AYRES BRITO DERRUBA CENSURA DE HUMORISTAS CONTRA POLITICOS

PAULO MELO CORUJA NEWS

Sponholz

Sponholz

Presidente da CPI da Corrupção nega que os citados tenham sido indiciados

Foto
DEP AGNALDO DE JESUS
O presidente da CPI da Corrupção (ou da Codeplan) na Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Agnaldo de Jesus, distribuiu nota nesta quinta-feira negando que o relatório apresentado pelo deputado Pulo adeu (PT) represente o indiciamento das pessoas denunciadas no documento. "Não cabe à comissão o indiciamento de nenhum dos citados nas investigações e sim a sugestão para que os órgãos competentes apurem o que lhes couberem". O presidente da CPI ainda informou que isto é o que estabelecem o Código de Processo Penal e o regimento interno da própria Câmara.

Ayres Britto derruba censura aos programas de humor sobre políticos

Foto
MINISTRO CARLOS AYRES BRITTO: CONTRA A CENSURA.
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto deferiu parcialmente agora a noite a liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4451, em que a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) contesta dispositivos da Lei Eleitoral que impedem as emissoras de veicularem programas que venham a degradar ou ridicularizar candidatos nos três meses que antecedem as eleições. Nesta quarta-feira (25), ao ser indagado pelo jornal O Globo sobre a censura imposta aos humoristas, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou que "esse artigo da lei eleitoral afronta diretamente o princípio de liberdade de expressão previsto na Constituição. "A Adin é um caminho para corrigir uma situação que não se compatibiliza com o estado democrático", afirmou Ophir Cavalcante.

TSE recebeu 1.064 recursos
contra decisões dos TRE's

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta quinta (26), que foram recebidos 1.064 recursos contra decisões em que os Tribunais Regionais Eleitorais negaram o registro de candidatura. Entre os principais motivos para a negativa pelos TRE’s estão a Lei da Ficha Limpa, a ausência de filiação partidária e a falta de quitação eleitoral.

SP: Serra faz campanha em Bauru

Cacalos Garrastazu/ObritoNews
Foto
SERRA DURANTE CAMINHADA EM BAURU
O candidato à Presidência, José Serra (PSDB) realizou nesta quinta (26), uma caminhada por Bauru. Durante o evento, o tucano exaltou os investimentos do governo estadual no interior. "Vou fazer o mesmo pelo Brasil", afirmou. Ao ser questionado sobre as pesquisas, nas quais aparece atrás da adversária Dilma Rousseff (PT), Serra não quis comentar o assunto. O candidato estava acompanhado pelos também tucanos Geraldo Alckmin, candidato ao governo de São Paulo, e o candidato ao Senado Aloysio Nunes.

RO: TSE nega registro a ex-vereador

O Tribunal Superior Eleitoral negou o pedido de registro de candidatura do ex-vereador e ex-presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia, Augustinho Pastore (PP), com base na Lei Ficha Limpa. Segundo o ministro relator, Arnaldo Versiani, o candidato é inelegível porque suas contas foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Pastore presidiu a Câmara de Vereadores de Vilhena e suas contas foram reprovadas em 1999. O ex-vereador teve o pedido de registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral, mas recorreu ao TSE, que manteve a decisão.

Fotografia é história
O botadentes

Protético artesanal da região de Jacobina, na Bahia. 1991.
Como foi Durante três ou quatro anos, viajei pelo interior do Brasil fotografando para um livro sobre pessoas que trabalham em profissões pouco levadas em conta nas grandes cidades, mas que têm inegável importância para a comunidade em que vivem. Retratei em torno de cinqüenta trabalhadores que sustentam a família de maneira artesanal e longe da modernidade dos instrumentos cheios de tecnologia. Gente que adquiriu conhecimento com a prática, empurrada pela necessidade. Mas, sobretudo, pelo talento, como esse baiano fazedor de dentaduras. Ele resolve o problema de seus clientes da maneira mais empírica, porém eficiente, como me disse: - Eu reparo na boca do cristão e faço um molde. Depois, ponho um pouquinho ali, tiro um tantinho daqui e no final dá certo. Orlando Brito.

