D: PM MATA ESTUDANTE POR ENGANO

PAULO MELO CORUJA NEWS

CH

DF: PM mata estudante por engano

Foto
Uma abordagem errada feita pela Polícia Militar do Distrito Federal custou a vida de um rapaz de 27 anos e deixou três crianças órfãs, sendo que uma delas ainda nem nasceu. Funcionário da Funcef e estudante de Administração de Empresas, José Alves Pereira levou um tiro na cabeça na madrugada de ontem. Ele estava no banco do passageiro de um Fiat Uno dirigido pela colega de curso Karla Pamplona Gonçalves, 22. Atingida pela mesma bala no supercílio direito, Karla conta que a polícia atirou contra o carro sem ter feito qualquer sinalização para que ela parasse o veículo. “Não era uma blitz, eles não estavam com a sirene ligada, não pediram para parar. Eles apenas atiraram”, conta a moça que viu o amigo tombar ensaguentado sobre seu colo. Segundo ela, a viatura estava sobre o canteiro central da pista e os policiais sequer saíram do carro para efetuar os disparos. “Eu vinha a 80 quilômetros, achei que eles estavam esperando que eu passasse para entrarem na pista”, relata Karla. A versão dos policiais militares é diferente. De acordo com o comandante do 16º Batalhão, Marcilon Back, o tiro foi disparado na altura dos pneus porque o carro não havia atendido à ordem de parar. “Eles não demostraram reação, continuaram na mesma velocidade. Eles deveriam estar distraídos, mas é complicado não terem visto porque a viatura é uma blazer”, afirma o comandante Back. A morte de José Alves Pereira será investigada pela Polícia Civil do DF e pela Corregedoria da Polícia Militar. O exame de balística será crucial para definir o grau de responsabilidade do sargento que efetuou o disparo. Informaçõies do Jornal Metro. 

Brasil perde oportunidades na África, continente que investe no crescimento

Foto
Após duas semanas de observações em viagem a países africanos, o jornalista e embaixador Pedro Luiz Rodrigues, colunista deste site, constatou que o Brasil está perdendo terreno nas oportunidades abertas em um continente que aspira por um futuro mais promissor, por meio de processos de dinamização econômica. Os africanos querem acabar com a ignorância, a miséria e a corrupção (que alimentam populismos e governos autoritários e incompetentes) e entrar em massa para a classe média, assegurando boa educação para seus filhos. Oferecem ótimas oportunidade de negócios, mas o Brasil tem feito pouco, em termos concretos. Durante visitas oficiais, aqui ou lá, assinam-se acordos, protocolos e memorando de intenção. A maior parte deles nunca saiu, nem sairá, do papel. Enquanto isso, países como Rússia e China investem pesado e ganham dinheiro no aprofundamento de suas relações com a África 

Dilma sacrifica seu primeiro mandato para conseguir ser reeleita em 2014

Foto
Conseguirá a presidenta Dilma botar ordem no galinheiro  em que se transformou a aliança de partidos que apóiam seu governo, mas mantém-se arredios quanto à reeleição, numa evidente manobra de chantagem? Indaga o jornalista Carlos Chagas, que comenta ainda que força,  ela vem fazendo, até para engolir sapos, como no caso da devolução dos ministérios dos Transportes e do Trabalho ao PR e ao PDT. "Em suma, a presidente vem se tornando prisioneira do segundo mandato, fazendo o que não deseja e comprometendo o primeiro. Conseguirá recuperar o tempo e as realizações perdidas que antes prometeu, no suposto novo período  por conquistar em 2014?  Pode ser. Afinal, uma vez reeleita, seus compromissos fisiológicos poderão ser mandatos passear. Ficará, de qualquer forma, a indagação inicial: terá valido à pena sacrificar o primeiro mandato para poder exercer o segundo como desejaria? Leia o artigo completo aqui.
 

