QUINTANA ASSUME LIDERANÇA DO PMDB NA ASSEMBLÉIA

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

Caíto Quintana assume liderança do PMDB na ALEP

O deputado Caíto Quintana é o novo líder do PMDB na Assembleia Legislativa. O nome foi anunciado hoje depois de uma reunião com os 12 parlamentares do partido. Caíto substitui o deputado Waldyr Pugliesi que esteve na liderança do PMDB na Casa por quatro anos. O novo líder do PMDB explica que por enquanto não existe uma definição se o partido vai ou não apoiar o governo de Beto Richa. Parte da bancada participou da campanha do governador. Ele explica que o partido quer ficar na presidência de pelo menos três comissões na Assembleia. O deputado Hélio Rusch (DEM) também é cotado para assumir a Comissão de Orçamento. Uma definição sobre o assunto deve sair no final desta semana. As lideranças devem indicar os nomes dos deputados que vão compor as comissões e os presidentes e secretários são eleitos por meio do voto dos integrantes.

Assembleia vai ter Gabinete Militar

A Assembleia Legislativa do Paraná vai ter um gabinete militar, com policiais que devem fazer a segurança do legislativo e do presidente da Casa. Hoje foi aprovado em primeira discussão um projeto de decreto legislativo de autoria da mesa executiva que trata do tema. Com a aprovação, policiais militares devem ficar permanentemente na Assembléia e também devem proteger o presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB), e a família dele. Uma empresa privada será contratada para fazer a segurança patrimonial da Assembléia. Desde a semana passada, a polícia militar ocupa o legislativo, depois que todos os servidores que trabalhavam na área de segurança foram demitidos.

Londrina cria comitê de combate a Dengue

Londrina cria comitê para combater a Dengue no município. Uma sala de situação foi instalada ontem depois da divulgação do laudo da Secretaria de Saúde com novos números da doença. A cidade já confirmou 275 casos e investiga 3 mortes. O espaço funciona na sede da Secretaria de Saúde de Londrina. O boletim divulgado ontem confirmou 582 casos no Paraná. Nenhuma morte confirmada.

CPI dos grampos é protocolada

O Deputado Marcelo Rangel (PPS) protocolou hoje o pedido de abertura da CPI dos grampos para investigar as escutas ilegais de deputados na Assembleia. Tinhas as assinaturas em número suficiente e não perdeu tempo. Hoje mesmo o presidente da Assembleia leu o protocolo no final da sessão. E a comissão dessa vez sai, até porque não há outras CPIs em andamento, logo não há argumentos para barrar a criação dessa.
A CPI tem poder de polícia e mais, pode convocar a qualquer tempo servidores para prestar esclarecimentos sobre o caso, sem a necessidade de um mandado judicial. Pois bem, se investigarem direitinho não vai ser difícil para os deputados encontrarem os arapongas da Casa de Leis do Paraná.

81 veículos são apreendidos em posto de Curitiba

81 veículos foram apreendidos em um posto de combustíveis no último fim de semana. O local fica na esquina da Avenida Juscelino Kubitschek com a rua Eduardo Sprada na Cidade Industrial de Curitiba e é conhecido por ser ponto de encontro de jovens que consomem bebidas e drogas. No momento da operação policial 700 pessoas estavam no posto. Foram emitidas 128 notificações e vistoriados os 350 carros e motocicletas estacionados no local. No fim de janeiro a polícia já havia realizado uma outra ação que resultou na apreensão de 34 veículos.

Araucária vai passar a ter câmeras nas ruas

Mais um município da Região Metropolitana de Curitiba se rende ao uso das câmeras de vídeo para tentar diminuir os índices de violência e vandalismo. Araucária é o segundo maior arrecadador de ICMS do estado com uma população de 119 mil habitantes e passa pelos mesmos problemas de criminalidade enfrentados pelos demais municípios. Agora com a instalação de 26 câmeras em pontos estratégicos e uma central que vai atender pelo numero 153, o objetivo é baixar os índices e dar um pouco mais de tranquilidade aos moradores. O secretário de segurança municipal Mário Torres disse que os bons resultados alcançados em outras cidades foi tomado como exemplo para a instalação do sistema de monitoramento. Araucária conta hoje com 119 guardas municipais e um grupo foi treinado especificamente para atuar com as câmeras. Segundo o secretário, os índices de violência em Araucária estão muito próximos ao que acontece nos demais municípios. A instalação das câmeras atende necessidades do município e também as exigências do PRONASCI –O Programa Nacional de Segurança com Cidadania.

