que não devem ao estado vão ficar desestimuladas a pagar os impostos corretamente.
O líder do governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), defendeu o projeto. Na opinião dele, a renegociação de dívidas vai permitir ao estado arrecadar mais.
Pela proposta do governo, ficam extintas ações até 2010, com valores de até 10 mil reais. 35 mil processos judiciais devem ser cancelados, o que representa 44 milhões de reais. A proposta prevê ainda que dívidas maiores com a Receita Es¬¬tadual poderão ser pa¬¬gas em parte com precatórios e o restante em dinheiro, em até 120 parcelas mensais, com redução de juros e multas. Ao todo, as dívidas das empresas com o estado somam mais de 14 bilhões de reais.

Invasores desocupam imóveis da Cohab

Cerca de cem pessoas que ocuparam no final de semana imóveis feitos pela Cohab, nas Moradias Jandaia, na Vila Osternack, no Sitio Cercado, deixaram o local hoje. A alegação dos invasores é que as obras estavam paradas. De acordo com a Cohab, as obras estão no prazo e que em maio de 2011 alguns imóveis foram entregues. No momento 184 casas estão em construção.

Número de autuações emitidas pelo IAP diminui nesta operação verão

O número de autuações emitidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), durante a operação verão que terminou ontem diminuiu. A fiscalização aplicou mais de 800 mil reais em multas em 120 autos de infração nesta temporada 2011/2012. O número é menor que do ano passado. A operação do IAP também apreendeu redes de pesca e animais que foram caçados. Segundo o coordenador do IAP na operação verão, Doraci Ramos, a diminuição se deve a um maior cuidado da população com o meio ambiente.
O principal objetivo durante a fiscalização é evitar a destruição do meio ambiente. Doraci afirma que a conscientização da população dá resultados.
O IAP recebe denúncias pelo telefone 0800 643 03 04.

Cachorro com suspeita de envenenamento morre após passear no Parque Barigui

Um cachorro da raça Pug morreu com sintomas de envenenamento após passear com o dono no Parque Barigui. O animal, de apenas um ano, não tinha problemas de saúde. Ele passou mal logo depois de brincar na grama do parque, não resistiu as frequentes convulsões e morreu no hospital. Segundo o dono do cachorro, Alexandre Chimim, essa é a principal possibilidade levantada pelo veterinário, que atendeu o animal logo em seguida. Ele acredita que alguém que não gosta de animais tenha colocado veneno no gramado.
De acordo com a veterinária da Sociedade Protetora dos Animais, Gilmara de Paula da Luz, casos como esses são bem comuns e a maioria dos envenenamentos é proposital. Os principais sintomas são pupila dilatada, tremor, vômitos e fezes com sangue. A orientação é buscar imediatamente atendimento médico. A prefeitura foi procurada, mas não vai se pronunciar sobre o assunto.

Votação do projeto de ônibus Inter shopping Center é adiado

A votação do projeto que pretende criar o primeiro ônibus Inter shopping Center do país foi adiada por 5 sessões na Câmara Municipal de Curitiba. O motivo é a adequação do texto. A ideia é implantar uma linha semelhante a já existente linha turismo, que percorre os principais parques da capital. O autor da proposta é o vereador Paulo Frote, do PSDB. De acordo com o parlamentar, a ideia é implantar uma linha semelhante à já existente linha turismo, que percorre os principais parques da capital. O trajeto deve ser definido pela URBS. Os custos devem ser pagos apenas pelos usuários do ônibus e os valores devem ser definidos por estudos técnicos. O projeto foi discutido pela primeira vez na quarta-feira da semana passada. Atualmente Curitiba conta com mais de 20 shoppings. Até o final do ano mais um shopping deve ser inaugurado no bairro Batel. E até o final de 2014 Curitiba vai ganhar mais 3 novos empreendimentos.

Estabelecimentos terão que especificar quantidade de impostos nos produtos

Os paranaenses agora vão poder saber o quanto pagam de imposto em cada produto. Um projeto de lei aprovado hoje na Assembleia Legislativa do Paraná prevê que os estabelecimentos comerciais do estado devem especificar na nota fiscal ou nos locais de exposição das mercadorias os impostos de todos os itens e serviços comercializados. O texto é do deputado Roberto Aciolli (PV) e foi aprovado em segunda discussão. Ele ainda deve ser votado em terceiro turno e redação final para depois ir para a sanção do governador Beto Richa.

