DEROSSO É ACIONADO PELO MP

PAULO MELO CORUJA NEWS

Produção industrial do Paraná desacelerou no primeiro bimestre


A Pesquisa Industrial Mensal Regional – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta terça-feira (10) pelo IBGE, mostra que a produção industrial paranaense desacelerou no primeiro bimestre deste ano. Depois de ter registrado crescimento de 15% no último trimestre de 2011, a indústria do Estado teve expansão de apenas 2,6% nos dois primeiros meses deste ano. Considerando só o mês de fevereiro, o setor teve redução de 7,7% na produção, em relação a janeiro – a maior entre os estados pesquisados – e crescimento de apenas 0,5% em relação a fevereiro de 2011.
Para o economista Gilmar Mendes Lourenço (foto), diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o fraco desempenho da indústria paranaense está relacionado, entre outros fatores, ao alto nível de endividamento da população. Somado às medidas de restrição ao crédito e aos juros elevados, esse fator afetou os ramos de veículos (-25,7% no primeiro bimestre), móveis (-9,7%) e material elétrico (-7,0%).
 Ministério Público
aciona Derosso
Da Joice Hasselmann
Dois milhões e quinhentos mil reais. Esse é o valor aproximado que o Ministério Público do Paraná quer que seja devolvido aos cofres públicos. Em ação proposta nesta terça-feira, 10 de abril, a Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público de Curitiba pediu que a Justiça condene o ex-presidente da Câmara, João Cláudio Derosso, o ex-vereador, Ehden Abib, e o servidor público, João Leal de Matos, por ato de improbidade administrativa. Pediu também que o Juízo decrete a indisponibilidade de bens dos requeridos e que os obrigue a devolver o dinheiro público gasto indevidamente no pagamento de salários a funcionários “fantasmas” do legislativo municipal.
De acordo com os promotores de Justiça Paulo Ovídio dos Santos Lima e Danielle Gonçalves Thomé, que assinam a ação, as investigações revelaram acúmulo de cargos públicos de servidores da Assembleia Legislativa do Paraná e da Câmara Municipal de Curitiba.
 Bibinho poderá ir a julgamento, mesmo sem depor. Audiência foi hoje

Da Joice Hasselmann, única jornalista a cobrir a audiência de hoje.
Dois interrogatórios, nenhuma resposta e Abib Miguel, o Bibinho pode ir a julgamento sem ter prestado um único depoimento. Hoje, o homem acusado de ser o grande articulador do esquema que desviou mais de R$200 milhões da Assembleia Legislativa falou pela primeira vez, ou deveria ter falado. Não respondeu as perguntas de promotores, juíza, nem advogados, mas avisou que tem muito a dizer. Visivelmente abatido ele chegou escoltado por policiais civis em uma viatura descaracterizada e com uma estratégia definida.
O ex-diretor geral da Alep ficou calado durante quase todo o tempo. Uma tática da defesa, segundo a juíza Ângela Regina Ramina de Lucca que não aceitou o pedido de nulidade da audiência. Ela prosseguiu. Durante mais de três horas na 9ª vara criminal de Curitiba, a juíza repetiu exaustivamente que era clara a tentativa de adiar a audiência. Uma manobra, nas palavras dela. O advogado de Bibinho, Eurolino dos Reis não apareceu.
 Comissão da Câmara pode ouvir Cachoeira e arapongas

O deputado federal Fernando Francischini (PSDB/Paraná) apresentou nesta terça-feira (10), na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), da Câmara dos Deputados, requerimento para audiência pública com Carlinhos Cachoeira, Idalberto Matias de Araújo (o Dadá) e Joaquim Gomes Thomé Neto, para que expliquem suas participações nos grampos ilegais investigados na operação Monte Carlo, da Polícia Federal.
Da Folha.com
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que vai investigar a ligação de parlamentares com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, deve ser instalada no Congresso até o fim desta semana.
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e o do Senado, José Sarney (PMDB-AP), reuniram-se nesta terça-feira e decidiram apoiar a instalação de CPI mista, formada por deputados e senadores.
Maia e Sarney vão consultar líderes partidários para autorizar a liberação do requerimento pedindo a instalação da CPI. “Fechamos o entendimento de que o melhor é uma CPI mista. Tanto da minha parte quanto da parte dele, não há porque ter uma CPI na Câmara e outra no Senado se é possível ter uma mista”, afirmou Maia.
 A escolha dos vices
Com a consolidação da candidatura de Ratinho Junior, do PSC, que era pretendido como vice nas chapas tanto de Luciano Ducci como de Gustavo Fruet, abre-se nova discussão sobre nomes a serem indicados.
Na chapa de Fruet um petista, sem dúvida, o mais consistente de todos é Angelo Vanhoni, que só não será se não quiser.
Para a chapa de Luciano Ducci o nome mais cotado é o de Ney Leprevost, do PSD.
E Ratinho Junior espera a indicação de um nome do PV.

