TEMPORAL NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS..MUITO TRANSTORNO

PAULO MELO CORUJA NEWS........... 

Temporal

Chuvas causam alagamentos em Irati

Mais de 200 milímetros caíram na cidade do interior
   
Redação Bem Paraná

(foto: Divulgação)
A Defesa Civil de Irati está em alerta. As chuvas intensas que caíram na madrugada deste dia 26 causaram alagamentos em diversos pontos da cidade de Irati e as águas invadiram casas localizadas próximo do Rio das Antas e afluentes. Integrantes da Defesa Civil do município e secretários municipais reuniram-se na manhã do dia 26 para o balanço da situação e planejamento de ações emergenciais. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, 1º tenente Elcio José de Meira, não há desabrigados ou desalojados.
Meira relata que os pedidos de atendimento a moradores de áreas alagadas começaram às 4h e se estenderam pela manhã. “Até às 9h30 haviam sido atendidas 28 famílias, mas ninguém precisou ser removido, pois assim que o rio baixou, as pessoas puderam voltar para suas casas”, afirmou. O alagamento foi mais significativo em áreas dos bairros Vila Nova, Lamil, Canisianas e Nhapindazal, com ocorrência de inundações também em algumas ruas dos bairros Pedreira, Floresta, Lagoa, Vila São João, DER e centro da cidade.
“O solo está muito saturado e já não absorve a água da chuva, por isso a água sobe rápido. Se continuar chovendo forte na cabeceira do Rio das Antas, vamos retirar as pessoas das casas nos bairros com pontos mais críticos de alagamento, mesmo enfrentando a resistência de alguns moradores que não querem deixar as casas”, adiantou o comandante do Corpo de Bombeiros.
Mais de 200mm de chuva em cinco dias
Dados coletados pela Estação Climatológica Principal de Irati, sob coordenação do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, localizada no Colégio Florestal, apontam o índice pluviométrico de 201,5mm, somados os últimos cinco dias. Os índices foram de 0,9mm de chuva no dia 22; 50,2mm no dia 23; 6mm no dia 24; 72,2mm no dia 25; culminando com 82,4mm de chuva no dia 26.
Segundo a secretária municipal de Viação e Serviços Rurais, Rozenilda Romaniw Bárbara, a captação de água para abastecimento da cidade não foi comprometida, mas duas estações elevatórias localizadas no Conjunto Fragatas e no bairro Canisianas foram atingidas. A Prefeitura Municipal de Irati colocou à disposição da Defesa Civil funcionários, veículos e equipamentos pesados para retirada de móveis e auxílio a moradores e também escolas para, se for necessário, alojamentos.