TRE NEGA LIMINAR PARA COLIGAÇÃO

PAULO MELO CORUJA NEWS

Juiz do TRE nega liminar para coligação

 por Luciana Pombo

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral, Nicolau Konkel Junior, negou hoje liminar para a Coligação Novo Paraná, de apoio a candidatura de Beto Richa (PSDB) contra a coligação A União Faz um Novo Amanhã, de Osmar Dias (PDT) e contra o ex-governador Roberto Requião. O argumento é que o programa eleitoral gratuito de Requião do dia 26 de agosto violou a Lei 9.504/97 e fez propaganda para Osmar Dias.
A degravação da propaganda mostra o trecho citado: “a gente escolhe o melhor e o melhor é Dilma, é Osmar, é Requião, é Gleisi”.
O juiz argumentou que a regra permite a inserção de depoimento de candidatos a eleições proporcionais no horário da propaganda das candidaturas majoritárias e vice-versa, desde que o depoimento consita exclusiva em pedido de voto ao candidato que cedeu o tempo. No entanto, diz o relatório, a mera alusão ao nome do Osmar Dias não viola a norma, considerando que houve também a menção dos candidatos ao Senado.

Justiça manda Curitiba elaborar programas para catadores de papel

Luciana Pombo

O município de Curitiba tem dois anos para elaborar e executar programas que valorizem os catadores de materiais recicláveis da cidade. A decisão da Justiça do Trabalho é inédita no Brasil e faz com que os trabalhadores recebam remuneração, tenham definida uma jornada de trabalho e vistam uniformes que os identifique. Além disto, as crianças não poderão mais acompanhar os pais nas atividades de coleta de lixo. Em caso de descumprimento, a Prefeitura pode receber multa diária de R$ 10 mil.
A Prefeitura de Curitiba, através da assessoria de imprensa, informou que o Município só vai se pronunciar depois que os procuradores analisarem a sentença.

Beto e Serra estarão juntos em Cascavel

 por Luciana Pombo

Já está confirmado. O candidato à presidência José Serra (PSDB) e o ex-prefeito Beto Richa (PSDB), que disputa a vaga de governador do Paraná, vão estar juntos em Cascavel amanhã. Eles serão recebidos por produtores rurais e lideranças de cooperativas e sindicatos rurais da região Oeste.
Apesar de ter feito até aqui uma campanha independente, com poucas citações de Serra, Beto agora diz que dá tempo de salvar o País e promete fazer campanha: “Ainda dá tempo de salvar o País. Basta comparar o Serra com os demais candidatos e perceber quem está mais preparado para administrar o Brasil. Não adianta ficar olhando pelo retrovisor”, comentou Beto.

Osmar critica ideia de helicópteros no PR

Luciana Pombo

O candidato ao governo do Estado, Beto Richa (PSDB), prometeu helicópteros para auxiliar no transporte de pacientes no Paraná. E o candidato do PDT, Osmar Dias, rebateu: “a proposta é mirabolante”, diz. “Temos que pensar em projetos viáveis. Tem propostas que ficam bonitas na televisão, como comprar 12 helicópteros para transportar pacientes do interior para a capital. Vejam o esforço que isso demanda, não é viável”, afirmou Osmar, num encontro com farmacêuticos.
Ele se comprometeu em criar seis centros de especialidades médicas espalhados pelo Paraná e equipar os hospitais novos, construídos no governo Roberto Requião (PMDB). “Temos que descentralizar os atendimentos médicos”, declarou Osmar.
Para quem não lembra, no governo Jaime Lerner (DEM) fomos agraciados com a operação de três helicópteros no Paraná que auxiliavam na busca de vítimas de acidentes de trânsito, perseguição tática e transporte de salva vidas de forma eficiente. Fez sucesso, principalmente nas Operações Verão. Mas gastou mais do que devia. A terceirizada responsável pelos helicópteros não foram aprovadas pelo governo que sucedeu Lerner.