Sponholz

Sponholz
 

Criação de TRFs irrita Joaquim, mas facilitará acesso à Justiça nos estados

FotoELE NÃO SE DÁ CONTA, MAS PARA UM CEARENSE TER ACESSO AO TRF DA SUA REGIÃO, POR EXEMPLO, PRECISA VIAJAR AO RECIFE
Em mais um capítulo do ambiente de hostilidade com setores da magistratura, sobretudo entidades que representam juízes, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, pressiona o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, contra a emenda constitucional, já aprovada, que cria mais quatro TRFs (Tribunais Regionais Federais). Barbosa, cuja origem é o Ministério Público Federal, acha que a intenção do Congresso e das entidades de magistrados, passando de cinco para nove o número de TRFs, seria o suposto "empreguismo" nos novos tribunais. Em conversa reservada com Calheiros e o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, o presidente do STF chegou a fazer comparações com o sistema judicial norte-americano, mas sem destacar que, lá, valem as decisões dos juízes singulares e dos tribunais de primeira instância, com escassas possibilidades de recurso, bem ao contrário do Brasil. Ao criar os quartro novos TRFs, o Congresso cedeu à reivindicação dos operadores do Direito nos estados, dada a dificuldade de acesso aos atuais TRFs. O TRF da 5ª Região, com sede no Recife, por exemplo, concentra casos de outros cinco estados, além de Pernambuco: Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Na maioria dos casos, as capitais desses estados nem sequer dispõem de voos regulares para o Recife, o que torna muito difícil o acesso das partes à tramitação dos processos e também ao seu julgamenti. Não por acaso, o ministro Teori Zavascki, que atuou no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, disse a  Joaquim Barbosa, em conversa reservada, que o TRF-4 "ficará esvaziado" com a criação dos novos tribunais. Com sede em Porto Alegre, o TRF4 julga os casos dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. 
 

Cachoeira prepara uma autobiografia

FotoBICHEIRO CACHOEIRA
O bicheiro Carlinhos Cachoeira revelou que está escrevendo uma autobiografia “bombástica”. Segundo informações do jornal Diário da Manhã, de Goiás, Cachoeira pretende revelar o nome de um promotor estadual que recebeu a quantia de R$ 15 mil para ser candidato a deputado estadual, não o fez e, ainda, deu calote no bicheiro, pois não devolveu a quantia. Cachoeira também prometeu que vai revelar as investidas desse mesmo promotor sobre um ex-presidente da Celg (companhia de energia do Estado, que hoje é controlada pela Eletrobras). A ideia, segundo o próprio teria revelado aos amigos, é causar "choro e ranger de dentes" entre os citados no livro.
 
Faltam 16 dias
para inauguração do
Estádio Nacional Mané Garrincha
Orlando Brito
Foto 
ATÉ O DIA 15 O ESTÁDIO RECEBERÁ SEU GRAMADO

 

Tucanos querem reduzir FGTS e zerar multa na demissão de domésticas

Com o objetivo de regulamentar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das empregadas domésticas aprovada no Congresso, o PSDB apresentou projeto que zera a multa do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para patrões que demitirem trabalhadoras sem justa causa. A proposta também reduz para 8% a alíquota do INSS paga às domésticas, na divisão de 5% recolhido pelos patrões e 3% para as profissionais. Na atual legislação em vigor, o porcentual total é de 20%. O texto apresentado ainda defende a extinção da multa de 40% do FGTS em casos de demissão sem justa causa, já que as famílias não são empresas, por isso não podem receber encargos considerados “altíssimos” pelos tucanos.
 

Argentina decreta luto após enchentes

FotoPRESIDENTA CRISTINA KIRCHNER
A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, decretou luto oficial até a sexta-feira (5), por conta da morte de cerca de 50 pessoas, vítimas das enchentes causadas pelas fortes chuvas no país. O papa Francisco enviou uma mensagem de solidariedade e declarou estar profundamente aflito com a notícia. Na segunda-feira (1º), 11 bairros foram inundados em Buenos Aires e, até a madrugada desta quinta-feira (4), as autoridades registraram 48 mortos, dos quais 24 corpos já foram identificados. As tempestades surpreenderam as autoridades e dificultaram o trabalho da Defesa Civil e da polícia, que deve ser reforçada para evitar saques aos supermercados e patrulhar as ruas. Cerca de dez bairros de Buenos Aires continuam sem luz e mais de 300 mil pessoas foram afetadas pela chuva.
 

