FUNCIONÁRIOS DA ONU SÃO ASSASSINADOS NO AFEGANISTÃO

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

EUA condenam assassinatos de funcionários da ONU no Afeganistão

AP Foto ATAQUE NO AFEGANISTÃO
Os Estados Unidos condenaram o assassinato de cerca de 20 funcionários da ONU num ataque no norte do Afeganistão nesta sexta (1). "Condeno nos termos mais fortes possíveis o ataque contra a Missão de Assistência da ONU no Afeganistão", afirmou o presidente norte-americano, Barack Obama, em nota. A chacina teria ocorrido após um pastor americano ter queimado um exemplar do Corão, o que foi considerado um "ato abominável" pelo Departamento de Estado americano .

Queda das vendas brasileiras para a Líbia não é preocupante, diz ministério

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, divulgou nesta sexta (1), dados que apontam quedas nas exportações em decorrência da instabilidade política na Líbia. Segundo o órgão, as vendas para o país africano caíram de US$ 3,7 bilhões para US$ 853 milhões desde o início das revoltas em fevereiro. Segundo a secretária de Comércio Exterior do ministério, Tatiana Prazeres, os números não são preocupantes e as mudanças continuam sendo analisadas.

TSE acata recursos de 'fichas sujas'

Política Livre Foto MIN. MARCO AURÉLIO
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio aceitou recursos de oito candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa nas últimas eleições em 2010. O ministro acatou os recursos baseado na decisão do Supremo Tribunal Federal, que definiu a validade da lei somente à partir de 2012. Com a decisão de Marco Aurélio, os votos dos candidatos então barrados serão recontados e dependendo dos resultados, o quociente eleitoral de seus partidos poderá mudar.

 

 

Projeto proíbe juros sobre juros

PP/Divulgação Foto DEP. SANDES JÚNIOR
A Câmara analisa um Projeto de Lei do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que anula cláusulas de contratos que determinam a cobrança de juros sobre juros. A prática, denominada anatocismo, significa a incorporação dos juros vencidos ao capital e a cobrança de juros sobre o montante capitalizado. De acordo com o texto, a proibição valerá para os contratos de mútuo (espécie de empréstimo para consumo durante certo prazo e posterior devolução de bem do mesmo gênero, quantidade e qualidade) e nos financiamentos junto a bancos, financeiras, administradoras de cartão e outras instituições de crédito. Para Júnior, o consumidor deve ser “salvo” desta prática, pois ele acaba sendo uma vítima da astúcia das empresas que fazem empréstimos financiados.

CDH do Senado vai discutir trânsito

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa irá realizar uma audiência pública na próxima segunda (4) para debater a relação entre motoristas, trânsito e acidentes. Serão convidados para o evento, o presidente da Confederação Nacional do Transporte, senador Clésio Andrade (PR-MG), a diretora-geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice Nascimento, o e o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Orlando Moreira da Silva, entre outros.

Ministra diz que novo Código Florestal visa a proteção da biodiversidade

Política Livre Foto MINISTRA IZABELLA TEIXEIRA
A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) afirmou nesta sexta (1), que o projeto do Novo Código Florestal busca a sustentabilidade e o desenvolvimento do país. Segundo Izabella, o interesse é proteger a biodiversidade usando instrumentos ecológicos que permitam entre outras coisas, aumentar a renda de pessoas que possuam florestas em suas terras. A ministra disse ainda, que o Brasil está buscando alternativas para diminuir os desmatamentos em florestas nativas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Fotografia é história
O sumiço das cocadas

O presidente João Figueiredo e a primeira-dama, dona Dulce. Como foiEsta foto não se refere intrinsecamente ao fato. Mas a história é imperdível. Conta-se que certo dia, o então governador Antônio Carlos Magalhães, da Bahia, mandou entregar pela manhã no terceiro andar do Palácio Planalto uma caixa com cocadas. Eram as melhores de sua terra, feitas especialmente por Dinha do Rio Vermelho. O destinatário era o casal presidencial, ou seja, João Figueiredo e a esposa dona Dulce. Acontece que o pessoal do gabinete sabia que o general não era apreciador de guloseimas. Como fizeram em outras ocasiões, comeram os doces. À tarde ACM ligou para dona Dulce na Granja do Torto conferindo se ela havia gostado do presente. Mesmo sem ter saboreado as delicias, a primeira-dama agradeceu. Mas intrigada por não haver recebido os doces, Interessada no destino da encomenda, ela telefonou para um dos assessores do marido cobrando o presente de ACM. Para encurtar a história: mandou-se vir às pressas de Salvador carga idêntica, antes que o Figueiredo rodasse a baiana pelo sumiço das cocadas enviadas pelo cordial amigo. Orlando Brito.