De plantão…

 por Luciana Pombo


A Central Atendimento Eleitor, no Prado Velho, em Curitiba, faz plantão no fim de semana.
O atendimento básico tem sido para tirar segunda via do título de eleitor ou acertar pendências com a Justiça Eleitoral.
O horário de funcionamento é das 13h às 17h.

Ministros visitam o Paraná

 por Luciana Pombo

Estamos em pleno desfile de ministros no Paraná. Hoje tivemos as presenças de manhã em Pinhais do ministro Paulo Bernardo (do Planejamento, Orçamento e Gestão) e do ministro Carlos Eduardo Gabas. Os dois vieram lançar a Primeira Agência do Plano de Expansão na Região Sul.
Amanhã, na festa do MST em Lerroville, distrito de Londrina, estão previstas as presenças da ministra Márcia Lopes (do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do ministro Guilherme Cassel (do Desenvolvimento Agrário).

Passe livre até 10 anos?

Caio Augusto

Helleno Andrade  (PSB), que concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa, propõe o passe livre no transporte público das cidades para crianças até 10 anos de idade. Entretanto, o candidato não sabe ou esqueceu que esse assunto é alçada de vereadores municipais.

O candidato do automobilismo

Caio Augusto

O candidato a deputado estadual Boso da eletrônica (PRP), tem apresenta uma proposta simples e direta para seus eleitores no rádio e na televisão. “Quero ser eleito porque precisamos de um autódromo em Maringá”,  afirma.

PRTB critica Richa em horário eleitoral gratuito

Caio Augusto

O candidato do PSDB ao governo do Paraná, Beto Richa, começou a sentir, no horário eleitoral gratuito da tarde de hoje (27), uma das consequências de estar subindo nas pesquisas de opinião. O PRTB, ao invés de apresentar as propostas do candidato Robinson de Paula, preferiu lembrar que o candidato tucano havia prometido manter-se na prefeitura de Curitiba.
Enquanto a tela mostrava algumas frases, ao fundo ouvia-se a voz de Richa, em entrevista quando era pré-candidato à reeleição para a Prefeitura de Curitiba, anunciando: “Sendo candidato à reeleição e, sendo eleito, é para cumprir os quatro anos de mandato. Não tenho obsessão alguma em ocupar títulos, cargos ou posições, não tenho obsessão em ser governador”. Logo depois, uma apresentadora comentava: “Político que ontem falava uma coisa e hoje faz outra não tem credibilidade, quem abandonou Curitiba hoje fatalmente vai abandonar o Paraná amanhã.”
No horário destinado à coligação que encabeça, Richa apresentou as propostas que tem para a segurança pública no Estado. Ao final, explorou os números da pesquisa do Ibope, divulgada quinta-feira, que o colocam com 50% das intenções de votos ante 34% de Dias. Seu principal adversário colocou duas vezes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo votos e mostrou imagens da candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) em comício No programa, procurou explorar o lado sentimental do eleitor, com sua mulher contando a história do casal. Ele próprio, ao tentar falar do pai, mostrou-se emocionado e encerrou o depoimento.

MP pede transferência de adolescentes

 por Luciana Pombo

O Ministério Público (MP) do Paraná ajuizou hoje uma ação civil pública contra o governo do Estado para a transferência imediata de três adolescentes atualmente internados na Delegacia de Polícia de Sengés, na região dos Campos Gerais, para uma das unidades de internação do Estado, chamadas de Centros de Socioeducação (CENSE).
De acordo com o MP, a permanência dos jovens na delegacia ultrapassa o período máximo de cinco dias admitido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, numa situação que pode ser classificada como caótica, diante dos gravíssimos problemas de superlotação carcerária.
A ação requer também que o Estado se abstenha de encaminhar os adolescentes a repartições policiais ou de permitir que permaneçam em estabelecimentos prisionais de qualquer espécie, em prazo superior a cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.
Segundo a Promotoria de Justiça de Sengés, a delegacia local conta hoje com três adolescentes internados pela prática de atos infracionais graves, um deles há mais de 40 dias, sem qualquer tipo de atendimento pedagógico.