O prefeito Luciano Ducci acompanha nesta terça-feira, 10, o início das operações do Centro de Controle Operacional do trânsito e do transporte de Curitiba. Um dos mais modernos do país no ordenamento do tráfego de veículos e pedestres em tempo real, o centro faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Curitiba e terá, até 2014, 711 câmeras e 46 painéis de trânsito.
Instalado na Urbs, o centro reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito que vão acompanhar o que acontece nos ônibus e nas ruas, formando um núcleo de comando online com comunicação direta com motoristas de ônibus e do trânsito em geral.
A maldade campeia solta. Descobriu-se quem vazou para jornalista da terra a suposta análise sobre política paranaense que teria sido feita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi o misterioso professor de matemática da Federal dado a fazer previsões infalíveis sobre eleições no Paraná.
Esse professor, em 2010, depois de estabelecer as bases da quadratura do círculo, garantiu que Beto Richa iria cair, Osmar Dias subiria, e o pedetista ganharia inevitavelmente a eleição para o governo do Estado. Como se sabe, Beto Richa ocupa hoje o terceiro andar do Palácio Iguaçu e Osmar Dias cavou um emprego no Banco do Brasil.
No domingo, 15, 300 delegados vão decidir se o PT fechará aliança com o ex-tucano Gustavo Fruet, hoje no PDT, ou se vão de face própria para a disputa de Curitiba em outubro.
Apenas dois mil e seiscentos petistas votarão na escolha dos 300 delegados. São duas as chapas: “Uma aliança para mudar Curitiba com você”, apoiada por 1.283 votantes; e a chapa 2 “Candidatura própria já”, subscrita por 682 adesões.
Presentes, o casal ministerial, Gleisi Hoffmann e Paulo bernardo, mais o deputado federal Andre Vargas, para animar o bloco da moçada que quer seguir atrás do trio elétrico de Gustavo Fruet.
No Leia Mais, os locais de votação no dia 15 de abril (domingo):
 Romanelli diz que
avisou o PSDB
Do deputado Luiz Cláudio Romanelli, do PMDB, para o presidente do PSDB, Valdir Rossoni:
– Eu avisei que o Gustavo (Fruet) é que nem cabrita no cio, adora pular a cerca.

Eo PV, vai com quem?


Desde que o deputado Raska Rodrigues abandonou o projeto de candidatura a prefeito de Curitiba, o PV tem adernado para bombordo e para estibordo. Só não sabe ainda, com certeza, quem vai apoiar.
A melhor opção, segundo os verdes de muita clorofila, é agarrar a vice de Ratinho Junior, que apareceu bem na pesquisa. O problema é saber quem é o vice a negociar.
O PV também é assediado pelo time de Luciano Ducci, de um lado, e por Gustavo fruet de outro. Nessa indecisão vão acabar virando tucanos.

O governador Beto Richa diz que não ficou impressionado com os resultados do Ibope. Acredita que são números que ainda refletem a notoriedade alcançada pelos candidatos como comunicadores com grande presença na mídia. Ressaltou também que o interesse da população na disputa eleitoral é muito pequena e que o índice de eleitores com alguma preferência é ínfima.
– Ainda será necessário que a população reflita sobre o trabalho de cada um como gestor público e nisso o prefeito Luciano Ducci leva grande vantagem sobre os demais. É bom lembrar que a população de Curitiba não costuma eleger pela referências superficiais. A campanha e o debate sobre a administração ainda não começaram, disse o governador.

Desaguam nas redações em grande número. São pesquisas impublicáveis de institutos conhecidos e outros que ninguém jamais ouviu falar. É a moçada arrumando munição para desqualificar o Ibope que mostrou Gustavo fruet com 26%, Ratinho Junior, empatado, com 24%, e o prefeito Luciano Ducci com 16%.
Rafael Greca de Macedo é um dos que não confiam nos resultados da pesquisa. Suas investigações o animam com uma quantia bem maior do que os 7% de intenções de voto no Ibope. E fica revoltado com o índice de rejeição mamutiano que deram a ele.
Outra que torce o nariz para o Ibope é a vereadora Renata Bueno (foto), do PPS, que alcançou apenas 2% na pesquisa. Ela tem as suas e diz que não batem com o Ibope.
Em tempo: essa pesquisas que circulam nos corredores e gabinetes do centro Cívico não podem ser divulgadas porque não têm registro legal.

