REUNIÃO ENTRE OBAMA E DILMA NÃO DEVE DISCUTIR ESPIONAGEM AMERICANA

PAULO MELO CORUJA NEWS

mônica bergamo

Reunião entre Obama e Dilma não deve discutir espionagem americana

Ouvir o texto
A espionagem do governo americano não deve fazer parte da conversa que Dilma Rousseff terá com Barack Obama, em outubro. A ideia do governo dos EUA, e também do brasileiro, é equacionar a questão antes da viagem da presidente a Washington.
É PARA JÁ
O governo americano propôs duas reuniões de alto nível ainda este mês para discutir o tema. "Não é meu objetivo adiar essa discussão [até outubro]", afirmou a presidente Dilma à Folha.
BALANÇA
A presidente diz acreditar ser necessário "encontrar um equilíbrio". "Sou a favor de combate ao terrorismo, tráfico de drogas e armamentos, lavagem de dinheiro. Agora, isso não é justificativa para nós quebrarmos direitos civis, direitos individuais, nem afetar a soberania dos países. Tem de ter explicação [para a espionagem] e mudança de padrão."
TE CUIDA, AÉCIO
Emissários de José Serra (PSDB-SP) procuraram o Ibope e pediram que o nome dele fosse incluído nas próximas pesquisas eleitorais à Presidência da República. Deixaram claro: ele será candidato em 2014.
MAIS UM
Diante da movimentação explícita de Serra, o Ibope deve colocar o nome do tucano nas próximas sondagens.
COITADO DE MIM
Já em ritmo de campanha, em que as paranoias afloram entre os pré-candidatos, Serra deu a amigos explicação para o fato de até agora não ter sido incluído em sondagens: "Perseguição".

Daniela Mercury faz show

 
Zanone Fraissat/Folhapress
 
A cantora Daniela Mercury e sua noiva, a jornalista Malu Verçosa, no camarim do show "Pelada", que a artista apresenta no Sesc Pinheiros de terça (6) a sexta (9)
A PELE QUE HABITO
Daniela Mercury está em cartaz com o show "Pelada", no Sesc Pinheiros, até amanhã. Noiva da cantora, a jornalista Malu Verçosa compareceu à estreia da temporada, anteontem. O músico Gabriel Póvoas, que toca no espetáculo, e a bailarina Giovana Póvoas, filhos de Daniela, cumprimentaram a mãe no camarim após a apresentação.
LIVRO ABERTO
Depoimentos de Dilma Rousseff relatando torturas na ditadura e processos em que foi ré poderão ser vistos na internet por qualquer pessoa a partir de amanhã. Os documentos fazem parte do site Brasil Nunca Mais Digital, que reúne 850 mil páginas de pesquisa feita pela Igreja Católica nos anos 80.
LIVRO ABERTO 2
Também há informações de militantes como Carlos Araújo, Frei Betto, José Dirceu, Aloysio Nunes Ferreira, José Genoino e Fernando Pimentel. Iniciativa do Ministério Público Federal e outros órgãos, o projeto vai auxiliar pesquisadores e a Comissão Nacional da Verdade.
EU VOLTEI
Depois de passar um ano em Miami, nos EUA, Zilu Camargo desembarcou de mala e cuia no Brasil anteontem. Embora tenha anunciado a separação de Zezé di Camargo, há um ano, os dois voltaram a dividir o mesmo teto em Alphaville, em SP.
ARTE SIMULTÂNEA
Tomie Ohtake abriu a exposição "Influxo das Formas", anteontem, no instituto que leva seu nome. Os arquitetos Ruy e Ricardo Ohtake, filhos dela, estiveram no local, onde foram inauguradas também mostras de Hugo França e de José Bechara. A publicitária Carolina Pasinato, os fotógrafos Ricardo Caracas e Thomas Baccaro e a empresária Jessica Kherlakian estiveram por lá.

Tomie Ohtake abre exposição

 
Zanone Fraissat/Folhapress
 
A artista plástica Tomie Ohtake abriu a exposição "Influxo das Formas", no instituto que leva o seu nome, na terça (6)
CATCHUP
A apresentadora Ana Maria Braga, que usou um colar de tomates em seu programa na TV Globo quando o preço do produto explodiu, diz que agora fará um outro, "de três voltas", para anunciar que ele despencou. "Vou dizer: 'gente, tá baratinho o tomate'. Caiu bem mesmo", afirma ela. "Já fizemos até reportagem sobre isso."
CATCHUP 2
Alvo de piadas nas redes sociais, a apresentadora leva na esportiva. "Disseram que eu causei a inflação do tomate. Mas não fui eu que fiz aquilo, o preço estava alto mesmo." Ana Maria Braga afirma que, apesar da baixa, "o otimismo ainda não voltou, nem a confiança de que a inflação está controlada. Por mais que esteja".
INSTANTE DECISIVO
O Masp abre no dia 16 exposição inédita com fotos da coleção Pirelli. A primeira "FotoBienalMasp" terá artistas do Brasil e de outros oito países.
VELHA INFÂNCIA
O escritor e colunista da Folha Ferreira Gullar fez sessão de autógrafos de seu novo livro, "A Menina Cláudia e o Rinoceronte", anteontem, na Livraria da Vila em Pinheiros. A consultora de recursos humanos Flavia Carvalho foi ao evento.

Ferreira Gullar lança livro

 
Zanone Fraissat/Folhapress
 
O escritor e colunista da Folha Ferreira Gullar lançou seu novo livro, "A Menina Cláudia e o Rinoceronte", na Livraria da Vila em Pinheiros, na terça (6)
CURTO-CIRCUITO
A grife P&H Parresh lançam coleção com desfile na loja da rua Suzano, nos Jardins, hoje, às 16h.
Doris Bicudo autografa hoje o livro "Um Olhar sobre Elas", às 19h, no Cartel 011, em Pinheiros.
A Galeria Bergamin será inaugurada hoje, às 19h, na Oscar Freire, nos Jardins.
Paulo Skaf, da Fiesp, recebe hoje do presidente do Tribunal de Justiça de SP, Ivan Sartori, o Colar do Mérito Judiciário.
Luiz Calainho lança hoje "Reinventando a Si Mesmo", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, às 18h.
Para a ópera "Aida", que estreia amanhã no Theatro Municipal de SP, a figurinista Simona Morresi criou 270 trajes.
Mônica Bergamo Mônica Bergamo, jornalista, assina coluna diária publicada na página 2 da versão impressa de "Ilustrada". Traz informações sobre diversas áreas, entre elas, política, moda e coluna social. Está na Folha desde abril de 1999.