CPI visita cidades devastadas pelas chuvas na região serrana do Rio

G1 Foto TRABALHO DE RECUPERAÇÃO EM PETRÓPOLIS
A CPI da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, que investiga as responsabilidades dos agentes públicos e políticos na destruição dos municípios da região serrana em decorrência das fortes chuvas do início do ano no estado, está nesta sexta (1) nas cidades de Petrópolis e Areal. Os deputados deverão se reunir com os prefeitos e visitar as áreas atingidas pelos deslizamentos, além de acompanhar os trabalhos de recuperação nos municípios.

Humorista diz ter sido contratado por Tiririca, pois dá 'boas idéias' ao colega

Foto NICCOLINI E OLIVEIRA, ASSESSORES DE TIRIRICA
O humorista José Américo Niccolini afirmou em entrevista ao jornal O Estado de SP. que sua contratação e a de seu colega, Ivan Oliveira, pelo deputado Tiririca (PR-SP) ocorreu pois  eles são fontes de “idéias” para o parlamentar. “A gente é bom para dar ideias. E a gente dá várias ideias para outras pessoas do gabinete, que as filtram”. Segundo Niccolini, eles trabalham em São Paulo em um escritório próprio, já que Tiririca ainda não possui um gabinete em seu estado de origem.

CNJ regulariza jornada em tribunais

O Conselho Nacional de Justiça baixou uma resolução onde define o horário de atendimento nos 91 tribunais brasileiros de 09h às 18h. O novo expediente deverá ser aplicado de segunda à sexta, porém, deve respeitar o limite semanal da jornada de trabalho dos servidores. Segundo o CNJ, a resolução representa uma padronização no Sistema Judiciário em busca do cumprimento das metas estipuladas para o ano.

PB: prefeitura de Cajazeiras nega abertura de 'locadora de mulheres'

O projeto da abertura de um bar onde funcionaria uma “locadora de mulheres” foi derrubado por causa da falta de alvará da prefeitura da cidade de Cajazeiras, na Paraíba. A inauguração do estabelecimento aconteceria na última sexta (25), mas teve de ser adiada por duas vezes por causa da falta de permissão de funcionamento. A dona do local, a empresária Carla Simone Braga afirma que não pôde abrir seu bar por causa do preconceito e justifica que as mulheres que seriam “alugadas” não são do estado, e sim, do Pernambuco e que caso fossem escolhidas por seus clientes, não prestariam seus serviços no local, mas sim em motéis. Informações do Uol.

Dilma vira piada de português na TV

Teste seus conhecimentos sobre o governo Lula: como o ex-presidente se sairia da saia justa em que se meteu a presidenta Dilma, na primeira grande entrevista desde a posse? Lula faria um chiste da mancada? Ou teria sido informado de antemão do assunto que já estava em pauta em Portugal? A "pegadinha" foi proporcionada pelo jornalista Miguel de Sousa Tavares, da rede portuguesa SIC, dia 29 (terça) e virou piada na internet. Mais de um milhão de portugueses viram a entrevista, gravada no palácio do Planalto, em Brasília, na quinta (24). O que os gajos, que contam com nossa ajuda para sair do buraco financeiro, devem estar pensando de nós?

Movimento de trabalhadores na agricultura se encontra com Dilma

A direção da  Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura vai entregar nesta sexta (1), à presidenta Dilma Rousseff, uma pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2011, que ocorre no próximo mês de maio em Brasília e  reúne trabalhadores rurais de todo o país. O documento prevê ações emergenciais de combate à pobreza rural e à desigualdade de gênero, entre outros pontos.