Produtos na Ceasa sobem até 40%

A média de preços dos hortifrutigranjeiros produzidos no Paraná voltou a subir. Pelo cálculo, os produtos na Ceasa (Central de Abastecimento) subiram cerca de 3%, mas alguns produtos registraram alta de até 40% como a couve-flor. O tomate extra também subiu, quase 20%. A boa notícia é que alguns produtos tiveram redução nos preços. A batata teve baixa de 5,4%. O preço da banana caturra caiu 7,6%. Já a queda da laranja pêra ficou em 10,7%. As chuvas são apontadas como o principal motivo para o vai e vem dos preços. Nesta pesquisa oito produtos não tiveram aumento nem redução, entre eles o aipim, o alface crespo, o repolho, o mamão comum e a uva niágara.

Dona Regina responde Beto e defende o marido

Dona Regina Pessuti, esposa do ex-governador Orlando Pessuti não gostou nada do discurso do novo governador, Beto Richa, a gestão no marido, durante os 9 meses que governou o Paraná. Beto disse durante o OLHO NO OLHO, nesta segunda-feira, que Pessuti deixou um rombo de pelo menos R$193 mi nos cofres públicos, que gastou sem indicar de onde sairia do dinheiro para pagar as contas e que a prática fere flagrantemente a lei de responsabilidade fiscal. Também disse que não pensará duas vezes em fazer denúncias sobre o caso e ressaltou que com dinheiro público não se faz demagogia. Dona Regina, de pronto respondeu. Abaixo o email que ela encaminhou para o endereço joice@bandnews.fm.br.

Retorno das aulas aumenta em 30% o número de veículos na Capital

Quem saiu às ruas de Curitiba hoje, durante todo o dia, percebeu que o trânsito ficou mais complicado. Foi dia de volta às aulas, com um aumento de até 30% no número de veículos na cidade. Segundo uma estimativa da Urbs, pelo menos 200 mil carros voltaram a circular nos horários de entrada e saída das aulas. Quem passou por colégios da região central da cidade enfrentou mais trânsito do que o habitual. O tempo para cruzar as principais ruas e avenidas da cidade aumentou em até meia hora a mais que o normal.

Celulares são apreendidos em cadeia de Sarandi

Seis telefones celulares foram apreendidos hoje, em uma vistoria na carceragem da cadeia de Sarandi, na região noroeste do estado. Foi durante uma operação de rotina, em que foram apreendidos ainda facas, estoques e pequenas porções de cocaína, crack e maconha. Também foram encontradas várias ferramentas improvisadas que seriam usadas para fugas das celas. A cadeia de Sarandi está superlotada, com 191 presos em um espaço para apenas 46.

Sistema penitenciário do estado passa ser controlado pela Secretaria da Justiça

Da Gazeta do Povo
O sistema penitenciário do estado, que é de controle da Secretaria de Estado da Segurança Pública, passa a ser moderado pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania. Esta mudança foi autorizada pelo governador Beto Richa nesta terça-feira (8), quando visitou a Cadeia Pública Laudemir Neves, em Foz do Iguaçu.
Durante a visita Richa disse que vai construir até o final do mandato 1.740 vagas para o regime semi-aberto em todo o estado, fazendo com que várias vagas de regime fechado fiquem livres, já que existe a possibilidade de alguns presos que estão em regime fechado mudem para o semi-aberto. Leia mais »