PT decide até abril se lança candidatura própria para a Prefeitura

O PT do Paraná deve decidir até o dia 20 de abril se vai fazer aliança ou lançar candidatura própria nas eleições deste ano para a Prefeitura de Curitiba. Uma reunião foi realizada hoje de manhã para discutir o assunto. Uma ala do partido defende a candidatura do deputado estadual Tadeu Veneri e outro grupo prefere o nome do deputado federal Dr. Rosinha. Há ainda um terceiro grupo que prefere uma aliança com o PDT de Gustavo Fruet.

Paraná pode ser infectado pela dengue tipo 4

O Paraná corre o risco de ser infectado pela dengue tipo 4. Atualmente, 9 estados brasileiros já tiveram casos desse tipo da doença e o vírus pode chegar até o Paraná. A chefe da vigilância ambiental da secretaria da saúde do estado, Ivana Belmonte, afirma que a população tem que se manter em alerta, pois mesmo que não haja epidemia toda semana um novo caso de dengue é registrado no estado.
Ela contou que o lixo é responsável por 53% dos potenciais criadores de dengue em todo Paraná. A chefe da vigilância ambiental afirma que a prevenção não pode parar.

Distribuição de leitos do SUS será fiscalizada pela Assembleia

Uma comissão especial de investigação para fiscalização da distribuição dos leitos dos SUS será aberta na Assembleia Legislativa do Paraná. Os deputados pretendem visitar hospitais do estado e verificar se o governo tem tomados medidas para atender melhor a população. No ano passado, os parlamentares fizeram uma CPI para investigar o tema. O relatório final apontou que não faltam leitos do SUS no Paraná, mas sim que a distribuição é precária. Isso porque o sistema de distribuição é antigo e está defasado. Sete deputados vão integrar essa nova comissão que deve acompanhar a situação de hospitais do estado permanentemente.

Guardas municipais podem entrar em greve na semana que vem

Guardas Municipais de Curitiba podem entrar em greve na semana que vem. Na próxima quinta-feira a categoria decide, em assembleia, se aceita a proposta da prefeitura para reajustes salariais. O diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba e guarda municipal, Diogo Monteiro, afirma que os profissionais pedem um piso salarial de R$ 2 mil e 500 reais.
Hoje o piso da categoria é de mil reais. O diretor acredita que a proposta da prefeitura vai apenas manter os reajustes da inflação, de aproximadamente 7%. Monteiro diz que a possibilidade de greve é grande.
Hoje pela manhã foi realizado um ato simbólico na sede da Guarda Municipal cobrando o reajuste salarial.

Alep terá centro para assessorar deputados na elaboração de projetos

A Assembleia do Paraná agora vai ter um Centro de Apoio Legislativo para dar assessoria aos deputados na hora de elaborar projetos de lei. A comissão deve ajudar os parlamentares a fazer proposições que sejam legais e constitucionais. Isso deve evitar a discussão de projetos que não estão de acordo com a lei. O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), diz que o centro de apoio não vai gerar gastos ao legislativo.
Além disso, Rossoni anunciou a criação da Escola Legislativa, para capacitar servidores da Assembleia do Paraná. Serão ofertados cursos para os funcionários e para pessoas de fora do legislativo. Um projeto de lei sobre o tema deve ser votado em plenários nos próximos dias.