UGT quer aloprados da Receita punidos

Por meio de nota, a União Geral dos Trabalhadores, única entre as seis centrais sindicais do país que não declarou apoio formal à candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT), disse repudiar a "ação de aloprados na Receita Federal", que resultou na quebra do sigilo fiscal de políticos ligados ao PSDB, entre eles, Eduardo Jorge. Segundo a nota, a quebra de sigilo atingiu também Gilmar Argenta, chefe de gabinete do deputado federal e vice-presidente licenciado da UGT, Roberto Santiago (PV-SP). A UGT pediu apuração imediata com punição aos culpados e uma retratação oficial do Estado. “Só uma apuração imediata e transparente com punição exemplar e uma retratação oficial do Estado brasileiro nos ajudará a retomar, com tranqüilidade cidadã, a construção da democracia brasileira tão abalada por uma péssima distribuição de renda, por graves problemas de Educação e necessitada de gerar muito mais oportunidades para todos os brasileiros”.

Até o sigilo fiscal de Ana Maria Braga,
da TV Globo, foi violado na Receita

O computador que violou os sigilos fiscais de quatro tucanos também foi usado para abrir e imprimir a declaração de renda da apresentadora Ana Maria Braga (foto), da Rede Globo. Os dados dela foram acessados às 11h15 do dia 16 de novembro do ano passado no computador da servidora Adeildda Ferreira Leão dos Santos, na delegacia da Receita Federal em Mauá (SP), segundo informou nesta quinta-feira a Agencia Estado. Semanas antes, no dia 8 de outubro, o mesmo equipamento acessou os dados do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, e de três pessoas ligadas ao alto comando do partido, conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo. A consulta aos dados fiscais de Ana Maria Braga está na página 433 do processo aberto pela Corregedoria da Receita Federal para investigar o episódio envolvendo Eduardo Jorge.

Dutra: 'discurso da oposição
se choca com a realidade'

ABr
Foto
JOSÉ EDUARDO DUTRA
O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, ao comentar a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (26), afirmou que a oposição tem um discurso que se choca com a realidade e que isso estaria se refletindo nos índices do levantamento. Dutra disse ainda que o trabalho do PT na campanha de Dilma é transformar a intenção de votos da candidata petista numa ação concreta no dia 3 de outubro. Perguntado sobre por que Dilma cresceu em redutos tucanos, como São Paulo e Rio Grande do Sul, ele respondeu: “O presidente Lula tem 79% de ótimo e bom. A oposição tem um discurso que se choca com a realidade, com a percepção das pessoas. A oposição reflete os 4% daqueles que dizem que o governo é ruim ou péssimo. Ele acrescentou que Dilma participará de todos os debates nos quais confirmou presença”. As informações são do O Globo.

Dilma teria usado 'ponto' em comício

Foto
O OBJETO NO OUVIDO DE DILMA SERIA UM PONTO ELETRÔNICO
Foto
LULA ESTEVE NO PALANQUE EM CAMPO GRANDE COM DILMA E ZECA DO PT
A candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff, foi fotografada em Campo Grande, segunda-feira, utilizando um adorno no ouvido, além dos brincos. Trata-se - segundo noticiou um blog local, assinado por Valfrido Silva - de um "ponto eletrônico", que permite a quem o utiliza ouvir instruções de outra pessoa, talvez um assessor ou assessora.

Presidente da OAB diz que entidade
está 'perplexa' com quebra de sigilo

Foto
OPHIR CAVALCANTE
O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou nesta quinta (26) que a entidade está "perplexa e indignada" com mais uma denúncia de quebra de sigilo fiscal, sem autorização judicial, pela Receita Federal de três pessoas ligadas ao PSDB, partido de oposição ao governo do presidente Lula. Segundo Ophir, "o Estado brasileiro deve uma explicação convincente e rápida para demonstrar que não está conivente com esse tipo de procedimento ilegal e que fere o princípio constitucional do sigilo, essencial à segurança do próprio Estado Democrático de Direito". Ele afirma ainda que a sociedade civil espera que o Ministério Público e a Polícia Federal adotem as medidas necessárias para a apuração desse grave delito que não pode ficar impune. "A não apuração e a punição afetam a credibilidade do Estado brasileiro no que diz respeito ao cumprimento da Constituição e dos tratados internacionais", concluiu.

Marina critica pedido de Lula para
que brasileiros votem em Dilma

Foto
MARINA SILVA
A candidata à Presidência, Marina Silva (PV) afirmou nesta  quinta (26) em Curitiba, onde inaugura mais uma "Casa de Marina", que o presidente Lula não está sendo democrático ao pedir votos para sua candidata, Dilma Rousseff (PT). “Lula não pode pegar uma pessoa e dizer: está aqui Brasil, é nesta que vocês devem votar. Estamos numa democracia para que todos tenham direito de escolher livremente seus candidatos”. Para Marina, a eleição não está definida. “Aqui no Paraná estou com 19%. No Rio, estou com 20%. Então, o que estou sentindo nas ruas não é o que estamos vendo nas pesquisas”, afirmou.