Bem que o deputado petista Enio Verri tentou, mas não há argumento que possa demover Requião de sua posição contra Gustavo Fruet, ex-tucano que recém ingressou nas fileiras do PDT para servir ao PT de Gleisi e Bernardo.
Em almoço que teve o deputado federal João Arruda como testemunha, Requião disse a Verri que aposta no sucesso da candidatura de Rafael Greca pelo PMDB. Quanto aos candidatos do PT, seus apoios serão pontuais. O próprio Enio Verri terá seu apoio em Maringá.
Mas aqui, em Curitiba, Requião não dará trégua a Fruet. E para encerrar a conversa indigesta, lembrou dos seis depoimentos colhidos pela Policia Civil de seu governo sobre extorsão de salários no gabinete de deputado de Gustavo Fruet. na época, Fruet acusou Requião de “armação” e anunciou que representaria contra o então governador na Procuradoria Geral da República.

Beto Richa e Luciano Ducci participaram da posse de Gilberto Giacoia no comando da Procuradoria-Geral da Justiça do Paraná. “O Ministério Público está em boas mãos. Giacoia tem conhecimento e competência”, disse Ducci. “A cooperação será estreitada e para isso tomaremos as medidas para que o MP continue desfrutando da confiança da população no exercício de suas funções”, disse Beto.
A posse contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. Entre elas, as secretárias Fernanda Richa (Desenvolvimento Social) e Maria Tereza Uille Gomes (Justiça); o presidente da Assembléia Legislativa, Valdir Rossoni e o presidente da Câmara dos Vereadores de Curitiba, João Luiz Cordeiro.
Jorge Samek dá claros sinais de que não é candidato a prefeito de Foz do Iguaçu. Não se inscreveu para a disputa interna no partido e liberou os demais prentendentes, inclusive os dois funcionários de Itaipu, Joel Lima e Gilmar Piolla, a entrar na disputa. Seu candidato in pectore é Gilmar Piolla. Lima é o preferido do casal ministerial, Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann.

A presidente Dilma Roussef reclamou ao colega americano Barack Obama sobre o que chamou de a “preocupação do Brasil com a depreciação da moeda de países desenvolvidos”, durante reunião na manhã dessa segunda-feira na Casa Branca.
Ao lado de Obama após o encontro, Dilma falou sobre o assunto e afirmou que o desequilíbrio cambial no mundo prejudica os países emergentes. A primeira parte da reunião entre os presidentes durou 1h30, o dobro do tempo previsto. A questão cambial se tornou nos últimos meses a principal bandeira do governo Dilma em relação à Economia internacional.
 Richa renova contratos de gestão com secretários


São renovados hoje (9), no Palácio Iguaçu, os Contratos de Gestão para 2012 entre o governador Beto Richa, equipe de secretários estaduais e presidentes de empresas públicas.
Os contratos abrangem 94 projetos e 299 metas programáticas, distribuídos em cinco áreas temáticas estratégicas. “Os contratos buscam a eficácia, eficiência e a economicidade como jeito de governar. O objetivo é obter resultados efetivos nos serviços prestados para todos os paranaenses”, afirma o governador.Segundo Richa, os contratos estabelecem também a continuidade da racionalização das despesas administrativas, no percentual de 15% da previsão orçamentária. “No ano passado o governo fez um grande esforço e superou a meta, chegando a uma economia de 19,46% no gasto de custeio”, disse Richa.
 “Do PSDB queremos distância”, diz Requião
. “Emn Londrina, se o Cheida não quiser, vamos ser vice ou do PDT ou do PT. Do PSDB queremos distância”, disse Requião

Começam dia 18 agora os “comerciais” partidários, os mais temidos dos marqueteiros pelo poder de fogo concentrado em 40 inserções de cada um . A temporada abre com Luciano Ducci, que estará vendendo seu peixe nos dias 18, 20, 23 e 25. Depois, é só pau puro: Dias 27 e 30, o PT abre suas baterias. Mal acaba o bombardeios petista, Gustavo Fruet despeja seus torpedos nos dias 2, 4, 7 e 8 de maio. Ratinho Júnior vem em seguida: dias 11 e 14.
Quem há de aguentar a missão kamikaze de Rafael Greca? Ele vai deitar e rolar nos dias 10, 18, 21 e 23. A figura bonita mas temida de Renata Bueno mostrará a que veio nos dias 25, 28, 30 e 1º de junho. Nunca esquecer que Derosso foi mortalmente atingido pelos certeiros disparos da musa da Câmara. E quando tudo parecer que vai terminar, tem a volta de Rafael Greca – Missão 2. Chance para se consolidar com seu discurso de Curitiba abandonada, Linha Verde de ouro e metrô absurdo, nos dias 4, 8 e 11 de junho.
Como Luciano Ducci vai aguentar tamanho bombardeio é que são elas. Sob fogo intenso durante mais de um mês, antes da liberação da propagando oficial de julho a outubro, deve estar com seus anti-mísseis calibrados, acredita-se, já que o calendário é conhecido dos partidos desde janeiro.