Diários Secretos
Justiça prorroga prisão temporária de ex-diretores da Assembleia
Em coletiva, procurador de Justiça disse que
documentos comprovam que dinheiro desviado da Assembleia foi parar na
fazenda do ex-diretor geral
Gladson Angeli e Karlos Kohlbach
A Justiça Estadual prorrogou, na tarde desta quarta-feira (28), a prisão temporária dos três ex-diretores da Assembleia Legislativa do Paraná (AL), presos desde a manhã de sábado (24) quando foi deflagrada a Operação Ectoplasma I. Abib Miguel (diretor-geral), José Ary Nassiff (Administrativo) e Cláudio Marques da Silva (Pessoal) são investigados pelo Ministério Publico do Paraná (MP-PR) por suspeita de desvio de dinheiro e falsificação de documentos.
Também foi prorrogada a prisão temporária do servidor João Leal de Matos, suspeito de utilizar documentos pessoais de familiares para empregá-los no Legislativo. Os quatro suspeitos devem ficar presos por mais cinco dias. O pedido de prorrogação foi feito pelo MP-PR na tarde de terça-feira (27).
Mesa Executiva
Também na terça-feira, o MP-PR abriu um inquérito para investigar a contratação dos servidores lotados na Mesa Executiva da Assembleia nos últimos 10 anos. Os promotores vão apurar a existência de funcionários fantasmas, o uso de servidores públicos para interesses políticos eleitorais e se agentes políticos foram empregados na Mesa Executiva da Casa.
Serão alvo da investigação os deputados que ocuparam a 1.ª, 2.ª e 3.ª vice-presidências e as 1.ª, 2.ª, 3.ª, 4.ª e 5.ª secretarias desde 2000. As investigações devem atingir pelo menos 30 parlamentares e ex-deputados que passaram por um dos cargos de comando da Assembleia nos últimos anos.
Atualmente a Mesa Executiva é formada por deputados de oito partidos, são eles: Antonio Anibelli (DEM) - 1° vice-presidente -, Augustinho Zucchi (PDT) - 2° vice-presidente -, Felipe Lucas (PPS) - 3° vice-presidente, Alexandre Curi (PMDB) - 1° secretário, Valdir Rossoni (PSDB) - 2° secretário, Elton Welter (PT) - 3° secretário, Cida Borghetti (PP) - 4º secretário, Edson Praczyk (PRB) - 5º secretário.