Dossiê contra Valdir Rossoni não existe mais

O suposto dossiê com denúncias contra o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni, que foi citado na semana passada pelo então presidente do sindicato dos servidores da casa, Edenilson Ferry, não existe mais. A afirmação é do advogado dele, Cláudio Dalledone.
O documento seria protocolado na semana passada, no Ministério Público do estado, e depois o prazo foi prorrogado para ontem. Nesta terça-feira (8), a defesa dele negou a existência do dossiê.
O dossiê foi citado pelo Sindilegis na última quarta-feira (2), após a operação da Polícia Militar que ocupou o prédio, e retirou todos os seguranças da casa. Segundo o próprio Ferry, conhecido como Tôca, os papéis continham tabelas com nomes de funcionários lotados no gabinete do deputado Rossoni, e todos os salários recebidos nos últimos anos.
O arquivo apontava também que uma funcionária teria recebido em 2004 um salário de mais de 29 mil reais, acima do teto permitido por lei para servidores. Os documentos seriam entregues ao Gaeco, o Grupo de Atuação Especial de Combate Ao Crime Organizado, e ao Ministério Público. No momento da denúncia, Tôca pediu a saída de Rossoni da presidência da casa.
Valdir Rossoni demitiu os servidores que atuavam como seguranças por causa de supostas ameaças contra ele. Isso ocorreu porque Rossoni exonerou todos os servidores comissionados da casa, entre eles os 40 seguranças. Cinco eram servidores de carreira e 35 deles ocupavam cargos em comissão.

Ciclone pode causar chuva e ventos fortes no PR

As regiões sudoeste e oeste do Paraná podem ter chuvas e ventos fortes entre hoje (terça) e amanhã (quarta), por causa de um ciclone extratropical vindo da Argentina. O alerta foi emitido pela Defesa Civil para os três estados do sul do país. Segundo o capitão Eduardo Pinheiro, a previsão ainda pode mudar. Ele afirma que, apesar deste aviso de ciclone, este começo de ano está mais tranquilo do que períodos anteriores.
Em Santa Catarina, o alerta também é de ventos bastante fortes. E no Rio Grande do Sul, a previsão é de enchentes e deslizamentos.

Convocação de última hora deixa escolas do Paraná sem professores suficientes

O ano letivo para os estudantes da rede estadual de ensino começou de forma tranqüila nos principais colégios do Estado. Num dos maiores de Curitiba, o colégio estadual do Paraná, os cerca de quatro mil alunos estavam todos em sala de aula, e não foi registrada falta de professores.
Mas em alguns colégios como na região de Maringá e Londrina não havia professor para todas as salas. Uma das reclamações dos professores foi com relação a convocação de última hora.
Muitos educadores só foram chamados depois da suspensão da liminar que havia derrubado a validade do processo de seleção simplificado, o PSS. A liminar foi pedida pela APP Sindicato depois de inúmeras reclamações dos professores, que alegavam erros no processo seletivo.
De acordo com a presidente do sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, muitos profissionais receberam a convocação ontem à noite, por e-mail e isso afetou a distribuição das aulas. Na manhã desta terça-feira (8), funcionários do núcleo de educação procuraram a Band News FM e afirmaram que parte dos professores teria ficado sem aulas devido à má distribuição.
O diretor geral da secretaria de Educação Jorge Véquerlim explicou que o motivo da complicação da distribuição foi a liminar pedida pelo sindicato dos professores.
Em todo o Paraná cerca de 1,3 milhão de estudantes da rede estadual de ensino retornaram às aulas hoje.

Governo estima que blecaute tenha afetado 2,5 milhões de pessoas em SP

Da Globo.com
A Secretaria de Energia do Estado de São Paulo diz que cerca de 2,5 milhões de pessoas foram afetadas pelo apagão que atingiu a capital paulista na tarde desta terça-feira (8). O número corresponde a 627 mil unidades consumidoras de energia na cidade. O problema ocorreu às 15h11. Às 16h40, houve novo apagão, por cinco minutos.
Em nota, a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) diz que houve, às 15h11, uma ocorrência em sua subestação Bandeirantes, localizada na Zona Sul da capital paulista. Houve registros de falta de luz nos bairros Vila Olímpia, Brooklin, Jabaquara, Itaim Bibi e nas regiões da Avenida Paulista e do Ibirapuera. Em alguns locais, a luz foi restabelecida em minutos.