Ministro quer Osmar Dias governador

Luciana Pombo

O ministro do Planejamento, Gestão e Orçamento, Paulo Bernardo, disse hoje em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que o PT está empenhado em vencer as eleições no Paraná, ao lado de Osmar Dias (candidato ao governo pelo PDT).
Todos os esforços estariam sendo feitos, desde o primeiro momento. Prova disto seria a programação da vinda de Lula para o Paraná entre os dias 1º e 2 de setembro.

A palavra de Olympio

Josianne Ritz

A propósito da nova decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, que determinou que é sim da competência do Ministério Público do Estado do Paraná a investigação e a persecução penal de todos os feitos criminais relacionados decorrentes da série jornalística “Diários Secretos” da Assembleia Legislativa do Paraná, o procurador-geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, afirma: “O Ministério Público do Estado do Paraná sempre teve a convicção de que desenvolvia seu trabalho cumprindo dever institucional e dentro da absoluta legalidade. A recente decisão do ministro Toffoli, reconsiderando sua posição anterior, só reafirma que estávamos certos.”

Água e vinho

 por Josianne Ritz

O programa de hoje do candidato do PDT ao governo mostrou mais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas ainda menos que o necessário para quem pretende virar o jogo. Apelou também para o emocional. Osmar apareceu emocionado e sem palavras quando questionado sobre o pai. Mas a grande estrela do programa foi a mulher de Osmar, Maria Teresa, que falou sobre o como conheceu o marido e sobre como ele é, sobre a vida deles na roça.
Na outra ponta, o tucano Beto Richa continua a atacar a administração de Roberto Requião. Desta vez foi a  segurança pública. Mostrou  desde delegacias lotadas até falta de policiais. Sempre em tom pesado.

Pesquisa é questionada por coordenadoria jurídica de campanha

 por Luciana Pombo

A coordenadoria jurídica da campanha de Osmar Dias (PDT) para o governo do Estado não está satisfeita com os resultados das pesquisas de opinião. De acordo com o advogado Guilherme Gonçalves, as pesquisas claramente valorizam mais a cidade de Curitiba do que os municípios do interior do Estado.
Das 1,2 mil pessoas entrevistadas no Datafolha, por exemplo, 400 eram de Curitiba que tem 17% do eleitorado paranaense e aparece com peso de um terço do eleitorado paranaense nas pesquisas.

Presidência do TC vai assumir casos envolvendo fiscalização e controle da Copel

Luciana Pombo

O Tribunal de Contas (TC) do Paraná votou e aprovou ontem em plenário um pedido do presidente Hermas Brandão para que as contas da Companhia Paranaense de Energia (Copel) não mais ficasse a cargo da 5ª Inspetoria de Controle Externo, supervisionada por Caio Márcio Nogueira Soares.
O motivo? O fato de uma inspetora nomeada no dia 2 de fevereiro de 2006 ser mulher do diretor de Finanças, Relações com Investidores e Controle de Participações da Copel, Rafael Iatauro. “A continuidade dos trabalhos de aprovação de contas e fiscalização da Copel na 5ª Inspetoria macularia a imagem de Controle Externo desta Casa, por não comportar mais a imparcialidade e a impessoalidade exigidas na Constituição Federal”, diz Hermas em sua justificativa, recebida na íntegra pelo Jornal do Estado.
Hermas admite que aguardou que a inspetoria se declarasse impedida de analisar as contas da Copel, mas como não houve um afastamento espontâneo, ele teve que colocar a proposta de que ele mesmo assumisse as contas na presidência em plenário. Já a fiscalização da companhia será realizada pela Diretoria de Contas Estaduais.