BRASIL PODE DAR A RESPOSTA A NORTE AMERICANOS SOBRE LEGISLAÇÃO COMERCIAL

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Brasil pode reagir a endurecimento da legislação comercial norte-americana

ABr
Foto
WELBER BARRAL
Se a proposta de endurecimento da legislação comercial norte-americana descumprir as normas internacionais, o Brasil poderá “questionar” os Estados Unidos, segundo afirmou nesta sexta-feira o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral. O governo ainda está analisando o texto da nova legislação antidumping e deverá apresentar posicionamento sobre o assunto na próxima semana. Os EUA apresentaram uma proposta para endurecer a legislação antidumping, que impõe sobretaxas a produtos vindos de outros países abaixo do preço de custo, prejudicando produtores locais. O texto, que ainda irá a consulta pública, também simplifica a fórmula de cálculo do dumping, o que pode fazer novos produtos e setores serem acusados de concorrência desleal. Para empresários brasileiros, a nova legislação pode desestimular as exportações do país.

Vanucchi ataca o STF e insiste em implantar sua 'comissão da verdade'

O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, voltou a insistir que o “tema da anistia no Brasil não está equacionado e não há garantias de que ele venha a ser resolvido, diferentemente de questões como a da fome”. Vannuchi, no entanto, afirmou estar otimista e que seria “muito positivo para o Brasil que o novo presidente eleito, ou a nova presidente eleita, já assumisse com a Comissão da Verdade como lei aprovada”. Ele avaliou que “o fato de o Supremo Tribunal Federal ter decidido pela não imputação penal dos torturadores é um equívoco”. Contudo, a decisão abre caminho para que o legislativo aprove a questão do direito à memória e à verdade, depois das eleições, livre de pressões ou medos de que a decisão coloque na cadeia os torturadores da ditadura. 

Teixeira vai à forra com o São Paulo e
acerta Copa no estádio do Corinthians

Foto
RICARDO TEIXEIRA
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, acertou nesta sexta-feira com o governo do Estado de São Paulo sua vingança final contra o São Paulo Futebol Clube. Adversário dos dirigentes sampaulinos, que lhe fazem oposição na CBF, Teixeira primeiro excluiu o Morumbi da Copa do Mundo. Hoje, ele "costurou" a decisão viabilizando o novo estádio do Corinthians será sede dos jogos da Copa de 2014 em São Paulo. Ainda não está garantido que o local receberá a abertura do Mundial. O projeto inicial previa um estádio com capacidade para 45 mil pessoas. A Fifa exige o mínimo de 65 mil lugares para o primeiro jogo da Copa. O clube paulista já teria pronto um projeto para deixar o estádio em conformidade com o padrão Fifa para a abertura. O estádio será construído em Itaquera, zona leste de São Paulo, onde hoje fica o centro de treinamento do Corinthians.

Toffoli suspende a correção dos planos

Foto
O MINISTRO TOFFOLI: DUAS DECISÕES.
O ministro José Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu nesta sexta-feira todos os recursos que tramitam no País para ressarcimento de perdas das cadernetas de poupança devido aos planos econômicos Bresser, Verão e Collor 1. A suspensão foi determinada por duas decisões de Toffoli relativas a recursos apresentados por bancos. O entendimento do ministro está afinado com o parecer da Procuradoria-Geral da República, que opinava pela suspensão dos processos até que o Supremo se posicione sobre o assunto.

Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que, quando sair a decisão sobre dois agravos que tratam do tema - de autoria do Banco Santander e do Banco Nossa Caixa - estas valerão para os demais casos vinculadas ao assunto. Segundo Gilmar Mendes, relator dos agravos, “há grande relevância econômica na questão, já que a solução da controvérsia atingirá diretamente grande parte das instituições públicas e privadas integrantes do Sistema Financeiro Nacional. Portanto, a resolução da controvérsia transcende interesses meramente individuais, o que é evidenciado pela existência de ação no controle concentrado [ADPF]”.