Rossoni promete “reforma agrária” em gabinetes da Assembleia

Do Blog Política em Debate
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), decidiu em mexer em outro “vespeiro” da Casa: a divisão dos gabinetes parlamentares. Cobrado por parlamentares, prometeu contratar um arquiteto para elaborar um novo lay-out e redividir os gabinetes para que todos os 54 deputados tenham o mesmo espaço. A iniciativa corre o risco de provocar mais polêmica interna do que as medidas tomadas até agora pela nova cúpula do Legislativo. É que muitos deputados veteranos tem verdadeiros “latinfúndios”, com várias salas e suítes, enquanto outros se espremem com seus funcionários e acessores em espaços exíguos. Resta saber se a nova administração vai mesmo cumprir a promessa e a que custo.

Veneri envia pedido para barrar reajuste de 50% nos cartórios

O deputado Tadeu Veneri (PT) enviou hoje ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) um pedido para barrar o reajuste das custas dos cartórios do Paraná. Os valores tiveram um aumento de 50% neste ano, com um decreto do Tribunal de Justiça.
No entanto, a Assembleia já havia aprovado uma lei estadual que fixava o aumento em 17%. Para Veneri, a medida do TJ é irregular.

CCJ vai perder poder, afirma Traiano

Durante a semana, deve ser definida a composição das comissões na Assembleia Legislativa. Nesta nova legislatura, a Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ, deve perder poder. É o que afirma o deputado Ademar Traiano (PSDB). Ele diz que a CCJ era a comissão mais importante, mas, ao mesmo tempo, cerceava as atividades dos parlamentares, já que tinha o poder de acatar ou não as participações e projetos dos deputados. O nome mais cotado para assumir a CCJ é o de Nelson Justus (DEM).
Dois deputados pleiteiam a Comissão de Orçamento. A disputa está entre Elio Rusch (DEM) e Nereu Moura (PMDB), que já esteve na presidência da comissão.

Maia e Sarney falam com STF sobre suplentes

Do G1
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), afirmou nesta terça-feira, após visita ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, que o impasse sobre a suplência de cargos no Congresso será resolvido pelo Legislativo. Para o STF, o mandato pertence ao partido e não à coligação. Na Câmara, prevelace entendimento contrário. Segundo Maia, os poderes caminham para uma “solução que venha do Legislativo”.
“Colocamos algumas preocupações em relação a essa matéria e trabalhamos no sentido de buscar um caminho que possa viabilizar uma tranqüilidade entre parlamento e STF em relação a essa matéria. Nós, na Câmara, vamos tratar desse assunto nos próximos dias e caminhamos para uma solução que venha do Legislativo, que venha a partir do Legislativo pacificar esse entendimento”, declarou.

Osmar no Banco do Brasil

Do Blog do Jota Agostinho
O senador Osmar Dias (PDT) pode ser confirmado como novo diretor da Carteira Agrícola do Banco do Brasil. A nomeação teria sido uma opção de Dilma Rousseff, para cumprir um compromisso de campanha.

Mínimo regional é discutido entre o governo e a Força Sindical

O aumento do salário mínimo regional, previsto somente para maio, foi o tema de uma reunião ontem entre o governo do Paraná e dirigentes da Força Sindical. Essa foi a primeira rodada de negociações sobre o reajuste, e a secretaria de trabalho e emprego anunciou que deve realizar outras reuniões com o mesmo tema nos próximos meses. De acordo com o secretario estadual do trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, uma equipe técnica da secretaria já desenvolve trabalhos em parceria com o Ipardes e o Dieese para fixar uma margem de reajuste. Segundo o secretário, os principais referenciais são a correção da inflação o acumulada no último ano e o crescimento do PIB paranaense. Esse índice pode chegar a 10%. Atualmente o salário mínimo regional varia de 663 a 765 reais. Mas nem todas as categorias respeitam o mínimo fixado pelo estado. Segundo Romanelli, é preciso que o valor seja incorporado às convenções coletivas de todas as classes de trabalhadores do Paraná.
Na reunião de ontem (segunda-feira) também estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba, Sérgio Butka, e o secretário-geral da Força Sindical, Clementino Vieira.