Repercussão: Joice Hasselman é contratada pelo grupo RIC Paraná

Do UOL Portal Imprensa
Nesta segunda-feira, o vice-presidente executivo do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli, anunciou a contratação de Joice Hasselmann. A jornalista estreia na RICTV Record como âncora do “Paraná no Ar”.
Referência na área política e reconhecida por seu posicionamento enfático e objetivo, Joice Hasselmann deixou a apresentação do “SBT Paraná”, jornalístico noturno da Rede Massa, afiliada local do SBT. A notícia foi oficializada durante entrevista concedida por Leonardo Petrelli à rádio BandNews FM.
Com a chegada de Joice Hasselmann, o “Paraná no Ar” passa a ter veiculação unificada para todas as emissoras do Grupo RIC no Estado a partir de março, quando a RICTV Record lança sua nova grade de programação. As praças de Londrina, Cascavel, Toledo, Cornélio Procópio, Maringá e Foz do Iguaçu – onde a RICTV Record possui estruturas locais de produção – terão entradas com links ao vivo e conteúdo editorial de cada região. Joice Hasselmann ainda terá o suporte da unidade de jornalismo da RICTV Record em Brasília/DF com os principais fatos e acontecimentos, direto da Capital Federal.
A jornalista também terá participação nos demais veículos do Grupo RIC Paraná como na produção de boletins jornalísticos das emissoras Jovem Pan Curitiba, Ponta Grossa e Oeste. Joice Hasselmann ainda passa a integrar a equipe da plataforma web do Grupo RIC Paraná agregando seu know-how adquirido no comando de seu twitter (com mais de 6.300 seguidores), fan page do Facebook (que em menos de 4 meses no ar registra 5.733 “Likes”) e de seu blog, um dos mais acessados do Estado.

Chuva provoca alagamentos e falta de luz em Curitiba

Pelo menos nove bairros da capital tiveram alagamentos e quedas de energia hoje à tarde por causa de uma forte tempestade. De acordo com o corpo de bombeiros, foram ruas e avenidas do Centro, Mercês, Bom Retiro, Parolin, Água Verde, Rebouças, Prado Velho, Campina do Siqueira e Cristo Rei. No Parolin e no Hauer, o rio Belém transbordou e vários carros boiaram na região da Linha Verde com a presidente Wenceslau Braz, e na João Parolin. No Campina do Siqueira, foi o rio Barigui que subiu acima do nível normal. E no Cristo Rei, uma árvore caiu em cima de um muro na rua Atílio Bório, próximo à linha férrea. Felizmente ninguém ficou ferido.

Pesquisadoras da UFPR que estavam na base brasileira na Antártida retornam ao Brasil

Chegaram à Curitiba quatro das cinco pesquisadoras da UFPR que estavam na base brasileira na Antártida – Estação Comandante Ferraz – que pegou fogo na madrugada de sábado. No incêndio na casa de máquinas da estação dois militares morreram e um ficou gravemente ferido. O ministério da defesa alertou que a reconstrução da base pode levar até dois anos. Ao todo 41 pessoas voltaram ao Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira, que desembarcou no Rio de Janeiro na madrugada desta segunda-feira. Logo em seguida, as estudantes de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Paraná embarcaram para Curitiba. Uma equipe da Reitoria esteve no aeroporto para receber as pesquisadoras, mas elas passaram pela sala de desembarque sem serem identificadas, e sem conversar com assessoria da universidade e com a imprensa. A professora Teresinha Absher que acompanhava a equipe ainda não voltou para casa, deve chegar nas próximas horas. A reitoria da UFPR, prometeu dar detalhes do acidente sofrido pela equipe e das pesquisas que vinham sendo feitas há décadas pela universidade na base da Antártida, ainda no começo desta semana.

Vereadores visitam obras do aeroporto para Copa 2014

Os vereadores de Curitiba que compõem a comissão especial para a Copa do Mundo de 2014 se reuniram hoje pela manhã com a superintendência da Infraero no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José do Pinhais, para acompanhar as obras de reforma do aeroporto e o cumprimento do cronograma. Cinco vereadores visitaram a área de ampliação dos terminais de carga e de passageiros, o estacionamento, que aumentou o espaço para mais dois mil veículos, dobrando a capacidade. Apenas a criação da terceira pista para pousos e decolagens não ficou dentro dos planos de reforma para a Copa de 2014. O presidente da comissão especial, vereador Pedro Paulo (PT) disse está satisfeito com o andamento dos trabalhos.
Apesar das chuvas fortes que caíram na região nos últimos dias, foram pequenos os atrasos, garantiu o superintendente da Infraero Antonio Palu.
A previsão do término das obras é dezembro de 2013.