Dilma só disputará de novo se for eleita

A candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT)  deu a entender nesta sexta (27), que só passará a considerar a possibilidade de disputar um segundo mandato, caso vença as eleições deste ano.  “O meu projeto político é ficar quatro anos. Na próxima eleição eu digo o resto do projeto. Não se faz isso, estou disputando uma eleição dia 3 de outubro de 2010. O povo no Brasil só pode dar um mandato, o tamanho do mandato é de quatro anos, então é isso que estou disputando, informou.

Funcionários de agências franqueadas pedem ajuda a Helio Costa em protesto

Foto
HELIO COSTA USA MEGAFONE PARA FALAR AOS MANIFESTANTES.
Correios realizou nesta sexta (27), em Belo Horizonte, uma manifestação que reuniu cerca de 650 pessoas na Avenida Afonso Pena, próxima ao local onde o candidato ao governo e ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB) almoçava com o embaixador do Japão. O candidato prometeu aos manifestantes que levará as reivindicações ao Ministro José Artur Filardi (Comunicações), à presidência da ECT, à Casa Civil e à Presidência da República, para tentar solucionar o assunto. Apenas 187 franquias aderiram ao novo contrato formulado pela ECT, que alterou a remuneração das unidades pelos serviços prestados. Mas o Supremo Tribunal Federal determinou, há mais de um ano, que as franquias concedidas na década de 1990 sem licitação têm até o dia 10 de novembro para regularizar a situação.


Fotografia é história
Energia do corpo

Nos aparelhos das academias, gente de todas as idades se esmera nos aparelhos de exercício.
Como foiDe passagem por uma academia de ginástica em um shopping, é claro que não perdi oportunidade de fazer uma foto bem característica da época em que as pessoas estão voltando das férias. Depois dos descuidados que a rotina da vida moderna imprime, com cardápios dos pratos fast food, do chopinho e dos petiscos é hora de perder calorias, malhar para recuperar a boa forma. Orlando Brito.

Secretária de Paulo Octavio depõe e
abre sequência da Caixa de Pandora

QuidNovi
Foto
A PROCURADORA RAQUEL DOGE ACOMPANHOU O DEPOIMENTO
Um depoimento de Marlene Schubert, ex-secretária do ex-vice-governador do DF Paulo Octavio, deverá “acabar com o sossego” dele, segundo noticiou há pouco o jornalista Mino Pedrosa, no site Quidnovi. “Apesar de ter chorado muito durante o depoimento, a secretária de PO não conseguiu resistir e abriu a Caixa de Pandora, linkando definitivamente Paulo Octávio a políticos e empresários de Brasília envolvidos no esquema do ex-governador José Roberto Arruda, apontado como comandante do escândalo do DEMsalão”, informa o site. Segundo o jornalista, o depoimento da secretária, tomado em três vezes, foi acompanhado pela procuradora Raquel Dodge, que teria ficado estarrecida com as informações. Raquel Dodge é sub-procuradora do Ministério Público Federal e responsável pelo processo Caixa de Pandora.

Serra: ocupação do PT é 'militar'

Marcos Brandão/ObritoNews
Foto
SERRA NO CLUBE DA AERONÁUTICA
O candidato à Presidência, José Serra (PSDB), afirmou nesta sexta (27), durante reunião no clube da Aeronáutica, no Rio, que o PT "tem características de ocupação militar" na máquina pública. Serra fez a declaração, ao responder que o uma pergunta sobre como pretendia governar o Brasil tendo a "quase totalidade" do funcionalismo público ligado ao PT. "Foi assim na prefeitura de São Paulo. O PT tem, e aqui não vai nenhuma ironia, características de ocupação militar. Quando faz ocupação tenta ocupar o país inteiro", disse. Na ocasião, Serra afirmou, ainda, que o ex-presidente Fernando Henrique está livre para participar de sua campanha.