Hackers invadem redes da Coreia Norte
e postam montagem de líder tatuado

Foto
O grupo hacker Anonymous invadiu nesta quinta-feira (4) o Flickr e o Twitter do movimento Uriminzokkiri, usados pela Coreia do Norte para divulgar suas ameaças de ataque nuclear aos Estados Unidos. No Flickr, o grupo postou uma montagem onde o líder Kim Jong-um aparece com uma tatuagem do Mickey na barriga. “Procurado! Kim Jong-un, vulgo Nuclear Apaixonado pelo Mickey. Ameaça a paz mundial com mísseis balísticos intercontinentais e armas nucleares. Gasta dinheiro enquanto seu povo morre de fome. A ONU oficialmente sancionou a Coreia do Norte por severas violações de direitos humanos, incluindo campos de concentração e tortura”, diz o texto da foto.
 

Jogador inglês compara o zagueiro Thiago Silva a 'travesti acima do peso'

FotoBARTON E THIAGO SILVA
O zagueiro brasileiro Thiago Silva, do Paris St Germain, foi comparado a um "travesti acima do peso" pelo jogador inglês Joey Barton, do Olympique Marseill, no Twitter. O comentário provocou a convocação de Barton para depor no comitê de ética da Federação Francesa de Futebol, no próximo dia 15. O polêmico Barton tem mais de dois milhões de seguidores no microblog, e sempre ataca adversários. O PSG ameçou processá-lo, ativistas gays o criticaram e o Olympique se desculpou-se "pelos comentários inapropriados que o jogador inglês fez nas mídias sociais nas últimas 36 horas", disse o time em nota. Barton, na Inglaterra, chegou a passar dois meses e meio preso por agressão em uma boate de Liverpool.
 

Aldo quer ouvir explicações de Marin

Agência Brasil
FotoALDO REBELO ESPERA EXPLICAÇÕES DO PRESIDENTE DA CBF
O ministro Aldo Rebelo (Esporte) afirmou que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, deveria explicar as gravações divulgadas na Internet com críticas a ele, e com comentários comprometedores sobre eleições na CBF, segundo noticiou a agência Reuters. Na gravação, a suposta voz de Marin critica Aldo por "não ter força política", numa conversa com interlocutor não identificado. Em outros áudios atribuidos a Marin, que também preside o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, a pessoa faz  acertos com aliados sobre as eleições internas da CBF. "Essas não são as melhores notícias que o Brasil tem a oferecer para a Copa, mas tenho expectativa que o presidente Marin vai prestar explicações", disse Aldo. Marin é alvo de críticas do deputado-craque Romário (PSB-RJ), que pede explicações dele sobre sua atuação durante o período da ditadura militar. A cobrança começou depois que Marin usou o site da CBF para se defender de uma suposta campanha difamatória da sua atuação política naquele período.
 

Garotinho afirma que volta do PR ao
governo não garante apoio a Dilma

FotoDEP. ANTHONY GAROTINHO
O líder do PR na Câmara, Anthony Garotinho (RJ), afirmou nesta quinta-feira em seu site que a ida de César Borges (PR) para o comando do Ministério dos Transportes não garante apoio do partido a presidenta Dilma Rousseff em 2014. Segundo ele, o fato representa a volta do partido ao governo, mas "não significa apoio a Dilma em 2014"."A volta do PR ao Ministério dos Transportes não envolve compromisso de apoio à presidente Dilma no Estado do Rio à sua reeleição à presidência nem dela em relação à minha possível candidatura ao governo do Estado", disse Garotinho, que é pré-candidato à sucessão do governador Sérgio Cabral (PMDB) – seu adversário político.