PROJETO PODE LIBERAR JULGAMENTO DE TORTURADORES MILITAR

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Projeto permite julgamento de torturadores do regime militar

Foto
DEPUTADA LUCIANA GENRO
A Câmara analisa o Projeto de Lei da deputada Luciana Genro (Psol), que altera a Lei da Anistia (6.683/79) para permitir o julgamento dos crimes cometidos por agentes públicos civis ou militares contra pessoas acusadas de atos contra a segurança nacional e a ordem política e social. Segundo o projeto, a atuação de agentes públicos contra opositores da ditadura não pode ser considerada crime conexo aos crimes políticos cometidos na época e, portanto, não será objeto de anistia. A deputada explica que a proposta busca reverter decisão do Supremo Tribunal Federal, contrária à revisão da Lei da Anistia, que decidiu que os crimes cometidos por agentes públicos à época podem ser considerados crimes associados às infrações políticas. Dessa forma, o Tribunal julgou ser impossível processar os agentes de Estado nos crimes contra opositores do regime militar.

Chagas: 'uma brincadeira perigosa'

O presidente Lula tem aumentado a sua popularidade a cada dia, mesmo chegando próximo ao fim de seu mandato. Teria ele tido a oportunidade de se reeleger mais uma vez este ano, porém, quando teve a chance, preferiu indicar Dilma Rousseff para concorrer às eleições. Em seu artigo deste domingo (29), Carlos Chagas opina a respeito de um comentário que Lula fez sobre o assunto há alguns dias: “Dirigindo-se a Nelson Jobim, disse que ele devia ter mandado para o Congresso uma “emendinha” capaz de dar-lhe mais uns anos de mandato.  É claro que não falava a sério, mas qualquer estudante de Psicologia concluiria haver alguma coisa a mais na jocosa  referência”

'Veja': PT mira na liberdade de imprensa

A revista Veja que circula neste final de semana publica reportagens sobre duas novas graves ameaças à liberdade de imprensa e ao direito à informação. Na Argentina, a presidente Cristina Kirchner quer controlar a venda de papel-jornal com o objetivo de chantagear os jornais cuja independência não interessa aos detentores do poder. No Brasil, petistas como o ministro da Propaganda, Franklin Martins, desenvolvem projetos para controlar os meios de comunicação, a pretexto de "democratizar a informação". Veja também publica reportagem sobre a violação do sigilo fiscal de próceres da oposição, revelando que até mesmo cidadãos comuns foram vítimas dessa violência.

'IstoÉ': caciques a caminho da derrota

A revista IstoÉ desta semana publica reportagem de Hugo Marques mostrando que veteranos caciques de política enfrentam difícil reeleição e podem não retornar a Brasília - como os senadores Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB no Senado, seu companheiro de oposição José Agripino Maia (RN), líder do DEM, além de Heráclito Fortes (DEM-PI) e Romeu Tuma (PTB-SP). A revista também mostra, em reportagem de Sergio Pardellas, que o desespero das hostes tucanas, com a queda brusca do candidato José Serra nas pesquisas, sem que sua cúpula saiba o que fazer para enfrentar o favoritismo de Dilma Rousseff (PT).

Tucano usa imagem de Lula na tevê


O programa do horário gratuito do candidato do PSDB ao governo de Alagoas, Teotônio Vilela, não faz referência a José Serra, tucano que disputa a presidência da República, mas não hesitou em exibir imagens do presidente Lula. A iniciativa já repercute entre tucanos. O ex-ministro de FHC Andrea Matarazzo, lamentou: "E pensar que Teotônio Vilela foi presidente nacional do PSDB..."

Sponholz

Sponholz
Fotografia é história
A escola rural

Aula em uma escolinha rural perto de Santarém, a segunda maior cidade do Pará, às márgens do Rio Tapajós.
Como foiNão é somente a cobertura de um grande evento que dá satisfação a um jornalista. Apesar de não ter visto o jogo, lembro-me dele muito bem. 21 de junho de 1986, um sábado. O timaço de Telê Santana era desclassificado pela França no Mundial da FIFA no México. Nossa equipe era excelente, tinha Zico, Éder, Falcão, Branco, Júnior... Mas fomos eliminados porque Sócrates e Júlio César não converteram os pênaltis que chutaram. Recorda? Apaixonado por futebol e fotógrafo acostumado a cobrir jogos da Seleção, eu estava longe do Estádio Jalisco, em Guadalajara. Muito longe. Me encontrava nas estradas de barro perto de Santarém, às márgens do Rio Tapajós, destacado por Veja para uma matéria sobre educação no Brasil, juntamente com a repórter Miriam Guaraciaba. Soube do resultado do jogo pelo rádio de um caminhoneiro com as quatro rodas da carreta atoladas. Fiquei chateado coma derrota mas, sinceramente, feliz com a reportagem que fui fazer. Tanto quanto uma Copa do Mundo, a Amazônia possibilita um volume fanástico de imagens. Como essa aí, da professorinha e do menino concentrados na aula de alfabetização. Ambos de sandálias rotas, na escolinha de piso de cimento vermelhão xadrez e paredes de tábuas. É aquela foto que a gente tem a maior satisfação em fazer. Orlado Brito.