EJ diz que Receita tenta encobrir o PT

Foto
EDUARDO JORGE
O vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, disse nesta sexta (27) que a Receita tenta encobrir o PT com a informação de que não há indícios de motivação eleitoral no vazamento de informações de dados sigilosos. Segundo ele, o secretário do órgão, Otacílio Cartaxo, está pondo em risco a instituição ao "blindar" o partido que o nomeou. “Desde o dia do primeiro depoimento dele eu já tinha dito que era "embromation", que eles estavam empurrando com a barriga. Até ontem, quando me entregaram o material, disseram que era sigiloso e insistiam que não poderiam falar a respeito”. Eduardo Jorge disse ainda que “Cartaxo sabe há 60 dias que há uma lista de 140 pessoas. Só ontem descobriu que existe um esquema? Existe um esforço coordenado do governo para encobrir os fatos porque isso pode mexer com o resultado eleitoral”, concluiu.

Lula: 'depois das 20h vou fazer política'

ABr
Foto
PRESIDENTE LULA
O presidente Lula disse nesta sexta (27) em Caruaru, a 130 quilômetros de Recife, que mesmo sendo torneiro mecânico foi o presidente que mais implantou escolas técnicas no Brasil. Ele afirmou ainda que seu sucessor vai ter que fazer muito mais do que ele. Impedido pela Justiça Eleitoral de fazer campanha em solenidades oficiais, o presidente disse que depois das 20h, quando bate o cartão de ponto, vai fazer política. “Porque ninguém é de ferro”, afirmou referindo-se ao grande comício programado para a noite de hoje no Centro de Recife, para o qual o governador e candidato à reeleição Eduardo Campos (PSB) preparou uma mega estrutura. As informações são do jornal O Globo.

RJ: OAB pede reabertura do caso
que há 30 anos vitimou secretária

No início da tarde desta sexta (27), o presidente da OAB no Rio, Wadih Damous, anunciou que a entidade vai pedir à justiça a reabertura do caso que há 30 anos vitimou a secretária do então presidente nacional da Instiuitção, Eduardo Seabra Fagundes, quando houve a explosão de uma bomba, e que até hoje não teve nenhuma punição para os responsáveis. O atentado ocorreu no Conselho Federal da OAB. No dia da explosão estava no exercício da presidência o advogado, que anos depois chegou a presidir o Supremo Tribunal Federal, ministro Sepúlveda Pertence. O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante presenciou o evento, que ocorreu ás 13h40m, mesma hora do atentado.

Agnelo sobe e passa Roriz: 38,2 x 35,4%. No segundo turno, petista abre 6 pontos

Foto
EM DEZ DIAS, O PETISTA AGNELO
Pesquisa realizada pelo Instituto Exata, entre os dias 23 e 26 deste mês, mostra pela primeira vez à frente o candidato do PT ao governo do DF, Agnelo Queiroz, que agora soma 38,2% das intenções de voto, na pesquisa estimulada, contra 35,4% conferidos ao principal rival Joaquim Roriz (PSC). Toninho do PSOL tem 2,8%, Eduardo Brandão (PV) 0,5%, Newton Lins (PSL) 0,4%, Rodrigo Dantas 0,3% e Frank Svenson 0,2%. Os indecisos totalizam 15% e 7,2% votarão em branco ou anulaão os votos. A pesquisa é uma das mais completas, em termos de amostragem: ouviu 3 mil eleitores em todo o DF e a margem de erro é de 2%, para mais ou para menos. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o nº 27904/2010. Na referência espontânea de votos, Agnelo também supera Roriz: 26,2 x 26,1%. Em relação à pesquisa anterior, fechada em 16 de agosto, Roriz subiu de 23% para 26,1% nas citações espontâneas de intenção de voto, enquanto Agnelo subiu ais: de 18,6% a 26,2%. Numa simulação de segundo turno, a vantagem de Agnelo se amplia, em relação a Roriz: se a votação fosse hoje, o petista somaria 44,4% contra 38,3% do candidato do PSC