BAIXOS SALÁRIOS PROVOCAM EVASÃO DE OFICIAIS DAS FORÇAS ARMAdas

PAULO MELO CORUJA NEWS

Baixos salários provocam evasão de oficiais das Forças Armadas


Computados os números disponíveis no Diário Oficial da União até 31 de julho, neste ano 162 oficiais se demitiram das Forças Armadas. Para efeito de comparação este número, referente a 7 meses, é superior ao total dos anos de 2007 (152), 2011 (153) e aproxima-se do ano de 2009 (180). Os baixos salários, comparados aos do mercado, é uma das explicações.
No ano passado 249 oficiais se demitiram das Forças Armadas. A predominância recai sobre os postos de capitães e tenentes; e os oficiais engenheiros e dos quadros de saúde e intendência superam aqueles dos quadros operacionais, em todas as três Forças Armadas. A evasão ocorre, pois, nos postos mais baixos da carreira e incide nas qualificações mais demandadas no atual mercado de trabalho – engenharia, medicina e logística.

O tempo passa,
o tempo voa


Há, nos arraiais do PT e assemelhados, quem defenda a tese de que Gleisi Hoffmann deve deixar o governo Dilma imediatamente para se dedicar com exclusividade ao projeto de chegar ao palácio Iguaçu em 2014. A pesquisa divulgada hoje pelo Paraná Pesquisas, que dá vitória certa e folgada para o governador Beto Richa em todos os cenários, só fez aumentar os adeptos dessa tese.

Os contratos milionários do escritório da mulher de Sérgio Cabral

A primeira-dama do Rio, Adriana Ancelmo, ganha quase dez vezes o salário do marido no escritório contratado por concessionárias e prestadoras de serviço para o estado
Leslie Leitão e Helena Borges
O escritório Coelho & Ancelmo Advogados Associados chama atenção no Rio de Janeiro por duas características. A primeira é ter experimentado nos últimos seis anos um crescimento espetacular. De três profissionais e 500 processos em carteira, saltou para um empreendimento com vinte advogados e cerca de 10 000 ações. A receita do escritório era de 2,1 milhões de reais em 2006 e foi para 9,5 milhões no ano passado. A segunda característica a ressaltar é o fato de a banca ter como sócia-proprietária a advogada Adriana Ancelmo, de 43 anos, mulher de Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, a quem ele trata pelo apelido de Riqueza. Adriana tem ganhos mensais de 184 000 reais por sua participação. E essa seria apenas uma bela história de um jovem casal bem-sucedido, não fosse uma terceira circunstância: pode não ser mera coincidência o progresso da banca durante os mandatos de Cabral como governador do estado.

Reforma ministerial vai ser em dezembro


Do Giba Um
A presidente Dilma Rousseff não mexeu uma palha até agora no sentido da reforma ministerial, na contramão até dos que davam como certa a queda das ministras Gleisi Hoffmann e Ideli Salvatti. E já andou mandando recados – para quem ela acha que merece receber um recado seu – que modificações no ministério serão feitas apenas a partir de dezembro, envolvendo especialmente titulares que pretendem disputar eleições no ano que vem. Até o ex-presidente Lula tem evitado tocar nesse assunto com ela, mesmo frustrado na indicação de Franklin Martins para a Casa Civil.

Aumento de despesas com servidores engessa investimentos nos Estados

Desde 2009 gasto com pessoal cresce acima da inflação e 20 das 27 unidades federativas superaram 90% do limite fixado na LRF para desembolsos com a folha; situação eleva pressão a governadores, também alvos de protestos por um serviço público melhor.

Bahia, governada pelo PT, à beira da falência

O secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, é o primeiro membro do governo a admitir o mau momento pelo qual passa a gestão de Jaques Wagner (PT) no âmbito financeiro. Ele rejeita o termo ‘crise’, utilizado pela oposição, mas admite que “O Estado está em dificuldades”; “O Estado não está quebrado. É um exagero dizer isso, mas está em dificuldades. O governador pediu às prefeituras para fazerem um orçamento mais enxuto e reduzir as despesas”

Servidores municipais da Saúde marcam ato contra Gustavo Fruet


Por Josianne Ritz
Servidores municipais da saúde aprovaram ato para dia 31 de agosto. Eles estão insatisfeitos com o retorno dado pelo prefeito Gustavo Fruet às suas reivindicações. Eles pedem incorporação do IDQ e inclusão de todos os funcionários da saúde na jornada de trabalho de 30 horas semanais. Panfletagem será realizada em conjunto com servidores da Secretaria de Finanças. A concentração inicia 9 horas, na praça Santos Andrade.