Fraga sobe, mas Cristovam lidera: 45%

Foto
CRISTOVAM BUARQUE LIDERA COM FOLGA PARA SENADOR, NO DF.
O candidato do DEM ao Senado pelo Distrito Federal, Alberto Fraga, praticamente triplicou em pontos percentuais, registrando agora 12%, mas o líder nas intenções de voto é o senador Cristovam Buarque (PDT), com 45%, seguido de Rodrigo Rollemberg (PSB), com 30%, e Maria de Lourdes Abadia (PSDB), com 25%.mChico Sant'anna (PSOL) Gerônimo (PSL) Jorge Antunes (PSOL) e pastor Milton Tadashi (PTN) têm 1% de votos cada. Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 17%. Os eleitores indecisos são 42%. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto. Foram ouvidos 1.610 eleitores. A pesquisa está registrada no TRE com o número 28039/2010.

Ibope no DF: Agnelo e Roriz têm 36%

Foto
AGNELO COM FILIPPELLI: ASCENSÃO CONFIRMADA
Após a pesquisa do Instituto Exata, divulgada ontem, apontando pela primeira vez a liderança de Agnelo Queiroz (PT) na campanha ao governo do Distrito Federal, neste sábado o Ibope confirmou o crescimento do petista, que soma agora 36%, o mesmo percentual atribuído a Joaquim Roriz (PSC). Toninho do PSOL tem 3%. É a primeira pesquisa do Ibope que confirma a ascensão de Agnelo, cujo vice é o deputado Tadeu Filippelli (PMDB). Na pesquisa anterior, há um mês, ele tinha 27% e Roriz 38%. Em uma simulação de segundo turno, Agnelo sobe para 42%, contra 38% do rival. Foram entrevistados 1610 eleitores pela pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral do DF sob o número 28039/2010.

Aécio mostra força: Anastasia na frente

Foto
AÉCIO COM ANASTASIA: VIRADA ESPETACULAR
O candidato apoiado pelo tucano Aécio Neves ao governo de Minas, Antonio Anastasia, protagoinizou, até agora, uma das "viradas" mais espetaculares nas disputas estaduais. Sempre atrás, em todas as pesquisas, ele agora superou o rival Helio Costa (PMDB), segundo pesquisa do Ibope divulgada neste sábado: ele agora tem 35% das intenções de voto, contra 33% do peemedebista, que é apoiado pelo PT do presidente Lula. Na pesquisa anterior, divulgada há menos de uma semana, Costa tinha 38%, contra 27% de Anastasia. A pesquisa foie registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas com o número 65090/2010.

MPF do Pará quer cancelar retomada
de exploração em Serra Pelada

O Ministério Público Federal no Pará solicitou à Justiça o cancelamento da portaria que autorizou a retomada da exploração da mina de Serra Pelada, pela sociedade entre a cooperativa dos garimpeiros e a mineradora canadense Colossus. Segundo o MPF, o contrato que criou a sociedade é irregular e só foi aprovado porque os garimpeiros foram enganados pela diretoria da cooperativa. A ação, assinada pelos procuradores da República André Casagrande Raupp e Tiago Modesto Rabelo, foi encaminhada à Justiça Federal e também pede a suspensão da assembleia convocada para o próximo sábado (28) pela Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada. Segundo os procuradores, tudo indica que o objetivo da diretoria é realizar o evento só para dar aparência de legalidade a fraudes que viabilizaram a assinatura da parceria com a Colossus. As informações são do portal IG.

Pelo Ibope, Dilma já está eleita: 51x27%

Igo Estrela/ObritoNews
Foto
SERRA ESTEVE EM CASCAVEL, COM BETO RICHA E GUSTAVO FRUET.
Pesquisa do Ibope, divulgada neste sábado, indica que a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, já pode mandar fazer o vestido da posse: ela já soma 51% das intenções de voto, contra apenas 27% atribuídos ao principal rival, José Serra (PSDB). Marina Silva (PV) ciu um ponto percentual e soma agora 7% das intenções de voto. No levantamento anterior, antes do início do horário gratuito, os índices eram de 43% e 32%, respectivamente. A vantagem subiu para 24 pontos. Os adversários de Dilma somam 35% das intenções de voto, 16 pontos percentuais a menos do que ela. Se a eleição fosse hoje, ela venceria no primeiro turno com 59% dos votos válidos. Serra não comentou a pesquisa. Hoje, fez campanha no Paraná, ao lado do candidato favorito ao governo estadual, Beto Richa (PSDB), e do também tucano Gustavo Fruet, que disputa o Senado.

Amorim diz que brasileiros não
precisam correr riscos ao emigrar

Foto
MINISTRO CELSO AMORIM
Ao comentar sobre a chacina de 72 imigrantes na fronteira entre o México e os Estados Unidos, o ministro Celso Amorim, (Relações Exteriores) defendeu que há mais perspectivas de qualidade de vida no Brasil atualmente do que no passado. O comentário de Amorim é uma resposta às informações de que, entre as vítimas, havia pelo menos, quatro brasileiros. “Os brasileiros têm uma perspectiva de vida muito mais próspera hoje em dia no Brasil. Acho que, por isso, as pessoas não precisariam correr tantos riscos”, afirmou. Segundo Amorim, a chacina foi uma “tragédia”. O crime é atribuído pelas autoridades mexicanas a cartéis do narcotráfico e de transporte ilegal de imigrantes. O chanceler afirmou que acompanha a evolução das investigações e identificações por meio do Ministério das Relações Exteriores do México e do Consulado do Brasil no país.