DILMA DO BRASIL CHEGA PARA ADMINISTRAR

PAULO MELO CORUJA NEWS

A íntegra do discurso de Dilma Rousseff no Congresso Nacional

Dilma acena para jornalistas durante posse. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters.
“Queridas brasileiras e queridos brasileiros, Pela decisão soberana do povo, hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher.
Sinto uma imensa honra por essa escolha do povo brasileiro e sei do significado histórico desta decisão.
Sei, também, como é aparente a suavidade da seda verde-amarela da faixa presidencial, pois ela traz consigo uma enorme responsabilidade perante a nação.
Para assumi-la, tenho comigo a força e o exemplo da mulher brasileira. Abro meu coração para receber, neste momento, uma centelha de sua imensa energia.
E sei que meu mandato deve incluir a tradução mais generosa desta ousadia do voto popular que, após levar à presidência um homem do povo, decide convocar uma mulher para dirigir os destinos do país.
Venho para abrir portas para que muitas outras mulheres, também possam, no futuro, ser presidenta; e para que – no dia de hoje – todas as brasileiras sintam o orgulho e a alegria de ser mulher.
Não venho para enaltecer a minha biografia; mas para glorificar a vida de cada mulher brasileira. Meu compromisso supremo é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos! 

Dilma chora ao final de 40 minutos de discurso

Chuva não tirou brilho da festa de posse. Foto: Bruno Domingos/Reuters.
A presidenta Dilma Rousseff foi às lágrimas nesta tarde durante cerimônia de posse, no Congresso Nacional, ao convocar os partidos de oposição e aqueles que não a apoiaram para ajudar na tarefa de governar o país. Ela disse no discurso que mais uma vez estende a mão aos partidos de oposição e às parcelas da sociedade que não a seguiram na campanha eleitoral, ressaltando que não haverá discriminação, privilégios ou compadrio.
“A partir deste momento sou a presidenta de todos os brasileiros, sob a égide dos valores republicanos”, discursou a presidenta da República, indo às lágrimas.
Dilma também se emocionou quando lembrou dos militantes políticos que tombaram na luta contra a ditadura militar.
“Muitos da minha geração, que tombaram pelo caminho, não podem compartilhar a alegria deste momento. Divido com eles esta conquista, e rendo-lhes minha homenagem”.