Professor suspenso após pedir a alunos cálculo do preço de vibrador


Caso aconteceu em uma escola pública de Cascavel, no oeste do PR. Professor foi suspenso até que o Núcleo de Educação investigue o caso.
Do G1, PR
Um professor de matemática que dava aulas na rede estadual de ensino em Cascavel, no oeste do Paraná, foi afastado nesta sexta-feira (16) suspeito de pedir aos alunos para que resolvessem um problema. Na questão, ele usava as palavras “vibrador, camisola e sex-shop”.
Na atividade, o professor, que não teve o nome divulgado nem a escola onde leciona, pede para que os alunos façam uma conta para saber os preços de um vibrador e uma camisola, comprados dentro de uma sex-shop.

Richa é aprovado por 67%

Mesmo após as manifestações que tomaram conta do país, o governador Beto Richa (PSDB) continua bem avaliado pela população. O Paraná Pesquisa revela que 67% dos paranaenses aprovam o governo tucano. Esse percentual era de 70% em dezembro passado. Tirando Curitiba e região metropolitana, a provação de Richa sobe para 72%. Na capital e região, o tucano também é aprovado pela maioria: 56%.
A consulta da Gazeta do Povo é divulgada na edição de domingo, 18, que está nas ruas e foi feita pelo Instituto Paraná Pesquisa que entrevistou 1.503 eleitores de 72 cidades, entre os dias 10 e 12 de agosto.

Beto Richa vence Gleisi
no 2º turno

O governador Beto Richa (PSDB) vence sua principal oponente, Gleisi Hoffmann (PT), também, em provável segundo turno, conforme a pesquisa que será divulgada neste domingo, 18, pela Gazeta do Povo. Richa faz 52% contra 34% de Gleisi. Não sabem responderam 7% e nenhum dos dois, também 7%. Foram entrevistados 1.503 eleitores de 72 cidades, entre os dias 10 e 14.

Beto Richa favorito para 2014, diz Gazeta do Povo


Pesquisa exclusiva da Gazeta do Povo que será divulgada na edição deste domingo, 18, aponta o favoritismo do governador Beto Richa (PSDB) nas eleições de 2014. Richa vence nos sete cenários consultados pelo Paraná Pesquisa. Com Gleisi (PT), Requião (PMDB) e Joel Malucelli (PSD), Richa faz 39%, seguido de Gleisi (24%), Requião (21%) e Malucelli (2%). Sem Malucelli na consulta, os números não mudam. Gleisi e Requião oscilam um ponto para cima.
Sem Gleisi e com Osmar Dias (PDT), a vantagem de Richa cresce. O tucano faz 41%, Osmar 23% e Requião 22%. A pesquisa foi realizada entre 10 e 14 de agosto. O instituto entrevistou 1.503 eleitores em 72 cidades paranaenses.

Requião tem maior rejeição, diz Paraná Pesquisa

Entre os oito postulantes na disputa do Palácio Iguaçu em 2014, o senador Roberto Requião (PMDB) é o mais rejeitado, com 34% de rejeição. Requião é seguido de Ratinho Jr (PSC), com 20%, Alvaro Dias (PSDB) 16%, Beto Richa (PSDB) e Gleisi Hoffmann (PT) com 13%, Joel Malucelli (PSD) 12%, Paulo Bernardo (PT) 11% e Osmar Dias (PDT) com 9%. Não sabem somaram 7% e poderiam rejeitar todos, 6%.
A pesquisa que será divulgada neste domingo, 18, na Gazeta do Povo que já está nas ruas, entrevistou 1.503 eleitores de 72 cidades. A consulta foi realizada entre os dias 10 e 14 de agosto.

Richa e Ratinho são imbatíveis, revela pesquisa

O governador Beto Richa (PSDB) acertou em atrair o deputado federal Ratinho Jr (PSC) para seu projeto político de 2014. Com Ratinho na lista dos candidatos, Richa vence nos três, mas Ratinho fica em segundo. Com Osmar Dias (PDT) e Requião (PMDB) na disputa, os números são esses: Richa 33%, Ratinho Jr 21%, Osmar 18% e Requião 17%.
Sem Osmar, com Gleisi (PT), Alvaro Dias (PSDB) e Joel Malucelli (PSDB) e Requião, Richa continua na frente com 27%, seguido de Ratinho Jr (17%), Gleisi (16%), Alvaro (16%) Requião (13%) e Malucelli. Com todos os possíveis candidatos na disputa: Richa 25%, Ratinho Jr 16 %, Gleisi 14%, Requião 12%, Alvaro 12%, Osmar 10% e Malucelli 1%.
A pesquisa será divulgada neste domingo, 18, pela Gazeta do Povo. O Paraná Pesquisa entrevistou 1.503 eleitores, entre os dias 10 e 14 de agosto, de 72 cidades.