ATLETICO E PALMEIRAS DANILO E MANOEL JOGAM

PAULO MELO CORUJA NEWS........... 

Contra o Palmeiras

Danilo é liberado pelo STJD e enfrentará a fúria atleticana

Jogador protagonizou episódio de raciscmo contra o atleticano Manoel
   
Agência Estado

O personagem do Palmeiras da última semana está garantido para a partida desta quarta-feira na Arena da Baixada. Danilo foi liberado pelo STJD e consequentemente terá enfrentar toda a pressão da torcida rival por conta do episódio de racismo que protagonizou contra Manoel, do Atlético, no confronto em São Paulo.

Na ocasião, Manoel pisou no palmeirense depois de ter levado uma cusparada e ser xingado de "macaco" por Danilo. O atleticano também foi liberado.

O advogado do Pealmeiras, André Sica, esteve nesta terça na sede do STJD no Rio de Janeiro e conseguiu convencer o presidente do tribunal, Virgílio Val, a negar o pedido do procurador Paulo Schmitt de uma suspensão preventiva dos dois jogadores para o confronto desta quarta.

A argumentação de Sica baseou-se na falta de um relato detalhado na súmula do jogo, assinada pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique, que não viu nada acontecer entre os jogadores.

"Não poderiam aceitar uma suspensão preventiva sem nada estar relatado. Ou seja, não havia fundamento legal para a suspensão de nenhum dos dois jogadores", disse o advogado.

A alegação da promotoria do STJD era de que a presença dos dois jogadores na partida desta quarta "causaria um risco de dano irreparável" e por isso era necessária "a tutela antecipada" tanto de Manoel como de Danilo.

A contra-argumentação de Sica, que também serviu na defesa de Manoel, era de que os dois jogadores, em entrevistas à emissoras de televisão, afirmaram logo depois da partida que a troca de xingamentos e de agressões "faziam parte do jogo", não havendo nenhum indício de que num reencontro dos dois a ordem do jogo seria alterada.

Apesar de liberados para o jogo desta quarta, os zagueiros ainda não estão livres de suspensão. Tanto Danilo como Manoel já foram denunciados no STJD e aguardam a definição da data do julgamento, que deve ocorrer na próxima semana.

A defesa de Danilo já trabalha com a possibilidade de Danilo ficar de fora de todo o restante da Copa do Brasil, caso o Palmeiras avance. "A cusparada é irrevogável, não tem volta. Somos realistas em relação a isso", diz Sica. A punição mínima para Danilo é de seis jogos e a máxima de 22. O mesmo vale para Manoel.