Gaeco prende pessoas ligadas ao Sindimoc

O Gaeco prendeu quatro pessoas acusadas de coação de testemunhas hoje de manhã. As prisões fazem parte da operação que investiga desvio de verbas dentro do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana, o Sindmoc. Foram detidos um advogado, um tabelião e duas pessoas ligadas ao Sindimoc. Segundo o coordenador do Gaeco, Leonir Batisti, as prisões foram feitas em flagrante.

Em meio a protestos, é iniciada a poda de árvores na Rua Teffé

Mesmo em meio a protestos dos moradores, começou ontem a poda das árvores na rua Teffé, em Curitiba. O trabalho faz parte das obras do anel viário de Curitiba, projeto que deve desafogar o fluxo de veículos na região central. Para isso, será criado um cinturão ao redor da área de maior concentração de veículos. E a primeira rua a receber as máquinas foi a Teffé. A moradora Mauren Miranda classifica como “bárbara” a atitude da prefeitura. Outro morador, que prefere não ser identificado, afirma que construiu a casa há cerca de 2 anos. Na época, ele escolheu o local por ser uma rua sem saída e muito arborizada. Com as obras, a paisagem mudou.
De acordo com o assessor de projetos do Instituto de pesquisa e planejamento urbano de Curitiba (IPPUC), José Álvaro Twardovski, o corte das árvores é necessário para garantir a passagem dos veículos. Ele afirma que elas serão replantadas. De acordo com o IPPUC, 75 árvores foram retiradas do local. Outras 142 serão plantadas nos próximos meses. Nesta semana, cerca de 80 moradores da rua Teffé encaminharam ao Ministério Público um abaixo-assinado contra a poda. Ontem (segunda-feira) o promotor Edson Luiz Peters foi até o local, mas não encontrou nenhum indício de irregularidade nas obras.

Faltam táxis em Curitiba, aponta levantamento

Faltam táxis em Curitiba, segundo um levantamento feito pela Associação das Empresas de Táxi de Frota de São Paulo. De acordo com o estudo, a capital paranaense tem um carro para cada setecentas e setenta e cinco pessoas. Já nas cidades do interior do Paraná essa proporção é bem menor.A pesquisa revelou que em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, por exemplo, há um táxi para cento e cinquenta e cinco habitantes. Segundo o presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB-PR, Marcelo Araújo, o crescimento da frota de táxi na capital não acompanhou a demanda da população. Marcelo cita também que a distribuição de táxis é diferente nas regiões da cidade, o que explica muitas vezes a demora na hora de chamar pelo serviço.
Para o presidente do Sindicato de Taxistas do Paraná, Pedro Chaluse, não há a necessidade de aumentar o número de carros. Segundo ele, a demora no atendimento se justifica pelo trânsito complicado de Curitiba.
Curitiba conta atualmente com dois mil duzentos e cinquenta e três táxis.

Litoral tem 550 ocorrências de furto durante a Operação Verão

Quinhentas e cinquenta ocorrências de furto a residências no litoral do estado já foram registradas pela Polícia Militar durante a Operação Verão. Os dados correspondem ao período do dia 17 de dezembro até a última segunda-feira.
Na comparação com a temporada passada, houve uma diminuição de 2% no número de casos. Em 2009, foram 537 notificações de roubos.

