PAULO MELO CORUJA NEWS
Olímpio de Moura (PMDB), de Catanduvas, pode recorrer ao TSE.
Único candidato a prefeito de cidade do Paraná tem
o registro indeferido
Olímpio de Moura (PMDB), de Catanduvas, pode recorrer ao TSE.
Para garantir o processo eleitoral, candidato pode ser substituído.
Olímpio de Moura (PMDB), único candidato a prefeito de Catanduvas, no oeste do Paraná, teve o registro indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O julgamento correu em primeira instância e ele pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até a sexta-feira (17).
O candidato teve o registro indeferido devido a uma condenação criminal por dispensar processo licitatório. A decisão foi divulgada na terça-feira (14).
O G1 tentou entrar em contato com Olímpio de Moura, mas não teve retorno nas ligações.
Conforme o TRE-PR, caso o recurso do candidato seja negado pelo TSE, o partido poderá pedir a substituição dele por outra pessoa. O pedido deverá ser protocolado no TSE até 24 horas antes das eleições, que, em 2012, ocorrerão no dia 7 de outubro.
No Paraná, pelo menos 18 municípios terão a disputa eleitoral com apenas um candidato a prefeito. Do total, dez deles tentam a reeleição, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com o cientista político Ricardo Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a condição de candidatura única não é bem vista pelos eleitores e pelos municípios. Para ele, é preciso que haja debates para que o eleitor possa escolher o seu candidato.