Justiça ouve integrantes de maior quadrilha de tráfico do PR

A Justiça ouviu ontem os integrantes da maior quadrilha de tráfico do Paraná. Nove pessoas são acusadas de tráfico de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro. O grupo foi preso em 2010 durante a operação Ressaca, deflagrada pela Polícia Federal. Entre os acusados ouvidos estão Éder Conte, apontado como “o cabeça” da quadrilha e a namorada dele, Suzimara Steff, que ficou em segundo lugar no concurso de Miss Curitiba em 2010. As investigação da PF apontaram que a quadrilha movimentava 100 quilos de drogas a cada 3 meses. O lucro anual era de 6 milhões de reais. A droga era negociada em Ponta Porá, no Mato Grosso do Sul. A quadrilha chegava a pagar a 250 mil reais por cada carregamento de tóxicos. O coordenador de comunicação da Polícia Federal Marcos Kóren, conta que os suspeitos foram presos na operação de combate a entorpecentes no estado do Paraná. Kóren destaca que a polícia não pode dar detalhes do crime que ainda está em andamento.
A polícia conseguiu comprovante de compras de drogas e localizou uma casa na Cidade Industrial que funcionava como QG da quadrilha. Em paredes ocas foram encontrados fuzis e 15 tijolos de cocaína.

Rossoni garante que as mudanças na AL continuam

O presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), garantiu ao governador Beto Richa (PSDB) que vai continuar a fazer mudanças na administração da Casa. Uma delas é a atualização dos servidores efetivos, que começa amanhã. Richa, Rossoni e o primeiro secretário, Plauto Miró Guimarães (DEM), conversaram no final da tarde de ontem (segunda), no Palácio das Araucárias, sobre a situação da Assembleia, onde foram encontrados equipamentos de escuta ilegal. O primeiro secretário disse que o governador se mostrou satisfeito com as ações tomadas pela nova mesa executiva.

Para Beto, tarifas do pedágio estão fora da realidade

As tarifas do pedágio são caras demais para a realidade do Estado. A avaliação foi feita pelo governador Beto Richa (PSDB), no Olho no Olho, com Joice Hasselmann, nesta segunda-feira. O governador tenta resolver esse problema e disse que já iniciou conversa com as concessionárias. Segundo ele, a solução deve chegar ainda no primeiro semestre.
A tarifa mais cara cobrada no Estado foi aplicada pela Ecovia, no trecho entre Curitiba e as praias. O valor é de 13 reais e 30 centavos para carros de passeio. O presidente da Associação das Concessionárias de Rodovias, João Chiminazzo Neto, afirmou que o cenário é promissor. Segundo ele, a primeira reunião foi no dia 13 de janeiro e novos encontros serão feitos nos próximos meses.
No Olho no Olho, o governador Beto Richa falou ainda sobre a Operação Dallas da Polícia Federal, que investiga desvio de cargas no Porto de Paranaguá, e anunciou investimentos nos terminais. Beto Richa disse que a situação no porto é tão ruim que pior não fica. O Estado vai investir na dragagem e num terminal de passageiros.

Cadastro dos efetivos da Assembleia começa amanhã

Começa amanhã a atualização cadastral dos 495 funcionários de carreira da Assembleia Legislativa. Técnicos do Tribunal de Contas vão acompanhar o trabalho, que deve estar pronto em cinco dias. O objetivo é evitar desvios de função e garantir que todos estão realmente trabalhando.
O controle de presenças agora é feito por catracas eletrônicas instaladas nos prédios da Assembleia. O primeiro secretário Plauto Miró Guimarães (DEM), explica que uma equipe interna vai fazer esse levantamento até o início da semana que vem.
No ano passado, ainda na gestão de Nelson Justus, foram recadastrados os cerca de dois mil funcionários, incluindo efetivos e comissionados. O foco principal foi na situação dos comissionados, por causa dos escândalos de servidores fantasmas e desvios de verbas públicas na Casa. Essa nova atualização dos efetivos, anunciada pelo primeiro secretário, é uma das ações do pacote de medidas administrativas que a nova direção promete fazer. O primeiro secretário espera economizar dinheiro público, mas ainda não há um levantamento dos valores que devem ser poupados.
E hoje o Tribunal de Contas começa a auditoria de acompanhamento e monitoramento na Assembléia. Ao longo dos próximos dias será feito um diagnóstico da gestão na Casa, além de recomendações para melhorar a administração do Legislativo. O TC pretende divulgar para a sociedade o resultado desse raio-x.